Contos do Esconderijo

Resenhas - Contos do esconderijo

1 | 2 | 3 | 4

Lavinia Teodoro 07/07/2020

Complementar
O livro é dividido em dois. Na primeira parte temos os contos da Anne mesmo. São histórias criadas por ela, que falam de elfos, meninas descobrindo o mundo, relação de família, magia e tudo muito fantasioso e fofo.
Já na segunda parte, são relatos da Anne, então temos partes que não foram incluídas no diário original. Por quê são impróprias? Não exatamente, acredito que tenham sido retiradas por não retrataram a vida no anexo de forma útil. Um dos relatos fala sobre um surto de pulgas no anexo, que é um pouco agoniante. Outro relato de uma briga que rolou no Anexo. Enfim, relatos que não acrescentam ao livro, mas é bom ver a Anne gente como nós.
Existem vários contos, fábulas e relatos. O livro é fofo e real. Valeu a pena!

mclarapcm 30/05/2020

"Você se lembra?"
"Você se lembra?"
Inicio esta resenha com a frase que Anne Frank entitulou em um de seus Ensaios, para dizer que este pequeno livro (mas enorme em representações) tem um poder muito grande de reflexão sobre a vida, o que não foi vivido e o que poderia ser vivido não só por ela, mas por muitas pessoas que foram assassinadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua narrativa está nas entrelinhas, maior parte do tempo Anne não fala em guerras e nem sobre o período em que estava vivendo. Preferiu falar de amor, compaixão e amizade por meio de diversos personagens cuja comunicação está em torno de enxergar a beleza da natureza e a bondade de Deus.
Eu vejo Anne Frank como uma criança além da nossa humanidade. Como ela torna em sua literatura tudo mais belo, mais leve em meio à desesperança de uma sociedade egoísta e desumana.
A autora recordou-se de muitos momentos vividos em sua trajetória, a qual em um trecho marcante afirma que "gostaria que aqueles dias preocupados e felizes voltassem" (p.112)

Tarci 13/05/2020

A pequena Anne tem muito a nos ensinar
É tão lindo de se ver como uma garotinha em plena segunda guerra mundial, ainda que com suas inseguranças, consegue sustentar seus pensamentos esperançosos, lindos e libertinos, e transmiti-los através de contos, que sempre tem um lado positivo e belíssimo no fim. Eu aprendi muito com a pequena Anne, tão sábia.

Marita13 04/03/2020

É um livro de contos escritos pela Anne Frank, durante a leitura percebe-se que apesar de tudo a Anne não deixa de ser uma garotinha sonhadora e positiva de que tudo vai dá certo. Ela mostra contos sobre o seu próprio cotidiano, alguns sobre fada, mas sempre com seu jeito autêntico de ser. Vale a pena a leitura

Nat 11/12/2019

Esse livro é uma coletânea de fábulas, contos, histórias e ensaios escritos por Anne Frank. É impressionante como mesmo presa em um porão por anos, sem saber o que iria acontecer com ela e com sua família, ainda assim Anne conseguia falar sobre felicidade de uma maneira tão forte. Não importa quais os personagens de seus contos, se fantasiosos ou reais, as temáticas sempre envolviam caridade e amor. Eu li a edição vira-vira, que do outro lado é o famoso Diário de Anne Frank, mas como já tinha lido este livro, fiquei só nos contos mesmo. Indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/12/contos-do-esconderijo-anne-frank-dll.html

DAN LIMA 18/01/2018

Detalhes enriquecedores
Uma literatura que não se encontra no Diário de Anne Frank. Vale a pena ler?
Simmmmmmmmmmm... e muito! ;-)
Uma temática que revela mais um pouco da sensibilidade, do coração e da inteligência de
Anne. Emocionante até dizer basta.
Aprende-se bastante com ela nestes contos.
Há um fundo psicológico imenso nesta obra, aborda também, história, sociologia, o senso
de humanidade. Faz a gente refletir e voltar no tempo.
Uma garota com um espírito de mulher adulta à frente de seu tempo.
Recomendo o livro. ;-)
Ge 18/01/2018minha estante
Já quero! Hahahaha

Larissa 18/01/2018minha estante
Esse livro é muito bom

DAN LIMA 24/01/2018minha estante
Jary e Larissa, o livro é tudo de bom. Recomendo a aquisição. ;-)

Ge 24/01/2018minha estante
Só li O Diário de Anne Frank. Quero esse também. :-)
Já está na minha lista.

DAN LIMA 25/01/2018minha estante
Jary, bom saber disso. ;-) Boas leituras para ti hoje!

Tati Tavares 15/05/2017

Quem leu o “O diário de Anne Frank” precisa conhecer essa coletânea de contos escritos por Anne no período em que viveu no Anexo Secreto.

“Quando estava sozinha com a natureza, eu compreendi – compreendi sem mesmo me dar conta disso – que o medo é uma doença para a qual existe apenas um remédio. Alguém que esteja com tanto medo quanto eu estava naquele momento, deve olhar para a natureza e ver que Deus está mais próximo do que a maioria das pessoas pensa.”

Ao longo do diário, é notório o talento com que a menina lidava com as letras. Possuía um cuidado minucioso ao introduzir metáforas com tons poéticos em suas folhas. Sonhava em ser jornalista, ser lembrada por suas palavras. Ela conseguiu, tragicamente, mas conseguiu.

Em “Contos do Esconderijo”, vemos estórias, cartas à Kitty e algumas crônicas que são citadas no diário, mas que não o compõem.

Estórias lindas, de elfos à internato, aquecem o coração, ao típico estilo Anne Frank de arrebatar o leitor. Na maioria ela retrata a própria vida, de um jeito fictício e sonhador. Porém, o amor idealista pelo pai, o ódio pela mãe e a mente libertária que possuía, são nitidamente o elemento chave de sua identidade nesse livro.

“Veja, aquilo que se busca quando se está deprimido é a felicidade. Não importa o quanto sinta a falta de alguém a quem possa expressar seus sentimentos; a felicidade, uma vez que a encontre e ela permaneça em seu coração, não pode mais ser perdida.”

Recomendadíssimo para os fãs da jovem mártir do holocausto e para os que pretendem conhecê-la ainda.

Resenha da página Cita Livros - LEIA MAIS EM: citalivros.com.br

site: http://citalivros.com.br/resenha-contos-do-esconderijo-relatos-da-jovem-martir-do-holocausto/

Ziza 17/12/2016

Anne, sempre você, né?!
Não tem como não gostar desses contos que foram escritos enquanto Anne estava escondida no anexo secreto com sua família. Tem muito da voz e da essência dela e você acaba reconhecendo muitas das situações em que ela passou quando escreveu o seu diário só que numa nova contagem das coisas...Enfim... Gostei muito!

Ingrid 01/02/2016

Contos do Esconderijo.
É um livro curto de aproximadamente 140 páginas, com contos, fábulas e ensaios de Anne Frank. Muitos desses contos foram escritos ou finalizados no Anexo secreto( local onde Anne e sua família se esconderam do holocausto, vem daí a escolha do título do livro).

Em suas histórias, geralmente a personagem central é uma jovem adolescente que " vive" os mesmos dramas de Anne( problemas com a mãe, a falta de um amigo confidente e fim da solidão, preferência pelo amor paterno) e mesmos ideais( a Natureza como presença de Deus e fonte de libertação das aflições pelo simples fato de ser, transmitindo paz ao homem e confiança de dias melhores.).

É como se Anne quisesse expressar o que sentia e encontrou na literatura uma forma de o tornar público, uma vez que seus textos eram apresentados às pessoas do Anexo secreto como indireta as mesmas e principalmente a seus pais. O livro contém algumas recordações da época da escola, início da guerra, e do esconderijo. E finaliza com um pequeno ensaio sob o título de "Por que?", em que relata de onde se tornou questionadora e como passou a evitar incomodar as pessoas com suas perguntas e procurou as respostas por si mesma.É como se ela nos aconselhasse o mesmo, parece óbvio a dica de Anne, porém em nosso dia a dia, principalmente em sala de aula,queremos tudo pronto, o professor chega em sala e despeja o conteúdo em seus alunos, porém não os leva a questionar, ou procurar as respostas, ou querer saber os porquês de determinado assunto, o Comodismo e Condicionamento impera nesses ambientes em que a quebra de paradigmas deveria ser o aprendizado número um.Talvez por isso não temos uma sociedade crítica em sua maioria, as próprias mídias informativas simplesmente despejam seus conteúdos muitas vezes tóxicos nos seus telespectadores que não sabem questionar ou procurar apurar os fatos por outros meios, mas são facilmente manipulados pelo posicionamento mascarado de interesse de certas emissoras.

Acredito que ter a coragem de perguntar quando não se conhece algo não é errado, nem vergonhoso, pelo contrario, perde-se muito quando guardamos nossas dúvidas a nós mesmos. A pergunta é o primeiro passo na busca de respostas, mas ficar apenas com uma explicação superficial de algo é que é o grande erro, e era isso que Anne queria nos transmitir; para você formar uma opinião consistente você tem que se tornar um pesquisador, elaborar suas hipóteses, ir atrás de informações em diferentes meios. Por isso fala-se tanto em professor pesquisador, em alunos filósofos.
O ato de buscar respostas é simplesmente o ato de pensar.

É imperativo vencer a preguiça e começar a pensar, até porque grandes Pensadores da humanidade, descobriram as coisas simplesmente pensando, sentados nas arcádias da vida, ou debaixo de um pé de maçã, ou olhando as estrelas a noite, ou prestando atenção na movimentação do sol.
" O ditado 'é preciso perguntar para saber' é verdadeiro na media em que conduz a pensar sobre as coisas, e ao pensar ninguém poderá nunca piorar,mas somente se tornar melhor".
E você , em que pensas agora jovem gafanhoto?,por onde divagas? .

Obs: Foi muito gratificante passar as semanas ao lado de Anne Frank, não tenho palavras, simplesmente me cativou com seu modo de pensar as coisas e seus próprios sentimentos.Sem dúvida teria sido uma grande mulher, uma brilhante e renomada escritora e jornalista. Já sinto Saudades Dona Quanquanzeira.

site: http://aportadomar.blogspot.com.br/

Ulisses 26/11/2015

Faz parte do di?rio
Depois de ler o Di?rio de Anne Frank corri para ler este que ? inferior. N?o sei porque separaram estes textos de Anne pra virar o Contos do Esconderijo. Por mim incluiria tudo em uma mesma obra.

Flowers 29/07/2015

Revisitando Anne
Faz tempo que li "O diário de Anne Frank".Lembro-me de ter gostado muito do jeito franco e questionador de Anne.
Esse ano ganhei esses contos e fiquei bestificada com o talento da menina.
Fábulas, contos, relatos, artigos! Que intimidade com as palavras, com os sentimentos!
Que paixão pela natureza, que espírito grato pela vida (breve). Aprendi mais sobre Anne lendo esses contos, ela que estava em constante ligação com a natureza, refletindo sobre sentimentos e a vida! Levou-me a muitos momentos introspetivos e de puro aprendizado sobre a vida! recomendo a leitura desse livrinho fascinante!

Marcinho 19/10/2013

Resumo
Bem... É um livro que me fez refletir muito, se eu tinha alguma simpatia pelo nazismo este livro acabou com isso, é um livro bem legal e interessante, porque é curioso como uma menina de 15 anos, inexperiente como escritora, consegue escrever tão bem? Ela falou de como eles viviam no Anexo escondidos, sobre a situação na guerra e etc... Deve uma parte que foi um pouca tediosa, e pensei largar o livro, mas achei melhor continuar. É triste, principalmente no Posfácio contando como eles morreram, principalmente o Peter! Eu recomendo este livro, muito bom mesmo!

Camis 21/09/2013

trechos da reflexão
Achei um livro parado, mas é entendível uma vez que se trata de um diário. Anne é uma guerreira, lutadora, mas compreendida muitas vezes, talvez porque não passasse de uma adolescente. "Não passasse"... meras palavras banais as minhas. Não tenho muito a dizer do livro, pontuei todos os trechos que grifei no meu histórico de leitura.

Acredito que o trecho que mais me marcou, por Anne e que se aplica a minha vida, foi:

"(...) vivem me dizendo: "Se eu tivesse sua coragem e sua força, se tivesse seu empenho e sua energia inabalável, poderia...!" Será realmente uma característica admirável não me deixar ser influenciada pelos outros? Será que estou certa em seguir minha consciência? para ser franca, não consigo imaginar como alguém poderia dizer "Eu sou fraco" e continuar assim. Se você sabe disso a seu respeito, por que não luta contra, por que não desenvolve o caráter?" p. 356 da 22ª edição.

Tai 05/05/2013

Diário de Anne Frank / Contos do Esconderijo - Vira-vira Saraiva - Anne Frank
Achei o livro muito emocionante, pois retrata a história de Anne Frank, na época de guerra, onde ela, sua família e mais algumas pessoas passam a viver dentro de um sótão por um bom tempo. Porém, achei o livro muito cansativo de se ler e para teminá-lo, tive que me esforçar muito, apesar de toda a emoção que o livro me passou.

1 | 2 | 3 | 4