As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Nathalye 18/09/2020

Esclarecedor
Iniciei desprenteciosamente essa leitura. Linguagem acessível, traz fatos, dados e acontecimentos históricos que ajudam a entendermos como viemos parar nessa m****.
O livro foi escrito em 1970: mas como ele é cruelmente atual.
A América latina é tão rica, que daqui, com as mais diversas explorações, surgiu a base da riqueza mundial, e consequentemente, grande parte da desigualdade existente.
Às populações indígenas e negras: sinto muito. Sangrei diversas vezes na leitura.

Hofschneider 20/10/2020

alguem fecha as veias por favor
livro acessível para o público que trata a economia política com uma linguagem fácil, buscando com textos curtos e referenciados colocar em debate o papel do imperialismo na américa do sul e como ele agiu.
escrito no contexto político dos anos 60, onde galeano fugiu do uruguay por causa da ditadura, e num momento em que outras ditaduras estavam em vigor, por conta de golpes militares imperiais. há mais alguns textos escritos nos anos 70 e 78, devido ao sucesso do livro, houve outras edições.
recomendo grandemente, para uma análise histórico-politica de nossa américa do sul, que não é tratada com devido valor nas instituições básicas de ensino, por serem meras reprodutoras das ideologias vigentes.

Yuri Camejo 21/10/2020

Sarando as feridas do imperilismo
Eu tinha lido esse livro uns quatro anos atrás, evidentemente, não tinha maturidade para entender a análise cirúrgica que Galeano apresenta nesse livro, apesar de o livro ter envelhecido em algumas questões - pois não havia como ele prever as mudanças suis generis do inicio do século 21- suas criticas ao modo como o capitalismo moderno pautou suas bases em estruturas de dominação imperialista são vitais, uma vez que ajudam a compreender o quadro das nacionalidades abordadas na contemporaneidade. Uma sugestão interessante, é pesquisar as conjunturas latino americanas dos anos 2000 a 2008, durante a ascensão dos populismos, e posteriormente estudar as posturas desses países após a crise de 2008 até os dias de hoje, assim pode-se compreender em um âmbito geral as condições de nossos conterrâneos

site: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4723/1/BEPI_n2_exito.pdf ;https://www.brasildefato.com.br/2020/07/22/analise-bolivia-a-batalha-continental-a-vista

leonardson 26/02/2024

Um livro pra se ler com muita calma, e com muita atenção. Acho que é meio clichê falar isso, mas todo latino americano, e pessoas de outros continentes que foram, e ainda são, explorados pelas nações do norte geográfico, deveria ler (porém, em consequência dos fatos descritos no livro,muitos nem têm a condição fazer a leitura).
Por mais que tenha muitas informações, a autor é extremamente objetivo, fazendo uma coletânea de vários fatos do porque as nações latinas estão como estão e, principalmente, quem foram os responsáveis.
No momento em que nós estamos, onde vemos bolsofascistas escancarando com orgulho bandeira de países que não estão em nada alinhado com os nossos interesses, esse livro vem muito a calhar, mas infelizmente eles preferiram ler Olavo de carvalho (duvido que eles tenham lido algo na real).
Pra concluir, tem uma frase no final do livro que contextualiza bem ele: ?As forças armadas (ditaduras) foram convocadas pelas classes dominantes para esmagar as forças de mudança, perpetuar a ordem interna de privilégios e gerar condições econômicas e políticas sedutoras para o capital estrangeiro?
Isso dá muita raiva lendo esse livro, ver que qualquer ideia de ser um continente sem pessoas morrendo de miséria foi esmagada por conta dos interesses europeus e americanos, que continuam fazendo essas atrocidades sem ninguém impedi-los.
oMatheusFa 28/02/2024minha estante
falou tudo kim kataguiri da esquerda

leonardson 10/03/2024minha estante
nossa eu te odeio ?

Jana 28/12/2020

Excelente panorama econômico e político da época, mas que permanece atual, pois continuamos sendo a fossa e o quintal dos países imperialistas. Quem diz que o livro é raso tá precisado ler mais porque muita coisa é tratada em outros livros. As pessoas querem tudo mastigado e têm preguiça de procurar outras fontes, como se o cara tivesse que falar sobre tudo em um livro só.

No fim do livro onde ele escreve 7 anos depois da edição inaugural, eu amo o item 2 dos seus comentários: "sei que pode parecer sacrílego que este manual de divulgação fale de economia política no estilo de um romance de amor ou de piratas. No entanto, repugna-me ler algumas obras valiosas de certos sociólogos [...] ou historiadores que escreve em código".

Ele critica a linguagem intelectual dita revolucionária, mas que pode esconder uma incapacidade de comunicação. É como as críticas que fazem a alguns setores da esquerda cuja linguagem é deslocada das massas.

De que adianta escrever de forma rebuscada se poucos te entendem? Essa pessoa está escrevendo apenas para sua bolha afagar seu ego gigante. Isso é puro elitismo.

Camis 10/08/2022

?O passado é mudo? Ou continuamos surdos?? (p. 7)
O livro trata sobre a formação e o (sub)desenvolvimento da América Latina, região que foi explorada ao extremo em benefício dos países Europeus. Tal exploração, motor da acumulação primitiva de capital, justifica o atraso no qual os países latino-americanos se encontram na atualidade, já que o exploradores se desenvolveram a custo do subdesenvolvimento dos explorados.

?A dupla tragédia dos países em desenvolvimento consiste em que não só foram vítimas desse processo de concentração internacional, como também foram posteriormente obrigados a compensar seu grande atraso industrial, isto é, realizar a acumulação originária de capital industrial num mundo inundado de artigos manufaturados por uma indústria ja madura, a ocidental?.? (P. 50)
Lucas1028 17/08/2022minha estante
Nossa eu tô louco pra ler esse livro!

Marina 30/12/2020

Eu pensei que se tratava de um livro com reflexões sobre o cenário da América Latina, mas é um livro muito mais "histórico" que "teórico", no sentido de trazer mais fatos que ocorreram na América Latina ao longo dos séculos, do que uma reflexão propriamente dita em cima disso. Ainda assim, é uma leitura importante para entender o que ocorre e vem ocorrendo em nosso continente, e como isso influência até hoje no nosso cenário político e nas nossas culturas. Infelizmente o livro se torna um pouco maçante ao longo das páginas, principalmente porque a história vai se repetindo em todos os países, mudando apenas alguns detalhes, o que só serviu para ressaltar o quanto a gente está fodid*. Ainda assim é uma leitura que eu recomendo e que vale a pena, principalmente para quem (como eu) está ingressando agora nos debates políticos. Explica muita coisa

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Daniel 12/01/2021

Da Poesia a Divulgação Histórica
Eduardo Galeano, poeta famoso do Uruguai, não abandona a sutileza e beleza de um poema bem escrito nesse livro. Ao longo da história conta como um continente alimentado com sobras conseguiu tornar sua população cada vez maior, como o sangue latino escorre até hoje em cada país do Sul, e como nós latinos perdemos até o direito de nos chamarmos de americanos. O desenvolvimento oscila entre a habilidade do poeta, quando ele descreve as situações em que ele fez alguma entrevista e entre a história da América Latina.
É especialmente necessário para qualquer pessoa que deseja saber a história do continente, por consequência do país, como chegamos aqui e se estamos aprendendo com os erros do passado.

Giulia299 19/10/2021

Absolutamente INCRÍVEL
O livro sistematicamente demonstra os problemas enfrentados pela America Latina desde sua invasão por mãos estrangeiras.
A obra de Eduardo Galeno continua tristemente atual com o Neoliberalismo que domina o mundo atual.

Maia 31/01/2021

Um livro cheio de detalhes narrando a verdade dos acontecimentos latino americanos. Conteúdo muito enriquecedor sobre uma história que não é contada.
Entretanto, por ter tantos detalhes , não consegui extrair o quanto gostaria. Sinto que li vários livros em um. E muitas vezes isso para mim ficou confuso.
Não vou avaliar com estrelas porque acho que essa é uma obra para consultas e leituras posteriores para que se tire melhor proveito dela.

Caroline 11/04/2021

Achei a leitura demorada e cansativa, mas isso não o torna um livro ruim. Cada capítulo carrega uma densidade de informação que o torna difícil de se ler por várias horas incansáveis por dia, talvez exatamente por exigir uma boa digestão de tudo que é exposto.

Ele é bem expositivo em seu conteúdo e vai nos guiando por uma looonga trajetória da história da América do Sul e latina. Confesso que muitas vezes termina os capítulos numa tristeza e numa raiva que todo latino americano deveria sentir por todas as perdas e sofrimentos que os nativos e novos nativos dessa terra sofreram em sua história e aí da sofrem. É um bom livro para uma visão geral pra vários acontecimentos que nos tornam o que somos hoje.

Thiaguinho547 17/07/2022

50 anos e ainda atual
Leitura essencial para quem quer entender um pouco sobre a América e sua formação econômica e social.

O autor cita vários outros autores da época o que desperta ainda mais a curiosidade sobre o tema!

Super recomendo!

17/07/2022

marcosm 26/11/2019

As veias abertas da América Latina, Eduardo Galeano
Embora seja um livro que já tem quase 20 anos e muito das informações que ele traz não sejam uma surpresa para ninguém, é difícil não sentir, asco, raiva e impotência lendo estas páginas. E saber que de certa maneira muito pouco mudou.

Lara Luiza 12/08/2021

Ótimo pra quem quer iniciar os estudos sobre a LATAM
Esse livro mudou minha vida. É extremamente rico de informações e fontes e é importante lembrar que foi escrito antes dos anos 80, onde as coisas na América estavam diferentes (bom, depois de ler você se pergunta "será?"). Não é um livro de historinha pra se divertir, é um livro pra se pensar, refletir e estudar. Ele cumpre muito bem esse papel e nos coloca no lugar de latino-americanos e nosso papel e identidade perante o mundo, principalmente nós mesmos. Galeano ao longo de sua vida fez declarações sobre partes do livro que mudaria, já que era bem jovem quando escreveu, acho bem válido completar as informações e conhecer mais os pontos do autor. De qualquer forma, após conhecer Galeano, não perca a chance de ler Losurdo, não haverá arrependimentos.
"Soy América Latina, um pueblo sin piernas pero que camina"

Wallace17 10/01/2021

Si no se abren las puertas. El pueblo las ha de abrir"
Demorei 15 anos, mas finalmente li Las Venas Abiertas de América Latina. Livro do escritor uruguaio, Eduardo Galeano. Escrito em 1971, a obra é um grande clássico do continente. E como todo clássico, segue atual, para infelicidade de todo o povo latino americano. Um livro de história que poderia ser objeto de estudo nas escolas. Imagino uma disciplina de História da América Latina no ensino de base. Vejo como é prejudicial estudar apenas Europa e E.U.A.

Sobre o livro, o panorama histórico do livro começa com Colombo nas caravelas e vai até as ditaduras latinas da segunda metade do século XX. O autor te convida a conhecer os bastidores das políticas nefastas e genocidas dos estados europeus durante estes períodos. Explica-nos as relações de poder entre os países e suas respectivas colônias. Apresenta as sequelas sobre o extrativismo criminoso que ocorrem até os dias atuais. Evidencia uma elite Latina que não tem compromisso algum com o povo, zero nacionalistas e que sempre usaram seus exércitos para entregar tudo de bandeja para os gringos. Gente nojenta que só ama o próprio umbigo. Políticos entreguistas e corruptos, alinhados com bem-estar dos lucros imperialistas. De colônias européias à estadunidenses, tivemos um total de zero evolução. Continuamos povos dominados e coagidos econicamente, militarmente, politicamente e culturalmente pelos imperialistas. O contraponto da leitura foi conhecer grandes personagens que lutaram contra esse sistema opressor. Povos valentes que morreram com dignidade. Luta nunca faltou, o que sobra é perversidade e covardia dos impérios. Estes que se mantém de sangue, sofrimento e dor. Será que conseguiremos romper com isso algum dia? Na composição Sulamericano, da banda Baiana System, eles dizem: "eu vou traçando vários planos/pra poder contra-atacar". Iremos contra-atacar!

site: https://www.instagram.com/p/CCpLgQcHL-X/