Psicose

Psicose Robert Bloch




Resenhas - Psicose


1497 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


celinavasconcelos 13/05/2024

"...nós só cometemos um erro atrás do outro até fazer as coisas certas pelas razões erradas [...] Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser."
Psicose, de Robert Bloch, narra a história de Norman Bates, um homem solitário que administra um motel de beira de estrada e reside com sua mãe, Norma Bates.

Norman Bates habita um casarão anexo ao motel. Ele mantém toda a decoração da casa intacta, incluindo o quarto de sua mãe, onde ela passa a maior parte de seus dias, doente, e sai apenas quando necessário para proteger seu amado filho dos perigos e tentações do mundo. Contudo, como pode uma senhora tão idosa e enferma cometer assassinatos tão cruéis e violentos?

Norman tem conhecimento dos crimes de sua mãe, mas teme que ela seja internada ou presa e, assim, venha a falecer devido à idade avançada e à incapacidade de resistir a uma internação. Portanto, para proteger a mãe, ele a esconde, encobre seus atos e elimina as evidências dos assassinatos, se é que me entendem. É o que ocorre com a jovem Mary, que chega ao motel após fugir de sua cidade natal, depois de roubar 40 mil dólares que seu chefe lhe havia pedido para depositar no banco.

Um detetive contratado pela seguradora da empresa onde Mary trabalhava investiga o desaparecimento da garota com o intuito de recuperar o dinheiro roubado. Mary também está sendo procurada por sua irmã e seu noivo. Ao chegar ao motel e interrogar Norman, um deles acaba tendo o mesmo destino de Mary, pelas mãos da velha senhora, Norma Bates.

Percebendo que há algo muito estranho, Lila, irmã de Mary, corajosamente decide investigar o motel e a família Bates. O que ela descobre é inimaginável.

O livro apresenta um ritmo excelente, com uma leitura fácil e envolvente, permitindo ao leitor sentir a loucura de Norman através das palavras.

Não há enrolação nos desfechos dos arcos e dos acontecimentos. Excelente leitura! Recomendo!!
comentários(0)comente



Doug 10/05/2024

Teor Suspense Psicológico da Melhor Categoria
Eu engoli esse livro, uma escrita fluida e que prende muito.
Não tem nada de enrolação e com aquele suspense te encarando na leitura todo o tempo.

Favoritado e amado.
O teor psicológico em Norman faz a gente ficar se questionando tantas coisas durante a leitura. E eu não estava nada preparado para o final.

Apesar de ter assistido a serie Bates Motel, ter lido no livro original deixou a experiência ter sido alcançada na expectativa!

?
comentários(0)comente



Nina337 10/05/2024

Abaixo das minhas expectativas
Foi um livro que não me prendeu muito apesar de ter uma escrita fluída, tinha altas expectativas por todo mundo falar bem dele, mas achei bem mais o menos o livro.
comentários(0)comente



_leticiaa_ 08/05/2024

Finalmente entendi qual é a do Motel Bates.

Mesmo conhecendo o caso Ed Gein (caso que serviu de inspiração), esse livro definitivamente não foi previsível. Tudo leva a crer que Norman Bates é só um cara esquisitão de meia-idade, que vive com a mãe psicótica, com quem tem um relacionamento baseado na dependência emocional. Mas na verdade o buraco é BEM mais embaixo.

Esse livro não prendeu no começo, mas também não foi nada que tenha me feito querer desistir de ler. Foi interessante, entendi o porquê de ser um clássico, mas não chegou a ser uma leitura extraordinária pra mim.
comentários(0)comente



Mar 08/05/2024

!!
Definitivamente um dos melhores livros que já li, me prendeu na primeira pagina e segurou até o final, mesmo ja sabendo da história (pela serie Bates motel), nada se compara a leitura da obra.
Altamente recomendado.
comentários(0)comente



Jamil 02/05/2024

Maravilhoso!
Eu nunca tinha visto nada além daquela famosa cena da mão empunhando uma faca e matando a moça no chuveiro.

Me surpreendi positivamente com a história e a narrativa criada para livro. Te deixa curioso, aflito, ansioso. E quando percebi já tinha acabado.

Um clássico na literatura, do suspense psicológico.
Quem amou Verity, a paciente silenciosa vai gostar dessa obra também.
Recomendo, com certeza!
comentários(0)comente



Katy 01/05/2024

Teria sido melhor se eu não conhecesse a história
Eu gostei muito da leitura. É fluida, interessante e fácil de ler. Minha experiência como leitura só não foi 5 estrelas porque, dado o fato de ser um clássico, eu já sabia tudo que aconteceria, então não tive grandes surpresas, o que em alguns momentos me deixou entediada. Nada que tire o mérito do livro.
comentários(0)comente



juparma 01/05/2024

Por ser um clássico antigo eu nunca tive interesse de ler, nem ao menos a série bates motel me interessou. Mas me surpreendi muito, a leitura é viciante e quando você percebe já tá no final, amei
comentários(0)comente



wsx.lipe 01/05/2024

Lila solou tudo e todos tá?
Gostei do suspense que essa obra trouxe, aliás, foi bem diferente dos livros de investigação criminal que costumo ler. Esse aqui a gente vê o ponto de vista do "assassino" tentando esconder o caso para se sair impune e das pessoas que fazem parte da investigação averiguando o caso, foi justamente esse ponto que tornou minha leitura um tanto fluída.

não tenho muito o que falar sobre, somente que gostei da trama e como toda a investigação se desenrolou (o final foi o puro suco da tensão).

elucidando o título da resenha mais uma vez, a Lila conseguiu ser a melhor personagem da trama, pra quê FBI, polícia e essas coisas todas aí quando se tem a Lila que faz o trabalho da polícia e muito mais? ?
comentários(0)comente



almeidajll 01/05/2024

Norman, norma, normal
A história é muito boa, bem desenvolvida e muito complexa se vista pelo lado da psicologia. é insano pensar em como a mente humana é capaz de ser tão cruel e absurda.
a escrita é incrível, achei q demoraria pelo menos uma semana pra ler, por ser um clássico mais antigo, mas devorei ele em uma madrugada. a leitura foi muito fluida e sem forçação. com certeza vou procurar outras obras do autor.
o final foi muito bem pensado, mas não me impressionou tanto. algumas partes da história deram pistas que já me causaram uma suspeita sobre o plot lá pela metade do livro. mas, mesmo assim, não consegui prever a história completa até o final do último capítulo.
é um bom livro pra quem gosta de um suspense mais leve
comentários(0)comente



30/04/2024

Comecei a ler este aqui porque tinha visto a série e me interessei. Normalmente eu não sou de me interessar por livros de suspense mas esse me convenceu a procurar outros; prendeu minha atenção desde o início e, acredito que se eu não tivesse assistido a série, o impacto do livro seria ainda maior. Virou um dos meus favoritos e agora vou atrás do filme para assistir.

OBS: essa edição da DarkSide é PERFEITA! Com capa dura, ilustração nas páginas e imagens do filme no final do livro só complementaram a experiência de ler esse clássico, tô apaixonada nessa edição.
comentários(0)comente



Sophia1260 29/04/2024

Ruim demais
Fui inteirinha por conta da série, conta sobre um caso de assassinato e só. Não se aprofunda em nenhuma história e deixa várias pontas soltas.
comentários(0)comente



vinizambianco 23/04/2024

[sobre mães, filhos e motéis desertos na beira da estrada] 

Se existe um clássico do terror que eu sou fissurado, esse filme é Psicose, talvez seja pelos personagens muito bem construído, ou pela sua trama super bem trabalhada e costurada ou pela sua direção e sonoplastia excelentes, o fato é de que eu acho incrível, e relendo o livro que deu origem a maior criação de Hitchcock e um dos filmes que reinventou o terror fica claro do porquê. 

Psicose conta a história de Norman Bates, dono de um motel pouco visitado por causa da estrada abandonada que mora com sua mãe, e Mary Crane, uma jovem mulher fugindo com uma quantia de dinheiro roubada, quando o destino dos dois são entrelaçados, todos começam a se perguntar se conseguiram sair com vida desse Motel. 

A história é muito bem narrada, todos os pontos de virada são bem colocados e a divisão de história entre os personagens são coerentes. Outro ponto que vale a pena destacar é os diálogos entre Norman e sua mãe que são super bem colocados e que se a pessoa não conhece o twist de fato se surpreende. 

O único ponto ?negativo? para mim foi a edição em si, feita pela #darkside, e tendo uma capa lindíssima, o livro tem muitas páginas para ter mais páginas do que deveria, especialmente no começo dos capítulos, não que seja um problema, mas achei que deveria ter um destaque. 

Com uma história já maior do que as páginas do livro, Robert Bloch cria personagens e cenários tão fortes que mesmo mais de 70 anos de sua escrita continuam vagando pela cultura pop sem data certa pra sair pois vivem mais vivos do que nunca, mesmo depois de tudo que aconteceu naquele motel. 

PS- #batesmotel é uma série incrível que funciona como prelúdio para a história original, uma pena nunca ter sido reconhecida. Obrigado por tudo mamãe Farmiga 
comentários(0)comente



Clauclau/Eu leio sim e daí 20/04/2024

Psicose
Será que uma fala mansa, simplicidade e um olhar tristonho pode realmente esconder a verdade sobre as pessoas? Não que esbanjar felicidade e alegria possa passar despercebido, mas o quanto se consegue conhecer realmente o cerne das pessoas que nos rodeiam? Pois bem, este livro irá te mostrar o lado obscuro e assustador que pode estar na mente distorcida do ser humano, não apenas a assassina, mas também aquela mente que carrega frustrações e apatia em sua rotina. Este enredo é uma ótima exposição e exploração de mentes transtornadas e sucumbidas por certas instabilidades emocionais.
Uma leitura obrigatória para os adoradores, assim como eu, do horror e suas camadas sombrias. A escrita do autor me prendeu e senti a conduta dos personagens extremamente real, sim, podemos esbarrar com qualquer um deles. Um enredo fluído, forte, inquietante e impactante. Capítulos curtos e bem estruturados. Psicose apresenta um homem deslumbrado pela violência bizarra, uma mulher insatisfeita com o rumo que sua vida tomou e uma mãe possessiva, controladora, mordaz e totalmente tóxica. Uma leitura que valeu cada instante dedicado a ele.

Recomendo
comentários(0)comente



victoria 19/04/2024

Achei bem mais ou menos kkkkkkk falam tao bem que eu esperava que fosse muito bom, ja imaginava o final e achei ok, nada dms. mas é legal de analisar do ponto de vista da psicologia
comentários(0)comente



1497 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |