A Biografia Íntima de Leopoldina

A Biografia Íntima de Leopoldina Marsilio Cassotti

Resenhas - Leopoldina: Biografia Íntima

Mariana 23/03/2024

Que mulher!
Apesar de ser um livro biográfico e com muitas referências históricas, leva-nos a sonhar com um mundo monárquico onde as mulheres começaram a ter cada vez mais força na História das suas nações. Abordando personagens como Carlota Joaquina, Maria Carolina de Nápoles ou Maria Antonieta, o autor mostra como a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo foi uma mulher de armas e conseguiu o amor e admiração de um povo cada vez mais desiludido com o seu imperador (D. Pedro IV de Portugal).

Jefe 16/12/2023

Livro interessante para quem quer conhecer um pouco da história de Leopoldina e tbm de Dom Pedro. Bastante detalhes.

Renally Couto 07/04/2023

Importante
Recomendo esse livro para quem deseja compreender melhor o nosso país e nossa história. A História é narrada com um tom de romance, e sob a perspectiva de fatos, intrigas e suposições, que rodearam a vida da nossa primeira Imperatriz do Brasil.

eu_lucasx 22/02/2023

Resenha: ?A biografia íntima de Leopoldina?
É um ótimo livro, adorei conhecer a nossa primeira imperatriz mais intimamente.
Para quem não quer saber sobre política, e sim aprender apenas como era a vida de Leopoldina com suas damas, filhos, marido, e outras pessoas próximas, esse livro é uma ótima recomendação.
Por ter sido escrito alguns anos atrás, tem algumas informações que já temos conhecimento e que não se encontram nele. Porém, a parte da juventude dela na Áustria é maravilhosa.
Para quem realmente quer conhecer melhor ela e sua vida íntima, pública e política, recomendo ?D. Leopoldina, a história não contada?, cujo livro tenho resenha no meu perfil.

Su Martins 17/01/2023

Dona Leopoldina foi a verdadeira soberana desse país, enquanto Dom Pedro andava fazendo suas patacuadas por aí. Inteligente, resiliência, forte! Leitura envolvente sobre a breve vida dessa grande mulher!

Jackcoriolano 30/12/2022

Biografia íntima de Leopoldina (Marsilio Cassotti)
Biografia íntima de Leopoldina, de Marsilio Cassotti, publicado pela Editora Planeta, é uma biografia no formato de romance, baseada em cartas escritas pela própria Leopoldina.

O livro inicia de forma a ambientar o leitor a respeito da família real, os casamentos arranjados, os tratados políticos e o cenário nos reinados europeus e a casa de Habsburgo, principalmente. Narra também a vida de Leopoldina no Brasil, suas impressões, sofrimentos e influências na política brasileira.

Rebeca257 02/06/2022

O início é lento e chato mas depois começa a melhorar um pouco, só acho que o autor se enrola muito na escrita as vezes o que deixa meio confuso de entender o que ele quis dizer ou deixa o livro cansativo.

Roberta Silva 15/04/2022

A leitura fluiu tranquilamente, conta com uma narrativa leve.

Essa biografia pode ser lida como se fosse um romance. A escrita é ágil e de grande precisão histórica. O autor faz uso de trechos das cartas de Leopoldina, assim acompanhamos a vida dessa mulher forte, desde sua infância como arquiduquesa austríaca, durante os terrores das guerras napoleônicas contra a Áustria, até seus últimos dias como Imperatriz do Brasil.

Francisco240 31/03/2022

Uma biografia ok
Por se tratar de uma biografia íntima o autor vai pontuando os pormenores da vida íntima da biografada, arquiduquesa Leopoldina.
A Imperatriz, mãe, boa esposa e e uma das mulheres de porte intelectual mais forte que o Brasil já teve nos séculos passados tenho Panorama traçado em sua trajetória desde o seu nascimento ao seu casamento com Dom Pedro até seus momentos de desespero pela infidelidade do marido, até a sua morte que alguns traduzem que por ou uma febre ou por desgosto do marido.

mberquoo 28/01/2022

Imperatriz: uma inspiração
Ler sobre a história do Brasil é de suma importância para todos nós. Ainda mais estudar sobre uma figura tão significativa: a nossa primeira Imperatriz!

Esse livro nos conta a vida da (então) arquiduquesa Leopoldina de Habsburgo desde a infância até a sua trágica morte. Passando pelo treinamento para ser princesa do Brasil, sua travessia da Europa até o Rio, seu casamento conturbado com D. Pedro I, a influência que ela teve na nossa independência e, claro, como foi de afundando na melancolia até não ter forças para viver.

João 30/09/2021

A coadjuvante que deveria ser protagonista
Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, foi a primeira imperatriz do Brasil, ela era uma mulher extraordinária que na época poucas pessoas percebiam, deixada de lado principalmente por seu marido Dom Pedro I, sendo solitária e de melancolia constante, ela teve um papel fundamental para a independência do Brasil, e que Dom Pedro I, levou todo o mérito.
Essa biografia que ao meu ver faltou mais fatos históricos para completar as linhas, porém não perde em nada na riqueza do livro.
É praticamente um romance histórico, Leopoldina sempre solitária e Dom Pedro mulherengo cheio das amantes e ela pudica cuidando de tudo e todos, do governo e de seus filhos.
Recomendo demais esse livro, sempre é bom conhecer mais a fundo personagens históricos, suas origens e seu legado.
Karol Alencar 30/09/2021minha estante
????????

João 30/09/2021minha estante
Madeimoiselle deveria ler também, iria gostar...

Michela Wakami 30/09/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado, infelizmente naquela época, as mulheres não tinham vozes, e muitos homens, recebiam os méritos no lugar delas.
Viva Leopoldina!!!!

João 30/09/2021minha estante
Realmente Michela, era uma coisa absurda! Viva a Leopoldina!!! ?????

Biblioteca da Pry 28/09/2021

Uma biografia baseada em cartas trocadas entre a imperatriz e diversas pessoas ligadas a seu circulo íntimo, principalmente sua irmã favorita, como também cartas entre pessoas do alto escalão das Cortes.

Leopoldina, teve a oportunidade de escolher com qual príncipe iria se casar, optando por D. Pedro por acreditar em hipóteses de que o Brasil e a corte portuguesa seriam o novo mundo cheio de alegrias e conquistas.

Nessa excepcional biografia podemos ver o quanto sua personalidade foi moldada para o cargo que ocuparia um dia, tendo dado muito trabalho no início à sua madrasta que ela mesma considerava como a mãe - que conviveu por muito pouco tempo. Seus modos, personalidade e inteligência foram sempre voltados para a posição política que as mulheres de sua família e da época ocupam nos círculos imperiais.

Seus primeiros anos até a chegada ao Brasil demonstram uma jovem com muitas opiniões e com uma ligação muito forte com sua família, mas também por mais que dissesse detestar a política, estava sempre afinada aos assuntos e com uma opinião própria e equilibrada.

Sua chegada no Brasil lhe trouxe grandes surpresas e muita tristeza, comparada a falta de educação e de maturidade do seu marido (D. Pedro), sua personalidade brilhante foi de deteriorando, levando a viver apenas em busca de um pouco de alegria com boas leituras e com o contato com a natureza.

A Imperatriz teve de aguentar muitas infelicidades, intrigas e conflitos políticos, principalmente, tendo de ensinar a seu marido como se prostrar em situações importantes - maior prova disso foi sua postura diante a independência do Brasil, que ia de contra a realidade do seu país, inevitavelmente criando um conflito com seu pai.

Com uma sagacidade impar e com uma fé inabalável, Leopoldina viveu a perda de filhos, a traição do marido, a falta de respeito dentro da corte. Mas, obteve o respeito e a aclamação do povo que a via como a verdadeira dona da coroa e que a mesma fazia questão de tratar com dignidade.

Uma mulher humilde e de coração puro, lutou pelo melhor do país que aprendeu a amar mesmo tendo em seu coração uma ferida matrimonial e uma saudade dos seus.

Leopoldina é a Imperatriz mais bem aclamada do seu tempo e conseguiu provar na história seu valor.

Bia 30/07/2021

Gostei
Só confirmei oq eu já sabia:
Dom Pedro é um dos homens mais NOJENTOS que já existiu na face dessa terra e a Leopoldina merecia muito mais.

@crvg.santdel 06/06/2021

Para mim, a leitura foi extremamente agradável, apesar de passar raiva na maior parte do tempo. Leopoldina foi corajosa e guerreira, pena que o amor a destruiu.

Renata Almeida 23/03/2021

"Vida e história de Leopoldina."

Nascida em Viena, Maria Leopoldina de Áustria (Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgos-Lorena), filha de Francisco I da Áustria e Maria Teresa de Nápoles e Sicília, futura imperatriz do Brasil.
A biografia é contada através dos acervos, documentos, cartas que Leopoldina enviava e recebia, para suas irmãs, pai, instrutoras, ministros e regentes, narrando a história de umas das mulheres mais influentes da época do Brasil colônia, passando por sua tenra infância, a educação e instrução, as características emocionais e o temperamento muitas vezes criticado por sua conduta e regência política, e o casamento arranjado e conturbado com Dom Pedro I, tendo inúmeras amantes, dentre elas, Domitila, o grande amor da vida do imperador, para a infelicidade de Leopoldina que sempre o amou, e foi um dos fatores para o desgaste de sua saúde física e emocional.