A vida peculiar de um carteiro solitário

A vida peculiar de um carteiro solitário Denis Thériault

Resenhas - A Vida Peculiar de Um Carteiro Solitário

cco.isabella 16/10/2018

Poético
“Peculiar e charmoso com um desfecho bem executado , esta novela traz à mente nada menos do que um Kafka apaixonado” The Guardian

Complexo. Essa palavra define a experiência de leitura que tive com ele. Sabe aquela sensação de terminar de ler um livro, olhar para a parede e chegar a seguinte conclusão: Eu não absorvi tudo que o livro tentou me passar? Pois é.

O livro é tão poético, que tenho absoluta certeza de que preciso reler. O final é o típico desfecho que vai te fazer parar e pensar. Pensar muito!

O enredo é repleto de lindíssimos pequenos poemas; o que deixa a leitura muito mais fluída e prazerosa.

Pela foto não dá para ver, mas o livro é curtinho, com uma média de 100 páginas; por isso não vou me estender mais. Recomendo fortemente. A história é linda, cheia de sentimento e algumas coisas relacionadas à cultura japonesa. O final é surpreendente ao extremo, o que acabou me encantando muito mais.

Com certeza, fica na pilha dos livros que preciso reler e dos favoritos da vida

Maylla2 04/02/2023

A premissa é boa, a história te deixa curiosa, mas senti que faltou algo. Ainda estou remoendo a história para entender o que faltou.
Martony.Demes 06/02/2023minha estante
Terminei hoje de manhã e tive esse mesmo sentimento! A vontade doida de fazer uma conclusão: Ele foi encontrar com ela e se explicar ou ele se passou por ele! ELe foi atrás da garçonete! kkkk

Daniela 26/07/2016

Um ciclo literário
A capa em si é encantadora. Contudo o admirável é que ao abrirmos o livro nós temos um texto bastante poético com toques de lirismo. Do início ao fim, Bilodo se torna um amigo nosso, que queremos saber dos seus dias. Assim seguem as páginas, cheias de poesias e sentimento. O livro passa uma sensação boa, satisfatória. Gostei muito!

Bia 15/04/2018

Se permita ler esse livro.
O livro com uma beleza estética de agradar os olhos , e com um tamanho humilde para uma leitura rápida, surpreende o quão interessante pode ser.

Sem delongas para resumos ou sinopses. O livro é surpreendente em todos os sentidos e cabe a pessoa se aventurar nessa leitura para entender as surpresas que a trama e o próprio texto reserva.

Ao longo da leitura tentei ,inutilmente, prever um provável desfecho , seguindo a linha dos clichês de romance/drama... mas como citei acima, minhas tentativas foram inúteis. O livro impressionou uma pessoa impressionável.

Um livro com muitas mensagens a serem decifradas de leitor para leitor, e que me deixou particularmente maravilhada com o teor enigmático.

Me vi interessada por um novo estilo sútil de poesia, e por um ensinamento de certa forma misterioso.

Superou em diversos sentidos sua bela capa. Leia e tire sua própria conclusão!

Tania Capel 02/01/2017

Surpreendente
A vida peculiar de um carteiro solitário é o segundo romance de Denis Thériault que é roteirista... daí já dá pra entender a dinâmica da narrativa, sempre surpreendente. O livro tem uma atmosfera misteriosa e traz os haicais japoneses como referência. Leitura rápida!
A capa é lindinha, imitando um envelope.

Érika 11/11/2022

Singelo
Comecei a ler esse livro por indicação de um algoritmo e por estar disponível no BibliON. Não tinha muitas expectativas, só queria uma leitura gostosinha pra me fazer companhia no trajeto casa trabalho. Que deliciosa surpresa. Escrito de uma forma meio ?infantil? de tão simples, remeteu-me a animações antigas, daquelas que passavam na TV Cultura na minha infância. Protagonista carismático, belos haicais e enredo satisfatório. Recomendo demais essa leitura.

Cinde.Costa 16/09/2021

Tocante e paradoxal
Li esse livro em função do título e da capa, confesso. Me deparei, porém, com uma história da qual gostei muito e que suscitou em mim três sentimentos conflitantes: empatia pela solidão e inexpressividade cotidiana do Bilodo, repulsa pelo seu hábito de ler as cartas alheias, e curiosidade pelo modo como essa odisseia terminaria. Pois, sim, Bilodo vai se apaixonar por uma mulher que só conhece através dos haicais que ela escreve e vai sentir ciúme do homem que a responde. A narrativa de Denis Thériault, em primeira pessoa, é muito sensível e tende a evocar bons sentimentos na leitura - ainda que, a cada página lida, você pense quão errado é o que Bilodo está fazendo.

Um mérito à parte é a função narrativa dos haicais dentro do contexto. Bilodo aprenderá a escrevê-los e aprenderemos com ele, entrando em um universo de métricas e sentimentos que é muito instigante e bonito, pois um haicai tem o poder de despertar sentimentos potentes com poucas palavras (tem um exemplo de haicai no post). Por isso, essa história ganha um tom poético.

Por fim, o desfecho é aberto, abrupto e chocante, composto por um plot, cujas pistas estavam à vista ao longo da narrativa, mas só vi depois que concluí a leitura. Tal desfecho faz com que sua experiência de leitura seja outra, mas não menos prazerosa.

⚠️ Eu RECOMENDO essa história com prazer. É um livro curto (128 páginas), mas muito rico em camadas e reflexões para nossa vida.

⚠️ A história pode parecer romântica (e é, em alguma medida), mas não esqueçam que abrir a correspondência alheia é um crime federal: Art. 151, Lei n° 2.848, de 1940, do Código Penal. Não custa avisar :)

Erika Alcantara @literandofotos 20/08/2018

Bilodo, um carteiro de 27 anos que perdeu os pais muito cedo em um acidente, vive sua vida dedicada ao trabalho, tem decorado os degraus das calçadas que anda. Ele nutre um vicio secreto, bilodo ao longo to tempo aprendeu a abrir as cartas sem violar, ele nutre uma paixão secreta por as cartas de Ségolène, que em uma das cartas escrita a Grandpré, ele descobre que ela é professora e se encantou com o sorriso que vê na fotografia a meio as crianças. Bilodo se ver louco de não ter mais as cartas de Segonele quando algo acontece com Grandpré. O que será que bilodo vai fazer para não perder o contato de seu grande amor ?

Apesar de ter achado o Bilodo um doido por se apaixonar por alguém que não conhece eu o entendi, amo livros que me passam algum ensinamento, apesar de que não curto finais em aberto. Esse livro me passou a cultura do haicai (forma de poesia japonesa surgida no sXVI e ainda hoje em voga, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que tem como tema a natureza ou as estações do ano.). O autor usa o ?Ens?? um conceito relacionado ao budismo que tem expressões como uma pessoa mentalmente completa, o círculo. Significa iluminação, força , o universo e o vazio.
Esperava mais do livro, achei um pouco corrido, mas valeu a experiência de aprender um pouco da cultura japonesa ??

Elisa 23/08/2021

a vida peculiar de um carteiro solitário - resenha
uma história coriosa e surpreendente. li em dois dias numa viagem à praia, entre um mergulho e outro. comprei o livro num paradouro de estrada após lanchar um pastel e café com leite. bom recordar esse momento, junto com a sensação que o livro me trouxe, cheio de referências japonesas, haiku, cartas misteriosas de amor e uma reviravolta impressionante. super indico. livro curtinho, leitura agradável.

@oiemoni 22/10/2020

Bilodo tem a tranquila vida de um carteiro sem muitos amigos nem grandes emoções, mas ele tinha um vício peculiar. No tempo em que ainda se escreviam cartas, ele gostava de abrir as de certos destinatários, lê-las e até fotocopiá-las e manter um registro dessas ‘’novelas’’.
Porém, há uma carta em especial com qual ele acaba se envolvendo demais, ao ler as cartas que uma jovem professora Ségolène manda para um poeta chamado Gaston fica intrigado pois as correspondências contém apenas haicais.
Bilodo se ver cada vez fascinado por essa forma de poesia. É um livro que além de uma capa linda, as páginas são cheias de detalhes, o trabalho na edição é impecável, o livro tem um que tanto de enigmático como de poesia, e o final é de surpreender.

Jeanne22 13/09/2017

O projeto gráfico deste livro é lindo e delicado; juntamente com o título e a sinopse, dá a entender que tratará de um tema igualmente lindo e delicado. Foi até por isso que comprei. Porém o livro é estranho, o protagonista trata-se daquele tipo que chamamos de stalker. Eu não entendi porque alguém escreveria esse livro, porque o autor achou bacana/interessante colocar no papel essa ideia tão nonsense. Dei duas estrelas pois o absurdo do enredo me entreteve e por vezes até me fez rir. Mas a leitura não vale a pena.

Lucas Rios 19/08/2016

Ens?
O título dessa Resenha já diz tudo sobre esse livro. E em como a vida é repleta deles. Simplesmente fenomenal.

Maya 11/06/2016

O designer é melhor que o autor
Comprei o livro pela capa.
Ele até começou bem, mas o autor pegou pesado no antagonismo do colega do protagonista de forma caricata e por vezes completamente inverossímil.
Me pareceu, ao longo do livro, que o autor perdeu o fôlego; da metade para o fim a narração das história mais parece uma pessoa contando às pressas como foi seu dia. Me senti dialogando com uma pessoa que não sabe contar uma história, e não fazendo parte dela.
Esse distanciamento foi péssimo, porque a magia do livro reside justamente na capacidade de inserir os leitores na história.
A surpresa final talvez teria me deixado impressionada se eu não tivesse chegado até ali forçada pra não abandonar o livro.
Babi Mayra 10/01/2017minha estante
Tive as mesmas sensações quando termonei de le-lo

Portal JuLund 18/09/2015

A vida peculiar de um carteiro solitário, @EditoraLeya
Em primeiro lugar, agradeço à Editora Leya pelo envio deste livro impresso. Achei a capa muito linda, em formato de envelope. As páginas seguem o mesmo padrão, com selos dos Correios impressos nas laterais. Ficou um trabalho muito caprichado.

Bilodo é um carteiro muito rotineiro. Ele tem hora certa para tudo em seu dia, do acordar até a hora de dormir. Mas, também tem um passatempo muito peculiar. Depois do jantar, assim que termina de lavar a louça, ele se entrega às cartas que recolheu para si. Cartas que foram enviadas para outros destinatários, mas que ele abre com o vapor, tira cópia dos conteúdos e somente entrega para a pessoa no dia seguinte. Foi desta maneira que Bilodo tomou conhecimento de Ségolène: através das cartas que ela trocava com Grandpré. É aí que tudo muda na vida do carteiro, pois ele se apaixonou por ela.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/a-vida-peculiar-de-um-carteiro-solitario-editoraleya