Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer Jesse Andrews

Resenhas - Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer

Tita 09/09/2015

Me, Earl and the dying girl
Quando comecei, já queria parar. Com o tempo fui me interessando, e comecei a gostar dos diálogos entre Greg e Earl. Só mudaria o título em português, que é um SPOILER.
Bruna 30/12/2015minha estante
Ué, mas em inglês também é um spoiler hahahahah

Emilly Lima 05/09/2015

Eu, você e a garota que vai morrer
Esse livro conta a história de Greg , que é um garoto de 17 anos. O livro retrata a história dele antes , durante, e depois de conhecer Rachel ( a garota que vai morrer ) .
Desde o início da história, o autor esclarece que não é um livro que vai contar a triste história de uma garota com câncer, ou você ama , ou odeia esse livro.

Milena Rocha 05/09/2015

Completamente sem noção. Completamente legal.
Pode não ser o melhor livro do mundo, pode não ter os personagens mais extraodinários, pode não ter um enredo comum, mas este livro com certeza pode ser descrito em apenas duas palavras: estúpidamente legal. Tem uma linguagem muito (muito mesmo) informal, personagens legais e um enredo bem estranho, mas tudo isso se resulta em um livro engraçado, sem noção e de certa forma, se torna um livro com alguns ensinamentos para a vida, principalmente curtir a vida em quanto ainda pode, pois haverá um momento em que isso não será mais possível. Não digo "eu super recomendo esse livro!" pois nem todos gostam de livros como esse, mas se você quer realmente ler esse livro, não te impedirei de forma alguma! Só te desejarei: Boa leitura e boas risadas! ;3

Beatriz 31/08/2015

Sem noção e super muito divertido
Esse é mais um livro sobre câncer mas não tem nada de uma pessoa com câncer que se apaixona por outra e depois uma morre e todo mundo fica triste. É algo a mais e é diferente.

Greg Gaines é um garoto que gosta de filmes, filmes antigos, filmes clássicos, qualquer tipo de filmes. Ele tem um melhor amigo que é briguento, baixinho e fumante, e eles gostam de filmar e recriar cenas favoritas de alguns filmes que assistem juntos.

A garota que vai morrer é Rachel que foi diagnosticada com câncer e como não tem muitos amigos, a mãe Denise, resolve pedir ajuda ao Greg para poder animar a garota nos dias difíceis de tratamento que terá pela frente.

Greg já foi amigo de Rachel, começou a ignorar ela há um bom tempo e agora ele tem a missão de animar a menina que um dia jé teve uma quedinha por ele. O problema é que ele não tem tanta intimidade assim e o clima entre os dois também não é dos melhores. Pensando em formas de animar Rachel, ele junto com Earl decidem criar um filme para a garota que vai morrer.

O livro foi uma grande surpresa pra mim por que 1) eu achava que fosse um livro de chorar, 2) ele é um livro muito engraçado e diferente, 3) todo mundo deu uma nota baixa para esse livro e 4) eu amei.

Como eu já disse, esse não é um livro como a culpa é das estrelas que depois de ler você vai querer deitar em posição fetal e chorar por três dias. Jesse Andrews conseguiu escrever um livro com um tema pesado mas que ficou muito leve e divertido.

É uma história sem floreios e que fala do câncer do modo que ele é. Uma doença terrível e brutal que abala muito a vida do paciente e que em muitas vezes resulta em morte.

Eu, você e garota que vai morrer fala de amizade e amadurecimento dos personagens. Greg muitas vezes tinha atitudes infantis mas eu percebia que ele estava se esforçando para fazer Rachel um pouco mais feliz. Ao longo do tempo também é possível ver que o garoto amadurece e a amizade um pouco estranha e conturbada com Earl também passa por algumas mudanças.

Está longe de ser o melhor livro do mundo mas foi uma história que me cativou e eu achei tão legal, tão engraçado e tão sem noção que acabei dando 5 estrelinhas, haha.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/08/eu-voce-e-garota-que-vai-morrer-jesse.html

Jorge Henrique 24/08/2015

Um livro diferente de ACEDE
Greg Gaines é um adolescente que está no último ano do Ensino Médio, sua principal preocupação é não fazer amigos, e se infiltrar em todos os grupos da escola, ele ama assistir e recriar filmes. Sua vida amorosa é muito desastrosa, e sendo assim, teve poucas namoradas. Greg tem um colega, Earl Jackson, que o ajuda a fazer filmes e regravações de outros filmes famosos, o que não é mostrado para ninguém, apenas os dois sabem destes filmes, que consideram horríveis.

Um dia, a mãe de Greg chega e fala que, sua antiga namorada, Rachel, está com leucemia, e pede para o filho se reaproximar dela novamente, de início ele fica com um pé atrás, não gostando muito da ideia, mas se sente obrigado a fazer isso, e liga para Rachel várias vezes, e em meio a tantos "hum's", ela convida ele para ir à casa dela.

Bom, se você pensa que este livro é sobre um romance entre um casal, que se apaixona que a menina tem câncer, e então ela morre, e o menino fica sem rumo, e blá, blá, blá, você está errado, pois, Eu, você e a garota que Vai morrer, não tem nada a ver com esses tipos de livros. Não é em nenhum momento parecido com A Culpa é das estrelas, por exemplo.

O Livro é narrado em primeira pessoa, por Greg, mas a narrativa não é feita só por texto, como conhecemos, Jesse Andrews usou vários elementos para aprimorar a leitura, e não deixar que ela se torne cansativa. Em alguns momentos é usado scripts, como se fosse um filme, mas com os personagens do livro, manchetes de jornal, lista, tópicos e outras coisa, o que foi uma boa sacada do autor.

Quanto a tradução do título do livro, poderia ter sido melhor, pois o título original é “Me and Earl and The Dying Girl” (“Eu, Earl, e a Garota que está Morrendo”), o título em português dá um spoiler do final do livro, e parece muito com a musica do Zoboomafoo, não é mesmo?

As coisas que me incomodaram bastante na leitura, é a forma como as coisas são jogadas de vez em quando pelo autor, e pela quantidade de “hum’s” que o livro tem, cada capítulo tem uns 10 “hum’s” pelo menos.

Mas, em geral, o livro é muito bem escrito, e está recomendado, voltado para os adolescentes, com uma linguagem mais simples, com gírias, e etc. Como disse a leitura não é cansativa, você consegue ler ele em um dia, no máximo dois.

site: http://diurnosleitores.blogspot.com/2015/08/resenha-eu-voce-e-garota-que-vai-morrer.html

Bru | @umoceanodehistorias 17/08/2015

Conclui esse livro no mês passado e só agora estou escrevendo essa resenha, pois estava tentando definir sobre o que esse livro fala e o que poderia falar para vocês. É muito mais difícil do que eu imaginava escrever uma resenha de um livro que você não gostou, pois você ter tido uma opinião que outra pessoa não teve e, com isso, fazer com que pessoas não leiam o livro. Portanto, antes de eu começar a falar sobre a história, por favor, não mudem sua opinião. Se sua vontade é ler, leia. Só vá sem muitas expectativas.

Eu, Você e a Garota que vai Morrer não é um livro sobre câncer, amor ou amizade. Na verdade, esse livro pode ser definido como um livro que não possui pretensão alguma.

Greg Gaines é nosso personagem principal e narrador. O livro tem como tentativa contar sua história com Rachel – a garota que está morrendo – (e, não, isso não é um spoiler). Greg é um adolescente normal, com uma vida normal, com amigos normais, mas não faz coisas normais. Ele não quer entrar em nenhum grupo na escola e fica transitando entre todos ao mesmo tempo, mas ele não pode ser visto com ninguém por ninguém – sim, isso é extremamente confuso.

Tudo ia bem na vida do nosso querido protagonista até sua mãe pedir para que ele visite Rachel uma antiga amiga que foi diagnosticada com câncer. A partir desse momento, ele entra em um grupo da escola e sua vida começa a girar em torno de visitar Rachel, fazer palhaçadas e fazê-la rir.

Earl Jackson é o melhor amigo de Greg e um garoto, a meu ver, extremamente problemático. Ele mora em uma casa onde sua mãe vive reclusa em um andar e seus irmãos fazem o que querem (consomem e vendem drogas e brigam como loucos). Os dois amigos, após assistirem um filme do pai de Greg, decidem virar roteiristas e gravam filmes sem nenhum tipo de aparelho especial e, claro, seus filmes ficam péssimos.

Earl simpatiza com Rachel e quebra um acordo que eles tinham: entrega para a garota cópia dos filmes que fizeram e isso a deixa muito feliz. Até que uma amiga de Rachel – muito gostosa, de acordo com Greg – pede para ele fazer um filme para Rachel e, a partir de então, os amigos trabalham nisso com nem tanta vontade assim.

Como vocês já perceberam, não gostei do livro. Achei Greg um garoto mimado e, por vezes, ridículo. Seus pensamentos são desconexos e suas atitudes me deixaram perplexa. Rachel, que eu acho que deveria ter seu espaço, é uma personagem secundária. E Earl, bem, eu achei esse menino extremamente problemático ele me assustou diversas vezes. Apesar de no começo do livro já ser apresentado que a história não será sobre câncer eu não seria capaz de imaginar que seria uma história assim: que começa em nada e te leva a nada. Os personagens não cresceram e não fizeram nada demais.

Vejam, não é que o livro é de todo ruim, ele tem cenas engraçadas que me renderam boas gargalhadas, mas vendido ao lado de A Culpa é das Estrelas causa uma ideia completamente errada da história. Mesmo que eu tenha tido grandes expectativas, se eu não as tivesse, minha opinião continuaria a mesma.

Peço desculpas caso minha resenha tenha ficado confusa, mas foi isso que o livro representou: confusão.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2015/08/eu-voce-e-garota-que-vai-morrer-jesse.html

Ana 12/08/2015

Legal
Se "Eu, você e a garota que vai morrer" é o melhor livro do mundo? Óooobvio que não! Mas ao mesmo tempo ele não é horrível como muitas pessoas estão dizendo por aí. Muita gente não entendeu que esse livro é, na verdade, uma crítica à outro Young Adults (principalmente best-sellers como A Culpa é das Estrelas, que eu, particularmente, não gostei)! A escrita é simples e engraçada. Algumas vezes, a história fica "sem pé nem cabeça"., mas nada que o próximo capítulo não compense. Gostaria que cada capítulo fosse o ponto de vista de uma personagem diferente, mas ficou legal sendo Greg o narrador. Enfim: se quiser ler, leia. Se não, não leia. A escolha é tua.

Hsc_Aju 30/07/2015

Manual do Ser Idiota
Que tal começarmos com “Gostosas são que nem elefantes, são fofos e quando andam por ai podem pisar em esquilos sem perceber. Um Desastre, mas fofo” ou "Ser um esquilo é a coisa mais estúpida.". Nesse clima de Completa babaquisse e completa idiotês entramos em Eu, você e Garota que Vai morrer do Autor Jesse Andrews.

Restante da resenha no link

site: http://blogpapeletas.blogspot.com.br/2015/07/eu-voce-e-garota-que-vai-morrer-jesse.html

Igor 30/07/2015

Não esperava muito do livro e realmente não me surpreendi com sua conclusão.
"Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer" é desde o começo um livro sem pretensão alguma, logo de cara o autor nos diz que se estamos atrás de mais uma história doentia de amor e câncer é melhor escolhermos outro livro e, pelo menos disso, ele já nos deixa avisado.

Greg, o personagem principal, é tão infantil que as vezes chega a beirar o ridículo (estou falando de cenas em que ele usa as "dobras" de banha na barriga simulando uma conversa só pra tentar ser engraçado), ainda bem que até o fim do livro nós vemos uma boa amadurecida no rapaz, mas em sua total maioria ele é um adolescente que já está quase na faculdade e age como uma criança do ensino fundamental.

Earl é um personagem interessante e o que traz mais graça para o livro, fala palavrões, não tem etiqueta nenhuma e é um bom contraste comparado à Greg. Também tem uma evolução bem significativa lá no final do livro e uma história familiar interessante.

A garota que vai morrer, é quase uma figurante na história. Gostei mais dela do que dos outros dois personagens e gostaria muito se o livro focasse mais nela e não na vida sem rumo de Greg. (De vida sem rumo já basta a minha :P HAHA)

A história segue um rumo muito rápido, a escrita simples faz com que a leitura seja rápida e prazerosa, mas algo que não consegui sentir foi compaixão com os personagens, em momento algum eu me senti apegado a eles e isso fez com que eu largasse a leitura muitas vezes.

"Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer" é o tipo de livro que vai te entreter enquanto estiver lendo, mas não irá acrescentar nem mudar nada na sua vida, diferente de outros, quando terminei essa história eu fechei o livro e já pouco me importava pelos personagens.

Nota: 2,5.

Mey 27/07/2015

A expectativa é uma merda mesmo, porque quando você pega um livro para ler acreditando que ele será incrível e ele simplesmente não é bem isso, você fica frustrado e muitas vezes tem vontade de jogar o livro pela janela. Foi isso que eu senti lendo "Eu, você e a garota que vai morrer".

"Eu, você e a garota que vai morrer" não é um livro sobre câncer, nem sobre amor, nem sobre crescimento e nem até mesmo sobre amizade (eu acho). Na verdade já tem umas duas semanas que eu terminei o livro e até agora não consegui entender sobre o que é a estória. Mas acredito que na verdade o autor queria falar sobre crescimento e amizade, mas acho que ele falhou miseravelmente. Isso porque a sua personagem principal é babaca e como Greg é o narrador isso se torna um grande problema.

O livro é uma tentativa de Greg contar sua estória com Rachel, uma colega que está com leucemia e vai morrer (isso não é um spoiler, está na capa do livro), porém ele não é um escritor, então o livro é um monte de informações aleatórias escritas em forma de roteiro de filme. Como eu já disse o menino é um babaca, então ele nunca vai ser sensível ou falar de uma maneira profunda sobre a doença da Rachel, pelo contrário, ele fica o livro inteiro reclamando sobre isso e dizendo que por causa da leucemia ele é obrigado a socializar com a garota. Além disso o garoto é um adolescente que gosta de fazer piadas idiotas e por isso os diálogos são rasos.

O livro não é ruim, preciso dizer que em vários momentos eu ri de algumas partes, porque eu gosto de piadas idiotas e humor negro. Mas mesmo assim eu não conseguia me ver envolvida pela estória, na verdade porque não sentia empatia por nenhuma personagem. Greg é apenas um adolescente idiota, Earl é um amigo com problemas familiares graves, mas que é muito louco e Rachel não foi aprofundada o bastante. Mas dos três eu acredito que ela era a melhor, a garota gostava mesmo dos dois meninos e viu neles algo que eu mesma não vi.

Claro que é visível, que aos poucos, Greg vai mudando e sua obrigação passa a ser algo mais, mas a maneira como tudo é escrito, de forma seca e às vezes um pouco sem sentido, o livro não consegue passar a mensagem de que você precisa de amigos para poder crescer.

"Eu, você e a garota que vai morrer" é vendido como um livro semelhante a "A Culpa é das Estrelas" e "As Vantagens de Ser Invisível", mas não consegue alcançar o patamar desses outros dois YA, na verdade ele é uma tentativa falha de falar sobre assuntos já falados em vários outros livros para o público jovem, de maneira inovadora. Mas a tentativa acabou sendo uma grande chatice sem sentido.

O livro virou um filme, que está sedo muito elogiado lá fora, eu já assisti o trailer e acho que os produtores fizeram um bom trabalho e a estória ficou melhor. Às vezes termos um caso de filme melhor que o livro.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2015/07/resenha-eu-voce-e-garota-que-vai-morrer.html

Julia 26/07/2015

Triste
Fiquei em dúvida se daria 3 ou 4 estrelinhas, mas resolvi dar 3, pois 4 eu considero os livros muito bons que tiveram alguns desfalques, este livro não chegou a transmitir isso, mas é um livro bom, pra passar o tempo, nada muito wow que livro maravilhoso, parece mais um roteiro de um filme que eu poderia 100% adicionar aos favoritos. Não vejo a hora de assistir a adaptação, ainda mais que tem o amor da minha vida, Olivia
Milena Rocha 05/09/2015minha estante
Nem vem que a Olivia é minha, querida :3 kk

Elisandra 11/07/2015

Um livro de "merda".
"Me, Earl and the Dying Girl", publicado no Brasil sob o título de "Eu, Você e a Garota que vai Morrer", da editora Rocco, é uma merda que merece quatro estrelas. Ao ler a primeira obra de Jesse Andrews, deparamo-nos com um livro completamente adverso a todos os best-sellers do gênero, que por sua vez são melodramáticos e fazem-nos banhar em lágrimas por dias, perguntando-nos o porque da paixão advir justamente no fim, quando o protagonista já não possui tempo hábil para usufruir de um amor intenso e primaveril.
Se você acha que encontrará um segundo "A Culpa é das Estrelas" nesse livro, você pode parar por aqui. Greg Gaines, o protagonista é um adolescente que deseja passar despercebido por todo seu último ano no colegial. "O Invisível Greg" tem todo seu ciclo de eu-não-quero-ser-notado estilhaçado quando passa, por obrigação, a visitar Rachel - uma namoradinha do tempo do colegial que está com leucemia. Com a ajuda de Earl, seu "companheiro de trabalho", O Invisível passa a produzir um pequeno filme destinado Rachel, a fim de minimizar toda dor hercúlea dos últimos dias da garota - que apenas não queria estar morrendo, mas que se conforma com isso. Romântico, não é? Não. Greg não se apaixona por Rachel, que não se apaixona por Earl, que não se apaixona por ninguém.
O romance trata da luta contra a leucemia de uma forma realística e quase satírica, resumindo-se ao fato de que a probabilidade de você encontrar o amor de sua vida lutando contra o câncer no fim de seus dias é quase zero. Na contramão, "Eu, Você e a Garota que vai Morrer" não passa mensagem alguma sobre a necessidade de se aproveitar a vida ou coisas parecidas, românticas-melodramáticas-e-extremamente-apaixonadas - ele apenas retrata com fidelidade a dificuldade de lidar-se com o desconhecido e o quanto a vontade individual não é capaz de alterar a ordem natural do universo. Pela irreverência, o livro merece quatro estrelas. Você se vê dominado pelos pensamentos perdidos de Greg, por sua indiferença em muitos momentos e por sua indecisão. "O Invisível", sem amigos, vê em Rachel uma pasma sombra de amizade, de confusão, de pensamentos adolescentes.
É um livro contraindicado pra quem ama romances chorosos já que você não encontrará isso lendo "Eu, Você e a Garota que vai Morrer". Há nessa obra um sutil toque de realidade - de como as coisas acontecem e nos fogem os olhos, como tudo é efêmero e o quanto as vezes a inutilidade é inevitável - e de como somos cegos e indiferentes mediante a tantas coisas que não são tão banais assim como parece.
Carlos Patricio 22/09/2015minha estante
mt bom!

Makan 11/03/2016minha estante
Esse título encontra-se a bastante tempo em minha lista de desejados. Sempre sua compra foi protelada em razão da suspeita de seu gênero tender ao melodrama, mas após esta resenha, não tenho dúvidas de que terei uma leitura "ao meu gosto", uma obra mais crua e simples, como a realidade.
Elisandra tua leitura da obra é plena e motivante, agradeço por reacender minha vontade de ler este livro.

anne 24/02/2020minha estante
então não vale a pena ler?

Renata (@renatac.arruda) 25/06/2015

"Um livrinho esquisito", nas palavras do autor
"Não faço ideia de como escrever este livro idiota", declara o narrador-personagem Greg Gaines no início de Eu, você e a garota que vai morrer, e logo o leitor já tem uma mostra do caráter honesto com que o autor Jesse Andrews procurou dar a seu protagonista. Autodepreciativo e desbocado, Greg é um adolescente comum que procura passar despercebido socialmente para sobreviver aos anos de ensino médio, transitando em todos os grupos (dos atletas aos góticos) sem pertencer a nenhum: "faça amizade com os góticos, mas em nenhuma circunstância se vista como eles. Participe da banda, mas evite os encontros de uma hora na sala deles, depois da aula", são os conselhos que ele dá a seus leitores. E assim Greg consegue se sair bem na maior parte do tempo. (...)

O principal é que são os acontecimentos que se seguem desde que Rachel passa a ver os filmes que vão culminar em Greg escrevendo o livro. O que se pode dizer é que, apesar de parecer, o título da obra em nada oferece um spoiler para o leitor, já que apesar de tratar de um tema sério como o câncer, o livro não é sobre a doença ou a luta de Rachel contra ela, tampouco sobre uma amizade edificante ou um romance açucarado; antes, é um livro sobre os anos de formação e amadurecimento em que os protagonistas vão se descobrindo através do cinema e da amizade improvável com Rachel.

Leia o texto completo no Prosa Espontânea: