O Diário de Mr. Darcy

O Diário de Mr. Darcy Amanda Grange

Resenhas - O Diário de Mr. Darcy

Camila 22/10/2022

Como sou suspeita pra falar desse livro ???... Li Orgulho e Preconceito tantas vezes que perdi as contas! Assim como assisti a produção de 2005 como se não houvesse o amanhã! kkkkkk
Eu amei! Mil vezes amei... Ver as coisas acontecendo pela versão do Mr. Darcy e tendo a oportunidade de participar de eventos dos quais a Elizabeth só ouviu falar... Ter a oportunidade de odiar e amar ainda mais alguns personagens e de saber um pouco mais sobre eles... Aaaaah... Me sinto nostálgica!
Lari 22/10/2022minha estante
Aii amg, me deu mais vontade ler esse livro e de reler Orgulho e Preconceito. Obrigada??

Camila 23/10/2022minha estante
Leia amg! Não vai se arrepender hehe

belligna 29/10/2022minha estante
Chocada que eu não sabia da existência desse livro!!!!!!!!!!! Já quero ler.

leiturasda.emi 22/08/2023minha estante
Fiquei mega curiosa!!

___3ster.sun 02/11/2023minha estante
Estou louca por este livro e alguns outros com enredo de Orgulho e Preconceito de Jane Austen

belligna 02/11/2023minha estante
Leia simmmm

___3ster.sun 25/11/2023minha estante
irei ler, só falta o money

belligna 26/11/2023minha estante
Da pra achar pela internet ?

___3ster.sun 27/11/2023minha estante
eu já li alguns eBooks, mas tô optando por livros físicos, minha vista não tá uma das melhores

___3ster.sun 27/11/2023minha estante
minha mãe falou a mesma coisa, ela não curte que eu peço livros?

___3ster.sun 01/04/2024minha estante

belligna 01/04/2024minha estante
Que bom!!!!

Vanessa Vieira 21/10/2018

O Diário de Mr. Darcy - Amanda Grange
O livro O Diário de Mr. Darcy, da inglesa Amanda Grange, nos traz uma releitura de Orgulho e Preconceito, sob o ponto de vista do mocinho do romance, Mr. Darcy. Confesso que sou avessa às novas roupagens dadas para os grandes clássicos da literatura mas, ao ver tantos elogios sendo tecidos à obra, resolvi dar uma chance e felizmente fui surpreendida positivamente com o talento de Amanda Grange. Escrito com delicadeza, encanto e preservando a essência do aclamado romance de Jane Austen, conhecemos Mr. Darcy de forma íntima, única e incrivelmente interessante.

Dividido entre o senso de dever e responsabilidade para com a sua família e pela sua forte e impetuosa paixão pela então plebeia Elizabeth Bennett, Mr. Darcy tenta de todas as formas possíveis lutar contra esse sentimento, mas as suas tentativas são todas em vão. Nascido no seio da aristocracia e neto de conde por parte materna, Mr. Darcy herdou um montante significativo de terras e uma grande riqueza, o que lhe concedeu um poderoso status social, o tornando extremamente influente no condado de Derbyshire, Inglaterra, no começo do século XIX. Entretanto, mesmo sendo um homem rico e dono de grandes posses, o seu diário nos revela os seus mais profundos sentimentos, que beiram tanto a alegria quanto a angústia e o tornam vulnerável e completamente entregue ao amor.

Disputado pelas damas da alta sociedade londrina, ele desperta para o amor a partir do seu encontro com Elizabeth Bennett em Meryton, pequeno vilarejo no interior do condado de Hertfordshire. Embora as suas primeiras impressões sobre a moça nublem os seus verdadeiros sentimentos por ela, Darcy vai se despindo pouco a pouco da sua indiferença inicial e se mostrando um homem íntegro, dedicado e totalmente carinhoso e resignado ao objeto de seu amor.

O Diário de Mr. Darcy nos traz o romance até então improvável entre Elizabeth Bennett e Fitzwilliam Darcy, sob o ponto de vista dele, focando em seus conflitos interiores, suas dificuldades para enfrentar o relutante relacionamento, bem como a sua rejeição inicial pela moça e a sua luta ardorosa e desesperada para angariar o coração dela. Narrado em primeira pessoa por Mr. Darcy no formato de diário, o livro se mostrou um verdadeiro deleite para os fãs de Orgulho e Preconceito, especialmente por manter toda a essência e a fórmula preconizada por Jane Austen.

Mr. Darcy foi esplendidamente retratado por Amanda Grange, iniciando a sua narrativa com toda aquela pose austera e orgulhosa que já conhecemos. Entretanto, por trás dessa personalidade impermeável e sisuda, conhecemos toda a devoção e o respeito que ele tem por sua família, sobretudo Georgianna e o carinho e o cuidado para com os seus amigos, que o leva a guiá-los pelos caminhos da intuição e persuasão. Alguns dos fatos mais notáveis vividos pelo personagem nesta releitura de Amanda Grange, são os seus diálogos com Bingley a respeito das suas impressões sobre a família Bennett e também os seus confrontos e negociações com o vilão George Wickham, em prol do bem-estar daqueles que ama. A sua transformação vivida através do amor que emerge por Elizabeth foi algo grandioso e muito bem lapidado pela autora, que deu uma ênfase marcante para os sentimentos do personagem, transportando-os para as páginas do diário de modo apaixonante e quase que latente.

'Ela não é bonita, e ainda assim eu prefiro olhar para o rosto dela do que para qualquer outro."

Elizabeth, tal como era de se supor, tem a sua participação na trama de Amanda Grange restringida à ótica de Mr. Darcy. E o modo encantador como ele enxerga a heroína de Jane Austen é de causar suspiros e profunda comoção, principalmente quando ele narra toda a inteligência, garra e independência de sua amada. Georgianna também teve um destaque marcante no enredo e eu, particularmente, gostei bastante do desfecho que a autora deu para a sua história, mesmo sendo algo que foge originalmente de Orgulho e Preconceito. Amanda Grange criou um romance majestoso para a irmã de Mr. Darcy, com toda a pompa, delicadeza e suavidade que a personagem merecia.

"Pense apenas sobre o passado quando a sua lembrança lhe der prazer."

Resumidamente, O Diário de Mr. Darcy foi uma grata surpresa para os fãs de Jane Austen, especialmente de seu aclamado romance Orgulho e Preconceito, por nos trazer detalhes, sentimentos e intimidades de um dos seus personagens mais queridos e apaixonantes. Outro ponto que merece destaque é que Amanda Grange retratou com fidelidade o enredo original e as pequenas modificações que surgem em seu romance não maculam a essência e o teor da obra de Austen, pelo contrário, a tornam ainda mais convidativa e intrigante. A capa nos traz a pintura de um dos retratos de Mr. Darcy e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2018/10/resenha-o-diario-de-mr-darcy-amanda.html
Luci Eclipsada 21/10/2018minha estante
Jurava que vc já tinha lido esse livro hehehe

Vanessa Vieira 22/10/2018minha estante
Sim, tem mais de um ano que eu li ele. Entretanto, só consegui fazer a resenha agora

Luci Eclipsada 22/10/2018minha estante
Eita! (TT)

Kênia Cândido 22/10/2018minha estante
Tenho muita vontade de lê-lo.

Vanessa Vieira 23/10/2018minha estante
Muito bom Kênia, principalmente se você for fã de Orgulho e Preconceito

Vivi.Montarde 01/12/2017

Vale a pena
É interessante conhecer a história de Orgulho e Preconceito por meio de outro ângulo, pelo ponto de vista de Mr. Darcy, mesmo que talvez não seja como Austen tenha imaginado, afinal é outra autora que escreveu. Eu gostei muito do livro. E foi bom estar em contato de novo com uma das histórias que mais amei ler.

Só uma dica, se você ainda não leu Orgulho e Preconceito e pensa em conhecer a história primeiro por meio deste livro, não faça isso. Provavelmente você não vai entender nada e não vai gostar da história. É um livro para quem já leu a história original de Austen.

Conhecer um pouco mais os personagens do círculo de Darcy, como a irmã Georgiana, o seu primo Coronel Fitzwilliam e o amigo Bingley, também foi um atrativo, mas que poderia ser mais explorado na minha opinião. Achei muito legal a autora ter apresentado como foi a negociação do casamento de Lydia com Wickham, bem como o casamento dele com Elizabeth e a relação pós-casamento. O desfecho para a prima de Darcy, Anne (filha da megera Lady Catherine), ficou muito bonito.

A única ressalva que tenho a fazer é que achei a linguagem um pouco “moderninha” para a época, principalmente no fim do livro quando a autora relata a vida de casados deles. Outra coisa, o fato do livro ser estruturado por meio de diário pra mim foi um pouco estranho, principalmente porque tem muitos diálogos escritos e não acho que alguém escreveria tantos diálogos assim em um diário. Mas entendi a ideia da autora, e para nós leitores não atrapalhou, acho até que tornou a leitura mais fluída e fácil. Bem objetiva também. E de qualquer forma, deve-se reconhecer que a proposta de reescrever uma das histórias mais queridas foi bem audaciosa e corajosa. Não achei que a autora tenha estragado a história de Austen, pelo contrário, acho que quem gostou de Orgulho e Preconceito vai gostar sim desse livro.
Dani 01/12/2017minha estante
Ótima resenha!:)

Vivi.Montarde 01/12/2017minha estante
Obrigada Dani :)

Janaina Edwiges 02/12/2017minha estante
Muito boa resenha! Pretendo ler. Amo Orgulho e Preconceito, um dos meus livros favoritos.

Vivi.Montarde 03/12/2017minha estante
Obrigada Janaína! Tb é um dos meus livros preferidos. História apaixonante :)

Laura 14/03/2016

Só legal!
Vou ser sincera, eu tenho um preconceito muito grande com livros escrito, digamos... em cima de obras de Jane Austen (principalmente Orgulho e preconceito, meu favorito) Acho que é um abuso e normalmente não faz jus ao trabalho maravilhoso dela. Porém curiosidade é um bichinho difícil de se lidar (risos!!) Então lá fui eu ler esse livro da Amanda Grange.

Foi legal! Mas só isso. Ter uma noção das "supostas emoções" de Mr Darcy, foi interessante, mas acrescente muito pouco na minha opinião a obra da Jane. É um livro fácil de ler, a escrita da autora é de uma simplicidade, que beira o tosco e teve uma coisa que me deixou doente, em dado momento o Mr. Bingley diz que Mr. Darcy é uma figura. UMA FIGURA, isso mesmo que vocês estão lendo (risos!!) Serio, fiquei esperando um "tipo assim..." (risos!!!) Quem me conhece sabe que acho um crime colocar palavras de nosso século, num livro de época. De qualquer maneira não foi um desperdício total do meu tempo, serviu como distração. Principalmente o final, pois ter uma noção de como teria sido a vida de Elizabeth e Mr. Darcy de casado me arrancou um ou dois suspiros.
LUA 17/03/2016minha estante
talvez seja da tradução, também não gosto de réplica de obras aclamadas, na verdade não gosto de "versões" e "adaptações" mas queria muito ler esse. Estou em dúvida se o uso do linguajar contemporâneo não irá me irritar.

Laura 17/03/2016minha estante
Le Luana Lima, da para aguentar, mas não espere muito do livro

LUA 18/03/2016minha estante
Uma pena, tinta tantas esperanças, mas vou ler. Obrigada Laura

Roberta 14/01/2018minha estante
Tenho a mesma opinião que você. É uma leitura leve, legal. Mas só isso. É óbvio que são obras diferentes, mas a forma da escrita, a narrativa achei fraca. E sobre isso que você falou, sobre usar termos atuais, também achei que acabou descaracterizando os personagens, fiquei decepcionada. Para um autor querer contar uma história que já foi contada de uma forma maravilhosa, ele tem que ser muito bom, mas não achei que foi o caso.

Tamires 24/08/2015

O Diário de Mr. Darcy
O Diário de Mr. Darcy foi escrito por Amanda Grange e publicado no Brasil pela Pedrazul Editora. Neste romance, somos transportados de volta ao mundo de Orgulho e Preconceito, e conhecemos um pouco mais de um dos heróis mais amados da literatura mundial, Mr. Darcy.

Quando eu soube que O Diário ia ser publicado no Brasil, minha primeira reação foi a de não querer ler de forma alguma. Muito desta antipatia inicial foi motivada por uma antiga e inacabada leitura do livro Cinquenta tons do Sr. Darcy. Não estou comparando, nem poderia, mas disse a mim mesma que nunca mais leria nenhuma história paralela, inspirada, ou que tivesse qualquer relação com o meu querido Orgulho e Preconceito. Com a proximidade da pré-venda, li muitos comentários elogiando o livro e me interessei. Li As Sombras de Longbourn e adorei. Conheci outras boas adaptações do clássico e fiquei encantada… Meu preconceito, então, foi superado e comprei o livro. Não me arrependi e a leitura superou todas as minhas expectativas! O Diário de Mr. Darcy é ótimo e quem ama Orgulho e Preconceito pode e deve ler, sem medo de ser feliz!

Uma ressalva que faço é que quem não leu o livro de Jane Austen, leia-o antes do Diário. Aqui, temos a visão do Mr. Darcy sobre a história, assim como seus sentimentos e desejos. Justamente por ter sido escrito em forma de diário, o livro retoma muitas situações e diálogos de Orgulho e Preconceito, mas também exclui bastante coisa. Afinal, só escrevemos em nosso diário aquilo que mais nos interessa, o que é mais marcante em nossas vidas, não é verdade?

O primeiro relato de Mr. Darcy em seu diário é sobre o que aconteceu entre Wickham e Georgiana. Foi bem interessante ler algumas partes que não foram contempladas no livro de Austen, como detalhes do casamento entre Wickham e Lydia, por exemplo. Não tem como não rir das observações de Mr. Darcy quando este conhece a sociedade de Hertfordshire. Do ponto de vista dele, realmente, muitas pessoas, creio eu, agiriam da forma como ele agiu. De repente, com um pouco menos de antipatia, mas isso depende da personalidade de cada um.

Quando conhece Elizabeth, nosso herói passa a escrever mais e com mais vontade em seu diário. A personalidade dela o encanta, mas, como sabemos, muita coisa acontecerá até que o orgulho e o preconceito sejam superados. Mesmo sabendo da história, fiquei na expectativa dos acontecimentos; o que me fez ler o livro em tempo recorde! Mesmo equivocado em algumas situações, é impossível não se apaixonar por Mr. Darcy novamente com a leitura deste livro.

“A única coisa que não sai da minha cabeça enquanto escrevo é o olhar que vi nos olhos de Miss Elizabeth Bennet quando eu disse que ela não era bonita o suficiente para me despertar o desejo de dançar. Se não fosse experiente, eu o teria achado irônico. Sinto-me um pouco desconfortável por ela ter me ouvido, não tive a intenção de que as minhas palavras chegassem aos seus ouvidos. Mas seria tolo em me preocupar com os sentimentos dela, seu temperamento não é delicado, e se puxar à sua mãe, não se sentirá magoada.” (p. 28)

Muitas mulheres daquela época, especialmente no círculo social ao qual Mr. Darcy pertencia, eram caçadoras de fortuna e prestígio. Eram muito prendadas em bordado, pintura, mas não tinham personalidade. Eram ensinadas a viver de acordo com o que fosse adequado para um marido, qualquer que fosse. Mr. Darcy fica, de certa forma, surpreso com o jeito de Elizabeth. Ela era uma mulher inteligente, de espírito livre e, mesmo negando-se a admitir, ele sente-se atraído por sua mente, além dos seus belos olhos, é claro.

“Conversar com Elizabeth é diferente de conversar com qualquer outra pessoa. Não é uma atividade comum. Pelo contrário, é um exercício estimulante para a mente.” (p. 42)

“Ela é diferente de qualquer mulher que eu tenha conhecido. Ela não é bonita, mas ainda assim acho que preferiria olhar para o rosto dela a olhar para qualquer outro. Ela não é graciosa, mas ainda assim seus modos me agradam mais do que qualquer outro que eu tenha conhecido. Ela não é culta, mas ainda assim ela tem uma inteligência que faz dela uma oradora vigorosa, e que deixa suas conversas estimulantes. Havia muito tempo que eu não esgrimia com as palavras, na verdade, não estou certo se havia feito isso alguma vez antes… E ainda assim com ela estou frequentemente engajado em um duelo de sagacidade.”

“Seria ela uma esfinge enviada para me torturar? Deve ser, pois os meus pensamentos não costumam ser tão poéticos.” (p. 46)

Prepare-se para odiar (ainda mais) Caroline Bingley e também para uma cena inusitada em Pemberley (imagine Mrs. Bennet e Lady Catherine de Bourgh juntas)! Sobretudo, prepare-se para um Mr. Darcy como você nunca viu.

“Chegamos ao topo da colina.
‘Bom, e o que você acha da vista?’, Elizabeth perguntou para mim.
Eu me virei para olhar para ela.
‘Gosto bastante’, eu disse.
Ela estava tão bonita que eu me rendi ao desejo de beijá-la. Ela ficou surpresa a princípio, mas então correspondeu carinhosamente, e eu soube que o nosso casamento seria feliz em todos os aspectos.” (p. 187)

Agora a vontade de ler todos os outros Diários que a Amanda Grange publicou é enorme! Quem sabe o sucesso desta primeira publicação em português motive a Pedrazul Editora a trazer também os outros livros da autora inspirados nos heróis dos romances de Jane Austen? Vamos ficar na torcida!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-o-diario-de-mr-darcy/
Dani Paiva 03/09/2016minha estante
Aaaawnt.. Amei tudo o que vc escreveu! Descreve tudo o que eu senti com esse livro... Mr. Darcy eh o mais encantador de todos os cavalheiros ever! E a Amanda Grange não nos decepcionou!!!!!!!

Tamires 04/09/2016minha estante
Obrigada, Dani! Amei esse livro!

Edvania 08/04/2017minha estante
Fabuloso a citação de trechos do livro! *o*

Rafaelle 05/10/2017

Decepção
Eu tive um caso de amor e ódio com esse livro.
Estava ansiosa para ler uma versão narrada pelo ponto de visto do Mr. Darcy porém esse livro tem MUITOS defeitos difíceis de relevar.
Em primeiro lugar, a ideia do diário não faz muito sentido. Não consigo imaginar Mr. Darcy escrevendo em um diário. Porém foi um recurso necessário, então é um detalhe perdoável.
Mas esse é o menor dos defeitos. A escrita da Amanda Grange em vários momentos chega a ser medíocre. E em vários pontos ela cita frases da obra original, ao lado das partes escrita por ela cria um contraste muito grande, o que acaba acentuando os defeitos dela.
Vejamos: Austen era detalhista porém deixava os sentimentos sempre aparecerem de forma subjetiva. Já Amanda torna tudo muito explícito e simplista. Os pensamentos de Mr. Darcy narrados por ela fazem ele parecer um adolescente. Ela cai no clichê do mocinho ficar loucamente apaixonado pela única mulher que o rejeita. O que tira a profundidade do personagem e faz parecer um dos romances de época repetitivos escritos nos últimos tempos. Fora que Mr. Darcy fica parecendo um jovem de 20 anos, mimado e egoísta quase todo o livro.
Ainda devo citar a linguagem extremamente contemporânea. O uso de expressões atuais nos diálogo ficou muito esquisito. Eu tive a sensação de estar lendo uma fanfic e não um livro de fato.

Não vou tirar todo o mérito da autora também. A ideia dela foi ótima, porém mal executada. Em alguns momentos ela conseguiu me fazer refletir mais sobre a personalidade do personagem. Discordo da perspectiva dela, porém mesmo assim consegui compreender melhor Mr. Darcy e o porquê de suas atitudes. Nunca tinha parado para pensar na posição dele perante à sociedade e o quanto o casamento com Elizabeth era algo destoante do seu nível social. Por conta dessa reflexão e da parte final do livro, nos dando uma visão de Darcy e Elizabeth casados, que ainda dei três estrelas na minha avaliação.
nunasaka 26/10/2017minha estante
Oi você já leu o outro lado de orgulho e preconceito? É o ponto de vista do Mr. Darcy também, obviamente não sr compara a uma obra escrita pela Austen mais é um bom livro.

Rafaelle 16/11/2017minha estante
Oii! Nunca tinha ouvido falar nesse livro, vou atrás dele com certeza! Obrigada pela dica!

Rebeca 14/07/2018minha estante
Apenas comecei o livro e o achei muito fraco; exatamente o que você expressou. Obrigada por uma resenha com opinião diferente por aqui.
A fanfic "O outro lado do Orgulho & Preconceito" é mil vezes melhor.
Uma outra recomendação é a trilogia da autora Pamela Aidan. Li só o 1º capítulo e dá pra perceber que está a anos-luz do livro da Amanda Grange. Pena que só encontramos em inglês ou espanhol (e mesmo assim eu pretendo ler).

Cintia 27/07/2021

O que fazer quando não quer que um livro acabe!
Orgulho e Preconceito está entre os meus tops 10, eu não conseguia me conformar que ele tinha acabado, então fui atrás da versão do Darcy, e no fim não me decepcionei e me senti satisfeita.
evi 27/07/2021minha estante
mdsss nem sabia da existência desse, com certeza vou ler depois

Carine 27/07/2021minha estante
A fanfic ficou perfeita ??
Merece muito ser lida após O&P

marina 27/07/2021minha estante
EU NAO SABIA SOBRE ESSE SOCORRO VOU LER TB obrigada

Renata CCS 20/07/2016

E alguém ainda precisa de motivo para amar Mr. Darcy?
“A (nova) leitura nos dá uma releitura de nós mesmos. E cada palavra lida, seja onde for, acrescenta sabedoria”. (Paola Rhoden)

Uma boa releitura irá depender do bom entendimento da leitura da obra, de explanar bem aquilo que foi lido e colocar a criatividade em ação. O mais importante é conceber algo novo, sem perder o vínculo com a fonte que serviu de inspiração. Muitos fãs acabam torcendo o nariz para releituras de seus livros mais queridos. Eu me incluo nesse grupo. Quando me deparei com O DIÁRIO DE MR. DARCY, da autora Amanda Grange, fiquei interessada, pois sempre tive a curiosidade de ver o lado Darcy da história, mas também fique receosa. Afinal, “Orgulho e Preconceito” é um clássico. O meu mais querido clássico.

A curiosidade venceu, deixei o meu orgulho e preconceito de lado, e parti para a leitura. Vamos lá. Na obra de Jane Austen, a história é contada sobre a perspectiva de Lizzie, mas nunca deixou as emoções de Darcy passarem despercebidas. Amanda Grange conseguiu, em minha opinião, reescrever o livro sobre os olhos de Darcy sem descaracterizar a história. Ela nos apresenta um Darcy bem próximo do de Austen: muitíssimo exigente consigo mesmo, extremamente protetor em relação à irmã e amigos, e também a inicial indiferença por Lizzie que, aos poucos, vai se tornando a paixão que vemos em “Orgulho e Preconceito”.

Grange conseguiu ser coerente em relação à obra original e, embora esteja longe de alcançar o charme, a sagacidade e a sutil ironia da escrita de Austen, a leitura é agradável e flui de maneira leve, utilizando de uma linguagem mais contemporânea, mas dentro de certa formalidade, já que a inspiração vem de um livro escrito há mais de 200 anos. Também me pareceu um tanto fantasioso o fato de Darcy manter um diário e imaginei que a história poderia ser contada em forma de cartas trocadas entre familiares e amigos, já que ele regularmente escrevia cartas na obra original.

O livro começa alguns meses antes do início da narrativa de “Orgulho e Preconceito”, quando Darcy teve problemas com sua irmã caçula, Georgiana, e George Wickham, o desprezível oficial que no futuro será novamente um estorvo na vida de Darcy e de Lizzie, e termina algum tempo depois do casamento dos protagonistas, focando a relação com as famílias e até uma certa conciliação do casal com Lady Catherine De Bourgh, a tia de Darcy.

Foi interessante ler algumas partes que não foram mencionados no livro de Jane Austen, como a intromissão de Darcy em relação a Bingley, seu melhor amigo, fazer a corte à Jane, a irmã mais velha de Lizzie, e também o encontro de Darcy com Wickham com os detalhes da negociação do casamento com Lydia, a irmã caçula de Lizzie que foge com o oficial.

“Orgulho e Preconceito” tem inspirado diversas releituras – algumas lamentavelmente duvidosas – mas a de Grange, mesmo tendo se equivocado em algumas situações, é elegante e, talvez, a mais bem-sucedida até o momento.

Não é uma leitura imprescindível para o fãs de Jane Austen, mas é uma boa oportunidade de se apaixonar por Mr. Darcy novamente.
J@n 20/07/2016minha estante
Ainda não tinha ouvido falar dessa obra de Amanda Grange. Fiquei interessada.

Clara K 21/07/2016minha estante
Uma nova oportunidade de se apaixonar por Darcy. Adorei!

Kris 08/04/2020minha estante
É uma das minhas obras favoritas depois de Orgulho e Preconceito da Jane Austen. São aquele par de livros que me animam quando estou pra baixo, e me faz voltar a acreditar no amor.

Giu Moreira 15/01/2018

Um amor de livro chamado O diário de Mr. Darcy
No princípio eu achei que não iria gostar do estilo de leitura de um diário e isso não ia ser legal. Aos poucos foi me acostumando com a ideia e amei a forma que a autora escreveu. A escrita é leve e atingiu as minhas expectativas de ter contado novamente com Mr. Darcy, só que agora pela sua narrativa, e com base nas suas experiências e pensamentos. Ah Mr. Darcy. Você mudou tanto com o passar dos anos. A autora ainda nos dá uma ideia de fatos que poderiam ter ocorrido com nossos queridos personagens de orgulho e preconceito e isso me animou de mais. Sei que terminei minha leitura sorrindo
Débora 15/01/2018minha estante
Isso é maravilhoso! Agora eu quero mais!

Giu Moreira 15/01/2018minha estante
haha leia sim , e depois me fale

Dainara.Coelho 21/01/2023

Perfeito, intenso, cativante.
Leitura que me surpreendeu de uma magnitude inexplicável. Recentemente li "Orgulho e Preconceito" e logo soube sobre essa versão da história contada pela versão de Darcy, mas escrita por outra escritora. Iniciei a leitura como Elisabeth, com certo preconceito. rsrsr. Não era a mesma autora e me perguntava se ela seria capaz de representar o romance que eu tinha amado tanto. E nas primeiras páginas pensava se Jane A. teria pensado que seria assim que tinha acontecido. Penso hoje que talvez ela nem tenha se apegado a isso. rsrsr Deixei meu preconceito de lado e me entreguei a leitura e fui arrebatada. Eu já tinha o sr. Darcy como meu personagem preferido na obra de Jane A., e essa versão de Amanda Grange só me fez amá-lo ainda mais. Cativante, doce, engraçado e intenso. Ela trouxe todas as características da obra original, com mais intensidade e com atenção em alguns personagens e situações que não foram mensionadas na obra de Jane. Na primeira nos traz Eliza, como uma mulher que não deixou seus valores por causa de um homem. Uma mulher que soube reconhecer seus erros e amar sem medo. Nesse, temos um homem orgulhoso e egocêntrico sendo mudado pela mulher que ama. A dedicação e o amor contado pela versão dele, te faz amá-lo mais e até entender porque ele era tão chato. Nada que uma mulher não possa dar um jeito em um homem orgulhoso. Aprendamos com Eliza que devemos nos manter firmes em nosaa verdade e abrir a mente em relação a verdade e se necessário, assumir nosso erro. E Darcy nos ensina que nunca é tarde para aprender e mudar. Mudar por si e pela pessoa que se ama.
Camarujo 21/01/2023minha estante
Arrasou na resenha, mana.

Dainara.Coelho 21/01/2023minha estante
Obrigadaaa. S2

Nati Morgan 31/07/2020

Adorei reviver toda a história de Orgulho e preconceito com a visão do Sr. Darcy. Diria que se eu o conhecesse hoje em dia eu me irritaria MUITO com o que ele mostrava ser na história, mas como o livro foi escrito no século passado, deixo passar minha irritação rs. Claro que com o decorrer do livro o Sr. Darcy acaba derretendo corações, o que também me agrada muito.. Enfim, pra quem gosta de Orgulho e preconceito de Jane Austen, ira adorar essa releitura da história no ponto de vista do adorável mocinho.
Angel's Roses 31/07/2020minha estante
Eu quero "precisamos falar sobre Kevin" na visão dele, o que não vai ser nada fácil...acredito.

lele 15/10/2021minha estante
Eu sou uma amante de austen. tive a oportunidade de ler o diário de mr darcy no período de quarentena enquanto estava com covid e que leitura deliciosa. A linguagem é didática, nos faz reviver os momentos de orgulho e preconceito e entender o que Darcy pensava em cada cena. Sigo apaixonada ??

May Novais 06/10/2021

Eu amei ler, embora demore um pouco para se tornar fluido.
?Enquanto ela ninava a criança em seus braços, ela olhou para mim, de tal maneira, que fez meu coração parar. E, de repente, bebês se tornaram a coisa mais interessante do mundo para mim.
Achei que o ano passado tinha sido o mais feliz da minha vida, mas este ano, eu acredito, será ainda melhor?.
Alícia 08/10/2021minha estante
Nem sabia da existência desse livro, já amei kkk

May Novais 08/10/2021minha estante
Alicia, tb não sabia que esse livro existia. E até que me surpreendeu

Lu 11/09/2016

Uma grata surpresa!
Como as coisas andavam meio devagar em Belgravia, achei que não faria mal em dar uma passadinha em Pemberley.

Mesmo assim, eu estava apreensiva. Afinal, a proposta da Amanda Grange era de mais ou menos reescrever Orgulho e Preconceito pelo ponto de vista do Mr.Darcy. Poderia dar muito certo... ou muito, muito errado.

E não é que deu certo?

Quero dizer, é claro que o formato de diário - o diário de um homem, ainda por cima - prejudica um pouco a narrativa. Quase não há descrição dos personagens ou dos ambientes. E, de certa forma, o romance de Austen também é assim. Você sabe como os personagens são pela maneira como eles falam. O livro da Amanda sabiamente se apoia nisso, consciente de que seu público-alvo já viu e reviu a minissérie da BBC e a adaptação de 2005 umas 4453434 vezes. mesmo assim, cada anotação no diário dá a medida exata dos acontecimentos e do caráter dos personagens e do protagonista, bem como de suas opiniões. O interessante aqui é justamente o que não está em Orgulho e Preconceito.

E nisso, a Amanda Grange se saiu muito bem. É muito bonita a relação do protagonista com a sua irmã, Georgiana, assim como a oportunidade de dar uma espiada em Rosings e em Anne de Bourgh. A autora fez um bom trabalho ao preencher essas lacunas, mas a estrela, é claro, é Darcy.

O Mr. Darcy de Grange não é apenas o cavalheiro metido e orgulhoso, que se apaixona por uma plebeia e faz um dos piores pedidos de casamento da Literatura. Ele também é um irmão mais velho responsável por uma mocinha de quem ele adora, mas que nem sempre sabe o que deve fazer. Ele também é um amigo leal, que procura ajudar o amigo Bingley e que, de certa forma, é influenciado pelo esnobismo de Caroline. A maneira como ele vê Elizabeth e se apaixona por ela, meio que luta contra isso....é delicioso. Dá vontade de ler Orgulho e Preconceito de novo. Não queria ir embora de Pemberley nunca mais.

Um livro divertido e bem escrito. Merece cada uma de suas 5 estrelas.

Recomendo.

Joice (Jojo) 11/09/2016minha estante
Hum... Vou atrás desse. Parece bom!

Lu 12/09/2016minha estante
Eu gostei bastante, Jo. Não é, obviamente, O&P. Mas dá um gostinho.

Bárbara Barros 18/08/2020

Incrível e arrebatador!!
🍁 Para quem ainda não conhece, O diário de Mr. Darcy é como uma releitura de Orgulho e Preconceito da Jane Austen, só que na visão do segundo protagonista, o Fitzwilliam Darcy.

🍁 O que mais me encantou nesse livro foi o fato de Darcy ser descrito mais profundamente, ele nos é apresentado de uma forma um pouco diferente da original e assim passamos a conhecer mais quem ele é e o porquê de muitas atitudes e pensamentos mesquinhos.

🍁 Amanda consegue seguir a mesma linha de escrita e raciocínio de Jane, fazendo com que a história se torne muito gostosa de ler assim como a original. Os personagens secundários como Georgiana, os Bingley's e os tios de Elizabeth que tem um papel extremamente importante na trama, são bastante ressaltados.

🍁 A linha cronológica do livro é muito gostosa também e nos faz ter uma noção de quanto tempo se passou toda a história dos dois. A obra vai nos levar a conhecer Darcy desde o dia em que Bingley decide ir para Netherfield até os dias mais felizes de sua vida ao lado de Elizabeth em Pemberley. Vale muito a pena lê-lo para sanar a curiosidade e dar um desfecho a muitas situações que ficaram inacabadas ou talvez, superficiais na história original. Mesmo que o diário nos apresente o outro lado da moeda, a essência de Orgulho e Preconceito permanece intacta nesta obra.

site: https://www.instagram.com/livrelevelido/
Leonhard 18/08/2020minha estante
Que delícia! Nunca soube desse livro. Fiquei bastante instigado com a sua resenha e interessado após ler a introdução do livro.

Bárbara Barros 25/08/2020minha estante
Obrigada!! Leia mesmo! Ele é muito bom e pra quem ama Orgulho e Preconceito ouso dizer que e um ponto de vista essencial para a historia!

Veregirl 07/04/2022

O diário de Mr. Darcy - Amanda Grange
O diário de Mr. Darcy é um "retelling" de Orgulho e Preconceito, a partir da perspectiva de Fitzwilliam Darcy.
Eu amei, aquela figura do homem imponente cai por terra e nos mostra um cara sensível, leal, protetor, companheiro e extremamente amável. A dinâmica do relacionamento com a irmã dele, somada as responsabilidades que adquiriu logo cedo nos fazem entender o jeitão austero e muitas vezes, um pouco preconceituoso.
Obviamente não se compara com a escrita de Jane Austen, mas Amanda Grange nos traz as mesmas problemáticas de forma impecável. Chega a ser cômico ver como, aparentemente, uma mulher não pode recusar um cara porquê ele ganha dez mil libras ao ano e tem um sobrenome de prestígio.
Sobre a relação entre Darcy e Elizabeth, só posso dizer que me encantei ainda mais. É tão fofo ver os dois após o casamento.

?I cannot fix on the hour, or the spot, or the look, or the words, which laid the foundation. It is too long ago.
I was in the middle before I knew I had begun.?
emy 07/04/2022minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro, mas fiquei um pouco receosa de ser muito diferente do que a Jane escreveu

Veregirl 07/04/2022minha estante
Eu achei que valeu a pena. Claro que não é a mesma coisa, mas é ótimo.
Se for ler, tenta manter a mente aberta e foca no personagem. Espero que goste ?