Bagagem Adélia Prado

Resenhas - Bagagem

Amanda.Contiero 07/01/2021

Adélia, pura força! Gratidão à tua Voz.
Primeiro livro publicado pela autora, embora longe de ser os escritos iniciais. O simples do cotidiano, o terno das recordações e toda a força da voz de uma poetisa singular. Versos que reverteram tantas travessias. Adélia sendo Adélia. Como eu amo!

Maria Clara Mendes 27/12/2020

Ai ai... Adélia Prado
Bagagem da Adélia Prado. Um conjunto de poesias que trazem mudanças de pensamento e sensações diversas no coração.

Uma atração para leveza que direciona o olhar pro simples e sensível, convertendo-se em força e coragem.

Julia 18/11/2020

"mulher é desdobrável, eu sou"
O título faz jus à obra, que traz um conjunto de poesias bem pessoais, e que retratam passagens da vida da autora, tendo como temáticas mais recorrentes a mulher e a vida doméstica, família, amor e religiosidade, onde ela irá tratar o fazer poético como algo divino, tudo isso marcado pela presença de um ambiente caseiro e rural.
Apesar de me conectar bem pouco com os poemas e de muitos apresentarem uma linguagem complexa, achei a maioria muito interessante e todos muito bem escritos.

Maria.Clara 22/10/2020

Não rolou
Misericórdia, realmente só me obriguei a ler todo porque eu literalmente preciso para o vestibular. Mas não entendi foi é nada e eu gosto de poesia. Se curti dez dos cento e treze poemas do livro foi muito...

maria eduarda 24/01/2021

A bagagem de Adélia
Não tenho costume de ler poesia já faz alguns anos, mas me debrucei na obra de Adélia numa tentativa de reverter a situação. O talento da autora é inegável, o que é mostrado logo no primeiro texto, aquele chamado ?Com licença poética?. No entanto, percebo que faltou um pouco da minha identificação com os assuntos abordados nos poemas - é possível dizer que nossas ?bagagens? são um pouco diferentes. Talvez, se eu tivesse feito essa leitura numa idade mais avançada, teria aproveitado melhor. Além disso, há a questão da religiosidade da autora em contraposição a minha própria falta de religiosidade (no sentido mais tradicional da palavra), ainda que isso não tenha me impedido completamente de apreciar alguns dos poemas que Adélia escreveu com este teor. Por fim, acrescento que, dos 5 blocos que dividem a obra, os que mais gostei foram ?Um Jeito e Amor? e ?A Sarça Ardente - II?.

Ramon.Izidoro 16/09/2020

Livro com poemas extremamente repetitivos e monótonos, alguns são interessantes, mas estão longe de serem o suficiente pra salvar a leitura

Leti 08/09/2020

Não sou fã de livros desse tipo e acredito não ser adequada para julgá-lo! :)

Prof. Edivaldo 03/09/2020

Bagagem
São poemas simples, colhidos do dia a dia da autora

Laura 29/08/2020

Bagagem
a obra realmente faz jus ao nome: são diversas lembranças reunidas em forma de poesia. avaliar esse tipo de livro não é algo simples, pois envolve os sentimentos explícitos da autora em cada palavra. para isso, é necessário ter empatia ao ler e para tentar compreender as entrelinhas.

Ana Letícia 20/08/2020

?Ensinamento

Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fila do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
Ela falou comigo:
?coitado, até essa hora no serviço pesado?.
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água [quente
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.?

Luciano 22/05/2020

Interessante.
Uma poética repleta de religiosidade e de sentimentos saudosistas.

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 10/05/2020

Obra interessante...
Referências religiosas em meio a uma obra poética surpreendente.

Lena 03/05/2020

Ler este livro de poesias foi como se eu estivesse sendo transportada para o interior de Minas Gerais, e que era a melhor amiga e confidente de Adélia Prado.

THALES76 27/04/2020

Li totalmente desmotivado.
Uma breve contextualização: Este livro é uma das leituras obrigatórias para o vestibular que vou fazer.
O simples fato de ser algo OBRIGATÓRIO, de eu ter que ler a força, já é um grande motivo para eu começar a leitura com certa relutância.
Nada contra autora ou sua obra, acho muito genuíno quem é escritor, ainda mais quando se trata de poemas.
Então como eu não li entusiasmado, consequentemente não compreendi quase nada da mensagem do livro.
Vou ler algumas resenhas e resumos para ver se consigo ter uma breve noção do que acabei de ler.
sad.