Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Jéssica 21/11/2021

Alfred Hitchcock fez um otimo filme.
É um livro muito gostoso de ler, apesar de que a história só engatou pra mim lá pela pagina 50, porem depois disso, me vi devorando o livro em dois dias. Achei o desfecho final muito bom, e mesmo não me surpreendendo (porque já tinha visto o filme antes) não deixa de ser uma ótima história. Aliás um conselho, vejam um filme, esse com certeza entra na lista das melhores adaptações de um livro para um filme.

Marcelodmr 28/12/2020

Final tem uma reviravolta incrível
Lembro de ter assistido o filme quando era adolescente, mas graças a minha péssima memória quando li o livro agora parecia meu primeiro contato com a história.

Conta o desenrolar de uma sequência de fatos ocorridos no motel bates. Desde o início a história é envolvente, não à toa que li em 2 dias. Viciante. No decorrer da história você cria vários cenários possíveis, mas o final surpreende. Que final bem feito. Não me espanta Alfred Hitchcock ter comprado os direitos autorais do livro anonimamente para posteriormente tirar todos os exemplares de circulação. Assim ninguém saberia o desenrolar da história antes de assistir ao filme. Já indo rever agora o filme, espero terminá-lo com essa mesma chama de empolgação que estou com a história ao término do livro.

Leiam. Essa edição da darkside é sensacional. Capa dura, fotos do filme, gramatura da folha excelente... impecável!!
ana.luizacaaa 28/12/2020minha estante
Eiiiiita! Quero!

Marcelodmr 28/12/2020minha estante
Ana, vou te pertubar até tu ler kkkk fera dms!!

Alexandre.Rangel 29/12/2020minha estante
Eu acabei dando 4 estrelas por ter assistido à série. Na série a trama é bem melhor arranjada. Mas é um livro muito bom pra quem não tem noção da estória. O final realmente surpreende.

Marcelodmr 29/12/2020minha estante
Alexandre, acredita q ainda n vi a série? Assisti ao filme. Em relação à ele achei o livro mais completo, mas quanto a série eu quero ver. Já ouvi falar mto bem!! Valeeeu

Clara 02/10/2023

Mt bom
Gostei da maneira que o livro foi construído, deixando um sentimento de aflição e incerteza durante a narrativa toda. a escrita é muito boa, é rapidinho de ler e o plot é bem trabalhado (apesar de eu ter descobrido, no fim acabei gostando de qualquer forma).

LipeGates 22/09/2023

Curto, porém extremamente impactante.
Achei que seria um livro sem tanto impacto, porém tem aquela pegada de conto, tudo acontece muito rápido e de forma marcante.

Personagens marcantes, cada um da sua forma e um final que no início te decepciona e finalmente, no desfecho, te choca.

Não gostei muito da tradução por trazer muitas palavras antigas e expressões que não se usa há muito tempo, mas não é uma leitura tediosa, flui bem.

Kkreitu 10/04/2023

Trindade maldita
Acho que era melhor ter usado drogas pra entender esse livro, tantas mentiras que duvidei até o título do livro.
gustassb 11/04/2023minha estante
amou sim ou nao?

Kkreitu 11/04/2023minha estante
talvez!

Elaine.Magalhaes 14/09/2022

Mais um clássico que nunca morre
A obra é de leitura rápida. As pouco mais de duzentas páginas fluem em questão de horas, e chegamos ao final com uma sensação de querer mais. Independentemente de você já conhecer tudo sobre Psicose ou já ter assistido ao filme, não abra mão da leitura do livro. É um obra que nenhum fã de suspense / terror pode deixar de ler. Passe algumas horas no Bates Motel e conte-nos como foi sua experiência (se você sair de lá, é claro). Alguns dissem que o livro é melhor que o filme, eu digo que os dois são FANTÁSTICOS! Leia o livro e assista o filme.

Felipe.Cuzziol 12/07/2020

Essencial pra amantes de suspense
Que história incrível. Já cheguei a namorar por pouco tempo a série Bates Motel (assisti apenas a primeira temporada) e sempre ouvi falar do clássico filme dirigido por Hitchcock. Apesar de saber da importância para a história do cinema, sempre deixei o filme de lado - também, só recentemente ficou acessível via streaming. Fico feliz por ter postergado justamente porque sempre prefiri primeiro ler ao livro pra depois assistir ao filme. E que livro! Robert Bloch traz o suspense de maneira bastante objetiva, variando a narração entre as personagens envolvidas, o que só aumenta a proposta de tensão do gênero. Você simplesmente não quer largar o livro até chegar ao plot final. Que por sinal é surreal e completamente inesperado. Amei.

ellensbook 30/11/2020

Tive uma surpresa muito boa com esse livro, comecei pensando que seria cansativo e nada muito instigante, mas devorei esse livro e me surpreendi demais no final. Um livro muita bom

Mr. Jonas 22/07/2023

Um homem atormentado por sua mãe controladora
Psicose é aquele suspense tradicional em que o leitor é facilmente enganado pela engenhosidade do autor. Através de uma escrita leve e de linguagem bastante objetiva, Robert Bloch nos conta a história de Norman Bates (hoje mundialmente famoso também pela série Bates Motel). Norman é um personagem aparentemente sem graça. Um homem que vive à sombra da mãe dominadora, que não consegue tomar decisões e rumos para sua vida, e que passa seus dias gerenciando um decadente motel à beira de uma estrada de pouco tráfego. Seus conflitos com a mãe vão permear a história e os diálogos dos dois estão recheados de ambiguidades que só vamos descobrir lá nas páginas finais.
Robert Bloch constrói um labirinto para o leitor percorrer. Inocentemente nos deixamos conduzir sem perceber que o caminho, por mais conhecido que se mostre, guarda surpresas de tirar o fôlego.

@capitulodosonhos 01/02/2022

Não fale mal da mãe de um homem
O que você faria se tivesse acabado de roubar uma quantidade enorme de dinheiro e tivesse que fugir sem rumo?

Primeiro: não se perca na estrada (tudo bem, não tinha gps na época)
Segundo: não jante com um cara que você não conhece)
Terceiro: não fale mal da mãe dele

Tudo isso parece bem óbvio, mas não para uma personagem de Psicose.
Essa foi a leitura do Nosso Clube de janeiro, e eu achei que não ia gostar, porque tenho medo kkkk mas no fim eu gostei sim, foi muito divertido ler com todo mundo.

Falando sobre o livro, eu achei muito boa a escrita do autor, fiquei agoniada em 90% do livro e gostei da experiência de ler um terrorzinho!

Matheus 31/03/2020

Show
Um suspense de alto nível. Te prende do começo ao fim.

Mari M. 16/03/2020

Perfeição sinistra!
Eu já tinha visto o filme e a série baseada no clássico.Mas mesmo sabendo do mistério da trama, a coisa toda me fez roer o dedo...fiquei imaginando a sorte de quem não sabe nada da história, ter o prazer de ler primeiro!

rebeccavs 27/03/2020

Sabemos lidar com nossas outras vertentes?
"Psicose" é uma obra baseada na história da vida de Edward Theodor Gein (Ed Gein), o qual mantinha relações incestuosas com sua mãe, que insistia sobre as mulheres serem instrumentos diabólicos para levar os garotos ao mau caminho, todavia, ela apenas não queria que ele a trocasse por outra moça e, consequentemente, ficasse sozinha.

Nesse ínterim, Robert Bloch utilizou a história de Ed Gein para criar um clássico do suspense: Psicose. Bloch usou outros nomes para os personagens e aperfeiçoou a estória, ressaltando - de maneira direita e simples, fluindo o desenvolvimento do livro - a relação que Norman tinha com a mãe - Norma Bates -, Mary, os detetives e, sobretudo, consigo mesmo.

É um clássico bastante interessante e bem desenvolvido que inspirou obras cinematográficas incríveis como "Hannibal" e "O massacre da serra elétrica", além, claro, do filme homônimo "Psicose", este último tendo como diretor o renomado Alfred Hitchcock.

Analisando a parte psicológica de Norman, é crível que todos temos nossos outros lados - ou melhor, nossas outras vertentes-, mas é imprescindível saber lidar com eles e - mormente - com nossos erros e suas consequências. Norman prejudicou-se por não compreender a si mesmo e não aceitar os acontecimentos, evidenciando seu destino.

Recomendo muito. Um livro curtinho que consegui ler em aproximadamente duas horas e meia.