Aristóteles

Aristóteles Paul Strathern

Resenhas - Aristóteles em 90 minutos

Rodrigo 14/02/2024

Aristoteles
Aristóteles em 90 minutos de Paul Strathern oferece uma introdução acessível e concisa à vida e obra do grande filósofo grego. Strathern condensa as ideias complexas de Aristóteles em um formato que pode ser facilmente compreendido em um curto período de tempo. O livro explora as contribuições de Aristóteles para a filosofia, ciência, ética e política, destacando seus conceitos fundamentais, como a teoria das quatro causas, a ética da virtude e a política da cidade-estado. Esta obra proporciona uma visão valiosa sobre o pensamento de Aristóteles, tornando suas ideias acessíveis a um público amplo e oferecendo uma base sólida para uma compreensão mais aprofundada da filosofia ocidental.

Mateus 01/09/2023

Aristóteles em 90 minutos
"Aristóteles em 90 minutos", escrito por Paul Strathern, é um livro que proporciona uma leitura rápida e eficiente para relembrar algumas das ideias importantes de Aristóteles. No decorrer das páginas, o autor apresenta de forma concisa e acessível os principais conceitos filosóficos do renomado filósofo grego. Essa obra é uma ótima opção para aqueles que desejam ter um panorama geral do pensamento aristotélico em um curto espaço de tempo.

Bel 26/04/2023

Leitura de sala de espera
Um livro curtinho para relembrar algumas ideias importantes de Aristóteles. Essa coleção de 90 minutos conta com outros filósofos, sociólogos e cientistas que tiveram importante participação na história.
A sensação de ler sobre essas pessoas fora da escola, apenas por curiosidade, é de liberdade de escolha; na escola eu não queria e era obrigada, hoje eu não sou obrigada e quero.
Gostoso para ser lido entre livros mais densos, quando se precisa de um respiro das ficções.

julinvhs 23/04/2023

Aristóteles em 90 minutos ((demorei 1 semana
Tá, já que estamos falando de Aristóteles e filosofia, vamos começar com uma pergunta:
Por que eu li esse livro?
- Não sei, eu vi ele baixado no meu celular e pensei "por que não?"

Mas foi bem interessante até, fala sobre a vida dele e a filosofia dele de uma forma bem resumida, gostei

Aline de Jesus 05/02/2023

Livro extremamente didático e com uma excelente explanação para quem quer entender a complexidade que é Aristoteles. Poucas pessoas têm um conhecimento fluido sobre Aristoteles, e o autor demonstrou ter fluidez sobre o assunto. Recomendo.

Charly.nunes 04/02/2023

Adoro esses livros de 90 minutos, pq é tipo babado/fofoca literária. Aristóteles era um indivíduo beeem peculiar, já tinha uma noção disso, por conta da época dele, mas sempre me surpreendo com as histórias, fico me perguntando como um indivíduo tão doido se torna um ser tão inteligente

Ozeas 28/12/2021

Discípulo de Platão
Essa Série "Filósofos em 90 Minutos" é excelente! Além de ser um relaxamento mental é um grande propulsor de anseios. Qualquer exemplar dessa coleção nós faz desejar mais e mais sobre a biografia e obra em epígrafe.

É maravilhoso saber que pessoas impactante como Aristóteles foi tão humano quanto os demais filhos/as de Adão.

Essa série é um bálsamo para mentes cansadas.

Parabéns ao escritor e, claro, a tradutora. Esta por manter a leitura de formar tão agradável!

O autor descreve sobre a vida, paixões, decepções, obras e tantas coisas mais sobre Aristóteles.

Lices 15/12/2021

Uma hora e meia que voa
Aristóteles em 90 minutos é um livro bem rápido (90 minutos), onde Paul Strathern narra um pouco da vida e ações do filósofo, deixando algumas passagens vagas para que complete com relatos de algumas de suas próprias viagens. É um resumo muito bem feito, consegue passar por toda a trajetória do tutor de Alexandre, O Grande, sem deixar escapar muita coisa.

Admito que não sabia muito sobre Aristóteles, mas só este livro já me trouxe muito conhecimento e curiosidade para pesquisar sobre outros filósofos e sobre história. Recomendo esse livro para qualquer pessoa, principalmente para as que acreditam fielmente que não possuem nenhum interesse em qualquer coisa relacionada a filosofia. Afinal, é um livro que busca ensinar e sanar dúvidas curiosas que perambulam por sua mente, mas também tem o intuito de criar mais delas, incentivando novas ondas de pesquisa.

Eu só não lhe dei 5 estrelas por um mero capricho de minha parte - no final, eu queria que fosse mais longo. É muito bem escrito, não traz uma leitura difícil por mais que o tema remeta a isso, é o completo oposto. O autor usa de uma linguagem simples e fluída, você nem nota as páginas que anda passando até que termine encarando a contra capa do livro.

Jesca 02/12/2021

Interessante
Mostra um pouco da trajetória de Aristóteles, algumas de suas teorias e devaneios. Além disso, revela que o mesmo foi responsável pela forma como o conhecimento nos é transmitido até os dias atuais: fragmentado. Atualmente, essa fragmentação do conhecimento é bastante mal vista na área da educação, mas na época de Aristóteles foi positivo pois ajudou a entender vários fenômenos.

Rafaela 12/07/2021

Muito bom. Bem resumido e a leitura é bem fluída. O livro traz à vida de Aristóteles e seus pensamentos, alguns bem doido e outros bem inteligente.
Recomendo a leitura.

Vieira 14/05/2021

Aristóteles em 90 minutos
A obra apresenta o grande filósofo Aristóteles, o inventor da lógica. Ele divergiu drasticamente dos seus antecessores Platão e Sócrates. Foi mais sistemático e racionalista que aqueles. Sua obra abrange varias áreas do saber. Sua filosofia foi absorvida pela teologia da idade media.

Gusma 06/04/2021

Tranquilinho
Essa coleção é ótima pra gente entender quem foram esses grandes nomes que sempre temos que estudar. Mostra que mesmo sendo gênios, eles eram pessoas comuns (inclusive a maioria sem onde cair morto) que em sua época nem tinham esse valor todo que damos hoje! Ótimo pra contextualizar quando você vai estudar sobre a pessoa.
Lices 18/10/2021minha estante
Realmente! Durante essa pandemia acabei perdendo muito da fase de introdução à filosofia, e comecei este livro hoje e já me deu uma visão muito mais ampla sobre Aristóteles e suas divergências com seu mestre, Platão.

NandoFilter 16/12/2020

Segue a ideia da coleção
Extremamente prático por ser fácil de ler e não ser extenso. A história é resumida e vai direto ao ponto.

Júlio 27/09/2020

A vida de Aristóteles

Da série "em 90 minutos" esse foi o mais fraco que li até agora. Apesar de cumprir sua função básica de ser auto-biográfico, a apresentação as ideias de Aristóteles é quase inexistente; mal dá pra se ter alguma noção do que ele pensava a respeito de qualquer coisa se baseando nesse livro.