O Oráculo de Aalis sergio sena

Resenhas - O Oráculo de Aalis

Blake 18/11/2019

O Oráculo de Aalis
Fica interessante quase no final.
O começo é muito cansativo e chato.

Vinicius.Correa 15/10/2015

A obra do autor Sergio Sena nos coloca no dia a dia de pequenas sociedades formadas por grupos de pessoas que se refugiaram em cavernas. As pequenas sociedades buscam proteger-se do poderio da coroa, a qual julgava como Herege qualquer um que tivesse uma religião divergente da oficial, adotada pelo império. E não difícil de saber qual a consequência de ser Herege na época: Um "julgamento" seguido de morte.

Os grupos de pequenas sociedades são todos governados por Menno, o Ansião, e após Aalis escapar de um ataque, onde apenas ela saiu ilesa, todos questionam-se como que isso ocorreu, já que as outras sete pessoas que estavam com ela não usufruíram da mesma sorte. A explicação para isso, na mente delas, parece ser obvia: Houve uso de magias ocultas. E consequentemente foi decidido que a menina iria a julgamento.

Entretanto, Menno interfere na decisão e alega que quer ver a menina. Então Urian, um jovem guardião que nutre sentimentos por Aalis, a leva ao santuário para encontrar-se com o Ancião. E é a partir disso que o clímax da história se desenvolve.

Percebemos que o livro apresenta um grande teor espiritual ao longo da história. A fé é bem presente. Como também é presente a possessão, adivinhações e sacrifícios. Tudo isso sem estar ligado diretamente à uma única religião real. Já que "livros religiosos" são quase um tabu em meio à tantos leitores, irei adiantando, não deixe de ler este livro. A mitologia aqui expressada é ótima, há muita ação e mistério, com o que eu gostei muito.

Continuar lendo >>>>

site: http://www.decidindose.com/2015/10/o-oraculo-de-aalis-resenha.html

Erica 14/08/2015

O Oráculo de Aalis
Um mundo onde você não pode parar para contemplar a beleza, tem que estar sempre alerta, Aalis não teve outra escolha quando viu pessoas sendo arrastadas, presas, ouviu gritos, ela tinha que correr. Tinha que achar um local seguro. Ela sabia dos riscos em explorar novos "mundos", mas precisava ir e agora se encontrava sozinha na mata, fugindo.
"- Mas em que inquietação do inferno vocês se meteram! O que buscavam? A morte, a tortura para sacrificar a todos? - esbravejou Hirineu, totalmente inconformado..."
No inicio eu achava tudo seria somente em volta de Aalis, porém não é bem assim; Aalis tem um guardião Urian que a ama e a defende, que sonha em lhe dar um lugar melhor para viver.
Eleazar, Hirineu, Fresno e Menno são bravos homens cada um em sua função. Poderia existir entre eles um traidor? Naquele tempo as pessoas eram julgadas por seus "erros", ou seja, qualquer ação que estivesse fora das leis da aldeia em que viviam, o conselho julgaria e se culpado seria sentenciado à morte.
Morte aos bruxos!
E então, temos um inocente pagando com sua vida, tudo para defender com bravura sua causa. Naquele tempo as pessoas paravam para assistir o “culpado” ser queimado vivo, servia como lição para os que desacatassem suas leis. Um homem forte, um inocente não choraria por sua morte, choraria pelos seus sonhos que não pode conquistar e pela saudade do seu grande amor.

Difícil sentir o fogo em silêncio, enquanto todos olham seu corpo virar cinzas. Só que depois das cinzas, o inocente está livre, livre daquele mundo, livre das guerras, das fugas, agora ele teria que entender tudo o que estava se passando, pois não acabou em cinzas. Eu fiquei com uma fala em especial desse livro, diria que serve para o nosso mundo atual:
…Mesmo que para tudo deva existir uma explicação, nem sempre poderão encontrar todas as respostas…
O livro nos prende mesmo, no inicio se torna pouco cansativo e confuso, pois suas falas são extensas, mas depois a leitura flui. Não vou contar mais, terá que ler assim como eu para saber o que acontece com Aalis, Urian, Hirineu, Fresno, Menno entre outros personagens.
Você pode saber mais no blog www.dnabookz.com

site: http://www.dnabookz.com

Aline 07/08/2015

Aalis escapa de um ataque onde estava com outros sete amigos, mas somente ela consegue escapar. Sem entender muito bem como conseguiu, ela fica se questionando e tentando entender o que aconteceu, bem como os guardiões e o líder de sua comunidade. Sem saber como explicar, eles decidem que ela irá a julgamento, por pensarem se tratar de algo oculto. Mas se surpreendem ao saber que o Ancião Menno, cancelou o julgamento e pediu a presença de Aalis. Ela e Urian, o guardião, partem de encontro ao Ancião. E esse encontro será fundamental para o entendimento de muitas coisas que acontecem com seu povo. Então a história se desenvolve.

A história não é focada somente em Aalis. O autor nos mostra fatos que acontecem com personagens importantes para a trama. Todas as situações que passam e seus conflitos e dramas pessoais.

Os personagens da história foram muito bem caracterizados: Urian, amor de Aalis, guerreiro do bem, luta pelo que acredita; Menno, o ancião, procura sempre conduzir seu povo da melhor maneira e está sempre em busca de respostas; Beatriz, sempre apoia e auxilia Menno; Eleazar, em busca de respostas encontra o seu destino; Hirineu, guerreiro, deixa sua ambição falar mais alto; Zafara, usa sua beleza para conseguir o que quer; o Carcereiro, braço direito de Hirineu; entre outros.

Tendo como característica marcante a fé, o autor soube contrastar o bem e o mal presentes no ser humano, com personagens intensos que seguiam o que acreditavam, seja para o bem ou para o mal. A maneira como encaravam as situações, as ambições que tinham, tudo foi muito bem caracterizado em cada personagem.

Traição, guerras, conflitos, reviravoltas, mistério, amor, fé... O Oráculos de Aalis é uma ótima pedida para quem gosta de histórias fantásticas.

(+) Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-oraculo-de-aalis-sergio-sena.html

Marcio Silva 29/07/2015

As aparências enganam
Narrada em terceira pessoa! O livro conta a história da comunidade de Aalis, uma garota muito gentil que vive uma era de grandes discórdias em sua região e que no final teria tudo uma solução... Primeiramente somos apresenta a ela, que ficava admirando o lugar que estava, mas até que depreende acontece uma invasão e ela se vê obrigada a fugir! Sendo encontrada por um grupo de cavaleiros viajantes, ela é levada de volta a sua cidade, que ao verem sua chegada, levam a até o seu ancião.

Lá ela é convidada a ficar por um tempo e ao aceitar o convite é levada até os aposentos preparado... Como uma bela camponesa ela tinha sua quedinha por Urian, um cara que a amava muito e que selou o seu amor com um beijo! A deixando em ótimos cuidados, Eleazar segue sua viagem, cuja, acaba se perdendo e recebe uma ajudinha para voltar ao rumo certo.

Enquanto isso! Menno "o ancião" começava a ter uma previsão, que deixou Beatriz preocupada, pois nunca tinha visto ele daquele jeito... Toda vez que ele recebia uma provisão, reunia todos e falava o que aconteceu, mas dessa vez foi diferente, pois ele não sabia o que dizer e meio que improvisou.

Mas enquanto ia tudo bem, um mensageiro entra correndo dizendo que estavam sendo atacados! De prontidão Hirineu e Urian se ofereceram para ajudar, depois de tudo terminar Urian decide prosseguir viagem, mas quando chega em sua cidade é levado para diante do conselho e condenado a morte.

Já Aalis saiu do templo e ao procura-la ninguém a encontrava, mas Menno disse para não se preocupar, pois ela estava bem e que em breve teriam novidades dela, pois um anjo tinha falado com ele informando! Aalis foi parar num local que não conhecia e ali teve muitas revelações, cuja, essa ela passou depois para os moradores daquele lugar que ela estava.

Após esse acontecimento Hirineu se preparava para partir, recebendo uma carta de recomendação ele segue a diante, passa por tudo que é cidade e recusa suas propostas, mas enfim chega ao seu destino! Lá ele quase perde sua vida, mas ao cumprir sua missão volta para o seu local de partida... Enquanto ele estava descanando em uma pousada, conhece uma mulher e assim passam uma bela noite.

Em companhia de um amigo eles prosseguem viagem, pedindo carona para um capitão de navio eles partem, mas coisas acontecem nessa viagem e eles se dão bem! Mas a paz não acabou por aí, pois viria mais guerra, revelações a frente e uma traição vem por aí.

Continue lendo>>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-9-o-oraculo-de-aalis-reacao-do.html

RUDY 23/07/2015

Análise crítica e do autor:
Se você gosta de uma boa ficção que mistura sobrenatural, fatos históricos e certa religiosidade, sem ser religião, este é o livro perfeito.

O livro é bem mais abrangente do que podemos imaginar a princípio. Não fala apenas de uma época pós inquisição, não fala apenas das crenças religiosas que se cultivava naquela época, da imposição religiosa acoplada a dominância do Império...Fala da verdadeira fé que se crê, independente de qual religião se faz parte. Fala de busca da felicidade interior, de se viver em paz consigo mesmo e com a comunidade em que se vive. Fala de lutas e guerras que se sucedem para que essa paz possa ser obtida.

É um livro esclarecedor sobre os fatos acontecidos naquela época, o que demonstra que o autor teve o cuidado em empreender uma vasta pesquisa para construir os cenários de forma precisa e bem como as personagens com personalidades distintas, cada uma bem marcada com seu caráter marcante de alguma forma, para o bem ou para o mal.

É isso, o cerne do livro é justamente esse: o lado obscuro da personalidade humana e o lado justo e de credibilidade que se aliam as forças ocultas da natureza, fazendo parte de um plano maior a que todos estão inseridos...Não depende de religião, mas sim de FÉ! Na crença interior que cada um temos.

O que me incomodou além da correção, foram os longos capítulos que poderiam ter se tornados enfadonhos se o enredo não fosse tão eletrizante, com lutas detalhadas e envolventes, trechos de grande ação que nos envolvem como leitor. Preferia que os capítulos fossem menores para que a leitura fosse melhor apreciada.

Agora é aguardar o próximo volume para dar continuidade a bela leitura dessa ficção épica!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/07/resenha-41-o-oraculo-de-aalis.html
Sergio Sena 24/07/2015minha estante
Prezada Rudynalva:

A resenha deve ser tal qual uma ponte fiel e segura entre o leitor e a obra.

Obrigado.

Sergio Sena.

Michelle 12/06/2022minha estante
muito bom

Angela Cunha 29/03/2023minha estante
Eu amo uma dica nacional e olha aí o trabalho de pesquisa que o autor deve ter construído!!!
Adorei a dica!!!
Beijo

Jess Leite 23/07/2015

Ótimo nacional!
A trama, narrada na terceira pessoa, se passa após o final da era Medieval, mais precisamente no ano de 1499, época em que pessoas que tinham uma crença diferente da religião do Império ou manifestavam alguma forma de espiritualidade eram consideradas Hereges. O Clero os culpava por todas as mazelas sociais, o que fazia com que os tais “hereges” fossem perseguidos, presos e mortos. Eles então se refugiavam em comunidades e cavernas na tentativa de fugir desta hostilização.
Diferente do que o título nos leva a pensar, o livro não conta a história de Aalis, mas sim desse povo perseguido e seus opressores.

A obra aborda temas bastante interessantes que estão presentes em nossos mitos, relacionados à cultura e religião, como divindades, possessões e sacrifícios. A fantasia sobrenatural criada por Sergio foi muito bem construída, com personagens sólidos e uma narrativa que instiga o leitor a querer saber cada vez mais sobre o desfecho da história.

Apesar de ser um livro que fala sobre todos os tipos de fé, desde fanáticos adoradores a pagãos, o livro não está conectado a nenhuma religião específica. O que sei que para muitos leitores será um alívio, pois livros com temas religiosos acabam sendo muito polêmicos e fazem parte daquele grupo de livros os quais as pessoas amam ou odeiam, sem meio termo.

As cenas de treinamento dos exércitos e as lutas constituíram a melhor parte da leitura. Muito bem escritas, me levaram para dentro da história e quase senti como se fizesse parte daquele grupo.

A escrita do autor me surpreendeu bastante e digo isso positivamente. Eu nunca havia lido um livro nacional com uma escrita tão rica e requintada! Mas confesso que se o leitor não prestar bastante atenção ao que está lendo, poderá se perder na história ou até mesmo não compreender o que lê.

Durante a leitura, uma coisa que me incomodou um pouco foi o tamanho de cada capítulo. Eles são longos e após o término de cada um, eu tinha a sensação de ter lido muito mais do que eu realmente li, o que tornou a leitura um pouco lenta.

Sobre capa e diagramação: Eu amei a capa desse livro! Achei bonita e muito instigante. O livro possui folhas amareladas e a fonte está em um ótimo tamanho, o que torna a leitura agradável aos olhos. Encontrei alguns erros ortográficos, mas nada que dificulte a leitura.

Mais um nacional que merece ser lido! Indico a leitura para quem gosta de livros de fantasia sobrenatural com uma – grande - pitada de ação!

site: http://www.livrosdajess.com/2015/07/resenha-o-oraculo-de-aalis-sergio-sena.html
Sergio Sena 24/07/2015minha estante
Prezada Jéssica:

A resenha deve ser tal qual uma ponte fiel e segura entre o leitor e a obra.

Obrigado.

Sergio Sena.