As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Mau 20/10/2023

Um verdadeiro clássico para entendermos como o colonialismo explorou as nossas riquezas e como o imperialismo tem afetado o processo de formação econômico e político dos países latino-americanos. ?Aqueles que ganharam só puderam ganhar porque perdemos [?] Nossa derrota sempre esteve implícita na vitória dos outros. Nossa riqueza sempre gerou nossa pobreza por nutrir a prosperidade alheia: os impérios e seus agentes nativos?.

MIRANDA 06/05/2022

... a verdade da colonização , exploração e massacre sanguinolento desses invasores nas terras sul americanas ...
palavra para o livro : Ganancia

@realrisso 30/04/2021

As veias abertas da américa latina - Eduardo Galeano
"Uma contribuição muito importante para a compreensão do passado, que alimenta um presente ambíguo e incerto."
Assim definido por Peter Roman (Scince and Society).

Um livro maravilhoso para entender muito sobre a história da América Latina e como a cultura extrativista influenciou na maneira de se fazer política até os dias atuais.

O livro aborda o sentimento anticapitalismo e anticoronelismo. Porém, em 2014 foi contestado pelo próprio Galeano, aonde ele critica a própria obra. Dizendo que o texto não é tão bom, e que na época que o escreveu não tinha total preparação para tratar dos assuntos.

Analisei lendo o livro que apesar da ótima prosa e sensacionais detalhes do ponto de vista histórico, existe sim pontos escritos com uma narrativa um tanto rasa com tom de pessoalidade. Mas que não reduz o peso desta grande obra que eu adoro. Recomendo muito a todos a leitura desse maravilhoso livro, porém, com a compreensão da visão idealista de um jovem escritor na década de 70. Este "best seller" é reconhecido por alguns como a "bíblia da esquerda".
_

Karol 05/07/2022

Orgulho da minha América Latina
Eu queria agradecer a vida pela oportunidade de ter lido este livro. Eu me senti extremamente conectada com as minhas raízes e orgulhosa do meu sangue latino. A América Latina é fruto de muita exploração e consequentemente o seu povo acaba sendo sofrido. Acho que reconhecer isso e tentar mudar cada dia mais o sistema capitalista e exploratório que nós vivemos para mudar nossa realidade é essencial. É isto.

Thiago 01/06/2020

Livro obrigatório, para todos latinos americanos. Entender o que nos tornamos e porquê?

drummondianos 16/07/2021

?Nunca seremos felizes, nunca?
Antes de sequer iniciar a leitura desse livro, eu já tinha noção das polêmicas que o cercavam. Mesmo assim, fui ler para tirar minhas próprias conclusões e o resultado não poderia ter sido mais satisfatório!

Em uma linguagem acessível porém com o rigor necessário do gênero, Eduardo Galeano mostra as explorações a que a América Latina foi submetida, desde o primeiro dia que os europeus pisaram nela. Os paralelos com o desenvolvimento dos Estados Unidos foram certamente as minhas partes favoritas, pois realmente é uma das curiosidades que todo mundo tem: se eles também foram colonizados, por que tiveram tanto sucesso e nós não?

Acho muito triste quem desconsidera esse livro pelo fato do autor ter claramente um posicionamento, afinal não existe nada nesse mundo que seja neutro! Desde que não se conte nenhuma mentira, não vejo problema nenhum em ter algo direcionado a uma linha ideológica. Com o passar do livro o leitor consegue sentir no próprio ritmo da leitura o quão violento foi o desenvolvimento dos países latinos, e apesar de eu já saber a maioria das informações antes de ler, vê-las unidas e expostas realmente foi chocante pra mim.

Considero essa uma leitura obrigatória pra todo latino-americano; conhecer nossa história é o que nos proporcionará um futuro talvez melhor.

romulorocha 28/03/2021

Veias abertas da América Latina - nota 9,0/10
Um livro extremamente instigante, cheio de gatilhos e realismo sobre nossa própria história.

Galeano é um daqueles autores que todo latino americano deveria ler. Ao ler suas obras, somos levados a um reencontro com nossa própria história, identidade e valores.

? Exportamos produtos ou exportamos solos e subsolos? [...] O passado é mudo? Ou continuamos sendo surdos?

Antônio 20/10/2020

A necessidade de reler As Veias Abertas da América Latina me veio no ano passado depois de inúmeras intervenções estadunidenses nos países latinoamericanos: o preocupante incentivo à "Iniciativa América Cresce", as intervenções militantes e econômicas na Venezuela durante todo o ano de 2019, o estreitamento das relações geopolíticas entre Brasil e EUA, dentre tantos outros exemplos que escancararam o interesse de Trump nos países daqui.

O livro terminou de ser escrito por Eduardo Galeano nos últimos dias de 1970. Eu o li pela primeira vez em 2015 e hoje, em 2020, a obra continua extremamente atual, como uma das grandes referências anticapitalistas dos nossos tempos. A razão disso se evidencia logo no início do livro quando o autor fala que "a história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo o que foi, e contra o que foi, anuncia o que será".

Recontando a história de exploração, colonização e genocídio dos nossos povos originais e das nossas terras, o livro perpassa pela febre do ouro e da prata, pelos castelos de açúcar, o investimento norte-americano nas empresas de extração do petróleo até chegar na industrialização e no crescente número de bancos estrangeiros em solo latinoamericano. Quando Eduardo Galeano escreveu o livro, a maioria dos países latinoamericanos eram atravessados por ditaduras financiadas pelos Estados Unidos.

O livro nos remonta ao passo a passo que levou ao subdesenvolvimento das nossas terras. Desenvolvimento que "não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência. O subdesenvolvimento da América Latina provém do desenvolvimento alheio e continua alimentando-o".

Rodrigo Leão 28/07/2023

Incrível
Uma leitura essencial para quem quer entender o que é o papel de um colonizador e quais suas influências em uma cultura!

Italo 04/08/2021

Deixou o capitalismo peladinho
Esse livro é magnífico e atemporal! Eduardo Galeano, com uma linguagem bastante acessível e sem ser superficial, desmascara completamente o sistema capitalista desde os seus primórdios até os dias de hoje (mesmo o livro sendo de 1970, afinal de contas, essas veias nunca pararam, ou pararão, de sangrar)

thami 01/07/2022

a triste e forte história da américa latina
"Há muita podridão para lançar ao mar no caminho da reconstrução da América Latina. Os despojados, os humilhados, os amaldiçoados, eles sim têm em suas mãos a tarefa. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar todos seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, nas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consequências dos homens."

livro perfeito e por incrível que pareça, desde a década de 70, quando o galeano o escreveu, nada mudou.

Alexandra.Tavares 21/10/2020

Necessário!
Excelente livro e com certeza deveria ser leitura obrigatória em algum momento da vida. Esclarece muito sobre nossa história e porque a miséria é tão presente nos países dessa região desde o nascimento destes.
Thiagookling 23/11/2020minha estante
Esse momento já deveria ser no ensino médio né?

Alexandra.Tavares 23/11/2020minha estante
Com certeza!

Victor 27/11/2020minha estante
Eu li na sexta série, hora de ler de novo.

NETO 07/12/2023

História do capitalismo começa nas colônias sul-americanas
Só posso comentar uma coisa: LEIA ESSE LIVRO! ELe deveria fazer parte do curriculum das escolas de toda a América Latina.

gab 09/08/2022

Completamente necessário. Apesar de ser massante em alguns momentos, o livro não falhou em me relembrar o quanto eu odeio os Estados Unidos e a Europa. Incrível!!

Bianca1771 27/05/2021

Que livro necessário, mas nem por isso menos doloroso e revoltante de ler.
A gente aprende pouco e de maneira muito parcial sobre a nossa própria história na escola.
Galeano fez aqui um trabalho incrível de tirar a venda e escancarar as feridas da América Latina.

"A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens."