Crer e Destruir

Crer e Destruir Christian Ingrao

Resenhas - Crer e Destruir

Gladston Mamede 17/12/2022

Um livro excelente. Expõe o nazismo por um ângulo pouco comum, intestino, visceral. E é assombroso, simplesmente. Amplia a percepção do horror. Uma pesquisa historiográfica séria, inteiramente calçada em registros documentais. Foi uma leitura enriquecedora, embora angustiosa em função dos crimes descritos.

Bruno Venâncio 15/06/2019

A Violência nem sempre é ignorante...
"Crer e destruir" é uma obra de cunho sociológico, antropológico e histórico de valor inestimável. Por meio de uma investigação dos principais formuladores da política de atuação Nazista na Alemanha e no front oriental, Christian Ingrao busca realçar como o individuo é construído socialmente ao passar por eventos traumáticos (no caso dos Akademie SS, a Primeira Guerra Mundial) e que uma genial carreira em áreas que exigem o minimo de ética e conhecimento social (como história, direito e economia) não significa que torne os indivíduos humanos melhores. As miscelanea de relatos e documentos da época expõe toda crueldade que o ser humano pode chegar quando incitado por eventos reais e imaginários, como homens com alto grau de formação acadêmica se sentiram no dever de ordenar e, algumas vezes, participar ativamente do fuzilamento de inocentes (mulheres, crianças e homens), e como algumas das mentes economistas mais avançadas da Alemanha do início do século XX foi capaz de calcular quantos indivíduos "sub-humanos" seriam empurrados para morrer nas terras estereis do leste e quantos seriam necessários para o trabalho escravo que demandava a Alemanha Hitlerista. É uma ótima obra para uma reflexão da natureza e bestialidade humana.

Krisley 24/06/2016

Christian Ingrao descreve o trajeto de jovens alemães do início de suas formações acadêmicas até o pós-guerra, passando pela militância política, recrutamento e ingresso na SS, SD e NSDAP, participação da guerra no Leste e Julgamentos de Nuremberg. Apresenta o cenário político, científico e ideológico nos “anos de turbulência” pós 1918, com uma profunda análise principalmente baseada nos “relatos de vida” que os candidatos escreviam ao entrar na SS.

Destaque para os Einsatzgruppe e sonderkommando que são descritos com uma profundidade que dificilmente é encontrada em outros livros. As execuções em massa no Leste também são bem detalhadas, há vários relatos/cartas em primeira e terceira pessoa dessas execuções, explicando os procedimentos, as reações e sentimentos dos executores e a tentativa de militarização do processo para reduzir a carga psicológica e dividir a culpa entre os envolvidos.

O autor apresenta vários termos em alemão com suas respectivas traduções e daí para frente usa apenas os termos em alemão, exigindo do leitor uma boa memória ou que faça uma marcação/anotação do significado desses termos. Há um glossário no final do livro, mas é bem incompleto.

O livro tem um excelente conteúdo, mas a leitura não é muito fluida e varia de qualidade. O autor usa muitas perguntas, tanto retóricas como para iniciar um assunto que irá analisar. Além disso a tradução ficou com um vocabulário acima da média, que em muitos casos achei desnecessário.

É uma leitura bem eficiente, recomendada para quem já está habituado a ler sobre o assunto. O autor menciona fatos históricos (1918-1945), instituições alemãs (Sipo, Kripo, Gestapo, SS, SA, RSHA, etc) e personagens importantes da época (Himmler, Heydrich, etc) partindo do pressuposto que o leitor já os conhece, sem nenhum tipo de introdução ou explicação.

Fortemente embasado em uma pesquisa hercúlea, é proporcionalmente um dos livros com a maior quantidade de notas e referências bibliográficas que já vi.

A edição impressa está muito caprichada: espessas folhas amareladas, papel de alta qualidade, ótima diagramação e uma bela capa.
Marcus.Pelúcio 28/02/2017minha estante
Tem muitas imagens, fac-símiles e fotografias relacionadas ao assunto?

Krisley 07/03/2017minha estante
Não há nenhum dos três, nem mapas ou algo do tipo, só texto mesmo.