O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

Bacurau 19/05/2021

Axl ?
Névoa do esquecimento, casal de velhinhos em busca do seu filho, guerras, dragões...

Muuuuitas aventuras! No final deu um aperto no peito, fiquei com gostinho de quero mais hehe

Super recomendo! ?

kendi 15/05/2021

a ignorância é uma benção (?)
o livro em si não me atraiu muito, não sou muito fã de fantasia, mas a escrita do Kazuo Ishiguro é bem fluida e agradável. a história durante o livro parece um pouco solta, mas acredito que no todo, em especial o fim, traz um significado, uma reflexão pertinente.

(aqui tem um pouco de spoiler, não da história em si, mas da reflexão que é levantada ao mais para o fim do livro)

o tema central é se os esquecimento pode ser melhor para uma sociedade (e para as pessoas individualmente) do que a lembrança. isso me remeteu bastante ao filme 'brilho eterno de uma mente sem lembranças". apesar de ser a grande reflexão do livro acho que ela demora muito a ficar claro, pois talvez até por ser um livro de fantasia o autor quis fazer dele um mistério, acho que isso acaba sendo um pouco ruim, mas torna o resto do livro um pouco insonso.

“Eu me pergunto se, sem as nossas lembranças, o nosso amor não está condenado a murchar e morrer.” (roubei a citação de uma outra resenha no skoob)

VinAcius49 14/05/2021

O lirismo foi a chave
Olha, minha resenha possui título agora!
O Gigante Enterrado me manteve entretido por todo o tempo de leitura, o que foi... ABSURDAMENTE prazeroso!
Escrita muito boa, narrativa linda, personagens... abaixo da média ou na média (?), ainda não consegui decidir, todos os elementos são apresentados de forma tão natural e o enredo... Interessante aqui, eu ainda estou meio sob a névoa e as coisas estão me fugindo rápido ? mas se é um enredo fraco, é contado de uma forma tão boa que torna pouco perceptível.
E Vinnie está aqui bem emocionado com o final ainda ?

Diego Almeida @diegoalmeida999 03/05/2021

Lembrar e esquecer, o que guardamos?
O que guardamos? Como lidamos com nossas bagagens? Podem as mágoas serem eternas?
Esse é um livro diferente de tudo que eu já li, uma mistura de medievo com toques fantásticos, analogias reflexivas e um laboratório sociológico em andamento. Foi uma leitura muito gostosa, não desgrudei do livro enquanto não acabei e certamente vou me lembrar dele em muitos momentos. Adorei a construção da narrativa de forma bem diferente, alternando entre lugares, momentos e personagens. Revelando aos poucos mais e mais detalhes que servem como um quebra cabeça deste quadro ofuscado pela névoa do esquecimento. Artifício muito interessante e bem usado pelo autor. Em especial tive muita afeição pelo personagem Wistan, e curti a evolução do personagem de Edwin. Poderia falar muito mais sobre os demais personagens mas deixo por aqui. A leitura me deixou pensativo e ajudou e muito a aliviar as tensões de leituras mais pesadas e densas, no fim das contas me diverti, relaxei e tive uma ótima aventura neste mundo fantástico. Deixo a pergunta, você prefere esquecer ou lembrar?

Giovana 08/04/2021

Uma história muito delicada sobre o amor, cercada de aventuras, e um final muito bonito e especial. Lindo!

alekele_ 21/03/2021

Delicada fantasia
Um livro muito bonito em que o autor consegue abordar temas reais e, delicadamente, misturar com toques de fantasia. O final foi o que eu mais gostei, pela sutileza que o autor deixa sobre o destino de Axl e sua esposa.
Uma leitura bem agradável.

Tiago.Pelegrineti 18/03/2021

Esperava mais
O autor recebeu um nobel de literatura, li que as pessoas comparavam essa historia a game of thrones, então criei altas expectativas. Acho que isso foi o que mais me frustrou nesse livro. Não é uma historia ruim, mas mais parece um conto de fadas, bem longe de uma aventura épica como eu esperava.

levi.varjao 28/02/2021

Uma leitura de fantasia bem diferente, uma pegada intimista que trata de temos sensíveis e muito relevantes como a velhice, o abandono, a memória e o luto.
Uma história um pouco densa, mas vontade de uma forma leve e muito bem escrita, uma excelente leitura para todas as idades que já conseguem minimamente ter uma compreensão desses temas.

Saulors 24/02/2021

Fui ler esse livro esperando uma obra a la O senhor dos anéis, e apesar de encontrarmos um mundo fantasioso com criaturas e uma bela jornada, assim como em A sociedade do anel, esse livro é pura poesia.
Me envolvi com o casal principal, Beatrice e Axl, que em suas jornadas através de uma Grã-Bretanha pós Rei Arthur, buscam pelo filho em uma outra comunidade. Nessa aventura eles encontram bravos cavaleiros e enfrentam algumas dificuldades, dignas de qualquer aventura fantasiosa, que envolve até uma dragoa.
Nesse universo, uma névoa se espalhou por toda a Grã-Bretanha fazendo com que todos esquecessem suas memórias mais antigas, porém o que não muda é o amor e carinho com que um trata o outro.
Assumo que achei arrastado em alguns momentos, e um tanto confuso em outros, mas foi uma bela leitura.

Francisco.Tambani 20/02/2021

Bom, porém, poderia ter menos rodeios.
Leitura leve, que faz repensarmos muitas atos.
Final interessante.

dani 17/02/2021

Importância da memória
Eu admito que fui até esse livro pela capa (é maravilhosa, não é mesmo?), mas o conteúdo é igualmente lindo. Acompanhamos um casal já idoso (ou ao menos aparenta ser) em uma aventura para se encontrar com o filho, numa Inglaterra pós-Artur, onde a magia está presente nas entrelinhas e uma "névoa" embaça e embaraça as memórias.

Alle Fay 17/02/2021

Poético!
Um livro que mexeu comigo, um tanto poético, em alguns momentos até cansativo, mas um livro com magia.
E eu que pensei ter pegado um livro com um outro enredo, e ele me levou para um mundo de reflexão...

Alle Fay 17/02/2021

Poético!

Thiago 14/02/2021

Um livro diferente de tudo que se imagina e espera
O autor cria um mundo de fantasia repleto de questões, dúvidas e relances. A história vai nos prendendo para que entendamos toda a confusão que está ocorrendo. A parte final é surpreendente, mas, mais do que isso, fica patente o talento e a magia com que o autor escreve, criando, acima de tudo, uma ternura comovente.

Larissa 07/02/2021

Poxa, insisti bastante pra chegar ao final do livro, deveria ter parado no meio, pois o final foi pior que o enredo. Enfim.. história meio sem sentido, com alguns viés psicológicos.