Phantastes

Phantastes George MacDonald

Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas

Alessandra 30/05/2021

O tema prometia bastante, um conto de fadas adulto, porém a escrita arrastada e, na minha opinião, muitas vezes desconexa deixa a desejar.
Frustrou minhas expectativas.
Mariana.Renno 02/06/2021minha estante
Acho que tive expectativas demais, porque também me frustrou. Achei o livro incrivelmente chato

Marcelo.Medeiros 06/06/2021minha estante
Também concordo. Inicialmente nós deparamos com uma grande expectativa que se frusta ao longo da leitura que gradativamente se torna arrastada e por vários momentos confusa!

Marcelo.Medeiros 06/06/2021minha estante
Leitura finalizada. Gostaria de destacar que nitidamente se observa as influências impressas na obra de Lewis e Tolkien em várias passagens desse livro.

Pablo Santos 27/10/2021minha estante
Nossa, sim! O pior livro que li. Me causou uma ressaca literária brava.

Faline.Ferreira 26/01/2022minha estante
Já é a 3 tentativa de leitura, mas achando bem chato.

JoiceMingorance 18/07/2022minha estante
Sinto a mesma coisa!! Criei expectativa demais. Leitura arrastada.. mas vou terminar.

Caio 13/10/2022minha estante
Achei um livro bom. Dei 3 estrelas. Fui ler com muita expectativa por dizerem ser o predecessor de Lewis e Tolkien mas eu achei inicialmente a obra chamativa e logo entediante pela demora dos acontecimentos, falta de personagens marcantes, enredo um pouco difícil de entender. Boa parte do livro o protagonista que não recordo o nome está sozinho, o livro me trouxe um sentimento de solidão que não deve ter sido a proposta do Donald. Gostei dos poemas que o protagonista canta e do final. Poderia ser bem melhor.

somebody 28/10/2022minha estante
Ainda não conclui a leitura, mas estou na expectativa de que ele deva melhorar. Mas até agora, estou tendo a mesma impressão que você: leitura arrastada, muitos detalhes que poderiam ser diminuídos e acrescentados em aventuras. O livro tem tudo para ser muito bom?

Ariane 24/02/2023minha estante
Não entendi esse livro. Prometia tanto de acordo com os relatos de Lewis. Mas não vi nada de sentido cristão, muito pelo contrário. É pesado e arrastado, estranho, cheguei a me sentir mal lendo. Parei no final, nem sei se termino. Não vi início, meio e fim, é confuso.

DARKMEMC 25/12/2023minha estante
Sou fã de Tolkien, logo, caí aqui tb... leitura em andamento, e também estou achando bem arrastado. Ok, é perceptível que realmente Tolkien bebeu nessa fonte, mas acho que criei expectativas demais tb. Vontade de parar, mas, insistir um pouco mais.

skuser02844 10/11/2021

O que eu achei
Chegou a hora de falar sobre esse livro
Não tinha comentado nada nas leituras, pq não é um livro fácil de se comentar.

Em primeiro lugar Lewis disse que, apesar de amar o autor, ele exagerava demais na escrita.
Tolkien disse que não aguentava mais ler George Macdonald.
Isso não significa que é um péssimo autor, muito pelo contrário, é o precursor da ficção científica.

Esse é um livro difícil de se ler.
Muito poético. Exageradamente poético. Poético ao extremo.

Vc acaba se perdendo na leitura, se não prestar bastante atenção.
São muitos detalhes. Detalhes riquíssimos, porém muitos.
As vezes eu precisava voltar a leitura, pq não lembrava mais sobre o que o autor estava falando. Ele usa de muitas vírgulas. E eu achava que Lewis usava muito esse recurso. Mas já sei de quem ele aprendeu kkkkkk. As vírgulas que Lewis usa, o Macdonald usa em dobro.
Mas qndo voltava no texto e pegava o fio, entendia a beleza da descrição.

O reino das fadas criado pelo autor é um dos mais belos que já vi. Me fez lembrar qndo assisti Avatar e entrei em Pandora. Aqueles animais de diversas formas e espécies magníficas. Aquelas árvores luminosas que enchem os olhos e as montanhas flutuantes.
Simplesmente magnífico!

O capítulo sobre o espelho, pra mim, é o melhor! Vejo muito do Evangelho alí. Me fez lembrar daquela antiga canção de Voz da Verdade.

Então, não é que não gostei do livro. Pelo contrário. A história é bela, de encher os olhos.
Só achei a escrita difícil.
Se vc gosta desse tipo de escrita. Entre de cabeça! Recomendo demais.
Se não gosta, leia msm assim. Talvez o problema tenha sido comigo.
Mas saiba de uma coisa. É belo! É lindo!
A história é Phantastes(ca)!!
Roberth 10/11/2021minha estante
Gostei demais do modo como você fez esta resenha. Chegou a ser poético também, meu amigo! Hehe

skuser02844 10/11/2021minha estante
Pois é, meu amigo! Acho que é o efeito pós Macdonald kkkkkk

Davi Dias 10/11/2021minha estante
Depois dessa resenha.. talvez eu tire o meu livro do plástico.. kkkk

Eu já coloquei na lista da Amazon! Kkk

skuser02844 10/11/2021minha estante
Roberth, compre essa edição aí. É o livro mais lindo da minha estante. O Davi vai concordar comigo. É lindo demais!!¡

Roberth 10/11/2021minha estante
Então, já até aproveitei pra colocar o Lilith na lista junto! Parecem verdadeiras obras de arte as edições hein

Davi Dias 10/11/2021minha estante
Thomas Nelson é covarde dmais... Essas edições são lindas demais... Da até dó de ler... Kkk

skuser02844 10/11/2021minha estante
Fui lá na só conferir lilith. Não tinha visto aínda. Realmente, parece bastante com essa edição aí. Já coloquei na lista tbem. Agora só falta o dinheiro kkkkk

Gabrielle 16/06/2022

Não funcionou pra mim, mas entendo a importância dessa obra
O livro parece uma viagem bem cansativa. Muitas vezes o peguei para ler, mas acabava fazendo outra, já que foi uma leitura que não me prendeu.

Ainda assim, entendo a importância dessa obra como influência do gênero de fantasia. Muitas vezes o Reino das Fadas me lembrou Nárnia. É nítida a influência de Phantastes nos livros de Lewis.
4L4N 16/06/2022minha estante
Um livro bem difícil mesmo!

almeidalewis 16/06/2022minha estante
Tá vendo Gabrielle qto é relativo ! Lewis tinha essa obra para ele como um devocional ao qual recorria algumas vezes... na primeira vez que eu fui ler ( nos anos 2000 ) a autobiografia de Lewis eu só engatei depois da terceira ? tentativa. Fui atrás das referências de Lewis e achei bem difícil o homem eterno ( lido 2X ) e phantastes li agora pouco, mas já tinha muita coisa para compreender melhor a obra...

Gabrielle 16/06/2022minha estante
Talvez no futuro eu posso aproveitar melhor em um releitura. O Reino das Fadas é como uma pré Narnia, mas Lewis conseguiu criar um lugar e uma história mil vezes mais interessante. Ainda assim, tenho gratidão por Phantastes existir e inspirar tanta coisa boa ?

almeidalewis 17/06/2022minha estante
Sim, Gabrielle exatamente : inspirar tanta gente !!! ???. Quando lê a descrição de Lewis em surpreendido pela alegria de como ele encontrou e leu PH... e diz que aquela obra batizou sua imaginação despertou ele para uma nova dimensão ( claro q isso é mais compreensível qdo sabemos das circunstâncias da vida de Lewis )...Como advertil o próprio autor que esse conto de fadas é para adultos... vou te mandar ( no privado ) uma indicação de material de apoio ?? a respeito dessa obra.

almeidalewis 17/06/2022minha estante
Gabrielle nos anos 2000 eu fiquei doidinho para ter acesso ao phantaste e não conseguia pq n tinha Internet nesse nível e era muito difícil achar um exemplar. Onde li pela pela primeira vez trechos foi na biografia de Lewis ( C.S.Lewis o mais relutante dos convertidos, 2002 ) escrita por David Downing que apesar de ser bem breve a biografia é muito rica em detalhes.
A primeira obra bastante referenciada por Lewis em surpreendido pela alegria que li foi o Homem eterno que na primeira leitura o trator passou por cima de mim ?, mas como eu admirava muito ( admiro ! ) o Lewis não largaria tão fácil assim.

Se Lewis já era difícil imagine seus influenciadores e assim pesquisei e reli mais uma vez e me maravilhei com o homem eterno ( tenho uma resenha amadora aqui no Skoob ) e fiquei muito, muito feliz com essa tradução do phantastes ( li no final de 2021 ) pq pela primeira vez ia ter acesso a obra integral ( e não me decepcionou ? ) não entendi tudo,mas a essência sim ???. E pretendo reler o mais breve possível.

Desculpe aqui minha empolgação ??

Gabrielle 17/06/2022minha estante
Gosto da empolgação kkkkkk
Imagino como estas obras eram difíceis de serem encontradas sem a Internet.
Eu comecei a ler C.S.Lewis em 2019, ainda estou começando, mas gosto demais destas referências

almeidalewis 17/06/2022minha estante
Não sei se já lhe falei do filme sobre ele tem no YouTube: terra das sombras, ??.

Ele diz a respeito do sofrimento : Não tenho mais respostas só a vida que vivi !

Gabrielle 17/06/2022minha estante
Vou pesquisar

Thais 21/09/2022

Bem cansativo
O livro tem lá suas particularidades, é difícil de compreender algumas partes, por ele ter sido escrito há muito tempo atrás, tinha página que eu tentava me concentrar em cada palavra mas quando chegava ao final já nem sabia mais o que tinha lido kkkk o enredo em si é bom, a vida que Anodos teve no Reino das Fadas foi bem aventureira, se assim posso dizer.
Ao todo é um livro interessante mas seria mais indicado para quem curte algo mais complexo e fantasioso.
As filosofias me deixaram bastante pensativa e o final foi como eu esperava.
NatAlia1704 05/11/2022minha estante
Gente, tô enrolando pra ler esse livro. Cheguei na parte da dama do Amieiro, mas já tô com medo de voltar a mesmice!

Thais 08/11/2022minha estante
Acho que a partir daí vc vai conseguir ler mais rápido mas continua massante kkkkk

NatAlia1704 11/11/2022minha estante
E está... Kkkk Devido às minhas demandas e tbm à desmotivação pra ler e estou na parte em que ele chega num castelo (acho que é isso) que tem o nome dele. Minha atual motivação pra ler é terminá-lo ?????

Thais 14/11/2022minha estante
minha única motivação foi essa kkkkkkk quando eu conseguia ler um capítulo eu dava glória a Deus por sobreviver

NatAlia1704 18/11/2022minha estante
Thaís do céu cheguei lá na parte do Cosmo (Na verdade já passei) e que sofrimento, viu?! Achei que ia descobrir o que atingiu ele e como o objeto sumiu, mas nada e voltamos à "incrível" história do Anodos, Jesus, dai-me forças!

Mariana 05/03/2021

O início dos contos de fadas
Fui influenciada pela beleza deste livros assim como por sua descrição e por ter tantos autores ( C.S Lewis e Lewis Carrol...) que se inspiraram no próprio autor o George Mac Donald.

Achei autêntico demais e muito interessante. Uma história sobre o reino das fadas e de outros seres, toda a tragetória de Anodos um humano comum até onde ele sabia, e envereda por um reino desconhecido e vive aventuras surreais e passa alguns dias fora de sua casa, mas não se arrepende de tudo o que viveu lá!!

Uma leitura leve e fácil de ler, não é tão rebuscada quanto um livro do Lewis, mas eu curti conhecer essa obra Clássica maravilhosa!! Bem- vindos ao reino das Fadas. ????????????????????????????????????????
almeidalewis 06/03/2021minha estante
Lewis é bronca mesmo em 2001 não tinha muitos livros dele traduzido e se dizia que era devido a sua escrita muito erudita e uma das suas maiores autoridades no Brasil( Gabrielle ) ouviu de uma editora que no Brasil não se lia Lewis

Mariana 08/03/2021minha estante
Ainda bem que isso mudou! E Lewis trouxe- nos seu mestre Mac Donald ?????

almeidalewis 08/03/2021minha estante
Um dos livros q eu fiquei muito curioso foi tb o homem eterno de chestertom ( li duas vezes no intervalo de uns 8 anos ) na primeira leitura nem fiquei na penugem do Coelho, já na segunda desanuviou como disse Santo Agostinho. ?

Larissa.Vieira 17/02/2023

Inspirou Tolkien
Considerado o pai da fantasia moderna, George Macdonald nos agracia com um romance feérico e fantástico, com a clássica jornada do herói que passa por aventuras e amores para se tornar quem sabe um adulto mais sábio de suas origens e ações. Para mim o melhor do livro é um conto narrado lá pelos meados da narrativa sobre um espelho encantado/amaldiçoado. Infelizmente, para mim não foi uma leitura tão fluida e senti um pouco o peso das poucas páginas que o livro tem, ora as vezes a leitura se tornava arrastada ora repetitiva, porém sim é um livro muito bonito (incluindo sua edição linda da Thomas Nelson Brasil).
Ariane 24/02/2023minha estante
Sobre esse peso, também senti e não entendi. Como um clássico de referência cristã esperava algo de sentido cristão, mas não parece.

Larissa.Vieira 24/02/2023minha estante
Lewis faz isso muito bem em As crônicas de Narnia, o fantástico e o simbolismo cristão ??

EvertonJOB 03/03/2022

Diferente...
Eu vim a ler esse livro principalmente pela curiosidade de saber a influência desse autor em Lewis e Tolkien. Gostei dos elementos fantásticos no livro, mas a escrita dele não consegui me acostumar.
almeidalewis 28/04/2022minha estante
Olá werveton, ? sim esse foi juntamente o homen eterno ( chesterton ) e um outro que mais influenciou Lewis. PHANTASTES batizou sua imaginação ! É um conto de fadas, porém não para crianças / adolescente. É para adultos reconheço que é um livro com diversas camadas e isso o torna um pouco denso para se entender na primeira leitura...

Fiz uma breve resenha ( amadora ) dessa obra se tiver interesse e tempo dê uma olhada. Até breve e boas leituras ??, ???

EvertonJOB 28/04/2022minha estante
Opa, valeu.

almeidalewis 21/12/2021

VASTIDÃO !
Pois é ! Esse é o sentimento que alguns leitores podem ter ao caminhar na terra das fadas com Anodos que ao completar 21 anos e ter ganhado uma escrivaninha + as chaves da mesma que lhe proporciona um passeio incrível e inesquecível pelo mundo da fantasia. ( - No Reino das fadas Anodos...neste dia eu encontraria a estrada para o reino das fadas pag 24 )

?PHANTASTES ( 1858 ) se aproxima muito de uma obra onírica, episódica muito rica em MATIZES espirituais. Narra a história de Anodos ( "aquele que perdeu o caminho" ) sua mãe morreu quando ele ainda era criança. Certa noite ao ter contato com uma fada ele suspira em ir para um reino de fantasias consequentemente no dia seguinte ele é levado até esse reino de florestas encantadas + mitologias nórdicas + gregas romana + lendas Artorianas...no meio de tanto turbilhão desse mundo fantástico Anodos mergulha num oceano borbulhante em uma noite estrelada e tem uma experiência profunda de renovação espiritual...( e por aí vai ?? ? )

A RESPEITO DA OBRA : ?

?? Advirto que definitivamente não é uma leitura fácil ! No original a obra tem um subtítulo denominado um conto de fadas para Homens e mulheres ( livro para Ad )...Realmente é uma literatura fantástica construída no lirismo tem um peso gótico, mitológico ! Um mundo encantado se abre para o LEITOR que tem uma sensação de ser arrasto para uma VASTIDÃO ( semelhante ao caminho da Terra média em descrições ) para inumeris caminhos que seja ele do coração ou da cobiça... então seguimos sem olhar para trás e sem saber o que vem pela frente por um desejo de beleza e TRANSCENDÊNCIA com temáticas existencialistas. Espelho ( portal,comunicação com outros mundos ) e sombra ( parte de si mesmo ) são temas recorrentes nessa narrativa ambas comuns no tema fantasia.

? LIVRO : uma verdadeira obra prima em construção, edição de luxo capa dura,papel pólen amarelado, em vários tons de verdes,letras capitulares nas aberturas dos capítulos, nas notas de rodapé em vez de asterisco temos um desenho de folha, todo na padronagem de flores ,com ilustrações originais ( 1984 qdo Tolkien tinha 2 anos e lewis nem era nascido ainda ),capa com reserva de verniz em pto.. enfim essa obra foi desenterrada e recebeu um banho de luxo + tratamento de gala ???. Essa obra comemora ( em 2021 ) 163 anos que foi inscrita ( 1858 ).

??George MacDonald considerado o pai/avô da fantasia e foi inspiração para muitos escritores de fantasia que conhecemos e que se destacaram dentre alguns escritores destaco : Tolkien, C.S.LEWIS, Chesterton, Lewis Carroll, Madeine L'Engle ( uma dobra no tempo )...

?Considerações ( pessoal ) : Apesar da obra ter uma linguagem culta ( para fantasia ) recomendo para quem gosta muito de alguns escritores como Tolkien + Lewis para conhecer melhor as fontes que eles beberam,quais foram suas influências + inspirações e métodos que eles utilizaram não há como lê a terra média e Narnia sem perceber ECOS GRITANTES da influência de MACDONALD.

?PHANTASTES muito anterior ? a NARNIA e a TERRA MÉDIA ( Tolkien ) !!!

Ass: Alexsandro G.almeida ( 21/12/21 )
Taty 16/01/2022minha estante
Excelente ??

almeidalewis 16/01/2022minha estante
Lisonjeado Taty tamanha importância e influência que a obra/escritor teve historicamente merecia essa elucidação. A obra por possui várias camadas é um pouco difícil, mas isso não tira seu brilhantismo exige mais de nós e até uma releitura é muito bem vinda. Boas leituras ? e grato pelo feedback ??.

Marcelo Duarte 08/02/2023

Um conto de fadas fragmentado
Leitura finalizada e o final deu uma amarrada. Eu só fiquei desconfortável com as histórias que parecem um pouco desconexas, com apenas poucas linhas as conectando. O autor vez ou outra, através da boca do protagonista, não explica algumas coisas. Essas coisas sem explicação não tem relevância nenhuma pro desenrolar da história, mas ele abre uma porta pela qual não passa. É isso me gerou desconforto.

O final O final é um tanto abrupto, ficou literalmente pra última página. Eu não estava preparado pra isso.
Ariane 24/02/2023minha estante
Que raiva kkk não gostei, parei no final, mas com esse comentário acho que vou ter que terminar.

Marcelo Duarte 27/02/2023minha estante
Voltei, talvez você se surpreenda, talvez... Minha experiência foi interessante até, embora não goste muito dessas histórias desconexas - que têm um pézinho de conexão -, mas o final até que me surpreendeu

Lila 06/12/2022

Lendo este livro eu até consegui sentir o ar puro e mágico da floresta do Reino das fadas. É um livro que não faz decepcionar a capa. Sim ele é sombrio, misterioso e cheio de criaturas monstruosas mas também é narrado por um valente e corajoso viajante. Agora entendo por que serviu de tanta inspiração para C.s.lewis. Não é uma leitura fácil isso tenho que admitir mas com um tempinho ela pode te envolver como um sonho inconstante você vai abrindo seu imaginario.
Viviane.Bulhoes 06/12/2022minha estante
Achei essa leitura muito viajada

Lila 06/12/2022minha estante
Acho que é a mesma sensação de um sonho bem inconstante e viajado Ksksksk mas com partes que arrasam o coração de uma vez.

JonasDomm 02/06/2021

Assim de saúde
Eu não sei explicar. Eu tinha tanta esperança de que iria gostar desse livro. Ainda mais por ter o genero fantasia como meu genero literario favorito. Eu não gostei da leitura, não consegui me apegar a narrativa. Eu fiz questão de terminar, mesmo que arrastado. Havia vezes que eu nem sabia o que eu tava lendo. Me pegava virando as paginas sem lembrar do que acabava de ler. Eu teria abandonado, mas seria perseguido por isso, eu precisava, mesmo não gostando, não me apegando, tinha que terminar.

O livro não é ruim. Talvez eu que tenha ido com expectativa demais.

O livro apresenta a jornada de Anodos, um rapaz comum que está explorando seu castelo recém-herdado, quando uma fada imponente aparece para ele prometendo-lhe que no dia seguinte ele iria encontrar o caminho para o Reino das Fada.

02/05/2021
Mariana.Renno 02/06/2021minha estante
Meu Deus, você leu meus pensamentos. Terminei de ler só para não me culpar depois de não ter chegado ao fim, mas não consegui assimilar quase nada. Queria tanto ter gostado, adoro esse gênero literário, mas putz.. que livro chato! Obrigada por não me sentir tão sozinha nessa ?

JonasDomm 03/06/2021minha estante
A palavra chato cai muito bem nele mesmo. Eu também, eu não assimilava as coisas. E, acredite, eu não estava lendo ele com distraçoes ou outras coisas na mente. Eu juro q me mantive focado, mas nao conseguia... Chato demais.

Por nada. Nós, leitores, não devemos ficar sozinhos. Nem que seja nas leituras ruins. ?? ?

Stitcha 22/04/2022

Misericórdia
Não sei como aguentei ler isso até o final porque misericórdia que coisa mais cansativa minha gente kkkkk definitivamente não foi pra mim, eu simplesmente não conseguia entender quase nada do que estava acontecendo e continuei assim até o final. A melhor parte foi quando acabou. ?? Continuo achando que é uma cópia ruim de Alice no país das maravilhas. Flw
Blog Lendo e Escrevendo 17/05/2022minha estante
Posso estar enganada, mas Alice foi escrito alguns anos depois desse.

Thiago 14/09/2021

Menos do que prometia
O livro apresenta algumas características interessantes, construções poéticas e momentos de ternura e delicadeza.
No entanto, ao imaginarmos uma obra que inspirou Tolkien e Lewis, as expectativas se tornam enormes. Quando nos deparamos com o livro, muitos aspectos da escrita, talvez por serem tão distantes da nossa realidade temporal e cultural, não fazem sentido para o leitor, gerando um livro, por diversas vezes, confuso e não tão empolgante.
Samseipsp 02/11/2021minha estante
essa edição antiga tem uma tradução bem ruim , releia na nova edição

santos 16/01/2022

Phantastes
Comecei a ler esse livro sem espectativas nenhuma. Graças a Deus!
Primeiro que nem existe sinopse desse livro (pelo o menos eu não encontrei em lugar nenhum).
O autor joga um monte de coisa na história, sem nexo algum, e a gente que se vire para ler e fazer isso tudo se encaixar. Em nenhum momento ele define um destino, um propósito para este livro. É simplesmente uma viagem que não vai para lugar nenhum.
Apesar de tudo, gostei muito mesmo de várias frases e do final. Acho que dá para entender um pouco do que ele quis passar, mas ele fez isso de uma forma péssima.
Luis0501 16/01/2022minha estante
Quando li esse livro achei ele extremamente confuso, porque não entendi nem metade das metáforas que o autor fazia e qual era pra ser a mensagem do livro. Mas de alguma forma eu mergulhei tão fundo da leitura que quando acabei o livro tive a sensação de ter saído do mundo das fadas junto com o protagonista.

Carol 09/01/2022

Encantador!
Eu não diria que é um livro fantástico, mas é encantador!
George MacDonald tem uma das escritas mais delicadas que já vi e a história é muito onírica e poética, talvez por isso a leitura não flua tão bem como eu esperava. Há alguns momentos arrastados, mas há também episódios memoráveis (meu preferido é o do espelho mágico e a parte final, onde finalmente o protagonista entende seu lugar nesse país das fadas).
Toda essa delicadeza e poesia criam maravilhosos elementos fantásticos e trazem o leitor sem esforço para o reino das fadas. Recomendo no entanto atenção para assim como o protagonista, não se perder nos detalhes descritos e ficar nesse reino mais do que deveria.
Letícia 09/01/2022minha estante
Comecei hoje a leitura desse livro e até agora, achei tanto a história quanto a escrita de uma delicadeza encantadora (como vc disse na resenha)e já estou com vontade de ler as demais obras desse autor assim que terminar essa