A Mágica da Arrumação

Fernanda 27/08/2015

Resenha publicada no blog Caçadora de Livros
Bom dia caçadores!

Tudo bem com vocês?

O livro de hoje é um livro não-ficção, mas que me ajudou e muito na minha organização.

Pra quem acompanha o blog, sabe que todo ano eu organizo os livros que não irei reler e faço doações para bibliotecas, grupos, ong's, etc.

Mas, depois desse livro, eu consegui organizar tudo em menos tempo e com uma felicidade estampada no rosto!

Conheçam:

Ed. Sextante

Skoob

Compare & Compre

Cinco Lupinhas

As técnicas que a Marie passa no livro são ótimas e apesar de nada ortodoxas, você consegue se ver naquele momento, falando com a bolsa, por ela ter carregado as suas coisas ou até mesmo sentindo se aquela blusa faz você rir.

Aqui você vai conseguir ver e viver na prática o desapego!

Para você desapegar geral, você vai analisar quais objetos te fazem feliz. Aqueles que já atingiram o objetivo podem e devem seguir o ciclo, sendo doados para pessoas que necessitam.

Inconscientemente eu já fazia isso, mas não da forma que a Marie diz e ao seguir os seus conselhos, além de conseguir o meu objetivo inicial (organizar meus livros e o meu espaço de leitura), consegui fazer a felicidade de outras pessoas, que aproveitarão os livros escolhidos.

Muitas pessoas relataram que ficaram depressivas ao fazerem o desapego proposto pelo livro, mas eu não. Fiquei tão contente em ver que aqueles livros serão utilizados, não serão mais calados e alcançarão mais leitores, que tudo valeu a pena.

Para ilustrar, vou apresentar duas fotinhos dos livros doados, só para vocês entenderem:

Sobre as características físicas do livro: A capa é fofinha, as páginas são amareladas, ele é bem leve e você consegue ler bem rapidinho, além do conteúdo, que é muito bom. Por isso, levou a nota máxima:

Gostaram?

Aguardem que estou fazendo várias resenhas de livros não-ficção.

Aguardem!

Até a próxima!

site: http://www.cacadoradelivros.com/2015/08/a-magica-da-arrumacao-marie-kondo.html

Ana Lícia 29/08/2015

Descarte tudo o que não lhe dá alegria.
Hoje vamos falar do livro A Mágica da Arrumação, sucesso no Japão e no mundo, mais de 2 milhões de livros vendidos. A Japonesa Marie Kondo gosta de organizar as coisas desde os 5 anos de idade, e cresceu com esta necessidade de manter tudo arrumado. E assim, esse jeito de viver se tornou profissão, hoje em dia ela dá palestras e consultorias para as pessoas, que querem mudança, na casa, escritório e vida.
“ Com o passar do tempo, acumulamos muitas coisas e, por mais que tenhamos arrumado tudo direitinho, a casa ( ou cômodo, o escritório, o quarto) acaba voltando a ficar como antes.” (Pág. 35”)

O livro em dividido em cinco capítulos, onde ela começa dando algumas dicas do seu método, depois fala no segundo capítulo como começar, que é através do descarte. É interessante a maneira que a Marie conversa com o leitor, até parece que realmente ela está na sua casa te explicando passo a passo. No inicio é difícil a parte do descarte, pois somos muito apegados e é complicado desapegar de uma hora para outra. Mas ela te passa vários motivos, e porque é importante descartar para poder conseguir organizar.

“Assim, a melhor forma de escolher o que guardar e o que descartar é pensar se aquilo nos faz felizes.

“ Quando você deparar com algo de que não consegue se desapegar, pense bem no real propósito desse objeto em sua vida” (pág.56)

A Marie divide por categorias a forma de arrumação, Roupas, livros, papelada e assim em diante, sendo que alguns como a categoria Roupa tem subcategorias, onde ela ensina várias dicas, desde como descartar, arrumar, dobrar, guardar... tudo.
Quando cheguei na parte dos livros, na página 74, fiquei mais atenta ainda, isso super me interessa. Haha. Quando chega nessa parte ela fala umas coisas que me fez refleti, fala de como guardar livros, de livros não lidos (parte tensa). Pois cita que com a internet, compramos mais livros, antes de ler os que compramos anteriormente, e assim vamos acumulando vários livros, muitos ficam algum tempo na estante e outros nunca são lidos, e agora, como descartar estes livros? Difícil né? A Kondo dirá a alternativa.

A Mágica da Arrumação é um livro curtinho, linguagem clara e rápida. Você lê super rápido, em algumas horas se quiser ou em um dia. O legal, é você ler ele todo, rápido mesmo, e depois voltar, reler algumas partes e colocar em prática as dicas. Como falei acima é como se a Marie estivesse conversando com você de maneira tranquila e precisa. Mostrando-lhe como você pode mudar sua casa e sua vida, e que é possível sim, conseguir organizar tudo. Depois que eu terminei o livro, estou tentando colocar em prática, pois realmente a minha casa está uma bagunça, mas agora nas férias tentarei mudar isso. Começando pelas roupas,vou doar várias, depois passarei para os livros, que já até separei alguns para minha prima e outros para troca. Pois assim terei mais espaço.

Gostei do livro, a Marie até torna alguns relatos muito divertidos. E ela é super carismática. Senti vontade de trazê-la para minha casa, para me ajudar. A capa está linda, páginas amarelas, letras no tamanho confortável.

Uma ótima dica para você ou para aquela sua amiga, que não aguenta mais a bagunça. Que por falta de tempo ou preguiça mesmo, não consegue achar mais nada. Este é o livro, Converse com a Marie e Kondo, e veja o resultado.

Beijos...

“Descarte tudo o que não lhe dá alegria” (Pág.144)

P.S Imagens no blog.

site: http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/2015/06/resenha-magica-da-arrumacao-de-marie.html

Renata 06/05/2021

Um guia da organização
A autora oferece um guia de como organizar suas coisas. Começando pelo descarte, ela ensina que deve ser mantido somente aquilo que nos traz alegria.
Para isso, ela descreve o passo a passo de como o fazer, por onde começar o desapego e a ordem que deve ser seguida, primeiro roupas, depois livros, etc.
O método é bastante interessante e funciona, já comecei a usar. Para ela, cada cômodo deve ser organizado todo de uma vez só, em um único dia. Isso eu não consegui e não imagino como isso seja possível.
Além disso, Marie Kondo acredita que a organização, seguindo o método dela, pode mudar a vida das pessoas em todos os sentidos.
Em suma, vale a pena a leitura, interessante, fácil de ler e facilita muito a organização.

Sasa 29/08/2016

Um significado para os seus objetos.
Um ótimo livro para quem precisa organizar e valorizar os seus objetos. Adorei a proposta da Marie Kondo de dar certa "vida" aos nossos pertences, isso te ensina a cuidar melhor e ter somente aquilo que traz felicidade, Logo que terminei a leitura, botei em prática no meu quarto, e o resultado foi incrível, trouxe uma nova energia ao ambiente. ;)

Marília 12/01/2018

Útil em alguns pontos
Já tinha ouvido falar várias vezes deste livro e visto ele em todas as livrarias mas decidi comprá-lo somente quando organizar a casa entrou para minha lista de resoluções de ano novo. Descobri que a metodologia que eu mesma tinha desenvolvido despretensiosa e intuitivamente tinha pontos em comuns com o método da Marie Kondo, que basicamente consiste em descartar e guardar. Apesar de não ser novidade pra mim, achei que o livro me encorajou ainda mais a desapegar de algumas coisas que não tinham sido descartadas na minha organização de dois anos atrás. Senti que a ideia de só guardar o que te traz alegria tem de fato muito sentido e te ajuda a ser objetiva. Consegui em 1 semana concluir todo o processo enquanto lia o livro e senti o que a autora descreve: uma sensação maravilhosa de estar rodeada só pelo o que te deixa feliz. E mais: confirmei a ideia que já tinha de que o processo de organização é um processo de autoconhecimento, pois descobrimos o que é realmente essencial para viver e conseguimos com facilidade mapear nosso padrão de consumo. É quase que uma terapia. Eu que nunca fui consumista me tornei mais minimalista ainda depois deste processo e tive a certeza de que precisamos de muito pouco para viver.

A ideia de organizar por categorias e não por cômodos é uma das ideias mais interessantes do livro e percebi que eu já fazia sem perceber. Eu esperava ideias mirabolantes e criativas de organização e até imaginava que depois da leitura ia correndo comprar uns organizadores, mas como ela diz, é desnecessário, pois a ideia é se desfazer de coisas e não adquirir mais. Percebi que caixinhas, potinhos e recipientes de plástico que vieram com a comida delivery cumprem o mesmo papel e ainda nos ajuda a reduzir o lixo.

Aliás, por falar em lixo, apesar de doar a maioria das coisas e fazer a triagem de plásticos, metais e papéis para reciclagem, fiquei triste de perceber o quanto produzimos de lixo. Um dos resultados deste processo foi justamente me engajar a produzir menos.

Apesar de todos esses elogios, achei que o livro me trouxe poucas novidades e em vários momentos achei a leitura repetitiva. Isso porque o método dela é muito simples e pode ser resumido em tópicos, sem prejuízos. Em muitos momentos, achei a autora bastante radical, como se só o método dela prestasse e que não estivesse aberto a nenhuma adaptação, tanto que desconsiderei alguns conselhos por achá-los pouco práticos. Também achei a moça muito excêntrica, mas isso é uma opinião minha, de quem não gosta de falar com objetos rs.

Percebi que o processo de organização em si foi infinitamente mais transformador que a própria leitura e que, sinceramente, eu chegaria a um sentimento bem parecido se não tivesse lido. Para mim, a leitura serviu mais para reforçar minhas próprias conclusões.

Mas para os desorganizados, acho que pode ser bastante útil.

Fefa 23/03/2018

Imagina você viver rodeado apenas das coisas que ama! Essa é a ideia!
Mais que um livro para organizar a casa, A Mágica da Arrumação é um guia para colocar a vida e até as emoções em ordem. Vê se não faz sentido: “em primeiro lugar, descarte. E a melhor maneira de fazer a triagem do que fica e do que sai é segurar cada item e indagar, “isso me traz alegria? ” Se a resposta for afirmativa, guarde-o. Caso contrário, jogue-o fora”. É sério, essa pergunta ajuda muito mais do que considerar o estado, utilidade e época de cada item – ou sentimento.

É uma experiência intensa de leitura, porque você se sente desapegado e super disposto a colocar em prática tudo que está lendo. A Marie Kondo passa longe dos limites da chatice e mostra que a organização pode ter propósito além de apenas colocar as coisas no lugar. Ela lhe inspira a seguir sua intuição e valorizar o que tem, buscando o máximo de simplicidade.

Lidiane Mateus 03/06/2021

Para quem quer se organizar!
Para quem já é organizada ou quer se organizar, os livros de Marie Kondo inspiram a acabar com a bagunça! Uma boa orientação. Recomendo!

Talyne.Araujo 28/06/2021

Se quer "limpar" o ambiente, por aqui temos um início
Essa leitura no primeiro momento faz você querer agir e realmente iniciar uma mudança radical na sua vida. Conforme os dias passam, a mente se acalma e há coisas específicas que te marcam e que de fato irão melhorar você no quesito organização. Há pequenas mudanças profundas que você sente e sabe que foram provocadas pelas ideias aqui ensinadas. É uma evolução pessoal para quem considera organização um tema importante e essa é uma leitura básica para iniciar qualquer hábito personalizado relacionado ao tema.

Isa Laviola 22/06/2021

Inspirada
Marie Kondo é uma fofa e isso já dá pra perceber pela leitura do livro dela!
Seu método de arrumação é único, comecei o livro duvidando um pouco dele mas agora as coisas já estão fazendo mais sentido para mim.
Ela tem dicas sensacionais e algumas ideias que confrontam o pensamento comum, mas realmente fazem mais sentido.
Só não dei cinco estrelas porque ainda tenho minhas dúvidas se o método realmente dá certo para todos...
Mas já estou prontíssima e super inspirada para começar a organização da minha casa!

NickSnow31 29/07/2021

Guarde o que te faz feliz!
Não costumo ler livros deste gênero, mas me apaixonei pelo jeito diferente (e fofo!) de Marie Kondo e seu método de arrumação.

É um livro super fácil de ler e nos traz reflexões sobre o porquê acumulamos tantas coisas e principalmente sobre como desapegar dos objetos!

Amei a ideia de "manter apenas o que te faz feliz"! Estou curiosa para testar e ver se este método vai me ajudar a colocar a casa em ordem.

Sche Ferreira 01/06/2018

Despencando tudo dos armários para a magica acontecer.
A algum tempo venho tentado mudar alguns ambientes em casa, por conta do acumulo de coisas que tenho, bem tenho noção que acabo guardando coisas que não vou voltar a usar, e isso acaba por me deixar chateada e cansada também, tinha como meta até poucos meses atrás, transformar um quartinho da bagunça em um home office com uma decoração minimalista e bancadas para enfim trabalhar nos meus projetos, nessa época também, só queria deixar meu quarto mais harmônico e claro aderir ao armário capsula, mas acabei substituindo essas meta por uma meta maior, podemos assim dizer.
Já havia ouvido falar do livro da Mari Kondo a muito tempo atrás, mas só no início do ano que meu interesse por ler ele aumentou, depois de ver algumas publicações de uma designer que sigo no Instagram, ainda tentava naquele momento aderir ao armário capsula, na verdade ainda tento, foi quando ela fez uma sequência de postagens no history do Instagram, foto do livro, de uma pilha composta por todas as roupas de seu armário e depois uma foto da pilha de roupas que ficaria, e finalizou elogiando ainda mais o livro. Fato que só aumentou a minha curiosidade, sobre o livro e as técnicas de organização que a Mari desenvolveu.
O livro é curtinho e fácil de ler, fiz a leitura dele em dois dias, e olha que estou com poucos minutos livres para ler, o livro tem páginas amareladinha e super grossinha também, o que dá a impressão do livro ser bem mais grosso do que realmente é.

site: https://esseemeujeito.wordpress.com/2017/03/09/resenha-a-magica-da-arrumacao/

Viih 03/09/2021

São os ensinamento que se pode encontrar em sua serie na netflix, porém mais desenvolvidos. Gostei bastabte da leitura, deu para tirar bastante proveito. Foi bom saber também como a Marie começou a ser mais organizada.

Naturopata 23/08/2021

Inspira e faz refletir
A organização da casa é um assunto que me interessa muito, dou aulas sobre isso e o método Konmari é excelente, porém sempre é preciso ver o que esta alinhado com os nossos valores, formas de pensar e estilo de vida.
Gosto muito da parte de sentir alegria, agradecer aos objetos, ficar apenas com o que é valioso para nós, porém não concordo que isso deve ser feito tudo de uma vez, buscando a perfeição.

Sinto que o ritmo individual de cada um deve ser respeitado, assim como seu tempo disponível para se dedicar a essa super organização da casa.

Melina 23/08/2018

Muito além da arrumação!
Fiquei realmente impactada com os métodos da MariKondo, tanto para o lado positivo, como para o negativo também. Ela nos mostra um método, que na minha opinião é simples, quando você entende o que precisa ser feito e realmente se compromete em fazê-lo. Eu concordei com tudo? Claro que não, principalmente quando ela fala dos livros, me doeu fisicamente o processo que ela passou até chegar ao método mais eficiente para organizar os seus livros e me incomodou o quanto ela fala em jogar, jogar e jogar as coisas e quase não fala em doar, mas entendo isso como algo cultural do Japão - a terra natal da autora - quando vocês chegarem nessa parte do livro talvez me entendam melhor...ou não.
Amei o fato de estar seguindo os passos da arrumação que ela indica e vendo que realmente ia chegando nos pontos que a autora vai mencionando, conforme avançamos o processo da "mágica da arrumação" e sentindo tudo o que ela afirmava que sentiríamos ao fazê-lo, ah e adoro também quando ela dava os exemplos de seus clientes e principalmente dela mesma.
Do meio para o final do livro, ela vai falando sobre quem você é, e o que decide ser quando deixa o passado para trás e como alguns dos seus clientes, descobriram o que realmente queriam fazer da vida - profissionalmente - quando começaram a organizar seus objetos.
Ela nos mostra, que nossa essência em si não muda e o que você tem demonstra os seus reais gostos e preferências. Achei isso de extrema importância para atual fase que estou vivendo agora e foi um divisor de águas.
Se você gosta de organização ou quer ser mais organizado, leia sem medos e sem preconceitos, não adianta nada ler um livro desses e não ceder, faça o teste e espero que essa leitura toque você de maneira significativa, assim como me tocou.