O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

Thiago275 02/06/2018

Continuo indeciso
Em O Gigante Enterrado, Kazuo Ishiguro nos transporta para a Inglaterra pós-Rei Arthur. O lendário rei faleceu há pouco tempo, mas criaturas fantásticas, como dragões, ogros e fadas ainda perambulam pela terra em que habitam os bretões e os saxões, povos que convivem numa paz conquistada a duras penas e que pode estar prestes a se acabar.

Pois bem. Nesse cenário, acompanhamos o idoso casal Beatrice e Axl, que pretende fazer uma viagem para encontrar seu filho, que vive em outra aldeia e que eles não veem há tempos.

O problema é que uma estranha névoa sobrevoa a todos, trazendo esquecimento de coisas passadas, acontecidas há muito tempo ou no dia anterior.

Por meio de uma narrativa lenta, que remonta às fábulas, cheia de alegorias e simbologias, Ishiguro nos apresenta questões fundamentais, a respeito da memória, do passado, da morte, do amor. O que é mais importante para as pessoas: tudo o que já passaram juntos ou o momento presente?

Terminei de ler esse livro há pouco e ainda não me decidi se gostei ou não. Por um lado, os fatos são um pouco confusos, devido à névoa. Como os personagens não se lembram muito bem de seu passado, as peças do quebra-cabeça se juntam lentamente, deixando o leitor tão perdido quanto os personagens. Por outro lado, o final é tocante, se bem que não totalmente inesperado.

Giu 26/01/2021

O gigante enterrado
Confesso que não é o livro mais interessante de se ler. Passei boa parte dele com sono e torcendo pra acabar logo. Mas o final me surpreendeu e a escrita bem feia compensa tal sentimento.

Daniela Campos 06/12/2020

É uma leitura leve e que te prende, só o final que não me agradou muito. Achei cada página tão emocionante que imaginei dezenas de outras possibilidades para o desfecho, mas não vou dar spoiler... ainda assim , indico a leitura :)

Érica 28/12/2022

Meu primeiro contato com a obra de Kazuo Ishiguro e gostei muito.
A história tem toda uma aura de mistério que faz com que a gente queira saber onde aquilo vai dar, quando os fios irão se unir. Algumas questões dá para sacar logo de primeira, como o barqueiro, mas o final foi bem surpreendente para mim e fiquei um tempo tentando digerir a atitude do princeso.

Jung TFanny 06/04/2023

Não esperava gostar tanto
Fiquei com vontade de ler mais livros do Kazuo, de tão bom que esse foi. Você ten vontade de devorar o livro inteiro de tanto que ele te prende. A história é toda cheia de mistérios que se revelam aos poucos, enquanto os personagens são complexos, não dá pra amar ou odiar completamente nenhum deles. A forma que o ambiente e os eventos são descritos te ajudam a mergulhar no universo do livro sem te dar tédio. Enfim, estou animada pra ler mais livros dele e recomendo qualquer um começar a ler essa história épica!

FabyTedrus 13/09/2019

O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro
Segundo livro que leio do autor, o primeiro foi “Não me abandone jamais” que eu conheci depois de assistir o filme em que ele foi adaptado que é um dos filmes mais dolorosamente lindos que já vi, recomendo inclusive.
Sobre esse livro, MEODELS que confuso. Assim como os personagens do livro que eram perturbados por um névoa que atrapalhava a cabeça deles em relação as suas memórias, eu me sentia um tanto confusa também, tive que voltar e reler várias partes porque não entendia porque o assunto mudou, quando mudou e o que aconteceu.
Com o passar do livro, enquanto os personagens principais se aventuram no mundo em busca do filho que há muito tempo não viam, conhecem outros personagens e vivem com eles algumas aventuras, fragmentos de lembranças vão voltando aos personagens e a dúvida fica no ar se é mesmo interessante acabar com a névoa e voltar a lembrar de tudo ou se a névoa por mais que cause muita confusão, não é de certa forma generosa em fazer que certas lembranças ruins sejam esquecidas?
Sem duvida o livro tem uma mensagem bonita nas suas entrelinhas, mas achei MUITO confuso e cansativo de ler.

Carlos 06/02/2020

Quando iniciei a leitura desse livro esperava encontrar uma história de fantasia que me remetesse a um mundo medieval a la Tolkien ou George R. R. Martin, mas o que encontrei foi algo totalmente diferente e único.

A premissa é a mesma de outros livros: uma viagem que é necessária ser feita para um objetivo maior. O que difere aqui são os protagonistas , um casal de idosos que esqueceram suas lembranças e partem em busca do filho e dessas lembranças.

Um mundo fantástico se descortina aos olhos do leitor mas o foco não é a fantasia em si, mas a importância das memórias na formação do indivíduo como pessoa, coletividade, como casal. Algumas nuances do texto faz com que algumas vezes nos perguntemos se esquecemos de algo primordial para o entendimento da história, outros momentos temos uns vestígios de discernimento sobre o que aconteceu mas ficamos com tanta dúvidas que não damos créditos a esses pensamentos.

E assim, seguimos a jornada de Axl e Beatrice rumo a aldeia de seu filho, temendo os perigos que a jornada pode descortinar mas sempre ávidos por uma nova situação.

O final do livro é devastador e inquietante, as lembranças que vão retornando gradativamente são quase como tapas no rosto do leitor e das personagens. É inquietante porque mexe com nossos sentimentos e visão de mundo fazendo questionar se o esquecimento é uma dádiva, um bálsamo ou uma maldição.

Camila.Exner 20/06/2023

Espetacular
A leitura te transporta para um universo fantástico e faz com que você fique imerso na história.

Os personagens são interessantes, a trama é fantasticamente original e a mensagem que o livro traz é atemporal.

Eu não queria que o livro acabasse nunca.

Victor 05/05/2020

Kazuo consegui fazer eu chorar, mesmo não sabendo o porquê. História muito boa, mesmo com poucos personagens consegue criar um enredo que prende o leitor, de modo que não fica cansativo, fazendo você querer saber se Axl e Beatrice fecham ao seu filho ou não, assim lendo exaustivamente até seu fim. Me fez ter sentimentos ambiguos com todos seus personagens.
Obre de arte!

isabella 07/09/2023

O que é mais importante: o passado, presente ou o futuro?
"Eu sinto, Axl. Mas ao mesmo tempo eu me pergunto se o que sentimos no nosso coração hoje não é como esses pingos de chuva que ainda continuam caindo em cima de nós das folhas encharcadas da árvore, apesar de a chuva em si já ter parado de cair faz tempo. Eu me pergunto se, sem as nossas lembranças, o nosso amor não está condenado a murchar e morrer."

day 09/06/2022

Maravilhoso!
Um livro maravilhoso!
Para quem gosta de fantasia tipo guerra dos tronos , esse livro irá agradar .
O melhor é que o autor não perde muito tempo detalhando muita coisa , ele é objetivo .
Beatrice e Axl , são um casal de idosos que saem da sua Aldeia atrás do seu filho que mora em uma aldeia distante .
O mundo está esquecido das coisas ,pois uma névoa misteriosa trouxe o esquecimento as pessoas .
Um livro que nos leva a reflexão , pois essa névoa do esquecimento será que não é melhor para a humanidade ? Será que se pudéssemos esquecer algumas coisas poderíamos seguir uma vida com mais tranquilidade e paz ?
O livro além de trazer bastante entretenimento com a viagem e as coisas que irão acontecer,ainda nos da muitas lições sobre a vida .
Como sempre o autor , escreve mais um livro maravilhoso.

Léo 17/06/2022

Uma história muito boa e tocante que estabelece diversas conexões com o dia-a-dia da velhice e os recorrentes esquecimentos, demência, culpa e morte. Genial ver como o autor implantou num cenário cavaleiresco da era Arturiana um misto de história e fantasia, mesclado a personagens principais da terceira idade.
E esses personagens têm demência, se esquecem e depois lembram, alucinam um pouquinho...tudo o esperado da fraqueza dessa etapa da vida que dificilmente é retratado.
Por outro lado, com toda a certeza, esse livro poderia ter sido genial e apresentado às mesmas ideias incríveis em 1/3 das páginas. Não havia motivo para mais história e imbróglios...