Phantastes

Phantastes George MacDonald

Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas

Viih Fernandes 23/01/2023

não sei oq comentar
esse livro foi uma leitura muito ruim e pesada pra mim, a cada momento eu me perguntava o que estava acontecendo e o livro não deixava muito claro os acontecimentos.

Monica Diniz 17/01/2023

Um bom livro de fantasia, gostei como ele descreve o reino de fadas .Como eu ouvi como áudiobook tive que alguns pontos volta é bem poético.Valeu a insperiência .
Mateuzinhz 17/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr O

Bruna Nekel 13/01/2023

Não é para qualquer um!
Como diz o título dessa resenha, esse livro não é para qualquer leitor.
Nosso protagonista é Anodos, um homem que acaba entrando nesse universo e lá vive várias aventuras, a questão quanto a "qualquer um" é que muitas pessoas podem chegar nessa leitura esperando uma aventura rápida, um grande ápice e fim.
Não é o que acontece, muito mais que um livro que conta a aventura de um personagem, esse livro conta a história do mundo das Fadas aos olhos do personagem.
Isso significa que Anodos vai passar por várias e várias situações que dessa maneira nos apresentará a esse universo, por esse motivo alguns leitores chamam esse livro de arrastado.
Eu particularmente achei emocionante e cheio de acontecimentos e reviravoltas, nem um pouco arrastado. Percebemos claramente como esse livro inspirou autores como J R R Tolkien e C S Lewis, mas também senti muita familiaridade com Marion Zimmer Bradley, principalmente no estilo da narrativa conseguindo transmitir a magia da história.
A leitura foi perfeita, trazendo todo ar de mistério que envolve esse tema, além do duplo sentido em muitas partes, que só é percebido por quem está muito atento.
Eu amo o tema Fadas e foi muito especial para mim começar 2023 com uma leitura tão linda, rica em detalhes e claro, com uma edição tão perfeita.
O tanto que eu amei não cabe em palavras.

emol.ga 10/01/2023

Fantasia envolvente
Para mim, ler Phantastes foi algo surpreendentemente contraditório. De uma escrita enfadonha e cheia de detalhes, não que isso seja algo extremamente ruim em minha opinião, acabei por me questionar diversas vezes o porquê de estar lendo tal obra e o autor, por sua vez, tratava de responder minha pergunta a cada final de capítulo. McDonald nos envolve em sua escrita fantástica de uma forma que somos transportados diretamente para o Reino das Fadas. Enquanto eu lia não estava mais no metrô indo para o trabalho, se quer tinha problemas para resolver, eu estava simplesmente debaixo da grande faia, lendo na biblioteca real ou no castelo antes da grande batalha com os gigantes.

Ler esse livro é como voltar no tempo, é relembrar os antigos contos de fadas que eram contados para nós quando criança e se pegar pensando: "porque não vivo em um lugar assim". É uma obra com cenários incríveis, uma arquitetura que nos tira o fôlego enquanto as falas e personagens nos trazem uma grande reflexão. Até mesmo as canções, as vezes cansativas, contam histórias interessantes ou expressam sentimentos incapazes de serem descritos em uma só palavra; mesmo que no meio da tradução tenham se perdido um pouco do sentido ou da rima.

Todavia eu sou uma pessoa chata, admito, e mesmo McDonald tendo me conquistando de tal maneira que Phantastes adentrou a minha lista de livros favoritos, existem pequenos aspectos na história que deixaram a desejar. O grande Freixo apresentado no começo da história deixa a impressão de uma grande trama a ser desenvolvida com o personagem principal para no final, ou melhor, para no meio do livro acabar de uma forma muito simplificada. A carismática senhora da casa de muitos caminhos, com perdão da referência, também me deixou com gostinho de quero mais. Ela realmente sobreviveu? Porque ela tinha que ficar lá? O que aconteceu? Cadê um mísero parágrafo falando sobre o que realmente era a seita apresentada no final do livro. Enfim, foram pequenos desfechos pelos quais esperava mais explicações e sendo uma pessoa curiosa como sou, acabaram me desapontando.

Como última opinião, creio que Phantastes é um daqueles livros "ou ame ou odeie", não existem meios termos nele, ou ele vai te conquistar por completo fazendo emergir em meio a floresta encantada ao lado das fadas ou você simplesmente o terá comprado pela belíssima capa. Estejam avisados.

Block..gabi 09/01/2023

Foi o primeiro livro que comprei,não me canso de ler.O livro tem uma pegada infantil, o que faz ele ser bom,gosto de como ele foi escrito Porque vc pensa que ja sabe o que a historia se trata e quando começa a ler percebe que é totalmente diferente do que vc achou que era.

Amos.Alves 31/12/2022

Curioso
Phatases é um livro no mínimo curioso, cheia de cenas estranhas e as vezes meio avulsas, possui uma história que não necessariamente prende o leitor, mas pelo mesmo possuí um pouco da mágica da fantasia.

JefersonK1 28/12/2022

Bom, só isso.
Um livro com uma leitura bem arrastada, várias vezes da vontade de desistir dele, mas fui até o final.
Basicamente é um passeio pelo mundo das fadas, onde o protagonista relata tudo que viveu, viu ou ouviu nesse universo. Fala sobre as raças que existem lá e a diferença entre nosso mundo e o mundo mágico, mas somente isso. Nada de extraordinário, não é uma leitura q eu indicaria pra quem gosta de livros com bastante emoção.

Mmads 28/12/2022

Inspiração
Para uma pessoa que ama fantasia, esse titulo é necessário. Uma leitura para viajar. Não achei uma leitura fácil, mas recomendo.

ViOliver 28/12/2022

Atendeu as minhas expectativas
Pros amantes de Fantasia esse livro é perfeito pra imergir em imaginações e criar um mundo na nossa mente. O físico dessa edição é simplesmente deslumbrante, a luva, a capa, a diagramação... Vejo que a maior resistência de alguns leitores foi em compreender a história em um todo, vejo algumas resenhas com relatos de um sentimento de desconexo da história da metade pro final... Mas eu vejo que essa não seja uma leitura e se prender muito em contextos. É uma leitura de viajem real, de ir ao mundo das fadas e ao mesmo tempo voltar a realidade, de praticamente existir em dois mundos ao mesmo tempo. Amei muito e com certeza irei rele-lo daqui um tempo.

Micheli.Maclin 27/12/2022

A base da fantasia
Gostei de alguns trechos, como por exemplo o conto do espelho...
Mas achei uma leitura de difícil fluidez...
Um tanto cansativa... mas considerando que foi escrito em 1858... tá perdoado...
Mesmo assim ainda recomendo!

Fernanda Macedo 25/12/2022

?Aprendi também que aquele que almeja ser um herói acabará sendo apenas um homem. Porém, se o que deseja ser é nada mais que um agente de seu trabalho, está seguro de sua humanidade?

Não entendi nada desse livro, mas fica esse trecho, que eu achei bonito

Jessy 17/12/2022

Fofooo
Uma leitura gostosinha e muito fofa de se fazer. Gostei bastante da Princesa Irene e do Curdy e detestei fortemente a aia dela. Alguns mistérios sobre a avó da Irene não me foram esclarecidos mas sinceramente eu n achei necessário.