Encontro com a Daseinsanalyse

Encontro com a Daseinsanalyse Bilê Tatit Sapienza

Resenhas - Encontro com a Daseinsanalyse

mavi47 15/07/2023

Achei a leitura um pouco densa, desafiadora, não é muito introdutório, mas foi uma boa experiência, boa escrita.

ka 18/04/2022

O interior e a compreensão daseinsanalítica dos sentidos.
Uma leitura acadêmica que vale a pena para quem deseja aprofundar-se minimamente nas compreensões da fenomenologia e na daseinsanalyse.

A linguagem pode ser desafiadora, sendo necessário reler o mesmo parágrafo várias vezes para compreender o que se é dito. No entanto, é uma das características do estudo da fenomenologia que, particularmente, acredito que mais afasta o leitor do que aproxima o aprendizado.

Bilê (pseudônimo), como sempre, necessária e pontual em suas reflexões sobre a filosofia de Heidegger.

?Sentido é aquilo em que se move a compreensibilidade de algo. Sentido é o articulável na abertura compreensiva. Sentido é o horizonte do projeto estruturado pelo ter prévio, pela maneira prévia de ver, pela maneira prévia de entender, horizonte a partir do qual algo se faz compreensível como algo. O sentido é um existencial do Dasein.?

Boa leitura!

Ana 05/10/2021

Introdução ao pensamento de Heidegger
Complexo para quem nunca teve contato com algum texto de Heidegger, apesar do livro se propor a "facilitar" esse encontro. Nesse sentido, acredito que existam leituras um pouco menos densas de conceitos e mais introdutórias.
Mas, Bilê como sempre, com sua maestria em escrever assuntos tão complexos, como a terapia e a existência humana, com uma sutileza e relevância enorme, que nos transmite quanta potência existe na daseinsanalyse.