Arteza Knight e o Dragão de Obilost

Arteza Knight e o Dragão de Obilost L. F. Nones

Resenhas - ARTEZA KNIGHT

Vidi_hkr 20/03/2022

Ótimo livro pra passar o tempo
Esse livro eu li em um dia, ele é ótimo pra isso. Inclusive pra sair da ressaca literária.
A escrita dele é leve e a história é empolgante, no começo estranhei um pouco a escrita porque não estou acostumada, mas com o tempo você se acostuma. Recomendo muito esse livro pra quem quer ler uma história "sem compromisso" .

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Arteza Knight
Arteza mora em uma vila no interior, e a vida que já era difícil piora quando há um saque, e os poucos pertences e comidas são levados. Seu pai, Dario, chefe da vila, acredita que é sua responsabilidade salvar a todos da fome, e decide ir em busca de uma suposta mina de ouro que poderá ajudá-los. Meses sem informações sobre o pai e com a situação cada vez pior, Arteza decide que não pode mais esperar, e vai ajudar na busca pelo ouro. Antes de atravessar a perigosa Floresta de Berlock, ele reúne uma equipe com variadas habilidades. E assim começa sua jornada.

Vocês já jogaram RPG? É simples: um grupo de amigos monta cada um seu personagem, com habilidades diferentes, e um mestre ‘inventa’ uma história, em que esses personagens devem sobreviver. Os personagens e seus criadores possuem as mesmas personalidades, e a história pessoal é criada antes de iniciar o jogo. E como o encontro dos personagens é evidente, não há um grande desenvolvimento nesse fator. Quando me dei conta disso, percebi que a escrita dele segue a mesma linha de raciocínio – não sei se intencionalmente.

Assim, temos personagens com personalidades específicas, sem grande desenvolvimento, e alguns momentos que seriam muito divertidos em uma mesa de jogos, mas que na leitura faltou desenvolvimento (por quê? como? detalhes assim). L. F. Nones aposta bastante em coincidências também, de forma que de repente todo mundo sempre esteve no lugar certo na hora certa.

Essas perguntas que rondavam minha cabeça dificultaram a leitura, mas a história é interessante. Um grupo de amigos passam pelas mais variadas situações, enfrentando vários desafios, para enfim chegar ao seu destino. A descoberta de novos caminhos, a possibilidade de mudanças, e artefatos mágicos! Para o público infanto-juvenil, o livro pequeno e a escrita simples parece um opção interessante. Talvez tenha sido esse meu erro, não ser o público alvo. Mas acho que e possível indicar para quem está começando nesse mundo da leitura.

Patricia 17/10/2015

Arteza é um jovem pebleu que vive em uma vila, Burglen, que anda de mau à pior. E todos os problemas da vila começaram quando eles foram roubados. Depois disso, diversos moradores foram obrigados à abandonar tudo para não morrer de fome. No momento Art está morando sozinho, isso porque o seu pai saiu em uma missão para tentar salvar a vila. Ele foi atrás de uma minha de ouro com a esperança que de encontrar ouro o suficiente para salvar a vila e seus poucos moradores que restaram.

Porém ele já partiu a muito tempo e Art agora teme que ele já esteja morto. Sem qualquer outra solução, ele resolve seguir os passos de seu pai e tentar encontrar a tal mina, assim como encontrar o próprio pai. Porém ele sabe que não pode ir sozinho, isso porque a mina fica na Floresta de Berlock.

O mundo de Art é basicamente medieval, como em muitas outras estórias de literatura fantástica. Mas ao contrário das outras estórias, criaturas míticas não são vista normalmente por aí, pelo menos não mais. Embora eles ainda tem magos, feiticeiros, druidas, etc., criaturas como elfos, goblins e afins são difíceis de encontrar no dia a dia. Mas para a sorte de Art todas essas criaturas existem na Floresta de Berlock e em excesso…

E é justamente por isso que tal floresta é tão perigosa, quem entra nela nunca sai. E também é por isso que o Art foi atrás de um companheiro para encarar essa aventura. E a pessoa que ele escolhe é um velho amigo de seus pai, Bulba. Mas esse não será o seu único amigo nessa arriscada missão. Agora resta saber se Art e seus amigos conseguiram ultrapassar todos os perigos da Floresta de Berlock e alcançar a mina, e ainda por cima tentar descobrir o destino do pai do Art.

Arteza Knight e o dragão Obilost é um livro curto, feito para ser lido de uma vez só. A leitura não é cansativa e a narrativa mantém um bom ritmo. O autor também não exagerou nos pontos de exclamação, pelo o que eu sou muito grata. O livro já começa na eminência de Art precisar partir na missão e esse foco é mantido, os eventos se sucedem de forma rápida. O livro te dá o básico sobre a história do mundo de Art (incluindo um prefácio com a história) e creio que essa história será mais detalhada nos futuros livros. Para esse livro, as partes informadas foram mais do que suficiente para que fosse possível se situar nesse novo mundo e já ter uma ideia dos problemas que aguardam Arteza.
Os personagens são interessantes, os quatro personagens principais lutam com armas já conhecidas desse tipo de literatura: espada, arco, magia e machado. Me diverti muito com eles e prevejo que eles irão evoluir bastante conforme a estória for seguindo.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br