O Professor

O Professor Charlotte Brontë

Resenhas - The Professor

Vanessaliteraria 29/05/2024

O professor de Charlotte Bronte é um livro profundo e me fez refletir sobre muitas situações . Primeiro nos deparamos com uma rixa entre irmãos , e cá entre nós como o William foi paciente com o Edward.
Depois de se livrar da tirania de seu irmão, William passa a dar aulas em uma escola e é lá onde conhece o amor.
Eu amei a simplicidade do personagem , em como ele conseguiu se erguer em meio a tanta dificuldade e privações. Um homem honrado, inteligente , e disciplinado.
A conduta de Willian nos ensina muito. Me senti inspirada e tenho certeza que qualquer leitor ao ler esse livro se sentirá também.

Cristiane.Rocumback 24/05/2024

"Tornamo-nos independentes."
Esse livro encaixa bem com a construção de um Projeto de vida. O personagem principal, após um período num emprego insatisfatório, tem a oportunidade de ingressar como professor e como bom observador compartilha neste livro seu ponto de vista sobre pessoas que conheceu nessa jornada. Seus desafios e a chegada do amor. Ele se adapta e melhora, não só, mas com a companhia amada. O final do livro é muito bonito e deixa claro a lição sobre boa administração, persistência e construção de um plano.

Paulo2196 23/05/2024

Um amor entre dois amantes do saber

Este livro denominado: O Professor foi o primeiro romance escrito pela autora, o livro se baseia nas próprias experiências da autora na época em que era professora de inglês em um pensionato para meninas em Bruxelas.
Relata a história de Willian Crimswoth, órfão, acaba rejeitando a ideia dos seus tios em se tornar um clérigo, então começa a trabalhar na fábrica do irmão que o maltrata e o humilha de tal forma que chama a atenção de uma pessoa que vai lhe acompanhar até o final da história: Hunsden. Um fiel, direto e irônico amigo. Este é quem lhe abre os olhos e fala da vida de servidão que leva nas mãos do irmão. Sendo então tempo de mudar de ares
Indo para Bélgica, onde rejeita alguns empregos, logo começa a lecionar em duas escolas, uma para meninos e outra para meninas. Tudo indica que o personagem vai formar par romântico com a filha da dona da escola, mas logo chega uma aluna que também é professora na mesma escola e o enredo muda de figura e um novo amor renasce naquele local, entre o professor e essa nova aluna.
Isto causa inveja na matriarca e dona da escola que começa a perseguir os dois, de maneira sutil, até demitir a professora e aluna. Louco de amor o personagem implora pelo seu endereço que lhe é negado, várias vezes e depois de semana consegue encontra a Sra Henri, a ex aluna e professora.
Os dois se casam e tem um filho de nome Victor, e quem pega afeição pelo garoto é o fiel amigo de Wilian.
Um livro com 287 páginas que fui muito e a leitura pode ser feita em poucos dias .

goiabea 19/05/2024

"A esperança favorece aquele que se esforça"
O Professor é uma leitura muito agradável, embora possa ser considerada lenta por não ter grandes reviravoltas. Particularmente não achei lento, pelo contrário, achei um ritmo perfeito para conhecer esse professor inglês que decidiu crescer na vida por meios próprios, ainda que tivesse a opção de se casar com alguém da parte rica da família de sua mãe e garantir uma vida mais confortável de imediato. Tudo é narrado do ponto de vista dele, então é carregado das suas visões morais e ele não hesita em usar essa sua régua moral pra analisar as pessoas (inclusive alunos e alunas que virá a ter) com quem vai encontrar no seu caminho.

Dada a época em que se passa, essa moral dele carrega algumas visões preconceituosas e bem nacionalistas, como associar a aparência das pessoas belgas à falta de educação e inteligência, encarar a Inglaterra, os ingleses e seus costumes como a representação moral e ética correta de ser humano (inclusive ele critica bastante a igreja católica enquanto eleva o protestantismo).

Apesar disso, a história é realmente interessante mesmo na sua simplicidade. O William é muito convicto do seu valor e dos seus objetivos e enfrenta sempre de cabeça erguida as adversidades (inclusive amorosas) que passa. Ele se torna um marido que dá todo o suporte para as decisões da sua esposa (que é uma personagem obstinada e que tem visões muito modernas para a época em que o livro foi escrito sobre casamento e trabalho). Gostei bastante da história e de como ele alcança o que deseja não só profissionalmente, mas também no amor.

Michele 25/04/2024

"A esperança favorece aquele que se esforça."
O Professor foi o primeiro romance escrito por Charlotte Brontë e baseia-se nas próprias experiências de Charlotte Brontë como professora de inglês num pensionato para meninas em Bruxelas.

A história traz William Crimsworth, um órfão inglês que rejeita a vida de clérigo que tios aristocráticos queriam lhe impor para trabalhar na fábrica de seu irmão, em Yorkshire. Tratado com indiferença e humilhado por seu irmão, William vai para a Bélgica e começa a lecionar em uma escola para meninos e, ali, William vai descobrir o amor e o sentido da vida.

Uma leitura que envolve e surpreende, pois podemos acompanhar o amadurecimento de uma personagem masculino escrito, com liberdade, por esta grande autora!

massonii 19/04/2024

O professor
Antes de tudo, devo dizer que me vi inegavelmente presa na escrita da querida Charlotte Brontë.
O livro "O professor" me surpreendeu em diversos aspectos, como não sabia de sua sinopse, lê-lo foi uma experiência incrível. Charlotte entrega uma obra leve e cativante, onde você se vê curioso sobre o rumo do personagem principal, que a princípio me irritou por ser tão calmo, sereno e paciente, mas que, com o tempo, essas características se demonstraram essenciais para sua trajetória de vida.
É uma leitura gostosa, rápida, apaixonante e sem muitas reviravoltas, mas que ainda assim me fez gostar dela o tempo todo.

celiabowen 19/04/2024

Eu amo que os personagens principais da Charlotte são sempre feios, órfãos e/ou pobres!!!! gostei bastante desse livro a Frances é uma querida

Tamiris 30/03/2024

Boa história
A história é boa, não tem grandes reviravoltas, mas traz vários exemplos de conduta frente às adversidades da vida. Mostra personagens humanos, com suas fraquezas e qualidades de outra época. Bom para terminar com um quentinho no coração.

Nah S 26/03/2024

O Professor - Charlotte Brontë
Um livro que fala muito através dos personagens criados, sobre os sentimentos dela pelo professor real por quem foi apaixonada. Acredito que é um retrato do ideal de um sonho que ela gostaria de ter vivido, e ao menos por meio da ficção, conseguiu realizar em forma de projeção. Nesse livro encontramos os seus mais belos sonhos do que teria sido uma vida perfeita ao lado desse homem. Eu gostei bastante dos personagens e a Frances é maravilhosa! Meu livro preferido da autora ainda é Jane Eyre, mas o enredo deste livro também é bastante interessante. Eu amo o fato de que na história passamos por vários momentos diferentes na vida do personagem principal, no caso, William. O que faz parecer que o livro é maior do que parece, pois acompanhamos a jornada de vida dele até que consiga viver como sempre sonhou. O companheirismo, a fé, a determinação, a coragem, a força de vontade, o caráter, estão sempre presentes nos livros da autora, e eu simplesmente adoro isso nela! São grandes fontes de inspiração pra mim.
Charlotte continua como minha autora favorita e espero gostar ainda mais de Vilette quando lê-lo.
Super recomendo! Porém não dei cinco estrelas porque é quase impossível não comparar um pouco com a preciosidade que foi Jane Eyre, mas mesmo assim, e por ter sido seu primeiro livro, também me cativou à sua maneira, principalmente por conter traços bibliográficos.
Adorei!??

Gabriella440 18/03/2024

William Crimsworth é um jovem órfão que decide, por escrúpulos, rejeitar os favores de seus tios ricos, que até então se encarregaram de sua educação.
Após uma fracassada tentativa de trabalhar com seu irmão, um industrial ríspido e orgulhoso, recebe a ajuda de seu amigo Hunsden para ir até a Bélgica e começar seu trabalho como professor.
O protagonista de Charlotte Brontë é um homem sem grandes atrativos além de sua inteligência, e com um senso de moral e de honestidade que o diferencia dos outros.
Uma vez que Crimsworth começa a dar aulas em um internato de moças, Brontë nos mostra a racionalidade do personagem, apesar de que, se o anacronismo nos impede de julgar, ainda assim podemos criticar: William passa a analizar suas alunas e colegas de trabalho a partir das teorias raciais da época, do darwinismo social e a frematologia. Tanto que se apaixona por uma meia inglesa, pensando como ela era moral e intelectualmente superior às outras alunas estrangeiras.
Charlotte consegue seu intuito, e entrega um protagonista que vive comedidamente, sem grandes atributos ou fortuna, mas que consegue uma felicidade razoável.

MonicaSchneider 13/03/2024

"Não é saudável ficar olhando para trás. Nada muda lá. Olhe para frente, onde a vida está."

......

foolsluna 13/03/2024

Eu não tive um apego com o personagem principal, William, compreendendo que ele é um homem do século 19 e suas falas se justificam pela mentalidade da época. O que me incomodou foi a descrição pejorativa das alunas por parte dele, assim como um discurso nacionalista que menospreza os belgas, associando-os à falta de beleza e inteligência. Esse preconceito também é presente em outros personagens.
Além disso, o livro aborda preconceitos religiosos entre protestantes e católicos daquela época.
O romance é bem singelo, eu achei que foi focado mais no crescimento e nas preocupações de William tinha da vida dele. Percebi duas críticas sociais quando Charlotte destacou diferença salarial entre mulheres e homens que desempenhavam o mesmo trabalho, uma puta critica.

Embora não tenha me apegado a William, apreciei muito sua persistência diante das dificuldades impostas na sua vida, o apoio à esposa em seus sonhos e a sua inteligência e controle emocional. A escrita é gostosa e bem detalhada, com muitas notas de rodapé para explicar falas em francês que não foram traduzidas por pedido da própria Charlotte. Apesar de achar o final um pouco massante, gostei do livro.

Carolina 20/02/2024

Bom!
Gosto desse tipo de leitura que aborda professores e sala de aula, ou mesmo de governanta de criança (como foi o caso de Agnes Grey).

Procurei alguns vídeos e vi que O Professor foi o primeiro livro de Charlote, mas só foi publicado postumamente pelo seu marido, pois sofreu várias rejeições de editoras. Vi também que diante das rejeições ela deu um upgrade nele e escreveu Vilette, que ainda não li mas tá na minha lista. As booktubers disseram ser uma cópia mais aprofundada e mais bem trabalhada de O Professor.

De maneira geral, só não gostei mt do personagem Hunsden. O livro terminou e não encontrei sentido pra ele na história. Eu vi que parte da história tinha sido autobiográfica de Charlote, pode ser então que tenha sido uma pessoa real a qual ela quis retratar em seu livro. Mas que ele é bem aleatório nos diálogos, ele é e muito!

Kris28 02/02/2024

O Professor
Gostei muito desse livro, apesar de não ter gostado tanto do protagonista, as críticas são sutis mas extremamente profundas. A história ficou melhor ainda depois que descobri que foi baseada em uma experiência da própria Charlotte, em uma viagem à Bélgica. Acho que ela criou essa história com o final que ela gostaria de ter tido na vida real. É um livro bem rápido e fácil de ler

Kalyne @oreinodaspaginas 27/01/2024

Peculiar
O Professor narra a história de William Crimsworth, um inglês desiludido que se muda para Bruxelas para trabalhar como professor. O romance se desenvolve em torno das experiências de William, sua adaptação à vida na Bélgica e seu envolvimento romântico com uma colega professora. Ao longo da narrativa, William enfrenta desafios profissionais e pessoais, explorando temas de amor, ambição e autodescoberta.

O romance explora a relação complexa entre o amor e a ambição, destacando como as aspirações profissionais e os relacionamentos românticos podem se entrelaçar e entrar em conflito.

William passa por um processo de autodescoberta ao se distanciar de sua terra natal e enfrentar desafios em um ambiente estrangeiro. Sua jornada é marcada por uma busca por identidade e propósito.

Como muitas obras da época vitoriana, "O Professor" aborda críticas sociais e questões relacionadas à posição das mulheres na sociedade, à educação e às desigualdades sociais.

Charlotte Brontë demonstra seu talento literário na criação de uma narrativa envolvente e personagens complexos. Seu estilo literário é rico em detalhes descritivos, reflexões psicológicas e diálogos perspicazes.

O Professor é uma obra que atrai leitores que apreciam romances clássicos e exploram a complexidade das relações humanas.

Leitura de janeiro do @leiamulheresudi.