Para Onde Vai o Amor?

Para Onde Vai o Amor? Fabrício Carpinejar

Resenhas - Para Onde Vai O Amor?

Aione 19/08/2015

Por gostar muito de crônicas e nunca ter lido alguma obra de Fabrício Carpinejar, apenas citações aleatórias principalmente pela internet, não demorei a me interessar por Para onde vai o amor? – e demorei menos ainda para concluir sua leitura.

Composta por crônicas, a obra pode ser lida rapidamente, sobretudo devido à escrita do autor: não só é fluida, como também não demora a aproximá-lo do leitor, de forma característica desse gênero literário.

Como o próprio título indica, o amor e as relações humanas são as principais temáticas aqui, e Carpinejar se aprofunda nelas com extrema intensidade, revelando sentimentos e atitudes completamente passionais. Ainda, a sinceridade do autor se sobressai por conta da maneira direta com que trata cada questão.

Além disso, foi notório como me identifiquei, durante a leitura, de maneiras diferentes com o que foi exposto: em alguns momentos, me vi na pele do narrador, compartilhando seus sentimentos e impressões. Em outros, me vi naquela sobre quem ele discorre, assumindo o papel do alvo de suas reflexões. Mais ainda, revi paixões diversas entre suas palavras, tanto as minhas próprias – atual e antigas -, quanto as de amigos, conhecidas por mim a partir de seus relatos e de nossas convivências. Tal identificação foi possível porque Carpinejar traz uma temática universal, que se apresenta de diferentes formas e em diferentes contextos. Dessa maneira, o leitor assume diversos papéis durante a leitura e, por consequência, é capaz de assumir óticas distintas sobre cada situação – algo extremamente positivo, em minha opinião.

De modo geral, Para onde vai o amor? me proporcionou uma leitura agradável, envolvente e, ao mesmo tempo, leve e reflexiva, além de ter me deixado curiosa para conhecer outros trabalhos de Fabrício Carpinejar. Sem dúvidas, recomendo a leitura, ainda mais aos apreciadores de crônicas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/08/18/resenha-para-onde-vai-o-amor-fabricio-carpinejar/
Daniel 26/08/2015minha estante
Me interessei pelo autor, lendo sua resenha!

Aione 26/08/2015minha estante
Que ótimo saber disso! Vale a pena conhecer!

Amanda 27/07/2015

Para onde vai o amor?
Quando eu recebi este livro, levei um susto. Pelo título, eu achei que fosse um livro de auto-ajuda. Nada contra, mas realmente não é o meu estilo (já li um em uma fase deprê da vida). Quando tive tempo de realmente folhear e ver sobre o que era, eu pensei que o tema era perfeiro para o que eu estava sentindo no momento.
Mas me enganei um pouco.
Eu achei que fosse um livro de contos de amor. E como estou meio xonada (awn –n), eu iria lê-lo com prazer e rápido, mesmo não estando acostumada com crônicas/contos/poesia. Eu não tinha reparado que na primeira página mostrava o subtítulo do livro, bem grande, ‘CRÔNICAS DE FOSSA’, e só percebi isso quando estava na metade do livro – não entendendo nada.
Pois bem, o livro consiste de um pouco mais de cinquenta crônicas de amor, a maioria sobre aquele amor que não deu certo, o amor marital, o amor entre duas pessoas. É um livro rápido de ser lido mas não rápido de ser sentido. Eu não estava na fossa, mas alguns textos mexeram tanto comigo, que parece que eu voltei no tempo. Cada um sente a sua decepção amorosa de uma maneira, mas algumas coisas devem ser bem universais, e o Fabrício conseguiu fazer algo que, eu acredito, seja pessoal, e, ao mesmo tempo, universal.
Acredito que foi a primeira vez que eu li algo romântico assim da perspectiva de um homem. Por algum motivo, não vemos eles abrindo o coração assim. Achei que iria me identificar mais, já que o ‘’’’’objeto’’’’’ de amor do eu-lírico era sempre mulher , mas realmente não foi o caso. Mas eu consegui me identificar com o próprio eu-lírico. Com 20 anos eu já sofri por amor o suficiente para uma vida toda, e a maioria dos textos que faço também são textos de fossa.
Entre as 58 crônicas, eu só me identifiquei mesmo com 5. Um número até considerável para mim, devido ao meu estado de espírito no momento da leitura. Eles foram: Eu te devoto, Indispensável sofrimento, SUS, Esquentados e Requentados, Não subestime. Que basicamente são crônicas que refletem meus relacionamentos mesquinhos, e como eu sempre me ferro. Tem um que eu realmente queria simplesmente mandar para uma ex.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/07/resenha-94-para-onde-vai-o-amor.html
Sheila Pires 06/01/2018minha estante
Também me surpreendi com a perspectiva romântica dele, no começo me incomodaram os textos que possuem o mesmo início em todas as linhas, depois entendi que é sobre a obsessão do amor, que nos faz remoer ações e sentimentos. Sobre seus repetitivos relacionamentos mesquinhos, vale à pena conferir "Amar é ser livre" do Sri Prem Baba. Calma, por mais que seja classificado como auto-ajuda, ele não é uma receita do que se deve ou não fazer, é muito mais, como psicólogo, ele mostra porque repetimos padrão, atraímos relações destrutivas mesmo dizendo pra si que queremos amor e felicidade.

Paola437 20/01/2022

Não sei se fui com expectativas muito altas, mas confesso que foram poucos textos que gostei. Tiveram vários que eu li e pensei "que tipo de amor é esse?"
Não sei, me pareceu mais triste do que inspirador.
Angelica 20/01/2022minha estante
Também não gostei muito não, acho que ele se perdeu um pouco nas crônicas. O "Me ajude a chorar" dele é muito melhor.

Helder 02/09/2021

Queria ter gostado, mas...
Definitivamente esse não é o tipo de livro para mim.
Apenas li por recomendação de alguém que falou tão bem desta obra que fiquei curioso.

Não concordei com a maior parte das afirmações do autor. Aliás, não o conheço, nunca havia sequer ouvido falar dele ou lido algo que tenha escrito.

A única parte que gostei foi da história do escritor que retorna para sua cidade natal, capítulo que não tem nada a ver com o restante da obra ou mesmo o estilo de escrita.

Que pena! Não recomendo!
Marina 19/10/2021minha estante
A mesma situação aqui!!
Não conhecia, li por indicação e não gostei. Fiz leitura dinâmica, sofri pra terminar um livro tão pequeno! rsss

Marcos 29/06/2015

"Para Onde Vai o Amor?" é um livro de crônicas que falam sobre o amor em todas as suas formas mas, sobretudo, no amor conjugal. Nele teremos crônicas sobre o amor pueril, aquele mais inocente que acomete os jovens apaixonados, até o quanto o amor sobrevive à convivência e como que se dá o término do amor pelo outro.

Fabrício Carpinejar nasceu no Rio Grande do Sul e escreve poesias, crônicas e reportagens. Esse é o sexto livro dele que leio, todos de crônicas, e devo dizer, sou apaixonado pela escrita desse autor. Ele consegue abordar questões profundas da existência humana cruzando com elementos cotidianos contemporâneos de forma a aproximar o seu texto ao leitor atual.

Nesse livro algumas crônicas se destacaram durante a minha leitura. São elas:

- A Culpa é Meu Crime, em que o autor aborda a questão de como o sentimento de culpa acaba nos cegando para a felicidade latente trazida pelo amor;

- Se Você Encontrou, que fala sobre o quão sortudas as pessoas são em encontrar a sua alma gêmea, aquela pessoa que o completa perfeitamente;

"Não há como lhe ensinar coragem (ensina-se medo, coragem não)." p.30

- Se Você Soubesse, onde Carpinejar trata do amor sob o ponto de vista do homem, o amor masculino;

"Não confie na aparência feliz, o pássaro que canta pode estar chorando." p.48

- Todo Amor do Mundo em Mim, que é um lindo texto versando sobre o amor que guardamos para as coisas e pessoas e como amamos tudo e todos;

"Não direi 'eu sou assim, azar dos outros'. Não sou ninguém sem os outros. O inferno é eu comigo." p.51

- E A Última Vez, que fala sobre o fim de um relacionamento seja ele súbito ou esperado.

"Se já é difícil dar adeus quando não se ama, imagina quando se ama." p. 138

No geral o livro é um prato cheio para quem já acompanha as crônicas do autor ou que queira começar a ter algum contato com a leitura de seus livros. Lê-lo foi agradável e rápido graças à objetividade da escrita do autor em seus textos. Recomendadíssimo para quem gosta do gênero.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/06/resenha-para-onde-vai-o-amor-de.html

Blog Metamorfose 24/07/2015

Resenha Crítica: Para Onde Vai o Amor?
Como vocês sabem eu busco ser o mais sincera e crítica possível e não fugindo desse meu lado, eu devo confessar a vocês que sempre busquei uma extrema proximidade a poesia, mas em relação a crônicas a história é exatamente outra... Eu realmente nunca me interessei em abrir um livro de crônicas, se quer tive minha atenção ou curiosidade voltade a uma capa de um livro deste gênero, muito menos ainda ousei pensar que um dia tal fato ocorresse comigo, mas como os sábios dizem para tudo há uma primeira vez...

Então hoje estou aqui para falar deste livro maravilhoso e curioso que prendeu minha atenção logo de cara com uma capa divina e um título curioso e convidativo! É aquele típico livro em que você 'bate o olho' e se apaixona instantaneamente, o leva para casa e degusta-o com uma veracidade sem igual.

Há algum tempo estava de olho nesse livro, estava a admirá-lo e namorá-lo a distância na vitrine da livraria, qual não foi minha surpresa ao ir receber o correio e me deparar com um pacote surpresa como cortesia do Grupo Editorial Record! Surpresa esta que me arrebatou ainda mais quando vi que o livro em questão era justamente o 'Para Onde Vai o Amor?' e é claro que não resisti e acabei por devorá-lo, ops... Digo, lê-lo em apenas um dia!

'Para Onde Vai o Amor?' é um livro fantástico que reúne crônicas, para ser mais exata, 42 crônicas escritas por Fabrício Carpinejar que de forma direta, envolvente e muito profunda despi e descreve o amor em suas mais variadas formas, mas na maioria o foco da imagem do amor descrito no livro está no amor conjugal, o mais difícil de ser mantido, o mais puro e também o mais raro nos tempos atuais.

As crônicas são marcantes, que nos transportam aos dramas amorosos de nosso 'interlocutor', cada crônica é mais envolvente que a anterior e assim nos leva a uma leitura surpreendente e que flui com muita naturalidade! São pequenos relatos que nos levam a presenciar e sentir tais acontecimentos e emoções 'na pele', nos leva a ser o próprio 'narrador', a amar sorrir, sofrer, chorar e 'poetizar' como faz o nosso amado narrador.

A crônica que mais me encantou foi a Você Poderia, recomendo!!! E quantas quotes destaquei durante a leitura?!

"Quando o destino fecha uma porta, temos o costume de ajudar o azar e dar mais uma volta na chave."

Eu desafio alguém a ler 'Para Onde Foi o Amor?' sem se comover e emocionar, sem se apaixonar pelo livro, sem 'dar uma chance' as crônicas.

Ao ler este livro senti como se o escritor traduzisse em palavras os sentimentos que só o amor é capaz de despertar, os dramas, os 'exageros' o desespero em pensar na partida e a urgência em rever a quem amamos... Carpinejar não é escritor, mas sim um intérprete exímio do coração em sua arte de amar!

"A pronúncia é a porta do paraíso ou a do inferno."
Convido a vocês a descobrir 'Para Onde Vai o Amor' junto ao Carpinejar!
Bom trajeto e viajem a vocês, Jovens Literários!

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/07/resenha-critica-para-onde-vai-o-amor.html

Dani_LJI 27/07/2015

Para onde vai o amor? Carpinejar
Oi pessoal tudo bem!

Que surpresa receber esse livro, foi uma leitura tão fluida e esclarecedora, que terminei com um suspiro e pensamentos de todas as pequenas crônicas que Carpinejar escreve sobre relacionamentos.

Eu estou casada há 10 anos e muitos questionamentos surgem nesse período, o que era simples se torna algo mais denso, entramos de vez na vida a dois e passamos a lidar com as diferenças entre o casal.

A primeira crônica me deixou bem surpreendida falando sobre amor e devoção, e tudo faz pleno sentido. Ele é profundo, denso, curioso, sensível, amargo, um misto de sentimentos contraditórios que vão se revelando no decorrer da leitura.

É interessante como ele descreve cada momento conjugal, como o divorcio, por exemplo, de como eles acabam se tornando aquilo que o outro desejava, e ao invés de mudar por ela dentro do relacionamento, ela muda depois se tornando mais sociável muitas das vezes, amável, agradável.

São vários pontos explorados em crônicas e tons poéticos cada sentimento, ele brinca com as palavras, ele mostra como é bom à interação a dois, nem que seja arrumar a casa depois de receber os amigos, colocando cada coisa em seu lugar, curtindo o momento tão simples e banal, mas que une em um amor diferente e forte.

Fala sobre a cumplicidade e amizade, sentimentos que muitos se esquecem de que são essências para manter a chama do amor sempre acessa. A dificuldade de muitas vezes que o homem tem de se relacionar e de se abrir para parceira, mas de alguma forma e pequenos gestos ele demonstra muito mais sentimentos pela pessoa amada.

Esse foi meu primeiro contato com autor Carpinajar, e foi uma descoberta gostosa onde a leitura do livro foi uma revelação a cada linha lida. A forma como aborda todos os títulos de forma singela e criativa torna esse livro apaixonante.

“O amor não é para os fracos” – Carpinejar

Amor é o que tinha depois do Desespero.
Amor é o que fica depois da vingança.
Amor é o que fica depois da Solidão.
Amor é o que fica depois das Brigas.
Amor é o que fica depois das Brigas.
Amor é o que fica depois da Bebedeira.
Amor é o que fica depois da Fofoca.
Amor é o que fica depois das Dúvidas.
Amor é o que fica depois do Orgulho.
Amor é o que fica depois dos Gritos.
Amor é o que fica depois Raiva.
Amor é o que fica depois dos Erros.
Amor é o que fica depois da Cobrança.
Amor é o que fica depois do Cansaço.
Amor é o que fica depois de Ir embora.
Se o amor ficou depois de tudo.
Não finja que ele é nada.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2015/07/resenha-para-onde-vai-o-amor.html

Beta Oliveira 27/07/2015

Fala de forma simples, clara e passional sobre sentimentos. Bons, ruins, agradáveis, arrependimentos. No meu caso, resultou em Bon Jovi em loop mental. Quer saber o motivo? Confira o texto completo a respeito deste lançamento da Bertrand Brasil no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/07/cap-1053-para-onde-vai-o-amor-carpinejar.html

Leitora Viciada 28/07/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
Aprecio crônicas somente quando me identifico com elas. Nem sempre isso ocorre e o livro se torna "apenas mais um na lista de lidos". É questão de amar ou ignorar o conteúdo. No caso deste lançamento da Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record), garanto que qualquer pessoa se encontrará em vários dos pensamentos.
É um livro para deixar sempre por perto, para ler, reler, ler para os outros, indicar para pessoas que amamos e marcar citações e trechos, as amadas "quotes". Para Onde Vai o Amor? é um livro inteiro de quotes! Nunca (nunca mesmo!) nenhuma obra me fez guardar tantos trechos! Nem sabia mais o que fazer, dentre tantas frase avassaladoras. Por isso, repito: É um livro para manter sempre a mão e reler sempre.
É do escritor, poeta, cronista, jornalista, professor, colunista, palestrante, apresentador e comentarista de TV Fabrício Carpinejar, nascido em Caxias do Sul e morador de Porto Alegre. Já recebeu importantes prêmios como Jabuti (2009, 2012), Erico Verissimo (2006), Olavo Bilac (2003), Cecília Meireles (2002) e Açorianos de Literatura (2001, 2002, 2010, 2012). Possui milhares de seguidores nas redes sociais e seu blog possui milhões de visitas. Foi patrono de incontáveis feiras de livros e integra coletâneas no México, Colômbia, Índia, Estados Unidos, Itália, Austrália e Espanha, além de ter tido um livro publicado em Portugal. No Brasil, você pode encontrar muitas publicações pelo Grupo Editorial Record.
Recebi o livro como surpresa da editora e não havia imaginado lê-lo. Abri o exemplar apenas para experimentá-lo, pois a curiosidade em decidir se Carpinejar merece todos os elogios que observei por aí foi mais forte. Porque como citei, é necessário se identificar com as crônicas para apreciar a leitura; é preciso estar no clima. Não notei o passar do tempo e quando pausei... já estava na metade do livro e adorando, muito compenetrada, cheia de pensamentos, repetindo as frases para mim. Concordando, discordando, imaginando... Pensando em como passei por situações semelhantes das descritas no livro ou como acompanhei alguém próximo com tal momento.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/07/Carpinejar.html

Paola 29/07/2015

Fabrício Carpinejar escreveu mais uma obra de extrema delicadeza e de qualidade ímpar. O livro, Para onde vai o amor?, publicado pela Bertrand Brasil, reúne textos tocantes, cheios de sentimento e que fazem o coração pulsar mais rápido.

Em doces palavras, Carpinejar mostra que o recomeçar depende somente da própria pessoa. Afinal, somos nós quem impedimos o coração de falar mais alto, certo? Fica mais difícil acreditar no amor depois de uma decepção. Fica quase impossível dizer “eu te amo” sem pensar na dor que essa frase já te causou.

No entanto, chega um momento da vida que a pessoa percebe que guardar raiva, mágoa ou rancor não é suficiente. Que isso não ocupa mais o vazio que está na alma. Que a razão muitas vezes não fala o que precisamos e o coração insiste, novamente, em falar mais alto.

"Enquanto na paixão a união ocorre pelas qualidades, no amor os defeitos é que se casam." pág. 133.

Ele mostra que, apesar da louca insistência de querermos desistir do amor, nós não iremos fazer isso. Que o ser humano não desistirá facilmente desse sentimento. Por mais decepções que tenha, a gente sempre vai sentir falta de ter alguém do nosso lado. E chega uma hora que essa vontade fica maior, ai é que o coração começa a querer falar mais alto do que a razão.

Segundo Carpinejar, quando você diz que acabou uma relação, é que está procurando um outro jeito de recomeçar. Não devemos ter vergonha das constantes reconciliações ou de lutar por quem amamos, mesmo que para isso temos que enfrentar o mundo. Há uma frase neste livro que traduz muito bem isso. “Aquilo que é nosso maior erro costuma ser o grande amor da nossa vida.”

Por mais decepções que tenhamos, por mais brigas que um casal tenha, insistir no amor é sempre a melhor saída. Isso, claro, que existe esse sentimento de ambas as partes!

"A fé cria seu próprio tempo. O tempo de amar é agora." pág.151

ricardo_22 01/08/2015

Resenha para o blog Over Shock
Para onde vai o amor?, Carpinejar, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Bertrand Brasil, 2015, 176 páginas.

Caro leitor, antes de iniciar a leitura do livro Para onde vai o amor? é preciso ter consciência de que você não será a mesma pessoa ao fechá-lo pela última vez. Isso se não passar algumas horas seguidas lendo e refletindo sobre tudo que é tratado por Fabrício Carpinejar em sua coletânea de crônicas de fossa, pois sendo um livro de sensibilidade extraordinária, largá-lo acaba sendo uma missão muito complicada.

Entre as piores sensações que podemos conviver em nossas vidas, a separação é de longe uma das mais dolorosas. É bem verdade que ela pode ocorrer de diversas formas e acontecer nos piores momentos possíveis, nem sempre com a necessidade de existir um culpado, mas, quando uma parte de nós nos deixa, é preciso saber conviver com a sua ausência. O que não é nada fácil!

Só quem passou por isso sabe como é horrível acordar e logo perceber que o fim de um relacionamento não era apenas o pior dos seus pesadelos. Essa é basicamente a temática do novo trabalho de Carpinejar, que mesmo deixando claro que não resolverá nenhum mistério da condição humana, propõe reflexões extremamente positivas para quem se pergunta para onde vai o amor quando esse vira suas costas, bate a porta na sua cara e parte sem nem mesmo dizer adeus.

No geral, tais reflexões caminham sempre para o mesmo destino: a comprovação de que o amor sempre prevalece. Aquela pessoa que você tanto ama pode até te machucar, te derrubar e não estender a mão para te ajudar a se levantar, mas o amor verdadeiro, aquele que aquece o seu coração, não se apagará facilmente. Ele será alimentado dia após dia pela esperança de uma reconciliação, ainda que todos insistam em dizer que não vale a pena, que a pessoa amada não merece seu amor, tampouco suas lágrimas.

E Para onde vai o amor? tem a grande ousadia de forçar a voz da emoção a falar muito mais alto, podendo inclusive ser responsável por alimentar o amor de todo coração despedaçado após uma decepção amorosa. Isso porque é possível perceber que o autor falou com o coração e, quando isso acontece, mesmo a mais fria das pessoas se sente tocada por palavras sinceras e que carregam uma carga emocional gigantesca.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/07/resenha-338-para-onde-vai-o-amor.html

Filipe 26/04/2024

Quem não cumpre o para sempre tampouco cumpre o nunca mais
Tudo o que Carpinejar escreve, no fundo, é sobre amor. Não há surpresa nisso. Quem lê Carpinejar o lê com isso em mente. Não há um desalmado que o leia com a expectativa de encontrar, quem sabe, um conto fantástico.

Nesse livro, contudo, ele não nos fala sobre o amor, mas nos ensina sobre ele. São notas de suas paixões e aprendizados duros, coisas que sofreu pra entender e quis nos passar para não sofrermos como ele.

Ouso dizer que esse é um manual aos apaixonados, repleto de lições de autocompaixão e paciência. Ler esse livro é sinônimo de mergulhar na intimidade de Fabrício.

A água tá morna, que tal?

Mariane 24/08/2015

"Para onde vai o amor?" expressa muito bem os sentimentos envolvidos em cada fase do relacionamento amoroso. Mesmo quem não vivenciou alguma delas pode reconhecê-las e sentir-se parte da situação, tamanha dimensão que o autor reproduz.
Leia mais no blog Estante Insólita.

site: http://estanteinsolita.blogspot.com.br/2015/08/para-onde-vai-o-amor-carpinejar.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 04/09/2015

Carpinejar
Para onde vai o amor? é um livro de crônicas e foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, que é bastante conhecido e já tem vários livros lançados.

As relações amorosas são o tema das crônicas do livro, desde o início delas até o final, e "para onde vai o amor" quando a relação acaba? E quando ela não vai bem mas é impossível terminá-la? Já na primeira crônica, consegui entender o motivo de Carpinejar ter tantos leitores. São mais de 50 crônicas e eu gostei e me identifiquei com a maioria delas. Na resenha, vou falar um pouquinho sobre as minhas preferidas e colocar minhas citações favoritas, se bem que praticamente o livro todo poderia estar grifado com trechos interessantes.

"Vou sofrer por amor, não morrer de amor.
Poderia morrer de amor na adolescência.Graças a Deus que não aconteceu." Indispensável Sofrimento, página 21.

"O gosto do amor" nos mostra o quanto podemos descobrir de uma relação apenas observando o beijo.
"O beijo diz se devemos ficar ou não. (...) Não se mente o beijo." página 26
"Se um não está apaixonado, o beijo é uma boca sem ritmo. Uma boca sem repetição. Uma boa sem vizinho, sem ouvido, uma boca acenando porque se esqueceu de seguir." página 27

"Se você encontrou" é uma da crônicas mais fortes do livro, fala sobre se agarrar a quem amamos e nos ama.
"Não há como lhe ensinar coragem (ensina-se medo, mar coragem não)." página 30
"O amor é se ver no reflexo do lago no momento em que chove, nunca será um espelho parado." página 31

"SUS" é uma das menores crônicas, ocupa apenas uma página e faz uma comparação entre como queremos que o amor seja e como realmente ele é, como o Sistema Único de Saúde.

Algumas crônicas são mais amplas, outras, bem mais intimistas e pessoais, onde parece que o Carpinejar está falando dele mesmo, se abrindo. "Todo o amor do mundo em mim" é uma dessas crônicas, onde o autor lista as coisas que ele ama. E foi encantador ver o quanto dos itens que ele cita, também são itens que amo.
"Amo quando encontro gente carinhosa que me faça parecer discreto." página 53

A crônica "Só as dúvidas são certas" foi uma das com que mais me identifiquei, por já ter vivido uma situação semelhante em minha vida, onde eu e meu namorado lidamos com um fato de formas diferente.

"Não se pode mais idealizar nesta vida?" tem a ver com algo que acontece muito com quem lê: a gente se encanta com as relações perfeitas e super românticas dos livros de romance, mas a nossa expectativa e o que encontramos na realidade não são a mesma coisa. Estamos erradas em querer o melhor?

"Será que deveria se conformar com o pior e desperdiçar sua existência com o pior? Não se pode mais idealizar? É um crime conservar o apelo romântico de achar um príncipe, sua cara-metade, seu complemento da alma? Será que ela necessita fingir que a bijuteria brilha como joia? Fingir que o coaxo é um canto de cisne? O pessimismo é a expressão da saúde emocional hoje em dia?" página 99

"Felicidade não é obsessão. Felicidade é se contentar com o que não deu certo também.
(...)
Uma criança entende mais de felicidade porque não a entende.
O adulto, ao desejar ser feliz, já perde metade da felicidade (a outra metade a saudade rouba)." A falta do que fazer, página 106.

"Pássaro com asas de âncora" me conquistou pelo título, e também por ser uma espécie de declaração.

Quando tive o livro em mãos, fiquei encantada pela capa, que tem o coração e o título em alto-relevo. Achei a combinação de cores muito bonita. A revisão está ótima, assim como a diagramação, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho. As folhas são amareladas.

Para onde vai o amor? fez com que eu me tornasse fã do Carpinejar, por sua capacidade de descrever com tanta verdade os sentimentos e emoções. Foi uma leitura muito agradável e que eu recomendo para todos os que tem um coração, para todos os que tem sentimentos. Com certeza, todo leitor vai se identificar com pelo menos uma das crônicas. É um livro que vale muito a pena ter, para poder ler e reler, e é uma boa indicação para presentear também, acho que é meio impossível alguém não gostar de Para onde vai o amor?.

Por fim, "O que é mais complicado; uma entrevista de emprego ou uma conversa de reconciliação?" Para saber o que o Carpinejar tem a dizer sobre o assunto, só lendo O maior prêmio do amor, página 162.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/09/resenha-livro-para-onde-vai-o-amor.html

Erika 10/09/2015

Amor Perfeito
“O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado Você que está vendo este livro com dúvida se precisa dele, você não precisa dele, precisa de si, vive caçando uma palavra que confirme o que deseja, está atrás de um escritor que possa lhe recomendar de volta para quem brigou, com capacidade de explicar o que sente e traduzir seus tormentos. Mas já sabe o que deseja, não há como convencer do contrário, os amigos mostraram que seu relacionamento não tem futuro.”
Queremos um(a) parceiro(a) perfeito mas , todos nos erramos e somos falhos e imperfeitos, queremos ser perdoados e na grande maioria não somos capazes de perdoar . o livro revela diversos tipos de comportamento me identifiquei com vários. E verdade que na grande maioria das vezes preferimos um amor mendigo, nossa quem que não fica indignado com os perfis perfeitos dos aplicativos.
“Tenho ódio das aparências,... da compreensão fingida do inicio. Hoje tenho ódio da paixão que não continua com os defeitos. Hoje tenho ódio de que se apresenta de um jeito para agradar e não assume o que é desde o primeiro encontro. Espumoso ódio daquele que tudo concorda e depois sabota, que tudo aceita para depois sonegar, que tudo quer para depois rejeitar. Indomável ódio da loucura invisível das pessoas, que são sempre certas e exatas em seu raciocínio e volúveis em seus desejos. Imenso ódio dos que jamais dobram os braços para agradecer e os joelhos para ( ... )Orar. Absoluto ódio da confiança, palavra traiçoeira, que é apenas mais um sinônimo para esperança. Insaciável ódio das frases ditas para sempre e que não duram nem alguns meses. Invejável ódio da convivência de ternura episódica. Incomparável ódio do egoísmo disfarçado de independência. Implacável ódio da crueldade que todos recebem quando se desarmam por completo. Incompreensível ódio de me expor, pois não há como se esconder dos próprios sentimentos.
Hoje estou desencantado do amor. Mas só hoje”