Psycho

Psycho Robert Bloch

Resenhas - Psicose

barbrmn 31/01/2024

Mais um favorito
Sem condições de parar de ler este livro depois que você já inicia a leitura. Impossível.

Robert Bloch, eu te venero!

Andressa1074 28/01/2024

PERFEITO
O livro é bom do início ao fim! a escrita é envolvente e os personagens ficam cada vez mais interessantes. Cabe salientar que Psicose é um daqueles típicos livros que te fazem querer ler sem parar! eu simplesmente amei, embora a tradução deixe a desejar em algumas partes.

Robson 28/01/2024

Gostaria de ter lido Psicose primeiro e só depois ter assistido ao filme do Hitchcock para que a experiência com a história fosse mais imersiva para mim e pra ver se conseguiria adivinhar algumas coisas do enredo. Mas tirando isso, gostei bastante da leitura e da escrita do Robert Bloch.

A relação de Norman com sua mãe é mesmo um dos pontos altos da história e a conclusão sobre o personagem é bem satisfatória. Aqui, inclusive, vale muito a pena elogiar a grande atuação do Anthony Perkins que incorporou bem toda a tensão da cena final do livro.

Agora fiquei tentado a ver Bates Motel futuramente pra ter contato com mais da história de Norman e Norma Bates.

MarAlia.Oliveira 28/01/2024

Muito bom !
Eu amei a leitura, as coisas acontecem bem rápido, e flui naturalmente a história. Eu super indico para quem gosta de suspense com um pouco de mistério. Confesso que iniciei a leitura sabendo que a serie Bates Motel, foi inspirada no livro, mas fiquei surpresa quão fiel ela é ao livro. Então eu ja sabia o final e a sensação que tive, era que estava relendo o livro.

LuanGabs 27/01/2024

Um livro curto, rápido e direto ao ponto que entrega exatamente o que promete em seu título. A relação doentia de mãe e filho que culmina em um rastro de crimes absurdos.

A narrativa inicia com os dois pés na porta, em menos de 15 páginas você capta o panorama da mente perturbada de Norman Bates, sendo continuada por uma construção de tensão ininterrupta.

Diferentemente do que muitos thrillers fazem, o autor opta por diminuir as surpresas em detrimento de manter a atmosfera de perigo por muitas e muitas páginas.

O jogo de gato e rato entre a parte investigadora e a ?família? Bates é enxuta e não usa de firulas narrativas pra chegar na sua conclusão. Talvez nessa parte, um pouquinho mais de páginas trariam explicações mais fundamentadas e de forma que o leitor pudesse se recompensar mais com a descoberta final. Mas entendo que é um pouco de pedir demais de um livro que é inteiramente sem rodeios.

Alcides.Ogaya 25/01/2024

Por mais que o suspense e terror estejam longe de serem meus gêneros favoritos, quis dar uma chance para esse livro pois sabia que era puxado mais para o lado do terror psicológico ( como o próprio título deixa explícito). Posso dizer que me prendeu bastante, no entanto, infelizmente consegui adivinhar o plot logo nas primeiras linhas ( E não, nunca nem tinha ouvido falar do tal clássico filme do Hitchcock, que se originou desse livro ), enfim, apesar disso, não me atrapalhou em nada a experiência da leitura e a escrita do autor é muito cadenciada e fácil de se emergir.
Por muitas vezes o caminho que a narrativa era conduzida não era nada do que eu esperava, mas o fim logo elucidou minhas teorias. Além disso, gostei que o autor nos deu todo um pano de fundo coerente e interessante em relação ao passado do Norman e seus traumas. No geral foi uma leitura muito agradável, sem enrolação e descrições exageradas, tudo estava onde tinha que estar e o ritmo casava muito bem em cada contexto e intenção das cenas.

Sara.Romanha 24/01/2024

FIM
é um livro bom, nunca vi o filme mas agora deu vontade de ver. consegui descobrir o plot e ainda fiquei surpresa com o final. enfim, muito bom.

Erica201 23/01/2024

Um clássico
Sinceramente, no início eu fiquei extremamente receosa de não ser uma obra com a qual iria gostar, por não ser um gênero em que eu esteja habituada a ler com frequência. Mas contra todos os meus receios, o desenrolar da história me prendeu de uma forma que eu não esperava, tanto que li em pouco tempo. Então é um livro que eu recomendo.

thaeasy 22/01/2024

Eu nunca vi o filme, então não sabia o que esperar. A única coisa que conhecia sobre a história era a famosa cena no banheiro (e que se passava em um hotel/motel). Infelizmente consegui adivinhar o plot do final no início do livro, mas não foi porque a escrita deixou a desejar, e sim porque é o quarto livro que eu leio no trimestre que tem o mesmo plot. Mas mesmo assim foi incrível a leitura e não deixou a desejar.

Julia5285 21/01/2024

Um marco para o terror
Esse livro foi um propulsor para o terror em sua época e mesmo décadas depois continuaria a inspirar histórias macabras que envolvem serial killers.

No geral é muito bom e a leitura é leve, e o final foi muito adequado. Achei essa edição da darkside maravilhosa porque inclui várias cenas do filme de 1960 que foi inspirado no livro.

Só um adendo para quem curte terror ou, como no meu caso, séries de investigação criminal com foco em psicopatas: o livro não vai ter surpresa nenhuma e na página 25 você já vai saber como vai ser todo o desenrolar da história, o plot twist e o final. MAS isso não é algo ruim.

Esse livro é incrível porque foi a fonte de informação para o que imaginamos ao pensar em um psicopata hoje em dia, e para muitas histórias envolvendo um personagem psicótico. O mais legal é que quando eu comecei ele não fazia ideia disso então foi mega divertido encontrar as referências enquanto lia.

Tais como o recluso que tinha problemas severos com uma mãe dominadora, a parte de espiar por trás de uma fresta porque não tem coragem e confiança o suficiente para olhar uma mulher nos olhos, a taxidermia que algumas vezes na literatura e no cinema é associada a um indivíduo perturbado, a fascinação e fanatismo pelo satanismo, sadismo, ocultismo e por aí vai? as múltiplas personalidades em que uma delas é quem mata, etc.

Quem se interessa pelo assunto vai amar encontrar alguma dessas cenas e pensar ?já vi isso antes, então foi com esse livro que tudo isso começou?

É interessante por ser um livro baseado num assassino real cujo as atrocidades ditariam o horror moderno devido sua peculiaridade, porque na época não se sabia muito sobre como a mentes desses indivíduos doentes funcionava e o livro aborda muito essa questão da doença mental.

Enfim, recomendo.

juliana 19/01/2024

Psicótico.
Gostei muito que a escrita desse livro me prendeu de jeito. não fiquei entediada e até me vi ansiosa pra saber do desfecho. muito bom apesar da simplicidade, a história é bem instigante.

lendocombruna 17/01/2024

Bates motel
?Lido em: 11/01/24
?nota: ?????

Finalmente, mergulhei nas intrigantes páginas de "Psicose" de Robert Bloch, um clássico thriller psicológico que desbrava os recantos sombrios da mente humana. A narrativa se desenrola com a história de Marion, cujo desvio fatídico a leva ao isolado Bates Motel, gerido pelo enigmático Norman Bates, um dos personagens mais cativantes que já encontrei na literatura.

O que inicialmente parece uma trama convencional se transforma em um labirinto de suspense, revelando segredos obscuros e reviravoltas perturbadoras que desafiam as fronteiras entre a sanidade e a loucura.

Confesso que tinha certo receio ao enfrentar uma obra de tanto renome e antiguidade, temendo uma narrativa maçante. No entanto, "Psicose" superou minhas expectativas, prendendo-me na trama e incitando o desejo de seguir lendo até que todos os mistérios fossem desvendados.

Mesmo conhecendo o enredo devido à sua longa existência, o livro não perdeu impacto para mim. A habilidade narrativa é evidente, e conforme o clímax se aproximava, meu entusiasmo e envolvimento atingiam níveis tão intensos quanto os personagens da trama. "Psicose" revelou-se uma narrativa envolvente que me manteve à beira do suspense até a última página.

Ademais, é impossível não destacar a beleza desta edição pela Darkside, enriquecida com imagens referentes ao icônico filme de Hitchcock de 1960, elevando ainda mais a experiência literária.

Isabelamelorx 16/01/2024

Com certeza um dos melhores livros que ja li, a escrita impecável flui feito rio, o plot é sensacional, todo o mistério é muito bem construído!

Duda 16/01/2024

Gostei, mas não me impressionou tanto
Foi mais um passa tempo para uma viagem a carro, só não imaginava que eu iria ficar um pouco neurótica, pois como a vítima tinha me hospedado em chalé kkkkk. Bem bonzinho

DéboraMP 15/01/2024

Psicose
Esse livro começa contando a história de Mary: uma mulher apaixonada que resolve roubar dinheiro do seu chefe, a fim de ajudar seu amado a pagar suas dívidas para enfim poderem casar-se.

Acontece que ela acaba se perdendo no caminho para a casa do noivo e vai parar no Bates Motel.

Lá, conhecemos Norman Bates - o dono do motel, que mora com sua mãe, Norma Bates. Norma é uma mãe extremamente controladora e impulsiva, que comete atrocidades as quais Norman encobre para evitar que a mãe seja internada em uma clínica psiquiátrica.

Quando Mary some, sua irmã vai até o noivo de Mary para tentar encontrá-la e a partir disso as coisas vão ficando cada vez mais sinistras.

Essa história não é perfeita, tem uma coisinha no final que me incomodou um pouco e por isso ele não é um cinco estrelas. Contudo, favoritei, sim!!!

Mesmo já conhecendo a história, eu amei fazer essa leitura. É um clássico do jeitinho que eu gosto. Fácil e rápido de ler. Ao final do livro tem algumas imagens do filme dirigido por Alfred Hitchcock (mais uma edição impecável da DarkSide).