Ao mesmo tempo

Ao mesmo tempo Susan Sontag

Resenhas - Ao mesmo tempo

Vitor Butrago 11/05/2023

Ah! Que é isso? O Bush está descontrolado.
Li Ao Mesmo Tempo (Cia. das Letras, 2009, Trad.: Rubens Figueiredo) coletânea póstuma de artigos, discursos e resenhas tardios (2001 – 2004) de Susan Sontag (1933 – 2004) e – perdão ao séquito – não poderia ter escolhido pior obra para um primeiro contato com a Autora. Com a expectativa de – por meio da reunião das últimas intervenções – apresentar ao público uma síntese da obra crítica da mulher mais interessante do século XX o livro falha como convite. O início promissor – “uma discussão sobre beleza” – é logo apagado por resenhas literárias amalucadas - com a exceção de “Um destino duplo” sobre Artemísia, de Anna Banti. Paixão. Confusão. Tanto nas resenhas quanto nos artigos sobre o 11 de setembro de 2001 e a Guerra ao Terror. Melhor qualidade literária possui os seus discursos: “O mundo enquanto Índia” é demonstrativo do quão potentes devem ser as monografias que escreve. Carece a coletânea de um amálgama que permita integrar em discurso os textos que o a compõem. Serve como homenagem, no entanto.

Fayetsho 23/02/2020

Ler Susan Sontag é sempre bom. Os ensaios sobre livros são bem legais, mas bem específico, pois são sobre certos livros. A coletânea como um todo senti que não funcionou para mim. Como disse, os ensaios sobre livros fariam mais sentidos como introdução dos respectivos livros. Os sobre 11 de setembro são muito bons, e gostei bastante dos discursos. Mas, acho que prefiro os livros que são mais direcionados a um tema em especial.

Dana 23/09/2016

Uma mulher brilhante
Ler Susan Sontag é o tempo inteiro, mentalmente, exclamar como essa mulher era BRILHANTE!
_
"Ao mesmo tempo" reúne dezesseis textos que a autora esboçava a intenção de publicá-los, mas infelizmente veio a falecer.
Seu filho, David Rieff, nos brinda, então, com essa fantástica coletânea de ensaios e discursos feitos nas diversas premiações que a autora ganhou.
_
À medida que avançamos na leitura, percebemos a lucidez e saudável inquietação em buscar conhecimento e preservar a consciência da simultaneidade dos fatos aqui ou lá... do outro lado do mundo.
Há um olhar aguçado acerca da literatura e um incansável ativismo político.
_
A Susan não se calava diante da tortura irascível, das injustificáveis e longas guerras, atentados terroristas etc.
E também instigava o leitor/ouvinte a refletir sobre o papel do escritor e da literatura, a importância da tradução.
_
"... o que os escritores fazem deveria nos libertar, nos sacudir. Abrir avenidas de compaixão e de interesses novos. Lembrar-nos que podemos, simplesmente podemos, aspirar a ser diferentes, e melhores do que somos. Lembrar-nos que podemos mudar".
(em "A Consciência das Palavras")
_
Poderia destacar vários textos enriquecedores, mas destacarei um que me levou às lágrimas de emoção no final: "Literatura é liberdade - discurso ao receber o prêmio Friedenspreis".
_
Então eu digo: se não leu, leia Susan Sontag!
Faça esse bem a você mesmo ?