A mágica da arrumação (e-Book)

A mágica da arrumação (e-Book) Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

Vitorugo 01/02/2024

Mais misticismo do que praticidade.
Não há método, há preferência para adoção de discursos como "energia dos objetos", o que torna o discurso cansativo e fútil.

Nana 31/01/2024

Certamente vou aproveitar algumas dicas oferecidas, mas fiquei um pouco ansiosa por explicações mais palpáveis para os motivos das desordens e soluções. Achei muitas explicações superficiais para alguém como eu que se move pela compreensão dos problemas. Entendi o conceito de nutrir a importância dos objetos para conservar seus valores, mas os techos que dão a entender que os eles têm "desejos" me pareceram parte de uma visão um tanto distante, e deveriam ter sido incorporados melhor já que o foco do livro não é esse.
Algumas outras dicas devem ser associadas por você mesmo ao seu estilo de vida (que pode não ser como a dos japoneses). A simplicidade de comprar novamente um item do qual se arrependeu de ter jogado fora não é para qualquer bolso.

Laura_Leoh 20/01/2024

Inpirador
Vários insight sobre organização, mas o ponto principal é entender como quer levar a vida e manter consigo apenas o que te trará alegria

Erick Simões 11/01/2024

Jogue tudo fora agora mesmo
O livro é redundante, fica repetindo basicamente o mesmo princípio mil vezes tendo como base/fonte apenas o conhecimento da autora e sua vivência. Honestamente, me parece que ela tem algum quadro de mania em desenvolvimento. Foi uma leitura rápida, o livro não é de todo ruim, é bem escrito considerando a forma literária, mas enquanto conteúdo e praticidade, parece raso e descartavel. Eu não sei se recomendaria à outras pessoas.
Isabela.kunieda 16/01/2024minha estante
??

Amanda3913 08/01/2024

Agora as minhas gavetas estão sempre arrumadas. Não guardo mais papéis e nem coisas que não preciso. Me ajudou 90%

Pedro2990 06/01/2024

Poderia ser resumido em um capítulo
O livro contém informações valiosas, mas todas elas poderiam ser condensadas num único capítulo, no máximo dois. Muita coisa é repetida e há, na minha opinião, um excesso de comentários sobre energia dos objetos, como se eles tivessem vida própria, desejos próprios. Em contraste, as passagens mais práticas do livro poderiam receber uma descrição mais pormenorizada. Por exemplo, quando ensina como dobrar roupas e critérios para dispor essas roupas no armário, a explicação é insuficiente, e eu tive que buscar vídeos no YouTube para entender. Uma imagem para cada exemplo resolveria o problema. Apesar disso, a leitura é fácil e o livro cumpre sua função de motivar para uma organização com método.

Vivi de Assis 04/01/2024

Não é isso tudo não...
"À medida que você organizar a casa e reduzir seus pertences, vai descobrir quais são seus valores mais profundos e o que realmente importa na vida. Contudo, a redução e o método de armazenamento não devem ser o seu foco. O objetivo aqui é escolher as coisas que lhe dão alegria e aproveitar a vida de acordo com os próprios padrões, eliminando tudo que não se enquadrar nessa categoria." (Kondo, 2015, p. 104).

Acho que isso resume o livro. Tem até bons conselhos, tem uma lógica que, em boa parte, até faz sentido, mas em alguns pontos exagera e não parece ter tanto embasamento assim... Muitas vezes, a autora viaja demais...fica muito tilelê das ideia pro meu gosto... E solta umas tiradas típicas de auto-ajuda não me descem...
O livro é um pouco cansativo, por ser MUITO repetitivo. Tudo pode ser resumido nesse parágrafo citado acima. Não precisava de um livro inteiro pra isso. Decepcionou um pouco...

Luiza 01/01/2024

O livro é bem objetivo e tem muitas seções que facilitam o leitor a encontrar uma informação específica posteriormente. Mesmo sendo pequeno e rápido, é bastante repetitivo em vários momentos e muitas vezes parece apenas uma propaganda do serviço de consultoria da Marie Kondo, o que me deixou bastante distraída durante a leitura. Não gostei de algumas afirmações extremas que por vezes aparecem, como as de que você "nunca mais" precisará repetir a arrumação no futuro, ou as de que "nenhum" cliente jamais se arrependeu de se desfazer de algo durante o processo. No entanto, o livro tem sim apontamentos bem interessantes sobre o tema, como o fato de que não devemos mexer nas coisas da nossa família e sim liderar pelo exemplo, ou de que a forma que organizamos as coisas é que ditam como e quanto utilizamos os ambientes da casa e não o contrário. Também gostei das explicações de como o processo de arrumação torna as pessoas mais confiantes na sua habilidade de tomar decisões e de como a arrumação pode ser transformadora, ao tirar de cena a bagunça visível que distrai do verdadeiro motivo da desordem, que é interno. É um livro mais interessante para aqueles que costumam ter mais apego aos seus itens materiais, pois traça vários argumentos em favor do descarte, mas também consegue motivar os desapegados como eu a arrumar. Acho que para quem já assistiu a série da Marie Kondo na Netflix ou já consumiu bastante coisa sobre o método Konmari em sites ou no YouTube, o livro não fornece muita coisa nova, mas traz um pouco mais sobre a história pessoal da autora com a organização, que também é interessante.

Cecí 30/12/2023

Isso me traz alegria?
"Afinal, qual é a razão de se fazer a organização? Se não for para que o ambiente e as coisas dentro dele nos tragam felicidade, não vejo sentido em organizar. Assim, a melhor forma de escolher o que guardar e o que descartar é pensar se aquilo nos faz felizes".

Leitura simples e rápida, mas transformadora. Em nossa sociedade de consumo massivo repensar nossa relação com os objetos é vital pra saúde de nosso corpo, mente e sociedade.

The Serial Reader 28/12/2023

Uma leitura aprofundada e prática!
Nos últimos meses tenho lido vários livros sobre o minimalismo, com diferentes abordagens (espaço físico, roupas, mudança de casa, limpeza, destralhamento, compras mãos inteligentes, menor impacto ambiental). E mesmo os menores e mais simples livros sobre o tema tem me acrescentado muito. Sindo que minha visão e clareza sobre o minimalismo se fortaleceram bastante nessa jornada. Não tenho a pretensão de viver uma vida com aquele pré-conceito batido de minimalismo (casa branca e vazia), mas sim tendo mais foco e clareza ao escolher o que levo e deixo em casa. Recomendo muito essa leitura para quem queira saber mais sobre o que REALMENTE é o minimalismo, e mesmo para aqueles que já tem uma certa bagagem sobre o tema: ainda assim vale a leitura.

Luana1202 28/12/2023

A leitura foi boa, a linguagem do livro é simples e direta e acredito que as informações me serão bem úteis.

alexsandernsantos 24/12/2023

CONSELHOS PRÁTICOS PARA MANTER O EXTERIOR (E INTERIOR) ORGANIZADOS
Leitura recomendada, com ótimas técnicas de organização. Algumas eu já fazia de forma intuitiva, outras irei aplicar aos poucos. A organização é um hábito; todo hábito é construído por meio de um processo de implementação, que é gradativo. No começo pode ser chato e sem sentido, mas posso afirmar que é libertador e terapêutico. A desorganização do espaço físico é um sintoma da desordem na vida, que impacta a mente. A autora traz excelentes reflexões sobre essa correlação.

No livro, há um passo a passo para organização do lar por categoria, como fazer a separação de objetos descartados e essenciais. A autora traz relatos de sua experiência com clientes, elucidando que é preciso desapegar do que só faz volume e manter o essencial organizado, de forma que saibamos onde encontrar um item quando for preciso.

CITAÇÃO DO LIVRO

"Há um ditado que diz que um quarto desorganizado reflete uma mente desorganizada. Vejo essa questão da seguinte maneira: quando um cômodo fica desarrumado, a causa é mais do que física. A desorganização visível serve para nos distrair do verdadeiro motivo da desordem. Tente descobrir o que o está incomodando. Analise o que você está sentindo. Você acabará identificando as questões que inconscientemente vem evitando e será forçado a lidar com elas. Quando iniciar a arrumação, vai se sentir inspirado a fazer ajustes em sua vida - e é aí que ela vai começar a mudar."

Isa Brum 23/12/2023

Este livro foi um divisor de águas na minha vida
Acredito que todos temos certo preconceito com livros de autoajuda até encontrarmos um que realmente faz a diferença em nossas vidas.

Li esse livro há mais de 5 anos atrás por recomendação da minha querida Vó que sempre me deu e me dá dicas muito valiosas. Na época em que li, meu quarto e minha vida andavam uma verdadeira bagunça, tão grande que me despertava um verdadeiro sentimento de angústia ao pensar em organizar pois me via completamente sem rumo, sem nem saber por onde começar por conta de tantos pertences e tanta tralha.
Também era uma pessoa extremamente apegada e até meio acumuladora, queria guardar tudo, tinha dó de passar pra frente.

A leitura me ajudou oferecendo um rumo e um modelo a seguir e também me motivando, porque pra enfrentar uma grande bagunça é preciso muuuuita motivação!

Os ensinamentos desse livro se internalizaram em mim e ele me serve de guia até hoje. Sou uma pessoa muito organizada, em meu quarto cada coisa tem seu lugar, sua casinha. Mas importante dizer que não existe um ideal, o meu quarto bagunça-se, e sempre chega a época de realizar uma nova limpa. Geralmente faço isso sempre nas férias de verão que é quando tenho mais tempo. Mas nunca mais fui como antes, nunca mais meu quarto chegou no estado em que se encontrava. Mais do que isso, me habituei a organizar meu espaço pessoal com o tempo e adquiri até certo prazer em manter meu ambiente organizado. Passei a guardar minhas roupas do modo que ela recomenda no livro e realmente é muito melhor!

Acredito que este livro tenha feito muito a diferença para mim porque veio no momento certo, quando eu desesperadamente precisava de ajuda e de um rumo, um guia, alguém que me dissesse como fazer e por onde começar. Mas não só isso, Mari Kondo é uma autora japonesa e em seu livro permeia sua cultura e seus costumes, ela nos ensina mais do que organização, nos ensina o desapego material e nos ensina a nos despedir dos objetos que não mais nos servem com gratidão, com respeito, de modo a encerrar um ciclo de ?sofreguidão? com aquilo que resistimos a passar pra frente ainda que já não nos tenha mais utilidade.

Senti muita diferença de livros de autoajuda de autores estadunidenses por exemplo, que geralmente rodeiam o discurso da meritocracia e materialismo, sempre valorizando os resultados acima dos processos.

Dito isso, é também sempre importante lembrar que livros de autoajuda representam um ponto de vista específico que é moldado pela cultura e pelas experiências pessoais dos autores, então é sempre bom fazer uma leitura crítica e aproveitar aquilo que serve para nós. Eu por exemplo nem cogitei fazer a limpa em meu quarto em um único dia como ela sugere no livro, sabia que não seria possível. Também tive um filtro um pouco menos rígido quanto as coisas que jogaria fora.

Sei que este livro tem uma visão mais extrema sobre se livrar das coisas, então recomendo o segundo livro dela em que ela é mais compreensiva com as questões emocionais relacionadas aos objetos que guardamos.

Espero que esse livro possa ser para vocês de tanta ajuda quanto foi para mim!

Erika.Toassa 23/12/2023

Organização com auto ajuda
A autora dedica-se a enfatizar que a organização passa pela percepção do que é essencial.

No entanto, mistura com auto ajuda, do tipo faça isso que sua vida vai fluir, você vai ter até a pele melhor!!!

As coisas tem limite, não dá para tentar defender seu método atrelando tudo à organização.

Eu particularmente não gostei e não recomendo, embora, tenha tido pequenos insights sobre técnicas de organização.

pitypooralfie 05/12/2023

A Marie Kondo me convenceu a arrumar coisas que coloquei longe dos olhos ? e da memória. Achei o método muito instrutivo e, de certa forma e muito subjetivamente, maleável e negociável. É claro que não conseguirei seguir tudo à risca, direitinho como ela ensina. Mas já é algo válido para começar a arrumar cantos empoeirados da casa e da memória.