Surperdicas para falar bem : em conversas e apresentações

Surperdicas para falar bem : em conversas e apresentações Reinaldo Polito

Resenhas - Surperdicas para falar bem : em conversas e apresentações

Cris 09/05/2024

Dicas
Reinaldo Polito traz orientações bastante didáticas para quem precisa fazer apresentações. Vale a leitura e também se aprofundar no tema com outros livros do autor.

Alberto.Tisbita 13/01/2023

Polito simples e direto
Esta obra cataloga 60 conselhos úteis para aperfeiçoar o uso da linguagem verbal e não verbal com foco na persuasão e na clareza da comunicação. As orientações são aplicáveis em um vasto espectro de circunstâncias: de plateias a conversas em apartado, com ou sem microfone, dispondo ou não de tempo para preparação. Por isso mesmo, chavões e fórmulas prontas dão lugar à adaptabilidade, em face de condições internas e externas ao interlocutor.

Cada dica ocupa apenas duas laudas (em tamanho A6) e é didaticamente ilustrada. Por primar pela objetividade, o autor não se propõe a discorrer sobre teorias da linguagem ou psicologia da comunicação. Uma carência, contudo, que não pode ser justificada com base no argumento anterior é a não apresentação de instruções acerca de como adaptar a comunicação quando direcionada a públicos de diferentes níveis hierárquicos no âmbito corporativo.

Renan 30/09/2021

Esse foi o primeiro livro de Reinaldo Polito que eu li. Eu tinha 12 anos e foi um presente de Natal de uma amiga da família que também era minha professora da Escola Dominical na igreja.
Acredito que foi uma ótima oportunidade para aprender a arte da oratória aos 12 anos. O livro também é uma ótima porta de entrada a toda a obra de Polito, que é vasta, pois as dicas aqui sintetizam grande parte do que ele ensina em outros livros também.

Samuel M. 04/11/2019

Legal.
Livro bom, nada além disso, leitura rápida e de fácil compreensão, contém dicas interessantes e tranquilas de serem postas no dia a dia.

Junior 09/01/2018

Simples e poderoso
Dicas simples, diretas e totalmente úteis para melhorar a performance ao falar em público.