Um bonde chamado desejo

Resenhas - Um Bonde Chamado Desejo

1 | 2 | 3 | 4

Rolinzinha 03/07/2020

A leitura flui
O drama de Tennesse Williams é apresentado com linguagem simples, objetiva e fluida, que muito me agrada. É uma versão de bolso cuja tradução é excelente para uma visão on stage da história. Decadência, controvérsia e loucura dão o calor que movimenta a obra.

Alan360 22/08/2020

Um mundo chamado machismo
Peça escrita nos anos 40 mas que até hoje permanece atual. Revela os mesmos problemas de sempre como o machismo, violência familiar, hipocrisia social. Espero que um dia consiga assistir à peça encenada no teatro pós pandemia.

Gabi 23/09/2020

O filme de 1951, dirigido pelo Elia Kazan e estrelado pela Vivien Leigh e o Marlon Brando, é um dos meus favoritos da vida, eu já o achava pesadíssimo e tinha noção de que havia sofrido censura, através dele que eu conheci a peça e me despertou o interesse de lê-la.
O que eu mais gostei nesta leitura, foi a loucura da Blanche Dubois sendo aprofundada, os resquícios aparecem desde a primeira cena, e o quanto mais a história se desenvolve, melhor se conhece os seus traumas e o que isso lhe resultou, havendo até uma categorização destes, a sua sanidade se perde cada vez mais.
Ainda falando sobre a protagonista, ela possui diversas nuances, ela é cativante, frágil, espirituosa, mentirosa, culta, problemática, inteligente e angustiada; ela é uma das personagens mais bem trabalhadas que eu já vi em todos os formatos e mídias.
Na última cena, alguns personagens mostraram um desinteresse que me incomodou, aconteceu algo pesado e logo no instante seguinte, estavam jogando cartas, tratando como se nada houvesse acontecido; eu achei esse desinteresse genial! É um dos momentos que melhor revelam a índole dos personagens em que somos apresentados na história.
O Tennessee Williams é fenomenal, as suas pequenas descrições e diálogos são maravilhosos e captam ótimas observações, eu não vejo a hora de poder ler as suas demais peças.

Joao.Paulo 02/10/2020

Clássico
Um lindo clássico. Leitura obrigatória para se entender boa parte da dramaturgia contemporânea.

Amanda 27/01/2021

Um bonde chamado desejo
Um livro que estava parado em minha instante e nunca me dei conta que eu ainda não o tinha lido.
Ontem eu terminei essa obra com a sensação de "como assim eu não li antes?"
É um drama envolvente, cheio de emoções e atemporal!
Virou meu queridinho!

Beatriz.Linhales 15/04/2021

?Fala sério!!!! Paro de babar em dramaturgos/as nunca???
Que coisa incrível. Socorro tô babando aqui. Um drama moderno com tudo que tem direito e não por acaso virou clássico.
Um Bonde Chamado Desejo é daquelas peças com uma subjetividade que enlouquece e prende o leitor/expectador da primeira até a última fala.
Tô conhecendo vários novos dramaturgos e com certeza vou embarcar em Tennessee Williams pra entender melhor essa forma genial de arquitetar um drama.
Apaixonante, de verdade. Conheçam!!! :)

1 | 2 | 3 | 4