A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

EddieJustino 31/01/2019

Mudança de vida com Marie Kondo!
Eu comecei o ano passando numa livraria e notando que os livros estão bem caros, mas que queria muito ler esse ano, já que ano passado eu praticamente não li. Daí dias depois surgiu uma promoção de Kindle e eu no impulso, comprei. Ok, comecei lendo bastante até chegar no livro da Marie Kondo que ja havia ouvido falar e foi mais uma mudança na minha vida, sim, esse livro mudou minha vida!
Não que eu fosse uma pessoa acumuladora, mas indo na casa de amigos eu não entendia como eles viviam com tão poucas coisas e já eu vivia com um quarto abarrotado, guardava muita coisa que nunca ia usar, muita pena de jogar qualquer coisa fora e também que não sabia ao certo onde deixar. Era um sacrifício sempre arrumar tudo pra tudo ficar bagunçado dias depois novamente, além do mais, quanto mais coisas, mais difícil de limpar.
Eu fui me desapegando de muita coisa e finalmente tenho um quarto minimalista, o ar do meu ambiente está mais leve e isso tem me feito feliz de uma forma que nem sei explicar.
Obviamente não precisamos seguir a risca tudo que ela ensina, muitas coisas podemos doar, vender! Mas o bom é absorver a ideia principal e eu sinto que não verei mais bagunças por aqui e que será muito mais fácil o processo de limpeza daqui para frente!
Minha vontade é falar desse livro para todos! Hahaha

Ah! A série na Netflix é boa, é legal que podemos ver como é a Marie, mas o livro vai mais a fundo. ;)
kayão 31/01/2019minha estante
quero ler muito, tá na minha lista esse. Só de assistir a série, já dá vontade de arrumar a casa huahaua

EddieJustino 31/01/2019minha estante
Eu nem sabia que tinha série haha Só soube pq comentei do livro e me falaram. Acho que o livro reforça mais as técnicas de desapego, achei também que leria mais rápido, demorei um pouquinho mas valeu muito a pena!

Clara 16/10/2021

Um livro que procurei com o intuito de me ajudar a praticar o descarte e o desapego. Gostei muito das dicas e da ideia central, com a ressalva de que às vezes se torna muito repetitivo e alguns conselhos são bem radicais (ou talvez eu ainda não esteja preparada para eles).

Bruno 04/03/2019

Arrumar não é tirar a bagunça da sua vista
Ao longo de 160 páginas Marie Kondo nos apresenta seu método de arrumação que promete revolucionar a forma de organizar. De acordo com a autora, aqueles que seguem seu método conseguem ter uma casa muito mais organizada e não sofrem com longas sessões de arrumação.
O método consiste basicamente em organizar os itens por categoria ao invés de por localização. A autora também enfatiza a importância de desapegar de itens que não trazem alegria a nossa vida, pois objetos assim não contribuem para o nosso contentamento e aumentam a desorganização. A premissa de viver rodeado apenas por coisas que me agradam é muito motivadora e creio que a maioria das pessoas deseje isso.
Em alguns pontos creio que livro deveria ter figuras. Por exemplo, na parte que fala sobre como dobrar roupas, pois acaba ficando um tanto difícil visualizar. Felizmente existem vídeos no youtube gravados pela própria Marie Kondo que mostram como proceder.
Ainda não segui o método arrisca como a autora descreve, por isso não posso falar se ele realmente funciona, apenas estou seguindo as dicas mais simples como guardar tudo ao chegar em casa, ao invés de deixar as coisas espalhadas e guardar tudo que é possível na vertical, mesmo assim já notei uma grande diferença.
A dica mais legal do livro para mim foi a que diz respeito a papelada, pois me fez abrir os olhos para a quantidades imensa de papeis inúteis que eu tinha guardado, como apostilas de cursos que eu havia abandonado e várias garantias de produtos que nem podiam mais ser usadas, aos poucos estou me desfazendo de tudo. Até mesmo as apostilas e provas da faculdade que tenho de semestres anteriores, eu me desfaço, mas claro, tendo o cuidado de digitalizar algumas coisas.
Acima de qualquer coisa o livro me ajudou a ressignificar a tarefa de arrumação. Não se trata apenas de deixar a casa limpa, trata-se de dar valor e demonstrar gratidão pelo que temos.

Ps: Talvez você estranhe a forma como a autora fala da sua relação com os objetos, mas não deixe que isso estrague sua experiência com o livro.
Anna 15/03/2019minha estante
Olá. Compartilho muito da sua experiência, já que foi basicamente as impressões e sentimentos que tive com o livro. Em relação ao livro ter ilustrações, recomendo o novo livro da autora "Isso me traz alegria", pois, ele traz várias figuras representativas do que ela ensina, além disso, tem vários adicionais de tópicos que ela deixa desejar nesse primeiro. Ou seja, torna-se bem mais completo. Só uma dica!

Bruno 26/04/2019minha estante
Obrigado pela sugestão

Raissa.Mattosinhos 11/06/2020

Organização e o poder dela na vida
Esse livro fala da Arte de organizar e como isso influência na sua vida, escolhas e bem estar.
Basicamente, o método escolhido e aplicado pela autora consiste em pegar cada peça ou objeto e se perguntar " isso me traz felicidade?" Se a resposta for sim, essa peça ou objeto deve ser mantido, se for não, deve ser descartado.
Ao longo do livro, ela descreve o porque disso. Gostei muito.

Amanda 22/02/2022

Super parecido com a série da Netflix, vale a pena para melhorar nossa organização.

??????????????

Maryellen 24/12/2021

A forma como a Marie explica sobre organização nos faz perceber o quanto guardamos e as vezes acumulamos coisas que não gostamos ou de que não precisamos.
Ter somente o que nos traz alegria em casa é um caminho para ter uma vida mais leve e uma vida mais organizada não somente na questão material, mas também mental.
O desapego e a organização da casa é um processo e não precisamos fazer a limpa e nos livrar de tudo de uma vez como ela explica no livro.
Eu gostei do método dela e pretendo aplicar no meu espaço, pois consegui enxergar o quanto guardo coisas que não me trazem alegria ou boas memórias.

Stela 04/01/2022

Cumpre o que promete
A proposta de ensinar desapego e arrumação é atendida, mas o leitor com 70 páginas já sabe aplicar e explicar o método. A autora parece ter alguma questão de problema com apego na infância, por isso filtre os conselhos radicais. Tá tudo bem não virar um mestre do descarte.
Erick424 26/02/2022minha estante
Haushaus verdade. É notável esse ?problema da infância?. Por vezes parece que a problematização percebida por ela é particular e não global.

Stela 06/03/2022minha estante
Sim. Principalmente na parte de jogar fotos e cartas fora.

Andreia.Kelly 17/10/2019

A mágica da arrumação
Marie Kondo dá ótimas dicas de arrumação,além de nos ajudar a lidar com os objetos de uma fomas mais saudável, no entanto, considerei um pouco preocuoante o foco que ela dá a perfeição na arrumação.
Acredito qie esse livro é útil, mas não necessitamos de perfeição na arrumação da casa. Ser feliz é mais importante do que ser perfeito.

afropaty 09/01/2022

Consegui me reorganizar
Sempre que estou afundando na bagunça e acho que nada pode me ajudar eu lembro desse livro, e consigo.

Amanda 13/09/2020

Estar rodeado de coisas que dão alegria traz felicidade
''Ao olhar em volta, vejo apenas objetos de que realmente gosto. Minha casa não é muito ampla, mas tudo o que há dentro dela é especial para mim e fala direto ao meu coração'' (Marie Kondo)

Raquel.Furlaneto 13/01/2022

Eu achei que seria um livro cansativo, mas foi uma leitura bem rápida, por ser simples e muito objetiva! Já agendei data pra organizar a casa inteirinha. É incrível o poder da casa organizada, o quanto influencia em todos os aspectos da vida! Eu super recomendo!

Ju Guerra 20/01/2022

Eu até gostei da ideia do livro, mas achei muito repetitivo. Talvez eu tenha demorado muito para ler ou colocado expectativa demais no conteúdo. Algumas das coisas que ela fala eu já faço, não com tanta frequência. Mesmo assim, o livro ainda conseguiu me dar uma luz e mostrar no que falhei ou o que menosprezei.

Patrick 24/02/2022

Teoria doida essa da Marie Kondo. Confesso que de início achei que seria um delírio coletivo, tal como foi quando o livro foi lançado. Mas até que a teoria de organização dela faz sentido e realmente pode ajudar alguém que queira ser mais organizado, sem falar que em vários momentos tem umas passagens que te fazem pensar na vida e tal. Livro legalzinho.

Luísa 24/02/2020

Superou minhas expectativas
A mágica da arrumação é um livro que, hoje em dia, quase todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar. É o famoso livro da Marie Kondo que promete te ajudar a organizar sua casa.

Comecei a ler esse livro na intenção de colocar o método KonMari em prática no meu quarto, já que em toda a minha casa não seria possível por envolver outras pessoas. O que eu esperava encontrar n'A mágica da arrumação eram dicas de organização e qual não foi minha surpresa quando percebi que o que Marie deseja com seu método não é que você tenha simplesmente uma casa organizada, mas também uma vida feliz. Seu critério de manter em casa apenas o que lhe traz alegria é facilmente expandido para outros aspectos da vida, ao ponto que, ao final do livro, você deseja fazer uma organização geral em sua mente e vida para não mais aceitar com você o que não te traz alegria.

Ao terminar a organização do meu quarto pelo método KonMari, me sinto realmente mais leve e mais conectada com meus valores, com quem eu sou e com quem desejo ser, assim como Marie promete em seu livro, o que superou em muito minhas expectativas.

É claro que esse é um livro com caráter extremamente comercial e de autoajuda, fazendo com que ele seja um tanto quanto repetitivo e tenha uma linguagem por vezes excessivamente entusiasmada, mas, talvez por isso, ele tenha surtido tanto efeito em mim.

Melina 23/08/2018

Muito além da arrumação!
Fiquei realmente impactada com os métodos da MariKondo, tanto para o lado positivo, como para o negativo também. Ela nos mostra um método, que na minha opinião é simples, quando você entende o que precisa ser feito e realmente se compromete em fazê-lo. Eu concordei com tudo? Claro que não, principalmente quando ela fala dos livros, me doeu fisicamente o processo que ela passou até chegar ao método mais eficiente para organizar os seus livros e me incomodou o quanto ela fala em jogar, jogar e jogar as coisas e quase não fala em doar, mas entendo isso como algo cultural do Japão - a terra natal da autora - quando vocês chegarem nessa parte do livro talvez me entendam melhor...ou não.
Amei o fato de estar seguindo os passos da arrumação que ela indica e vendo que realmente ia chegando nos pontos que a autora vai mencionando, conforme avançamos o processo da "mágica da arrumação" e sentindo tudo o que ela afirmava que sentiríamos ao fazê-lo, ah e adoro também quando ela dava os exemplos de seus clientes e principalmente dela mesma.
Do meio para o final do livro, ela vai falando sobre quem você é, e o que decide ser quando deixa o passado para trás e como alguns dos seus clientes, descobriram o que realmente queriam fazer da vida - profissionalmente - quando começaram a organizar seus objetos.
Ela nos mostra, que nossa essência em si não muda e o que você tem demonstra os seus reais gostos e preferências. Achei isso de extrema importância para atual fase que estou vivendo agora e foi um divisor de águas.
Se você gosta de organização ou quer ser mais organizado, leia sem medos e sem preconceitos, não adianta nada ler um livro desses e não ceder, faça o teste e espero que essa leitura toque você de maneira significativa, assim como me tocou.