Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

@magalifbr 28/02/2021

Pena que acabou
Leitura fácil e prazerosa.
O autor fala sobre técnicas de corrida, problemas decorrentes de sua prática, além de várias histórias das provas que participou.
Enquanto isso, descreve paisagens de vários locais do mundo.
Quando fala dos treinos que faz em São Paulo, cidade em que reside, nós leva a passear por duas ruas e arquitetura.
No final, fala da nossa responsabilidade de cuidar do corpo e em especial da função do médico em fazer esse alerta.

Gabi 25/02/2021

Relato totalmente detalhes que conta o lado corredor do Dr Drauzio Varella. No livro repleto de dados importantes para os corredores, o autor narra suas experiências em maratonas e em como nosso corpo reage a atividades físicas de alta intensidade. Contudo, o livro não é apenas sobre como passar pela linha de chegada, e sim sobre todas as emoções que a corrida nos proporciona.

Beatriz 24/02/2021

Correr ou não, eis a questão
Drauzio retrata paisagens exuberantes de suas corridas, como a do Rio, mas também trabalha bastante sobre a dedicação envolvida para correr uma maratona. 42 km não tem como improvisar, assim como também existe consequências para o corpo, boas, que já conhecemos, mas também aqueles riscos pela alta exigência de esforço e resistência.

Fêê 21/02/2021

Esperava mais
Fazia um bom tempo que estava com vontade de ler esse livro. Pelas resenhas que li sobre ele fiquei encantada e isso me despertou uma expectativa muito grande.

Com tantas expectativas criadas, esperava uma leitura bem diferente, esperava que esse livro me emociona-se muito por se tratar de corrida, porém, não foi isso que aconteceu.

Eu senti que é apenas um livro que o Dráuzio Varella conta sobre as corridas que fez ao longo da vida. É uma boa história mas não me emocionou.

Tem bastante explicações sobre coisas que podem ocorrer em corredores durante a corrida se não tiver bem preparado ou se preparar mal. Então esses detalhes fazem a leitura valer a pena.

Adilson 15/02/2021

Inspirador
O livro nos mostra o quanto a prática do exercício físico é importante, e que estamos no caminho certo, em busca de nossos objetivos.

LivroAleatorio 10/02/2021

?O corpo humano é uma máquina construída para o movimento?.
"Enquanto corro, penso em tudo e em nada, porque depois não lembro do que
pensei. O pensamento do corredor é caleidoscópico, é ave irrequieta que, mal pousa
no galho, levanta voo outra vez." (Epílogo)

O livro traz muito sobre a vida do Drauzio e a percepção dele sobre a vida, as questões humanas e as suas paisagens da corrida. É muito legal ver esses relatos e pensar em um senhor de mais de 70 anos, maratonista. Temos o relato de sua infância, das motivações para correr, do trabalho como médico, mas também temos dados científicos sobre o tema, os riscos, os benefícios e as complicações de saúde causadas pela corrida. Pra mim o livro Correr fala muito sobre o correr, mesmo quando não fala de corrida.

"O contato permanente com a morte e com os doentes que lutam para evitá-la me
ensinou a levar em conta o prazer de estar vivo, privilégio que tento manter presente
em meu imaginário o tempo todo, especialmente nos momentos de adversidade." (Epílogo)

Felipe770 07/02/2021

Drauzio Varella escreve bem sempre. Aqui, faz um pequeno tributo à corrida e a saúde proporcionada por esse exercício - ainda que levante alguns possíveis cuidados de preparação para maratonas, seu foco.

Li o livro uma semana após sair do hospital devido a uma lesão por correr. E mal posso esperar para voltar pra rua.

Bruna 03/02/2021

Bora correr!
Eu nunca imaginei que um livro sobre corrida fosse me fascinar tanto!
Eu sou uma pessoa sedentária (e não é pouco não!). Nunca na vida gostei de fazer atividade física; até aquele ?basicão? só pra não ficar parada já me parece um tormento. Isso pra mim nunca foi uma grande questão, sempre fui bem resolvida com meu corpo (que tá bem longe de ser o padrão das blogueiras) e sempre esteve tudo ok nos exames de rotina, então, na minha cabeça era ?não gosto de exercício, mas tá tudo bem, vida que segue?.
Ao contrário de mim, meu noivo sempre foi uma pessoa muito ativa. Enquanto eu passava os fins de semana enroscada num cobertor lendo livros, ele tava correndo, fazendo musculação, natação, SUP e sabe lá Deus mais o quê... até que no final do ano passado meus exames de rotina já não estavam mais tão bem assim (colesterol alto, glicemia alterada ?????). E aí meu noivo começa uma saga tentando me convencer a fazer exercícios junto com ele... Pensei, pensei e concluí que corrida é a única atividade que não me faz torcer o nariz ?
Como faço em relação a quase tudo na minha vida, fui ler a respeito do assunto antes de me jogar na prática. E foi aí que encontrei ?Correr?, escrito pelo Dr. Drauzio Varella (colega de profissão que admiro desde pequena, qdo ficava encantada pelas matérias que via no Fantástico - isso quando eu conseguia me manter acordada pra assistir ?).
Eu realmente não esperava dar 5 estrelas pra um livro que fala sobre corrida! Kkkkk Mas acho que a magia da leitura está justamente aí: na capacidade de nos surpreender.
Uma narrativa leve, descontraída e fluida até nos momentos de reflexão sobre temas mais pesados. Uma história linda de entrega ao esporte, que mostrar que podemos melhorar sempre (não importa a idade), que nos ensina que correndo podemos desbravar o mundo (seja dando a volta no parque do bairro e fazendo amizades enriquecedoras, ou correndo maratonas nos 4 cantos do planeta).
Outro ponto importante é que é inacreditável o tanto de pesquisa que o autor deve ter feito pra incluir na obra. Drauzio nos dá uma surra de conhecimento sobre diferentes culturas, histórias da Grécia Antiga, música, literatura, arquitetura, urbanismo e, claro, médico. Inclui ainda anedotas pessoais que por si só já são carregadas de sabedoria.
Enfim (ufa!), textão pra enaltecer esse livro que vale cada página lida!

P.s.: sim, já comecei a treinar! Tô levando a sério de um jeito que nem eu achei que levaria (já até me inscrevi pra correr uma prova de 12km em dezembro ?). Bora correr!

Sergio.Gouveia 30/01/2021

Correr
Li este livro imaginando a voz do Drauzio rsrsrsrs
Achei algumas partes sem contexto com a proposta do livro, já nos capítulos finais. O livro é diferente do que imaginei que fosse, mas vale a leitura.

Solangeeoliv 30/01/2021

Correr é Maravilhoso!
Sou apaixonada por corrida desde 2016 e ler este livro me motivou a continuar firme.

Dr. Drauzio começou a correr aos 50 anos. Antes era sedentário e fumante, o que inspira e dá um "tapa na cara" dos preguiçosos.

Correu muitas maratonas (42 km) e passou por perrengues que relata com bom humor. A história baseia-se no seu desafio pessoal como corredor e muitas informações valiosíssimas por ser médico.

Correr é libertador! Eu amei!

Marina 18/01/2021

Parece uma conversa com o Dráuzio Varella
Linguagem simples, fácil de ler e extremamente interessante pra quem tem o hábito de correr ou está planejando começar.

Me senti numa longa conversa com o Dráuzio Varella, pessoa que sempre admirei e de quem já tinha lido o livro Estação Carandiru, que me marcou profundamente.

Peguei o livro depois do almoço e li inteiro durante a tarde de hoje. Agora vou sair pra correr, rs.

?Tenho pressa pra ir atrás dos sonhos que ainda não realizei e para correr pelas ruas enquanto as pernas resistirem.?

CaDoe 14/01/2021

Nunca é tarde...
Leitura recomendada, em particular para corredores e corredoras. Não é sobre treino, e sim sobre a experiência de correr e vida saudável. Nunca é tarde pra começar.

Leonardo.Wild 06/01/2021

Metamorfose
Correr esta longe de ser uma obra a inspirar alguém a mudar de vida e participar de uma maratona a cada verão. Correr, que encontra uma assonância com ?morrer?, conta sobre os caminhos que levaram um dos medicos mais famosos do Brasil a se levantar todo dia às cinco da manhã e percorrer grandes distâncias nos últimos 26 anos.
Um livro delicado na medida que se acompanha essa sujeito, enquanto ele relata suas transformações, as transformações da sociedade em duas décadas e meias. Um livro para quem gostaria de saber mais sobre esse nome tão conhecido ?Drauzio Varella?, para quem gostaria de ter uma leitura leve, em contaste com todo o esforço que o protagonista realiza.
Correr é um livro para sentir as mudanças do autor com seu corpo e para com o mundo. Ambos processos que parecem intimamente conectados nesse sujeito.

GiArgia.Gschwendtner 04/01/2021

Livro para corredores e aspirantes
Para quem já experimentou a sensação das pistas, sentirá o coração acelerado e compactuará com os relatos compartilhados por Drauzio. Já aqueles que pensam em começar é um real convite a cuidar da saúde física e mental!

Larilee 31/12/2020

O vício de correr.
Livro muito interessante trás várias experiências de corrida realizadas pelo Dr, alem de doenças relacionada ao esporte.

Outro fato interessante é como ele coloca todos os detalhes da paisagens da cidade dos treinos de corrida e maratonas.

Alem disso, dá vontade de anotar várias coisas durante a leitura e também a vontade de colocar o tênis e ir correr.