Dog Songs

Dog Songs Mary Oliver

Resenhas - Dog Songs

mari 22/02/2024

Como não amar Mary Oliver e seus cachorros?
Uma das melhores coleções de poemas da Mary Oliver que eu já li - e todas são perfeitas. Minha poetisa favorita, ela escreve sobre as coisas mais simples, como o amor de um humano pelo seu cachorro, e te deixa sem ar e - muitas vezes - chorando aos prantos. Eu daria tudo para ter a conhecido antes de ela morrer, mas como ela mesma nos lembra em vários de seus poemas, a vida muitas vezes não é justa, então eu vou fazer de uma das minhas metas de vida ler absolutamente tudo o que ela já escreveu, em todas as edições possíveis.

Meu poema favorito do livro todo foi ?Benjamin, Who Came From Who Knows Where? e, principalmente a linha: ?Benny, I say,/don?t worry. I also know the way/the old life haunts the new.? O jeito que ela nos ataca cautelosamente com os seus famigerados ?one liners?, que sempre me fazem fechar o livro por pelo menos 10 minutos e pensar sobre aquela frase, lendo e relendo e pensando como que ela consegue tocar tanto o meu coração com uma frase de menos de 20 palavras, sem nunca ter me conhecido, e sem nem estar mais viva?

A ideia de perder vários dos animais de estimação que você teve a vida toda sempre me lembra de um tweet que eu li uma vez: ?i miss everyone i have ever met and i miss the ways birds sounded when i was growing up and i miss all the pets i?ve ever had.? Eu tirei um print e penso nele de vez em quando. O fato de que a gente perde e perde e perde a vida inteira, e mesmo assim conseguimos seguir com a nossa vida - ou somos forçados a tal. Crescer é simplesmente assistir as pessoas mudarem, sua mãe ficar mais velha, seus amigos de infância sabendo apenas o seu nome e seu quarto se tornar o seu ?quarto de infância? e não apenas o seu quarto. Como a Oliver disse ela mesma: ?Some things change over time, and some don?t.?

Eu serei obcecada pela Mary Oliver até morrer, do mesmo jeito que ela foi obcecada e amou seus cachorros até eles a deixarem - do mesmo jeito que eu amei meus próprios animais de estimação. Tudo o que já tivemos e perdemos faz parte de nós; nós pensamos sobre e nós choramos sobre o tempo inteiro, e a Mary Oliver só coloca nossos sentimentos em palavras para nós poupar tanta dor.

Kirley 19/09/2021

"Listen, a junkyard puppy
learns quickly how to dream.
Listen, whatever you see and love?
that's where you are."

mari 17/07/2020

''What would the world be like without music or rivers or the green and tender grass? What would this world be like without dogs?''
*sobbing* Esses poemas são as coisas mais lindas! A escrita de Mary Oliver é tão bela e aconchegante que deixaram-me tão branda; cada palavrinha escrita de uma forma tão carinhosa e cheia de amor... Eu simplesmente estou encantada. Poxa vida, se eu já não amasse TANTO assim os cachorros, este livro me faria amá-los com todo o meu coração!

Adriana Scarpin 20/01/2019

Em honra de Mary Oliver (1935 - 2019)
Muito me lembrou o livro da Doris Lessing sobre seus gatos, mas aqui com cachorros, é bunitinho, mas todo mundo sabe que os verdadeiros grandes escritores são ailurófilos. Rá!