Aristóteles

Aristóteles Paul Strathern

Resenhas - Aristóteles em 90 minutos

Mateus 01/09/2023

Aristóteles em 90 minutos
"Aristóteles em 90 minutos", escrito por Paul Strathern, é um livro que proporciona uma leitura rápida e eficiente para relembrar algumas das ideias importantes de Aristóteles. No decorrer das páginas, o autor apresenta de forma concisa e acessível os principais conceitos filosóficos do renomado filósofo grego. Essa obra é uma ótima opção para aqueles que desejam ter um panorama geral do pensamento aristotélico em um curto espaço de tempo.

Gusma 06/04/2021

Tranquilinho
Essa coleção é ótima pra gente entender quem foram esses grandes nomes que sempre temos que estudar. Mostra que mesmo sendo gênios, eles eram pessoas comuns (inclusive a maioria sem onde cair morto) que em sua época nem tinham esse valor todo que damos hoje! Ótimo pra contextualizar quando você vai estudar sobre a pessoa.
Lices 18/10/2021minha estante
Realmente! Durante essa pandemia acabei perdendo muito da fase de introdução à filosofia, e comecei este livro hoje e já me deu uma visão muito mais ampla sobre Aristóteles e suas divergências com seu mestre, Platão.

Vieira 14/05/2021

Aristóteles em 90 minutos
A obra apresenta o grande filósofo Aristóteles, o inventor da lógica. Ele divergiu drasticamente dos seus antecessores Platão e Sócrates. Foi mais sistemático e racionalista que aqueles. Sua obra abrange varias áreas do saber. Sua filosofia foi absorvida pela teologia da idade media.

Jesca 02/12/2021

Interessante
Mostra um pouco da trajetória de Aristóteles, algumas de suas teorias e devaneios. Além disso, revela que o mesmo foi responsável pela forma como o conhecimento nos é transmitido até os dias atuais: fragmentado. Atualmente, essa fragmentação do conhecimento é bastante mal vista na área da educação, mas na época de Aristóteles foi positivo pois ajudou a entender vários fenômenos.

Bel 26/04/2023

Leitura de sala de espera
Um livro curtinho para relembrar algumas ideias importantes de Aristóteles. Essa coleção de 90 minutos conta com outros filósofos, sociólogos e cientistas que tiveram importante participação na história.
A sensação de ler sobre essas pessoas fora da escola, apenas por curiosidade, é de liberdade de escolha; na escola eu não queria e era obrigada, hoje eu não sou obrigada e quero.
Gostoso para ser lido entre livros mais densos, quando se precisa de um respiro das ficções.

Virginia129 21/06/2020

É um livro com um ritmo fluído, muito fácil de compreender, principalmente por como o autor aborda não só a filosofia do Aristóteles, mas como mescla com as ideias de seu antecessor e mestre Platão. Uma leitura para se terminar em poucos dias e para entender genericamente como foi a vida e como foram os principais pensamentos desse filósofo cujo os ensinamentos perduraram por décadas sendo discutidos.

julinvhs 23/04/2023

Aristóteles em 90 minutos ((demorei 1 semana
Tá, já que estamos falando de Aristóteles e filosofia, vamos começar com uma pergunta:
Por que eu li esse livro?
- Não sei, eu vi ele baixado no meu celular e pensei "por que não?"

Mas foi bem interessante até, fala sobre a vida dele e a filosofia dele de uma forma bem resumida, gostei

Rafaela 12/07/2021

Muito bom. Bem resumido e a leitura é bem fluída. O livro traz à vida de Aristóteles e seus pensamentos, alguns bem doido e outros bem inteligente.
Recomendo a leitura.

Lices 15/12/2021

Uma hora e meia que voa
Aristóteles em 90 minutos é um livro bem rápido (90 minutos), onde Paul Strathern narra um pouco da vida e ações do filósofo, deixando algumas passagens vagas para que complete com relatos de algumas de suas próprias viagens. É um resumo muito bem feito, consegue passar por toda a trajetória do tutor de Alexandre, O Grande, sem deixar escapar muita coisa.

Admito que não sabia muito sobre Aristóteles, mas só este livro já me trouxe muito conhecimento e curiosidade para pesquisar sobre outros filósofos e sobre história. Recomendo esse livro para qualquer pessoa, principalmente para as que acreditam fielmente que não possuem nenhum interesse em qualquer coisa relacionada a filosofia. Afinal, é um livro que busca ensinar e sanar dúvidas curiosas que perambulam por sua mente, mas também tem o intuito de criar mais delas, incentivando novas ondas de pesquisa.

Eu só não lhe dei 5 estrelas por um mero capricho de minha parte - no final, eu queria que fosse mais longo. É muito bem escrito, não traz uma leitura difícil por mais que o tema remeta a isso, é o completo oposto. O autor usa de uma linguagem simples e fluída, você nem nota as páginas que anda passando até que termine encarando a contra capa do livro.

Ozeas 28/12/2021

Discípulo de Platão
Essa Série "Filósofos em 90 Minutos" é excelente! Além de ser um relaxamento mental é um grande propulsor de anseios. Qualquer exemplar dessa coleção nós faz desejar mais e mais sobre a biografia e obra em epígrafe.

É maravilhoso saber que pessoas impactante como Aristóteles foi tão humano quanto os demais filhos/as de Adão.

Essa série é um bálsamo para mentes cansadas.

Parabéns ao escritor e, claro, a tradutora. Esta por manter a leitura de formar tão agradável!

O autor descreve sobre a vida, paixões, decepções, obras e tantas coisas mais sobre Aristóteles.

Aline de Jesus 05/02/2023

Livro extremamente didático e com uma excelente explanação para quem quer entender a complexidade que é Aristoteles. Poucas pessoas têm um conhecimento fluido sobre Aristoteles, e o autor demonstrou ter fluidez sobre o assunto. Recomendo.

Rodrigo 14/02/2024

Aristoteles
Aristóteles em 90 minutos de Paul Strathern oferece uma introdução acessível e concisa à vida e obra do grande filósofo grego. Strathern condensa as ideias complexas de Aristóteles em um formato que pode ser facilmente compreendido em um curto período de tempo. O livro explora as contribuições de Aristóteles para a filosofia, ciência, ética e política, destacando seus conceitos fundamentais, como a teoria das quatro causas, a ética da virtude e a política da cidade-estado. Esta obra proporciona uma visão valiosa sobre o pensamento de Aristóteles, tornando suas ideias acessíveis a um público amplo e oferecendo uma base sólida para uma compreensão mais aprofundada da filosofia ocidental.

Heros Pena 31/08/2019

Filosofia, história e biografia.
O autor consegue em um pequeno livro, entregar ao leitor, um resumo da história da época, da vida do filósofo e de sua filosofia.
Um livro para se ler de uma só vez, e sair com um pequeno conhecimento do filósofo e de sua época. Acredito que seja interessante, e estou fazendo isso, a leitura de todos os volumes, assim ao final o leitor terá uma noção da filosofia e de sua história como um todo podendo escolher os filósofos de sua preferencia e se aprofundar no estudo dos mesmos e de suas obras.

NandoFilter 16/12/2020

Segue a ideia da coleção
Extremamente prático por ser fácil de ler e não ser extenso. A história é resumida e vai direto ao ponto.