O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

João 01/11/2022

Melhor do que eu esperava
Uma fantasia que realmente me surpreendeu, não coloquei expectativas e foi uma história muito boa, com um casal de idosos como protagonistas em uma aventura bem atípica kkkk.
O início não foi tão bom, meio lento demais e o livro possui uma linguagem diferente que não é usada na maioria dos livros, mas é uma linguagem clara e da pra entender super bem o que o autor quer dizer. Os protagonistas são até que fofos, e juntos eles entram numa "guerra" contra algo que estão fazendo a todos esquecerem de memórias importantes e eles tem um papel para fundamental para entender e chegar a uma resolução desse problema

Gostei bastante me surpreendeu mesmo

Amanda 19/04/2020

Espetacular!
O livro começa com um casal de idosos bretões que decidem partir de seu vilarejo para visitar o seu filho - que por algum motivo, eles não se lembram mais do filho, onde ele mora, nem nada, apenas sabem que tem um filho. Então eles começam a jornada e durante ela encontram vários desconhecidos e acabam virando amigos que irão partir em buscar de solucionar um determinado mistério, pôde-se assim dizer. O livro me encantou pela premissa dele que é: algumas coisas são importantes serem esquecidas para continuar a viver em paz, mas outras são de fundamental importância saber/lembrar para poder lembrar a si mesmo! Confesso que algumas vezes fiquei confusa com a escrita do autor, mas já é uma característica de sua escrita é que não influencia propriamente dita a história.

maze 14/08/2022

difícil
não é um livro sobre cavaleiros, dragões e terras distantes isso eu garanto. também não é sobre dois velhinhos e a busca pelo filho, é muito mais.
todos os diálogos parecem um delírio e as vezes pode ser difícil se manter concentrado, mas é um ótimo livro.

Jéssica @paraisoliterario 18/06/2015

Resenha O Gigante Enterrado | Lendo & Comentando
Kazuo Ishiguro é um autor que vem recebendo várias críticas positivas ao longo dos anos, tanto de blogueiros quanto de outros autores e isso vem me deixando muito curiosa a respeito de seus livros então surgiu a oportunidade de ler a prova de O Gigante Eterno e eu não pensei duas vezes e fui logo solicitando!

Nesta leitura somos apresentados para a Grã-Bretanha em uma terra devastada por várias guerras que aconteceram recentemente, a queda do rei Arthur e que também assombrada por uma maldição, uma névoa que provoca o esquecimento em todos ali e essas ameaças de serem invadidos por ogros deixam os moradores inquietos e preocupados.

Nesse contexto conhecemos Axl e Beatriz, um casal que decide partir em uma busca pelo filho, mesmo não se lembrando da aparência dele ou da última vez que tiveram contato com ele, aliás ele não sabem nem mesmo seu paradeiro, tudo que possuem são indícios. Durante sua jornada eles encontram alguns cavaleiros que sobraram da época de Arthur e esse encontro vai gerar algumas consequências para eles.

Ao decidirem continuar sua busca pelo filho eles vão acabar procurando também por uma forma de anular os efeitos da névoa e o casal de idosos terão seu amor posto a prova, será que o sentimento que nutrem um pelo outro será o bastante para superarem as adversidades de sua jornada? Como eles podem superar essas dificuldades se não podem nem ao menos se agarrarem a lembranças de momentos que viveram juntos?

A ficção criada por Ishiguro é absolutamente apaixonante bem como as personagens criadas por ele. O background que o autor cria para basear a personalidade do casal faz com que vejamos algumas coisas que podem passar despercebido para nós no dia-a-dia, eles sustentam uma união onde as lembranças não são uma opção.

A grande discussão proposta pelo autor do livro é relação entre a memória pessoal e a coletiva e como ela interfere na nossa vida, afinal de contas quem somos nós sem nossas lembranças? Ou seria melhor esquecer o passado e e viver o presente? Esta proposta realmente mexeu muito comigo durante a leitura.

Esse é um livro com um tema bem puxado e que pode não agradar todo mundo, principalmente aqueles que estão numa fase onde preferem uma leitura mais leve no momento, mas a proposta é tão interessante que certamente aqueles que decidirem lê-lo vão se sentir arrebatados pelo livro.

site: http://www.lendoecomentando.com.br/2015/06/o-gigante-enterrado-kazuo-ishiguro.html
Pri Paiva 18/07/2015minha estante
O nome do livro é o Gigante Enterrado ;)

Gostei da resenha =)

Joyce 24/07/2015minha estante
Fiquei com vontade de ler!

sara320 28/08/2021

o gigante enterrado: arte.
desde o começo da obra, não simpatizar com o casal protagonista, axl e beatrice, é impossível. o cuidado e amor puro que eles nutrem um pelo outro é evidente desde o primeiro capítulo do livro.

ele nos ensina muitas lições, e mostra como podemos aprender muito com outras pessoas ao longo da vida, além de enfatizar as dificuldades que laços fortes têm para serem firmados (processo que acontece inconscientemente e nos ajuda a moldar o nosso caráter).

a escrita do kazuo ishiguro é como um abraço: prende, é geralmente sutil e transmite paz. obra essencial para de forma leve sermos capazes de refletirmos sobre questões importantes de nossa existência - as quais, no geral, iremos desvendando com a melhor forma de adquirir verdades e respostas possível: vivendo.

Agueda.Ruiz 03/11/2022

Resenha simples
Demorei muito mais que o esperado para terminar a leitura, pois fiquei oscilando entre muito interessada e entediada! Acho que foi minha ignorância, pois acredito que não consegui absorver todas as mensagens que o livro transmite.
MelQuezado 03/11/2022minha estante
Tive o mesmo feeling

Agueda.Ruiz 08/11/2022minha estante
Ufa! @melquezado fiquei ??? Com o final haha

Luciana Luz 23/10/2021

O Gigante enterrado
Qual o seu gigante enterrado?
O que vc guarda aí dentro, no lugar mais profundo?
Foram essas questões que me peguei pensando ao terminar a leitura deste livro de Kazuo Ishiguro.
Uma escrita que mistura o realismo e o fantástico e através da jornada de um casal de idosos nos apresenta muitas reflexões.
Achei brilhante!

J. 17/11/2015minha estante
Li várias resenhas aqui no Skoob depois de ler o livro e antes de chegar na sua. Já esperava que uma expressiva quantidade de pessoas fosse ler o livro como uma narrativa literal da jornada de um casal de idosos em busca do filho. Também não me surpreendi com a quantidade de pessoas que leu o livro como se um livro de aventuras fosse (e mencionasse as criaturas mágicas, dragões, cavaleiros e minha nossa!). Fiquei intrigado com algumas coisas que li, do tipo (sim, cheguei a anotar) "ele tinha toda a cara de um livro que sairia da minha zona de conforto, e realmente sai. Alta fantasia, com muita descrição e escrita poética: tudo isso pode ser lindo, mas não é exatamente minha praia."... bom... daí eu comecei a duvidar de que havíamos lido o mesmo livro. Alta fantasia, sério? A fantasia está ali apenas para que se compreenda a alegoria (2), a figura maior que o autor está pintando (de uma forma bastante onírica, devo dizer... mas pode ser simplesmente que essa minha impressão tenha sido acentuada pela menção constante da névoa). Enfim, há tanta coisa para pensar sendo apresentada (3)... foi uma sorte chegar na sua resenha que, devo dizer, é concisa, sincera e de muita precisão. Thumbs-up! E vamos compartilhar (1) esse livro que ele merece.

Francisco.Tambani 20/02/2021

Bom, porém, poderia ter menos rodeios.
Leitura leve, que faz repensarmos muitas atos.
Final interessante.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 01/06/2020

Carinho em cada palavra
Cada vez que me lembro desse livro só me vem a mente o quão gostoso é ler cada palavra escrita por Kazuo. Com uma narrativa deliciosa, carinhosa e confortável ele nos apresenta um casal de idosos que se prepara para uma jornada contra o esquecimento. Eu nunca tinha visto um autor fazer o que ele fez, descrevendo cada situação de forma tão peculiar e diferente em um universo que transborda o respeito até mesmo em inimigos mortais.

Axl sempre chama a esposa de "princesa" e ela sempre se refere a ele como "marido". Tão gostoso de ler e acompanhar.

Mas o livro tem seus defeitos (ao menos pra mim) quem sou eu pra julgar um ganhador do prêmio nobel? Mas não... não é isso que estou fazendo, só tentando dizer o que senti com a história que tem cenas inexplicadas e, aparentemente, inúteis para a trama. De toda forma, essas pequenas coisas não tiram a magnitude dessa obra. Um livro pra poucos. Quase equivalente a um filme cult com sua linguagem única e diferente de tudo que li e vi.

(leia Yamesh) :)

João Pedro 25/04/2022

Sopa morna
Tentarei ser sucinto e direto para não desestimular a leitura de ninguém. “O gigante enterrado” é um romance de fantasia publicado em 2015, de autoria do escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, vencedor do Prêmio Nobel de 2017. Dono de uma vasta produção literária, Kazuo tem como obras mais conhecidas os romances “Os vestígios do dia”, de 1989, e “Não me abandone jamais”, de 2005. O livro aqui resenhado foi lançado após um hiato de 10 anos no lançamento de romances pelo autor.

Esse livro estava há muito tempo na minha lista e já há um tempinho na minha estante. Quando comecei a ler mais, eu era um ávido leitor de literatura fantástica, e imagino que tenha sido por isso que eu desejei ler essa obra. E justamente por já ter lido muitos livros de fantasia, posso ter tido uma experiência negativa com a leitura. Kazuo Ishiguro não é um autor de ficção fantástica e isso é perceptível no decorrer do romance.

A trama aborda a história de um casal de idosos, Axl e Beatrice, que vivem em uma espécie de vilarejo subterrâneo – que me lembrou muito “O Hobbit”, de Tolkien –, em uma Grã-Bretanha situada num período longínquo, em que criaturas fantásticas coabitam com os seres humanos e o Rei Arthur repercute suas vitórias. Uma névoa misteriosa acomete a região, fazendo com que a memória de todos ali presentes seja por ela deturpada. O casal parte em busca de um filho cujo rosto não se lembram, e cujas razões pelas quais ele se foi também se mostram completamente cobertas pela névoa do esquecimento.

Apesar de conter alguns significados profundos e encobertos no enredo, foi uma experiência desagradável para mim, e que muito me custou para terminar. Foi como tomar uma sopa morna.

Ana Luiza 21/06/2021

Um romance para conhecer a vida
Apesar do autor não se achar escritor de Fantasia, quero recomendar essa história para todes que gostam do gênero, até mesmo quem não gosta.

É uma história mágica sobre a vida. Uma grande metáfora para coisas que estão presentes nela. É sobre o tempo, traumas e morte. Sobre o preço de corrigir erros e sobre partidas.

E mesmo com certas loucuras no enredo e histórias que ficam para nossas fanfic, é linda essa jornada. Desde dos personagens principais, que são velhos, até nas viradas do texto, é uma experiência diferente e perfeita para quem gosta de histórias com magia.

aninha 30/01/2022

não sei o que dizer
as primeiras 300 páginas desse livro deixaram muito a desejar, não foi possível formar uma conexão significativa o suficiente com nenhum dos personagens para me importar com o que acontecia com nenhum deles, mesmo tendo entendido até bem o propósito deles e o que eles tinham que conseguir, tanto no contexto do livro como quanto personagens.

a ambientação é interessante, dá a impressão de que é familiar, de que você já leu sobre esse lugar em outras histórias, mas falta alguma coisa para dizer com certeza se é mesmo um ambiente conhecido.

o livro lê como o prelúdio de uma história maior, e você passa ele todo esperando que aconteça alguma coisa significativa e que vá dar sentido à construção dos personagens e o que eles estão fazendo ali, mas isso não acontece, e o que é feito como o clímax do livro, é executado de forma meio decepcionante.

as últimas 100 páginas, no entanto, leem como um livro diferente. o casal de protagonistas me lembra meus avós, e as decisões que eles fazem no final da obra evocam uma melancolia em todos os que leem, tenho certeza. seu encontro com o barqueiro no fim dá todo um sentido a história, e acho que foi um final digno para os dois, depois que a névoa é levantada. gosto de acreditar que eles encontraram paz no fim de tudo.

Eduardo.Silva 21/01/2021

O poder de uma lembrança
Fui ler esse livro sem muitas expectativas, mas não tinha ideia do quão profundo essa leitura é. Nela vamos conhecer o casal de idosos Axl e Beatrice, um casal que se ama profundamente, mas que devido uma misteriosa nevoa que ataca a região, eles perderam suas lembranças. Eles decidem um dia embarcar em uma jornada até a vila de seu filho, o qual eles não possuem nenhuma lembrança, apenas que ele os espera ansiosamente. Mas oque os espera nessa jornada por terras marcadas pela guerra e feridas que não se cicatrizaram?

Só posso dizer que foi uma leitura que aproveitei muito. Uma história repleta de metáforas e reflexões que me fizeram refletir muito. O autor merece uma verdadeira salva de palmas pela explicação do titulo, simplesmente genial. Se você gosta de fantasia, não deixe esse livro passar
Jéssica 21/01/2021minha estante
Uau que resenha, já me fez ficar ansiosa pela leitura ??

Eduardo.Silva 22/01/2021minha estante
Pode ler amiga que vai gostar

MORENA TROPICANA 03/08/2020

O livro tem uma narrativa densa, que me deixou cansada em muitos momentos. O começo foi bem intrigante e ao final a maioria dos pontos foram fechados, mas ainda acredito que pontos permanecem em aberto. A trama poderia conter muitos momentos mais marcantes se fossem elaborados de outra forma.