A vida peculiar de um carteiro solitário

A vida peculiar de um carteiro solitário Denis Thériault

Resenhas - A Vida Peculiar de Um Carteiro Solitário

Janaina Edwiges 12/06/2020

A vida peculiar de um carteiro solitário
Gosto bastante de títulos peculiares e este, sem dúvidas, é um deles. Além disso, livros em que os personagens levam uma vida diferente do que a sociedade prega como “ideal” me atraem. Bilodo é um carteiro solitário, solteiro, que gosta de praticar a arte da caligrafia, sem muitos amigos e que não gosta de sair muito de casa. O que muitas pessoas veem como estranho, já que, para elas, ter uma vida repleta de atividades sociais é sinônimo de felicidade.

Bilodo adquiriu o hábito de abrir correspondências alheias e acaba se apaixonando pela professora Ségolène, que mora no arquipélago de Guadalupe e troca cartas com o poeta Gaston Grandpré, morador de Montreal, mesma cidade de Bilodo. As cartas têm uma característica bem particular, são sempre uma única folha de papel contendo apenas um poema, um Haicai, pequeno poema japonês, composto por três versos, em geral com 17 sílabas.

A escrita do autor Denis Thériault é boa e a leitura bem tranquila. Achei muito interessante conhecer um pouco mais da literatura japonesa, que trouxe uma delicadeza especial ao livro. No entanto, não gostei do desenvolvimento do protagonista, que perdeu praticamente toda a sua identidade no decorrer da trama, tomou atitudes bem estranhas, o que me impediu de criar uma afinidade por ele.
Mila.Mesquita 12/06/2020minha estante
Gostei do título. Rs

Mila.Mesquita 12/06/2020minha estante
Mais pelo falou.... ja não to lendo mto esse ano. Ai ja viu né. Prioridades. Kkk

Janaina Edwiges 14/06/2020minha estante
O título chama atenção mesmo, Mila! E o livro é curtinho, rápido de ler :) Só não gostei tanto da trajetória e atitudes do protagonista.

ana 27/03/2021

Eu gosto muito de histórias com a rotina do personagem principal em foco, então o início principalmente me encantou muito.
Também é interessante ver e perceber as escolhas do Bilodo, como ele sempre optava por não se mostrar, por não se expressar verdadeiramente. Sempre se anulando...

É uma boa leitura. Leve e sensível. E na maior parte do tempo passei pensando em como funcionaria bem como filme também.

?E nesse momento, pela primeira vez na vida ? a primeira mesmo ?, ele sentiu a solidão que o envolvia. Era como uma onda enorme e certeira, empurrando-o para as profundezas de si mesmo, levando-o para os recantos mais escuros do leito do oceano, onde um redemoinho irresistível o tragara na direção de um abismo monstruoso, uma grade de bueiro gigantesca onde ele se debatia na tentativa de agarrar uma salvação qualquer, tomado pela mais profunda agonia.?
Carin 27/03/2021minha estante
Que resenhão, nota 3 só ???

ana 27/03/2021minha estante
kkkkkkkk mas 3 é bom!!

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/01/2016

A vida peculiar de um carteiro solitário fala de fascínios.
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Sabe aquela história de que é nos frascos menores que estão as melhores fragrâncias? É neste pequeno romance e na vida peculiar deste carteiro que temos um livro incrível. Pensar nele me faz lembrar também daqueles achados (ou perdidos) que se concentram embrenhados em confins de bibliotecas e que guardam enredos extraordinários como pequenos segredos, esperando só um leitor topar ali, sem querer.

Bilodo é um jovem carteiro humilde, sem muitas pretensões e de vida pacata. Enquanto uns são mais propensos a sair para noitadas, Bilodo tem ooooutros interesses, e seu trabalho é certeiro para alimentar um vício secreto: espionar e ler correspondências das pessoas e conhecê-las pelo que escrevem – ele captura as cartas antes de chegarem ao destino e depois devolve, entregando aos de fato destinatários. Esse vício o levou para outro, de stalkear correspondências de dadas pessoas. Nisso, Bilodo acabou se apaixonando por Ségolène. Quer dizer, pelos haicais que esta trocava em correspondências com um homem, que morava na cidade de Bilodo. Com o tempo, quanto mais ele alimenta esse vício, mais barreiras ele se vê tendo que transgredir.

O destino então lhe reserva uma reviravolta que ou findaria seus pequenos crimes contra correspondências alheias ou lhe obrigaria a tomar uma decisão drástica para conseguir manter esse vício. Eis a tragédia: quando o homem com quem Ségolène trocava cartas foi postar a nova correspondência, ele foi atropelado pelo veículo dos correios, onde Bilodo estava. O tal homem, Grandpé, morre ali mesmo e a carta é engolida pelo esgoto por conta do rio que se formou no temporal que caía. E agora, como receber mais cartas de Ségolène? Como matar aquela ansiedade por seus haicais? Como se conectar a essa mulher? Como dar continuidade a essa... paixão?

A vida peculiar de um carteiro solitário fala de fascínios. Resgatando as correspondências, Denis coloca as cartas como as verdadeiras e perdidas almas de uma comunicação que ficou para trás. Quem, afinal, ainda escreve à mão? E cartas? E troca regularmente? E nelas brinca com as palavras, com a vida? Os fascínios aqui transitam desde o fato de escrever cursivas às poesias que as letras e sons e o imaginário podem formar. Agora imagina uma pessoa que é fascinada pelo fascínio dos outros (eu): fiquei apenas APAIXONADA por como o autor descreve, insere e encaixa as construções artísticas nessa trama beeeem peculiar.

A escrita de Denis é uma poesia em prosa e uma prosa em poesia. Já mencionei em algum post por aqui que AMO metaficção e que é um tema de difícil escrita, pois segurar e amarrar a história como deve ser ou se intenta, é bem complicado, é um delinear de camadas de enredos. Para as camadas que envolvem em A vida peculiar, o autor se saiu muito bem, muito ambicioso. Foi deliciosamente singelo e simplório (que me fez amar mais ainda!).

Por tratar-se justo de uma escrita sobre escrita, imaginei que a leitura fosse se mostrar lenta, mas não, ela flui bem rápida e, com 128 páginas, é para uma sentada só. Parece um filme francês, aliás (quero filme já!). Você não encontra muita ação na história, porém, tem umas reviravoltas magníficas. Com pitadas de mistério e suspense, que a verdade seja dita: Denis prega várias peças na gente. Uma preciosidade só!

Para derrubar o forninho de vez, o projeto gráfico do livro é liiiiiiindo demais. A capa é em formato de carta (com um segredo para se espiar) e seus versos têm ilustrações com selos, a diagramação é permeada de carimbos, selos e flores, e como não falar das poesias e haicais? Igualmente bem trabalhados.

Este é o segundo romance deste autor canadense e estou doida para conhecer o primeiro, que foi muito premiado (mas acho que ainda não chegou por aqui =/). Como veem, curti bastante e sim, shippei muito. Vou parar por aqui se não entro nos méritos das jogadas do destino e do tempo.

Segurem aí o meu recomendadíííííííííííííííííííííííííííííííííííííssimo!

P.S.: Acho que Bilodo piraria se visse o insta e/ou o livro do Eu me chamo Antônio.

site: http://www.dear-book.net/2016/01/resenha-vida-peculiar-de-um-carteiro.html
Millena198 14/05/2016minha estante
seu fascínio me fascinou

Mah corazza 19/06/2019minha estante
comecei esse livro ontem e já nos 3 primeiros capitulos gostei bastante, depois dessa resenha to ainda mais anciosa para continuar.

Sha 29/12/2022

Não é uma história comum.
Confesso que fiquei incomodada com o nome "Bilodo" a história toda hahaha, em contrapartida, amei o nome "Ségolène" ??
O livro é muito envolvente, me senti presa a história e logo terminei, e me surpreendi muito. Eu esperava uma história clichê de romance, mas quando a trama envolveu Haicai e Budismo, se mostrou ser algo muito maior!
Me despertou uma vontade de aprender mais sobre esses assuntos, e uma vontade enorme de escrever Haicais ??
ingridscz 06/10/2023minha estante
nossa sim!! quando aparece o nome dele eu leio ?bill? apenas kkkkkkkj

Rebekah 20/09/2020

Expressa o lirismo através dos haikais (poesia japonesa) e a reflexão aparece através do modo de vida do personagem, que foge da realidade em que vive para viver a vida do outro, e descobre a maneira de expressar e sentir o seu eu através das cartas que passa a escrever correspondendo com a destinatária do outro de quem tomou a vida. A busca pela identidade, a solidão que o mundo nos faz sentir, a confusão entre a realidade e o desejo que seja realidade. Perguntas que são inerente ao ser humano estão neste livro simples que parece raso, mas ao refletir sobre os pontos que quer trazer à reflexão, se tornou profundo.
Carin 24/03/2021minha estante
sintetizou bem

Maya 11/06/2016

O designer é melhor que o autor
Comprei o livro pela capa.
Ele até começou bem, mas o autor pegou pesado no antagonismo do colega do protagonista de forma caricata e por vezes completamente inverossímil.
Me pareceu, ao longo do livro, que o autor perdeu o fôlego; da metade para o fim a narração das história mais parece uma pessoa contando às pressas como foi seu dia. Me senti dialogando com uma pessoa que não sabe contar uma história, e não fazendo parte dela.
Esse distanciamento foi péssimo, porque a magia do livro reside justamente na capacidade de inserir os leitores na história.
A surpresa final talvez teria me deixado impressionada se eu não tivesse chegado até ali forçada pra não abandonar o livro.
Babi Mayra 10/01/2017minha estante
Tive as mesmas sensações quando termonei de le-lo

Lia Trajano 11/11/2022

11 de novembro 2022
Esse livro daria um bom filme, daqueles que parecem ser uma coisa mas são outra. Final intrigante, a capa fofa faz parecer só um livro romântico. Mas co fesso que não tirci pelo protagonista, fiquei torcendo para que ele fosse descoberto.SPOILER

Mas ao mesmo tempo achei digno de pena...fiquei pensando se tudo aquilo não foi transtorno mental dele...ou do Gértrand.
Miguel 11/11/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard?. caso você tenha interesse em ler, está disponível gratuitamente na amazon até dia 15/11. é bem rápido e curto, tem só 25 páginas! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

Perdida_nas_Estrelas 22/07/2016

Thériault: esplêndido
O livro se inicia de uma forma instigante totalmente diferente de outros que já li, isso me causou a curiosidade de lê-lo e saber dos acontecimentos. Há um momento na história que ocorrem cenas clichés, porém são rápidas e o final realmente surpreende, incrível! O autor fez um excelente trabalho, me deixou aflita ao fim. É o tipo de história que ficamos pensando nela por um bom tempo.
PAI DOS RATO 16/09/2022minha estante
SOU EU BOLA DE ?FOGO ?
O CALOR VAI TE MATAR ??
-VAI ME ENTERRAR NA AREIA? ??
- NÃO NÃO VOU ATOLAR ??
-TO FICANDO ATOLADINHA, TO FICANDO ATOLADINHA ???

Maylla2 04/02/2023

A premissa é boa, a história te deixa curiosa, mas senti que faltou algo. Ainda estou remoendo a história para entender o que faltou.
Martony.Demes 06/02/2023minha estante
Terminei hoje de manhã e tive esse mesmo sentimento! A vontade doida de fazer uma conclusão: Ele foi encontrar com ela e se explicar ou ele se passou por ele! ELe foi atrás da garçonete! kkkk

Helo 26/09/2022minha estante
Kkkk não havia pensado por esse lado rsrs.

Portal JuLund 18/09/2015

A vida peculiar de um carteiro solitário, @EditoraLeya
Em primeiro lugar, agradeço à Editora Leya pelo envio deste livro impresso. Achei a capa muito linda, em formato de envelope. As páginas seguem o mesmo padrão, com selos dos Correios impressos nas laterais. Ficou um trabalho muito caprichado.

Bilodo é um carteiro muito rotineiro. Ele tem hora certa para tudo em seu dia, do acordar até a hora de dormir. Mas, também tem um passatempo muito peculiar. Depois do jantar, assim que termina de lavar a louça, ele se entrega às cartas que recolheu para si. Cartas que foram enviadas para outros destinatários, mas que ele abre com o vapor, tira cópia dos conteúdos e somente entrega para a pessoa no dia seguinte. Foi desta maneira que Bilodo tomou conhecimento de Ségolène: através das cartas que ela trocava com Grandpré. É aí que tudo muda na vida do carteiro, pois ele se apaixonou por ela.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/a-vida-peculiar-de-um-carteiro-solitario-editoraleya

Ash 11/04/2024

Ens?
GENIAL

De primeira instância, é uma leitura boa, mas solitária... A vida desse carteiro é tão monótona e angustiante, além de que é sufocante o jeito perseguidor de ser (precisava de terapia)
Mas ao longo da leitura, você descobre novas coisas, sobre haikas e coisas do gênero, e a obsessão do carteiro o faz incorporar sua "musa"... E no final é Ens?....

Veronica 08/08/2016

Incrível!
Comprei o livro pela capa, já que veio lacrado na loja e não tinha ideia do que encontraria ao desembrulhar o plástico. Uma grata surpresa com essa história de fácil leitura, poética e que retrata um amor vivido através de correspondências, mas fugindo do lugar-comum das histórias de amor convencionais. Bilodo é enigmático do início ao fim e, quando pensamos que o deciframos, surge outro traço de sua personalidade. Recomendo a leitura.