A Menina que Contava Histórias

A Menina que Contava Histórias Jodi Picoult

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 19/08/2015

Resenha: A menina que contava histórias
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/08/resenha-menina-que-contava-historias.html

Amanda 29/07/2016

Otimo!
O livro traz uma riqueza de detalhes imensa, capaz de te fazer sentir tudo que Minka sentia no campo de concentração. É capaz de te fazer amar e odiar cada personagem, mostrando o melhor e o pior de cada um deles.
Leo e Sage são como nós: não presenciaram a guerra, não são capazes de dimensionar as implicações e consequências que ela trouxe, mas são afetados de toda forma.
Contudo, acho que a autora pecou em alguns pontos, páginas e capítulos desnecessários poderiam ter sido cortados, mas nada que tire a qualidade do livro!
Pra quem gostou desta história, o livro A Bibliotecária de Auschwitz será uma grande leitura também, com tantos, ou mais detalhes!

SMiletic 18/09/2016

Uma tocante história sobre perdão e verdade
Várias histórias dentro de uma história. Sage é uma garota que mora em uma pequena cidade, trabalha a noite como padeira e tem no rosto, em uma cicatriz, a marca de do meu maior arrependimento. Ao frequentar um grupo de luto, após a morte de sua mãe, ela conhece Josef, um alemão que é querido por todos, mas que resolve confessar a ela seu passado. Nazista, ele escolhe uma garota de família judaica para que o ajude a terminar com sua vida e lhe perdoar. Segundo o judaísmo o perdão só pode ser concedido pela pessoa que foi ofendida, então Sage não pode fazê-lo. Mas a avó de Sage é uma sobrevivente do Holocausto que nunca contou sua história. Minka era uma menina quando o terror alemão chegou à Polônia. Filha de um padeiro, ela sonhava escrever livros, já escrevia o primeiro, sobre um monstro que se alimentava de pessoas. O livro é sobre Sage, é sobre o livro de sua avó, é sobre a história de Minka nos campos de concentração.
Jodi Picoult, uma de minhas autoras favoritas sempre, se supera neste livro cuja pesquisa tornou tão rico em detalhes - detalhes que algumas vezes reviram o estômago, em outras nos fazem chorar.
Antes da publicação, Jodi fez um leilão para a escolha do nome de um dos personagens. O dinheiro obtido foi doado a associação Advogados e Defensores de Gays e Lésbicas dos Estados Unidos.
Com certeza um dos livros favoritos pra vida.

site: https://www.instagram.com/p/BJNUv68ho0D/?taken-by=smiletic

Kellxinha 18/10/2016

Excelente trabalho
O livro de inicio é meio parado, a partir da segunda parte você engata numa marcha que não consegue mais parar. Extremamente bem escrito e muito bem pesquisado envolve 3 histórias em 1. Gostei muito do fato dela listar os livros que a ajudaram a construir o enredo. Excelente livro pra quem gosta do tema.

Vivi 25/10/2017

Duas histórias se desenrolam dentro do livro. Sendo uma delas sobre o holocausto.
Amei o livro.

Sandra99 25/05/2018

A menina que contava historias
... Uma historia dentro de outra historia....
este livro merece uma resenha decente assim como foi escrita a sua obra, mas não poderia deixar de dar minha opinião sobre o melhor livro sobre a segunda guerra mundial lido por mim.
Na primeira parte da leitura voce se pergunta quando sera que a historia virá , mas a partir da segunda parte a leitura ganha outra proporção se tornando impossivel largar a leitura , foi um livro que apesar de nao ser uma leitura rapida , li avidamente ...
Favorito da vida ... recomendo que leiam os agradecimentos da autora , onde ela conta o ponta pé inicial para desenvolvimento desta linda historia.
Alcione13 25/05/2018minha estante
Agora lerei com certeza.Bela resenha. Como não há emogis aqui rsrs.Palmas

Sandra99 25/05/2018minha estante
Obrigada!! Olha te recomendo mesmo , eu desejei tanto esse livro,e fiquei muito feliz por não ter me decepcionado

Alcione13 25/05/2018minha estante
Comprei um dela na pré venda. E recebo amanhã. Estou muito ansiosa. Vou ver se compro esse também.

Alcione13 25/05/2018minha estante
Comprei rsrs não resisti. Agora sim. Lerei.

Sandra99 25/05/2018minha estante
Quais voce comprou ?

Alcione13 25/05/2018minha estante
Tempo de partir na pré venda.
E agora nesse instante rsrs
A menina que contava histórias.

Sandra99 26/05/2018minha estante
Os que eu li dela é gostei muito foram , uma questão de fé , o pacto e este a menina que contava histórias, por ler tenho dezenove minutos

Alcione13 26/05/2018minha estante
Desses que citou,li apenas Dezenove minutos. E amei. Virei fã.Meu primeiro contato com ela. Recomendo A menina de vidro,Um mundo à parte.

Sandra99 26/05/2018minha estante
Boas dicas , com certeza irei ler .

Alcione13 26/05/2018minha estante
=)

Tibúrcio 13/12/2018

Livro Memorável
Gente, que livro incrível! Sempre gostei de ler coisas sobre a Segunda Guerra e este livro, especificamente, me causou sensações que nunca havia sentido lendo um livro com esse tema.
Sage Singer é uma jovem mulher, com uma cicatriz no rosto, carregada de um passado sobre a morte de sua mãe. Frequenta um grupo de luto e trabalha, à noite, numa padaria. Dessa forma não precisa ter contato com a sociedade. Neste grupo ela conhece Josef Weber, um senhor de 95 anos, e acabam criando um laço de amizade. Mas uma revelação e um pedido de Josef deixará Sage atordoada. Ele se revela um ex membro da SS da Alemanha nazista e a pede que o mate. Em contrapartida, a garota tem uma avó, Minka, sobrevivente do holocausto. Como será que Sage reagirá a essas descobertas e ao pedido de Josef?
Escrever sobre o Holocausto deve ser uma tarefa difícil, e acredito que quem o faz é um corajoso porque nem sempre se consegue passar, em palavras, o sentimento que existe por traz disso. Judi Picoult fez isso de forma maravilhosa. É um livro de uma carga emocional gigantesca. Há muitas perdas. Há muitos sentimentos. Há muitas sensações.
Aliás, as sensações que este livro causa são intensas a ponto de nos sentirmos incomodados. Houve passagens que tive dificuldade de ler porque me causou repulsa. Não que a narrativa dela seja forte ou muito objetiva, pelo contrário, é porque Judi consegue te levar para dentro do livro e assistir às cenas se desenrolarem em sua frente.
A história traz vários pontos de vista dos diferentes personagens. Isso é fundamental na construção narrativa da trama. Essa visão dos personagens ajuda a nos conectar ao pensamento de cada um, descobrindo mais sobre o passado deles e, fazendo entendermos sobre as escolhas no desenrolar da história.
Picoult tem uma sensibilidade na criação dos personagens. Eles são tão humanos, com suas idiossincrasias e escolhas. Vamos conhecendo-os aos poucos, é como se eles fossem se abrindo para nós num diálogo entre personagem e leitor.
Em suma, é um livro maravilhoso. Se você é chorona ou chorão, compre lencinhos, OK? Vai precisar mesmo!

Gabi 12/04/2019

O que falar desse livro?
Foi uma leitura demorada, mas não por ser maçante, muito pelo ao contrário, mas por, em vários momentos me fazer parar, respirar e refletir.
No final do ano passado foi quando me interessei por histórias que abordam o Holocausto. São sempre livros emocionantes, mas esse, em especial, mexeu demais comigo.
É uma história com idas e vindas, narrado por 4 personagens e todos com sua importância, além de um conto paralelo.
Quanto ódio cabe num ser humano?
O quanto somos capazes de suportar para vencer e viver?
O perdão é possível?
O perdão é necessário?
Apesar de ser um romance, há total realidade escrito nele. E essa realidade, que sim, apesar de ter acontecido a 70 anos atrás, ainda é o dia a dia de muitas nações, dói!
Leiam... pra quem possui o Kindle Unlimited ele está disponível.
Bricio Cruz 15/04/2019minha estante
Dessa autora eu li "Um mundo a parte".

Gabi 15/04/2019minha estante
Bricio, e eu esse e Tempo de Partir. Indico os dois :)

Bricio Cruz 16/04/2019minha estante
Parece muito bom!

Nina Vinhas 13/08/2019

Intenso, triste e arrasador
Sage é uma jovem padeira que se refugia em seu trabalho para fugir dos olhares das pessoas, pois, por causa de um acidente, seu rosto ficou cheio de cicatrizes.

Josef Weber é um senhor de 90 anos muito amável e que tem o carinho de toda a cidade onde mora.

Um dia, ele vai até a padaria onde Sage trabalha e eles acabam conversando. Aos poucos, eles se tornam amigos, apesar dela sempre afastar todo mundo de si por causa de suas cicatrizes.

De repente, Josef faz uma revelação e um pedido para Sage. Ele foi um soldado nazista e agora quer morrer, no entanto, não consegue, apesar de ter tentado muito. Ele está cansado e acha que, por tudo o que fez, não merece mais viver. E, por Sage ser de família judia, crê que é a pessoal ideal para tirar sua vida.

É então que Sage começa travar uma batalha interna. Ao mesmo tempo que entrega Josef para o Departamento de Justiça, ela não consegue acreditar que aquele doce velhinho é um monstro que matou milhares de pessoas em um campo de concentração. Até descobrir que ele pode ter conhecido sua avó, Minka, uma sobrevivente do holocausto.

Pouco a pouco, Sage se aproxima de Josef para coletar informações e se envolve com o agente federal para quem o entregou e com quem está trabalhando para levá-lo a justiça.

Essa leitura está totalmente fora da minha zona de conforto por 2 motivos:

1- Odeio dramas porquê acabam comigo
2- Odeio livros com capítulos grandes.

No entanto, a narrativa é intensa e o ponto de vista se alterna entre Sage, Minka, Leo e Josef. Além disso, no fim de cada parágrafo somos presenteados com o interessante conto de fadas criado por Mika em sua juventude, o que deixa o livro mais rico e também tem fundamental importância na história principal. A descrição de Minka de tudo o que viveu durante o Holocausto é intensa, triste e acabou comigo. Chorei horrores. Eu conheço a história no geral, mas ler um caso em específico e detalhado é arrasador. Ninguém devia passar por isso. Ninguém.

Esse foi o primeiro livro da Jodi Picoult que li e recomendo muito.

Cyntia Bender 30/08/2019

De tirar o fôlego!
Preciso começar dizendo que o título não entrega NADA do que vamos encontrar nesta leitura. E que leitura!!! Foi o livro mais impactante, emocionante e visceral que eu li nos últimos tempos. O livro é narrado por quatro personagens diferentes que intercalam seus pontos de vistas as vezes em tempos diferentes, as vezes contando uns para os outros, as vezes em momentos diferentes de suas vidas, e tudo de uma forma super fluída e natural, vamos sendo conduzidos por essa narrativa sendo levados por esse ritmo e nos entrelaçando a vida de cada um. Resumindo acompanhamos Sage, uma mulher que carrega cicatrizes de um acidente de carro que sofreu junto com sua mãe, e no qual esta morreu, e por este motivo se sente culpada se escondendo de tudo e de todos trabalhando como padeira a noite. Ela conhece Josef, um senhor de 90 anos que confessa ter sido um nazista e que pede sua ajuda para morrer. Isto porque Sage é judia e para ele isto seria um ato de misericórdia. A avó de Sage, Minka ainda é viva e sobreviveu ao Holocausto e conta sua experiência para a neta de seu tempo na época da guerra. E por fim temos Leo, um investigador de crimes de guerra, que Sage contatou para prender Josef. Com esse mix de histórias temos tantos sentimentos e provações, não só dos personagens, mas que nos fazem questionar nossos próprios princípios. E as descrições da vida durante do holocausto que a autora trouxe tanto do oficial nazista quanto da sobrevivente são de dar nó no estômago. É uma leitura angustiante, mas extremamente necessária! A única coisa que acho que ficou meio perdida foi o romance da Sage com o Leo, acho que não foi muito necessário pra trama, mas também não atrapalhou, ignorando esse fato o livro é sensacional.

Julia 19/12/2020

Livro fantástico, a escrita da autora é perfeita, extremamente envolvente, além de conseguir construir personagens muito reais. Favoritadíssimo, já quero ler todos os outros livros dela.

Mila.Soraia 18/12/2020

É o primeiro livro da autora que li. Escolhi no catálogo do Kindle Unlimited sem grandes expectativas, e foi uma grata surpresa.
A história foi contada com sensibilidade e sob diversos pontos de vista. Possui densidade, tratando de dilemas morais, oferecendo mais do que os romances populares costumam apresentar.
Confesso que, nos primeiros capítulos, a leitura foi mais lenta. Entretanto, quando cheguei à parte que relatava a experiência de Minka durante a Segunda Guerra, só parei ao terminar, tarde da madrugada.
Com certeza, vou ler outras obras da autora.

Amanda Bento 16/11/2019

Não esperava tanto inpacto emocional
Diferente dos livros que tratam o holocausto, este tem um enredo que vai além do luto histórico, é um luto atual. Recomendo.

- J 03/02/2020

Emocionante
Este é um brilhante livro de ficção (baseado em fatos reais, mas não totalmente em pessoas reais - leiam os agradecimentos). Emocionante, instigante, reflexivo e devastador, a estória me trouxe tantos momentos de reflexão e também de lágrimas que é impossível dar nota menor.

O único motivo para não dar 5 estrelas é por achar a indicação de que o isolamento de Sage tem origem hereditária forçada demais, ainda mais quando ela reflete sobre a possibilidade de esta característica pular uma geração. Porém, mesmo tendo essa opinião, foi uma decisão difícil retirar esses 2 décimos, pois o livro é realmente fantástico!

Leiam, simplesmente leiam! Mas tenham em mente que é necessária estabilidade emocional e força para não absorver os sentimentos e experiências devastadoras no livro relatados.

Ju Ragni 28/09/2020

Excelente autora
Conheci a Jodi Piccoult em outro livro: Coração de mãe. Naquele livro fiquei muito impressionada com a personagem principal, logo no começo a narrativa nos faz pensar o que será que ela fez para merecer ter de espiar o filhinho de fora de casa... Mas esse livro agora... Superou todas as expectativas, é muito pior que o outro em drama e sofrimento dos personagens, por isso a história é muito melhor... Os personagens da Jodi encontram uma encruzilhada e poderiam escolher o caminho certo, e o fariam se não fossem seres humanos, se não fossem imperfeitos, se não carregassem o peso do que lhes aconteceu no passado e os marcou para sempre... Uma história de humanidade e compaixão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5