Deserto dos desejos

Deserto dos desejos Pablo Amaral Rebello

Resenhas - Deserto dos desejos

Daniela 10/03/2020

Uma viagem!
Em Deserto dos Desejos acompanhamos Anton, o herdeiro de uma família rica que tem uma vida de mordomias, facilidades e diversão, um homem mimado que acaba por descobrir que algumas lendas podem ser muito reais, como a do gênio no deserto. O próprio livro nos questiona então: “Qual o desejo do homem que tem tudo?” E assim somos levados por uma história que permeia a alta sociedade, o deserto e seus segredos, as transformações de uma pessoa e daqueles que o cercam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por um momento achei que talvez o fato do protagonista ser tão diferente do que estava acostumada a ver pudesse ser um problema, mas a narrativa do autor foi tão fluida, leve e sagaz que não senti falta de qualquer outra personalidade.
Confesso que não sabia bem o que esperar do livro, mas levada pelo gosto de sempre ler mais sobre as culturas do oriente acabei encontrando o Deserto dos Desejos e não me decepcionei, pelo contrário, fui surpreendida de várias maneiras.
Com certeza é mais uma história que nos mostra como é possível recriar aquilo que já foi contado milhares de vezes de uma maneira completamente diferente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Era fácil pensar na existência de criatura mágicas após assistir o sol se pôr entre dunas solitárias, com o vento assoviando baixo na luz bruxuleante do fim do dia” (pag. 23)

site: https://www.instagram.com/p/B9h3m02jvme/

sartaris 16/07/2015

Empolgante
Eu ainda estou sob o impacto da leitura. Impacto bom, devo dizer. Fazia muito tempo que não me empolgava e era envolvida por uma história dessa maneira. A narrativa se passa rapidamente e quando você percebe está no meio do deserto, sentindo o vendo frio, esperando pelo homem que concede desejos. E ai, como um thriller, tudo começa a acontecer.. e.. e.... caramba, que história. Quando acabou, eu pensei: Ah,não, sério? Quero mais! Pablo, não faça igual o G. R. R. Martin. Não demore tanto. Quero mais aventuras como essa.

Tiago Toy 14/07/2015

Ótimo.
Sou autor de ficção e da série Terra Morta, lançada pela editora Draco, e sei o quanto é gratificante receber uma resenha de um trabalho que passamos tanto tempo lapidando. Acredito que retorno financeiro é ótimo (todos temos contas para pagar), mas saber o que estão achando do nosso trabalho é tão bom quanto, pois assim podemos saber onde acertamos, e onde devemos melhorar.

Adquiri Deserto dos Desejos por acaso. De início, foi a capa que chamou minha atenção. Depois, a sinopse. Melhor ainda pelo fato de eu estar querendo um livro rápido, e não havia tantas páginas.

Comecei a ler também por acaso. Comecei A Hora do Vampiro, mas depois de ler dois livros de Stephen King numa rodada estava precisando de algo diferente. Procurei entre as centenas de livros em meu tablet, e pensei: "Vamos ver o começo deste aqui." Me pegou de primeira.

OBS: Não vou encher linguiça na resenha falando sobre a história do livro; a sinopse está ali pra isso. Vou me ater ao que achei dela.

Capítulos curtos, leitura fluída, sem enrolação, vai direto ao ponto. Algumas transições entre os capítulos dão saltos tão grandes que não cansa o leitor; pega de surpresa. Enquanto alguns autores preferem enrolar e enrolar, Pablo Amaral Rebello optou por ir direto ao ponto.

Outro fator favorável é a forma como a história se desenrola. Quando você pensa que o foco será um (ligado ao tal desejo), o texto sofre pequenas reviravoltas que levam para um caminho inimaginável. Sinceramente, eu não esperava nada do que aconteceu. Pablo não se acomoda no lugar-comum. Há de tudo aqui.

Os personagens são bem construídos. Não tenho maiores ressalvas a respeito. Cumprem bem seus papéis, marcam de formas diferentes. Meu favorito é Jesse, o irmão crápula do protagonista. Não é um vilão propriamente dito, consigo entender seu ponto de vista, embora este não seja discutido abertamente. Se você é um leitor atento e consegue ler o que está nas entrelinhas, nas atitudes do protagonista, vai poder ver Jesse de outro ângulo e concordar com suas atitudes.

O desfecho é bem interessante, principalmente a forma como o protagonista, Anton, consegue o que quer. Se eu disser que é um final fechado, você que está lendo vai esperar um final fechado. Se eu disser que é um final aberto, esperará um final aberto. Portanto, digo: é um final satisfatório. Não esperei o final, e não estou dizendo "Eu não esperava aquele final"; estou dizendo "Eu não esperava o final daquele jeito, naquele ponto". Acredito que seja uma boa sensação ao leitor.

Deserto dos Desejos prova (mais uma vez) que escritor brasileiro é bom. Não; é mais do que bom. Pode vir de onde você menos espera. Eu não esperava muito do Pablo Amaral Rebello. Hoje espero mais livros dele.

site: https://www.facebook.com/tiagotoy
Rafael Michalski 14/07/2015minha estante
Estou lendo por indicação sua :) Estou na metade e adorando a narrativa do autor

Tiago Toy 14/07/2015minha estante
Realmente é muito gostoso de ler, Rafa. Fico contente de verdade que tenha se interessado. O cara manda bem. Depois diz o que achou \o