O lírio do vale

O lírio do vale Honoré de Balzac

Resenhas - O Lírio do Vale

Tiago 26/01/2023

Lindo
Simplesmente um dos livros mais bonitos e tristes que já li. As vezes é muito melancolico e definitivamente nao é um livro facil de ler: é sofrido e enfadonho em muitas passagens. Mas se souber enchergar a beleza dos dialogos vai conseguir apreciar a grandeza desta obra. Aconselho a lerem escutando uma boa musica romantica como "Hold Me till the Morning Comes".

Jacy.Antunes 08/10/2021

Meu primeiro amor.
Em uma longa carta Felix conta à uma amiga de forma exagerada e melodramática as agruras da sua triste vida decorrente da falta do. amor materno.
Esse amor ele encontrou na Condessa de Mourstauf e teve um final trágico.
Reli o livro depois de muitos anos e não ele não teve o mesmo impacto da primeira leitura

Pâmela 07/09/2021

O amor platônico no século XIX de acordo com Balzac
Há alguns personagens, e numa festa Félix de Vandenesse num aroubo, num ato de amor, rouba um beijo da Mrs. de Mortsauf, que é casada e tem um casal de filhos: Madeleine e Jacques. A Mrs. de Mortsauf também responde pelo nome Blanche ou Henriette, apesar dela não gostar que Félix a chame por esses nomes. Eles se reencontram na residência do Mr. de Mortsauf, mas ela não pode ter nada com ele. Tempos depois, ele começa a se relacionar carnalmente, apesar de ter sido deixado no ar, com Lady Arabelle Dudley, que é uma inglesa vivendo em Paris, que tem dois filhos. E a Mrs. de Mortsauf não sente exatamente ciúmes por ele, mas tempos depois ela adoece. Ele tinha 21 quando a conheceu, e ela 28 anos. No leito quase de morte, ela espera que Félix se case com a filha dela, Madeleine. Se ela morrer, é por inanição, ela se recusa a comer, ela está triste. Félix narra os acontecimentos para a amiga Natalie de Manerville, em cartas. É um belo livro. Mas de um amor não consumado. Mrs. de Mortsauf morre, e Madeleine não quer nada com Félix. Na verdade, ela pede que ele suma, que ele não apareça mais. E a relação com Arabelle também aparece acabar. Eu realmente gosto da "MULHER BALZAQUIANA", que é uma coquete, ela não se entrega, só faz o charme. Então, o triste é que foi um amor tão grande, mas não consumado.

Nágela Soares 30/06/2020

A Natalie deve ter tirado uns bons dias pra ler essa carta de Félix, se fosse hoje em dia seria um áudio enorme no whatsapp kkkk. Angustiante é a palavra que melhor descreve a narrativa. Foi meu primeiro contato com Balzac e me surpreendi com a delicadeza da obra. O livro é uma eterna carta cheia de lamúrias que me fizeram compadecer pelos martírios de Félix e da condessa. Consegui captar a premissa do autor de questionar as virtudes cristãs.
O final foi avassalador.
Trecho do livro pra aguçar sua vontade de ler:
"Naquele tempo, meu coração estava cheio de desejos, hoje meus olhos estavam cheios de lágrimas; antigamente eu tinha que preencher minha vida, hoje a sentia deserta."

Gláucia 29/12/2014

O Lírio do Vale - Honoré de Balzac
Publicado em 1835 o livro não tem divisão por capítulos, é narrado num fôlego só sob forma de um relato de Félix de Vandenesse dirigido a uma mulher de nome Natalie de Manerville que não aparece na trama, apenas como interlocutora.
Esse relato parece ser uma espécie de justificativa ou pedido de desculpa por algo que o jovem parece ter feito à moça e que não fica muito claro o que seja, apenas se pressupõe. Ele começa desde sua infância, foi uma criança frágil e carente de afeto familiar até que, aos 18 anos conhece uma mulher mais velha por quem passa a nutrir uma espécie de amor platônico. Essa mulher, a condessa de Mortsauf, casada e mãe de dois filhos, tem uma importância vital na vida de Félix, tanto no que diz respeito à sua formação de caráter até sua inserção na sociedade parisiense. Em Paris ele conhece a aristocrata inglesa Lady Arabelle Dudley, com quem passa a viver uma arrebatadora paixão. Félix vai contando como foram se desenvolvendo essas duas relações, em como uma interferiu na vida da outra.
O livro é muito exagerado, melodramático demais e ao encerrar a narrativa de Félix estava avaliando a leitura em duas estrelas. Até que, nas 3 últimas páginas temos a carta-resposta de Natalie que valeu o livro todo. Carregada de sarcasmo ela deu voz a quase tudo (e muito mais) a tudo que eu estava pensando sobre o rapaz.
Em resumo, caso você goste do gênero e aguente mais de 300 páginas de puro chororô, essa carta deliciosa vale o esforço e Natalie nos vinga. Me fez avaliar em 4 estrelas uma livro que estava prestes a atirar pela janela.
leite moça 27/05/2015minha estante
O que tanto te deixou decepcionada (encaralhada) com esse livro? Alguma coisa em relação ao comportamento de Felix... senti também algo com o excesso do livro... Me ajude entender. Achei bem curioso seu comentário :)

Janse 18/03/2013

Lindo livro !
Agora eu entendo porque os livros de Balzac é considerada uma obra prima da literatura. De fato o livro é uma arte literária onde conseguiu mexer comigo profundamente. Dificilmente um livro me leva as lagrimas e este o fez me lever altivamente.
Este livro me fez repassar alguns bons sentimentos do amor e da paixão, desde aqueles tímidos e platônicos dos tempos juvenis até ver a consequencia de nossa caida na sociedade do amor do mundo.
Um lindo livro de história de amor do século 18, onde me deixa pasmo e triste em ver nossa referencia atual de livro romantico ser, "50 tons de cinza".

Leiam! Nunca se arrependeram!
Celso 18/01/2014minha estante
Sua comparação com "50 tons de cinza" arrebentou, me diverti muito. Balzac é um grande escritor, já li vários livros dele e sempre gosto muito.

leite moça 27/05/2015minha estante
Eu também me emocionei bastante, acho que é o livro que mais me emocionou até mais que o Os Sofrimentos do Jovem Werther. Eu fiquei impressionado com a beleza do livro e da estória, assim como em relação ao estilo de Balzac.