Thirteen Reasons Why

Thirteen Reasons Why Jay Asher

Resenhas - Thirteen Reasons Why

Sarah | @only_a_snowflake 29/01/2020

13 causas, motivos, razões ou circunstâncias | Booktalk SEM spoilers
Acho que poucas pessoas desconhecem a história desse livro após o boom da sua série na Netflix. Thirteen Reasons Why foi um livro difícil de engolir, um soco no estômago e um tapa na cara. Tudo isso foi necessário, entretanto. Não podemos nos esquecer de ser gentis e mostrar empatia com o nosso próximo, pois você pode fazer a diferença na vida de outra "Hannah Baker" que está aí no mundo.

Se sua vida está desandando, nada dá certo, seus amigos te traíram, se você está rodeado de pessoas tóxicas, vou te dizer uma coisa: Não desista de você. Você não precisa de 13 motivos para pedir ajuda. Sempre terá alguém para te ouvir, mesmo nas noites mais escuras. Basta você falar. Tudo vai dar certo um dia, eu prometo.

"I guess that's the point of it all. No one knows for certain how much impact they have on the lives of other people." (p.156)

BGM: "Breathe" (Superchick)
//Each breath breathed means we're alive
And life means that we can find
The reasons to keep on getting by
And if reasons we can't find
We'll make up some to get by
Till breath by breath we'll leave this behind//

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Pesado na medida certa
Os 13 Porquês tem como protagonista o Clay, um garoto que recebeu uma caixa de sapatos contendo 7 fitas de áudio, quando ele começa a ouvir descobre que são fitas gravadas por Hannah, uma garota que cometeu suicídio umas semanas antes, e nessas fitas ela vai contar as treze razões que fizeram ela se suicidar.

A narrativa é em primeira pessoa, narrada pelo Clay, e quando tem as falas da fitas é escrita em itálico.

Alguns podem vir dizer que os motivos da Hannah são superficiais, que muitos passam por isso na adolescência e na escola, e que a melhor saída não era essa. Mas para mim o autor não quis dizer que a Hannah estava certa, e não quis provar que os motivos eram razoáveis, e sim, que tudo o que fazemos pode vir a machucar outra pessoa, por mais que seja brincadeira e por mais que essa não fosse a intenção.

Esse é um livro que eu com certeza indico para os adolescentes, principalmente os que estão entrando no ensino médio, para que eles possam aprender na ficção antes que se torne uma realidade.

site: https://www.instagram.com/p/Bay04MiAjWZ/

Dreh 31/03/2018

I must confess that I watched first the Netflix TV show, and after that I read the book. There’s some differences between these two, but nothing that you can’t understand completely. You must be asking yourself why I’m writing this post all in English, and I can answer you: I read “13 Reasons Why” in English, and I thought I could try to say my opinion about the story in English too.

If you’re someone who lives in US or England or any other countries where speaks that important language, I’m sorry about the mistakes I could have written.

So, let’s talk about the book, it’s because of that I’m writing here for you guys. I loved all the story about Hannah. I felt bad for Clay and Zach when it was their tapes, but I felt angry about other characters, when I knew each reason described in the whole book.

You can write something in comments for me, even for correct some word or sentence I could’ve made a mistake. Remember, I’m human too, and I’m not perfect 😉

Nati 31/03/2018

"A lot of you cared, just not enough."
Eu gosto muito de como esse livro trata sobre determinadas questões como suicídio e outros assuntos 'pesados' e a história da Hannah me deixou bem triste no final. Uma das coisas que eu mais gostei foi como o autor mostrou como cada pequena coisa, cada ação, tem sua consequência, e que às vezes não pensamos muito em como algo que a gente faça vai influenciar na vida de outra pessoa - não pensamos no impacto, positivo ou negativo, que temos sobre o outro. E que você nunca sabe o que se passa com alguém, dentro da mente dela.

As história da Hannah é tão realista, super bem contada e deixa o leitor exasperado, porque as coisas vão se amontoando e escalando de uma forma que você sabe que vai acabar muito mal e que não tem nada que você possa fazer para impedir. Como a própria personagem diz, é como uma bola de neve: são pequenos momentos que foram se acumulando para a decisão final, até que um evento foi o estopim final.

O Clay foi a maior decepção desse livro, acho. Eu entendo a surpresa e a tristeza de receber as fitas e saber o que se passou na cabeça da menina que ele gostava, mas por vários momentos eu senti que ele estava mais preocupado com os próprios sentimentos, com raiva da Hannah e julgando-a. Por conta das interrupções dele durante as fitas, a narrativa ficou meio chata, quebrada e não conseguiu desenvolver bem o personagem dele.

Estou ansiosa para assistir a série, não só para ver como vão traduzir a história pra tela mas na expectativa de mais desenvolvimento de alguns personagens e outras diferenças do livro!

bi 10/01/2018

"see me for my soul alone."
Thirteen Reasons Why ou Os 13 Porquês contas a história de uma adolescente, Hannah Baker, que cometeu suicídio e deixou 13 fitas cassetes, cada uma é um porquê dela ter tirado a própria vida. Acompanhamos essas fitas com o Clay Jenson, revivendo histórias da vida de Hannah.
Acho que todo mundo conhece essa história, ou pelo menos ouviu falar, até porque já existe a série produzida pela Netflix.

Eu gostei do livro, da maneira que ele é contada e ainda mais pela mensagem que o autor passa com essa história, que começa “leve”, ficando mais pesada ao passar das fitas. Ela é sensível e é contada de uma maneira bem diferente, por “áudio”, ou seja, sabemos tudo pelo ponto de vista da Hannah, que ela vai contando em cada fita. Eu gostei mais do Clay aqui no livro, já que ele é mais decido que na série. As fitas são escutadas por ele em uma única noite, em algumas horas, diferente da série, que ele demora mil anos para tomar coragem e ouvir.

Não dei 5 estrelas porque esperava conhecer mais os personagens, assim como na série. Aqui a gente só tem o que a Hannah fala e pronto. Na série temos mais conhecimento dos outros personagens, até mesmo da vida da própria Hannah. Eu queria ver o Clay enfrentando as pessoas/porquês, queria mais do que o relato nas fitas. Gostei do final e acho que poderia ter uma continuação ou pelo menos um conto contando mais da Skye, o antes e o depois do Clay na vida dela.

Eu achei fantástica a ideia do Jay Asher de escrever essa história, a parir de uma visita a um museu. Ao meu ver, a história ficou real, genuína, original, bem construída e amarrada. Já quero ler mais coisas do Jay e ver mais da escrita dele.

Lembrando aqui o que Jay diz no final do livro: “As pessoas têm um impacto sobre a vida dos outros; Isso é inegável.” Ou seja, vamos pensar nos outros, além de nós mesmo, pois não sabemos que está acontecendo na vida daquela pessoa e podemos acrescentar apenas mais dor.

site: https://www.instagram.com/leituradiferente/