Viver é a melhor opção

Viver é a melhor opção André Trigueiro

Resenhas - Viver é a melhor opção

Vivs | vivsbookshelf 24/08/2021

Um assunto que precisa ser tratado com profundidade
Este livro foi bem informativo, trouxe dados mais recentes na época em que foi publicado sobre taxas e prevenções que existem acerca do suicídio no Brasil. Um assunto que ainda é pouco abordado com profundidade pela mídia, sendo que é um problema de saúde pública segundo a própria OMS. O autor ainda apresenta informações sobre depressão, uso de drogas, alcoolismo e outros fatores que podem ser tratados junto ao tema principal do livro. E no final, ainda temos a visão do espiritismo sobre o assunto. É um livro com muitos dados, mas boa parte mais para contextualizar e focar na prevenção.

Fabíola 16/02/2017

Viver é a melhor opção
Excelente livro. André Trigueiro escreve de forma simples e objetiva.

O livro é composto por 7 capítulos, muito bem fundamentado através de inúmeras pesquisas realizadas desde 1999 pelo jornalista.

O último capítulo para mim foi primordial. Neste é explícitado a visão espírita sobre o suicídio com a utilização de diversas fontes.

Recomendo a todos que se interessem em estudar um pouco mais sobre o suicídio, suas causas, ocorrências... É um verdadeiro alerta.

Paula 29/11/2020

viver é a melhor opção.
esse livro foi tão importante pra mim que nem sei dizer... sinceramente. eu só peço que, se cê tiver lendo isso aqui,
por favor,
leia.

Joice 16/05/2021

Ajudando a quem precisa
O livro aborda a prevenção ao suicídio através de informações e valorização a vida, traz também os fundamentos do espiritismo sobre o que é o viver e a realidade da vida pós morte/suicídio. Sabemos que suicídio é condenável por muitas crenças.. É isso que o livro nos traz, prevenção e abordagem, como reconhecer e auxiliar a quem precisa. Apesar de ser um tema delicado e complexo, por muitas vezes silênciado, que gera inúmeras dúvidas e receios.. Falar a respeito não é uma tarefa fácil, mas NECESSÁRIA para que todos se mantenham informados e dispostos a ajudar o próx, um amigo, familiar e/ou até desconhecidos. É preciso reflexão e esclarecimento e antes de tudo vontade de ajudar, visando fortalecer o amor a vida e o equilíbrio do corpo, mente e espírito. É preciso sim, contextualizar o suicídio, como ele de fato é, um problema de saúde pública.

Julisfronza 23/08/2022

Utilidade pública, leiam!
Vivemos em uma sociedade que exalta de forma obsessiva padrões (juventude, beleza, alegria, status, forte e saudável). Além dos jovens serem massacrados com essas informações os idosos sofrem com ela também. Porque dificulta a aceitação dos limites físicos, cabelos brancos, rugas.

O autor aborda os índices de suicídios e o que leva os seres humanos a tal extremo. Deixando bem claro em todas as narrativas que nunca é uma coisa só: é um combinado de situações que fazem a pessoa se sentir sem saída.

Pág 81 "Como tudo no universo da audiologia, há uma multiplicidade de fatores que - isoladamente ou combinados entre si - podem determinar o autoextermínio."

A palavra suicídio é muito forte. E o impacto desse ato reverbera em muitas pessoas. Uma dor e um vazio onde não há respostas. Alguns vão se culpar, outros vão julgar. A melhor atitude a se tomar é conversar, vamos falar sobre o tema, aliviar os pesos e as angústias, aceitar opiniões e tentar ver os problemas por outra perspectiva.

Considero esse livro utilidade pública e recomendo que seja feita a leitura por muitas e muitas pessoas.

Pág 149 'Somos os construtores do nosso destino e ele se desdobra a nossa frente a partir das escolhas que fazemos a cada instante.'

Número do CVV 188. (Centro de Valorização da Vida). Como vai você?

jumorgensten 08/11/2018

O livro é a sua palestra em formato de papel, um modo de deixar permanente e acessível ao alcance de todos um assunto tão tenso, angustiante e pouco falado.

Ao todo são 7 capítulos, onde o autor vai caminhando entre os números, o motivo de ser tabu, os motivos que levam as pessoas a tirarem suas próprias vidas, os fatores de risco, prevenção na prática e a visão espírita. Além de uma entrevista maravilhosa e esclarecedora com o especialista, Carlos Felipe D´Oliveira.

Mesmo sendo um assunto pesadíssimo, a leitura é fluída e rápida. E isso se deve a diagramação empática e de bom gosto.

Quando o andar da carruagem começa a pesar, é colocado uma história aleatória no meio para dar uma quebrada na tensão. Isso foi muito incrível e o fator que mais chamou a minha atenção.

Daí vem a pergunta: "Serve de gatilho?" Em alguns momentos, sim. Mais daí já vem alguma informação que desgatilha.

Mais independente disso, tem que estar muito bem emocionalmente e espiritualmente.

Tirando esses pequenos detalhes. É um livro fantástico e enriquecedor. De levar para vida realmente.

site: http://hidratarvicia.com.br/2018/11/08/viver-e-a-melhor-opcao-andre-trigueiro/

Lyvia 31/12/2023

Encontrei essa leitura como uma opção de referência para livros espiritualistas sobre o tema. É rico em conteúdo científicos, principalmente dados epidemiológicos e sociais que permeiam o assunto. Porém bastante resumido dentro do caráter espiritualista, mas atende bem! Um grande autor

Pollyana30 30/05/2024

A vida é bom de ser vivida.
Independente do que estamos passando, sempre haverá uma solução. Pode ser que não seja imediata, mas será no tempo que tiver que ser.
Tudo Passa(frase que Chico sempre falava)

Denize.Dias 23/06/2017

Livro sobre Suicídio?
Tema baixo astral, por que eu leria este livro? Bom, ai um colega de trabalho suicida, depois a cunhada da minha irmã, depois o marido de uma amiga, depois o filho de uma paciente, depois...Como diria Filipe Neto, não faz sentido. Mas por que ler? O livro é uma grande reportagem atualizada sobre o tema. Como ótimo jornalista, o André Trigueiro fez uma excelente pesquisa, escreve muito bem e eu precisava saber, tentar entender...Ai vem uma parte sobre suicídio e espiritismo. Pensei: não preciso ler, não sou espírita (sou de origem católica e meio largada, meio ateia) mas...o que custa terminar o livro e entender uma visão de outra religião? Valeu a pena! Uso a ideia de suicídio indireto com meus pacientes que teimam em não se cuidar (sou nutricionista e atuo no SUS). Se valeu a pena? Muito!

Sel Silva 04/01/2018

O livro é interessante, visão atual dessa doença do século! Gostei bastante e recomendado.

Jana Mayara 25/01/2019

Bastante informativo
Confesso que esperava um pouco mais devido ao nome do livro, gostaria de mais informações porque viver é a melhor escolha. 90% do livro é apenas informações sobre a doença, dados sobre ela. Mas apesar de tudo é um livro gostoso e simples de ler e recomendado para toda familia que passa por situações assim ou que nunca passou, difícil entender uma escolha tão forte. Mas o livro ajuda.

Emerson 23/06/2019

Vida minha gente sem julgar ou falar sem saber.
Ótimo alerta sobre os suicídios neste nosso país que é sério. Dados e escrita ótima de ser entendida com boas referências.

Thais Sasaki 07/12/2020

Vida!!
Esse livro deveria ser obrigatório el todas as escolas e universidades. Com muita informação e respeito é indispensável falar sobre o suicidio dentro e fora de nossas casas.

Andrea.Piratininga 15/12/2022

livro necessário
Leitura simples, texto didático e tema mais do que necessário em tempos difíceis que estamos passando. O autor é excelente. Super indico a pais, professores e jovens. Precisamos valorizar a vida incondicionalmente.