O Que É Isso, Companheiro?

O Que É Isso, Companheiro? Fernando Gabeira




Resenhas - O que é isso, companheiro?


84 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Ildo 29/05/2011

maomenos
mais ou menos. é isso aí. a prosa do Gabeira é atraente, mas o livro é ruim, na minha opinião. Leitura para meninas adolescentes com "espírito revolucionário" e cabeça de bagre.
x__raah 31/10/2013minha estante
coxinha detected


Gabriela 09/09/2014minha estante
O livro foi escrito por Gabeira quando ele tinha uns 20 anos e vivia na Ditadura. Era de se esperar que suas ideias beirasse o jovem.


Ildo 09/09/2014minha estante
Gabriela, Gabeira AGIU conforme as narrativas do livro aos 20 e poucos anos, mas ESCREVEU o texto depois de velho...mas acho que vc tem razão, penso que na verdade a minha crítica foi direcionada ao homem ( que agia no vigor da juventude ), não ao escritor.


Na Calzado 20/09/2015minha estante
Ele narra fatos da década de 60 e escreveu o livro em 79. Isso é discutido ao longo de todo o livro. Acho que a grande sacada do livro é que o Gabeira viveu intensamente os ideais do PC, mas nem por isso deixou de retratar as falhas e toda a inocência de muitas ideias. Ainda estou no ultimo capitulo do livro, mas para mim fica claro que depois que tudo acabou, depois de tudo o que ele sofreu com a ditadura e com as experiências dentro da militância, ele passa a enxergar que as coisas que ele buscava eram muito mais idealizadas e que na realidade não funcionariam.
Não é um livro pra se ler de mente fechada. Sem contar todas as referências a fatos históricos, que se você for atento percebe toda a insegurança que eles sentiam quando tomavam as decisões.
Mas a questão é: livro escrito logo 10 depois todos os ocorridos principais do livro, ele não tava velho não. A unica coisa é que ele já tinha mudado muito depois de todas as experiências traumáticas que ele viveu.




Andressa 22/12/2019

Ótimo livro, mas faltou revisão.
Especialmente nessa edição há muitos erros de português e de digitação, nada que impeça a leitura e compreensão. Erros assim são perdoáveis em postagens de blogs, redes sociais, mas não em um livro publicado e REVISADO.
trr162 11/02/2020minha estante
Na minha edição eu achei um 'menas'!




Malice 28/01/2009

Marcante
Relato impressionante do período da ditatura por um de seus atores mais conhecidos. Fernando Gabeira escreve de maneira encantadora sobre as dores, as dúvidas, os temores, os pecados e os enganos de uma época intensa e controversa, relatando de forma impressionante o que viveu no período. Os dois últimos capítulos são marcantes.
comentários(0)comente



Valquiria 13/03/2009

Livro trata de uma das piores épocas da nossa história, bem descrita por Gabeira que foi preso e exilado.
comentários(0)comente



Andre.Crespo 07/04/2009

Um cara que lutou contra a ditadura!
Este livro é um bom exemplo de quem combateu a ditadura, de quem realmente via que o país não poderia continuar como estava.
É certo dizer que Gabeira foi um revolucionário com certeza, mas não podemos usar seu passado e dizer que ele é um político excelente! Se lembrarmos bem, até José Dirceu lutou contra a ditadura, e olhao que ele fez..
Saindo de política e falando do livro, o mesmo esmiuça muito bem os acontecimentos da época! Quem gosta de estudar sobre a ditadura, gostará muito do livro, como eu gostei!
comentários(0)comente



Eliel Zulato 25/02/2010

Gostei deste livro, é como um diário de guerra e lutas na época da Ditarura militar e do Golpe de 64, mas tem relatos interessantes...
comentários(0)comente



Zuca 23/04/2009

Quando se lê muito, peca-se por misturar enredos. Creio que esse livro trata do sequestro de um embaixador e a troca do refém por presos políticos que estavam sendo torturados no DOPS.Fiquei horrorizada com que os militares fizeram neste país!
comentários(0)comente



Nando 14/06/2009

O que foi isso ?
Apesar de ter sido escrito pela ótica de um dos integrantes do sequestro do embaixador, o Sr. Gabeira, uma leitura atenta do texto deixa claro o equívoco de jovens que se engajaram na luta armada por manipulação de raposas comunistas e velhacas que se aproveitaram da inocência e rebeldia próprias da juventude.
comentários(0)comente



carlapiri 21/06/2009

Um olhar de dentro do redemoinho que foi a luta da esquerda, que acreditava poder vencer a ditadura militar, com ações de guerrilha e muita ingenuidade. Gabeira ainda tá aí, depois do exílio e da famosa tanguinha de crochê, sinal de que esta revolução se faz aos pouquinhos e que nesta luta mudamos principalmente a nós mesmos
comentários(0)comente

cid 06/02/2010minha estante
Concordo Carla, a primeira revolução é a interior.




Jr 26/01/2010

O livro é muito fiel ao filme (na verdade é o contrario o filme é bem fiel ao livro), o q se destaca é saber o q rolou depois do sequestro do embaixador norte americano, como foi feita a prisão do Gabeira e o q aconteceu durante esse tempo q ele peregrinou por varias detenções entre São Paulo e Rio de Janeiro. Vale a pena ler e entender um pouco mais de como aconteceram as coisas q marcaram a historia deste país.
comentários(0)comente



J. 11/03/2010

É
Pusta livro que dá sono...
Me perdoem os fãs deste livro, que exceto por umas passagens são bons.
É bem escrito, não tenha dúvidas, mas a linguagem rápida, assim como as mudanças de cenários, não prenderam minha atenção. Não sei se é porque o autor vivia entocado nas mais diversas fases do desenrolar dos seus pensamentos, mas tem hora que parece que ele está desligado do mundo cotidiano se ligando apenas nos desenrolar político e movimentos que contestavam e não no cenário brasileiro como um todo (salvo a parte do palanque de comício que os mais diversos grupos brasileiros aparecem).
Não sei, acho que porque de tão espezinhado de tantas formas, a época da dita revolução (revolução no sentido literal da palavra) já deu no saco. Há tantos momentos históricos interessantes no Brasil. Por vezes penso nesta dita era como uma espécie de trauma vietinamita americano na versão tupiniquim...
comentários(0)comente



Eli 12/05/2011

Livro indicado para todos aqueles que querem entender um pouco mais sob o Brasil dos anos 60 e 70, sob a perspectiva de um bando de jovens idealistas, que acreditavam que a luta armada era a melhor saída para o país naquele momento. Um relato corajoso de um jovem desconhecido (por Gabeira era desconhecido do grande público), que numa idéia totalmente audaciosa, resolve sequestrar o embaixador norte-americano Charles Elbrik. Tal atitude foi uma represália ao Ato Institucional número 5, que suspendeu todos os direitos civia do povo brasileiro, numa época de trevas da História de nosso país, que era governado por militares no período.
Adorei o livro e o filme, o que é algo inédito para o caso. O fato de ter sido aluna de um dos "sequestradores" do embaixador norte-americano também contribuiu para isso. Esse professor (prefiro resguardar seu nome nessa resenha, apesar de saber que ele pouco se importa de ter seu nome vinculado ao acontecimento) dizia que o ato em si não preocupava os envolvidos. O que eles queriam mesmo era ver 15 amigos militantes livres da cadeia, e por isso o risco que correriam valia a pena.
O livro de Gabeira é uma reflexão madura sobre o acontecimento, visto que foi escrito 10 anos depois do ocorrido, quando ele ainda se encontrava no exílio. Gabeira não esconde as falhas de seu grupo, ao contrário. Se mostra crítico e verdadeiro, mostrando um lado de sua vida que outros na mesma situação, preferem guardar silêncio. Ainda bem que Gabeira gosta de falar...
comentários(0)comente



Lídia 19/04/2011

O livro-depoimento "O que é isso companheiro?" é um retrato realista e sensível da guerrilha urbana durante a ditadura militar no Brasil. Pouco glamuroso, o relato parte da perspectiva individual de Gabeira, fugindo de clichês demagógicos e espetacularização sobre os anos de chumbo. Memórias e documentação da luta armada e da tortura no período militar dividem lugar com reflexões bastante particulares do intelectual e jornalista Fernando Gabeira, numa leitura fluente e divertida.
comentários(0)comente



André 17/09/2012

Nada a ver com o filme!
O filme fala de um episódio que o livro conta em poucas páginas. O livro mostra como foi os dias na prisão, o tempo de militância e desvenda alguns fatos que deixam o filme mais completo.
comentários(0)comente



Cristiano 24/09/2012

Ótimo
Esse livro é absolutamente ótimo. A história do Brasil sendo contada primeiramente por alguém que não se envolvia tanto na política mas tinha o lugar perfeito na platéia para conseguir captar seus detalhes, e depois é visto no meio de uma visão revolucionária. Contando como eram as prisões, como funcionava os grupos como o MR-8 e etc. Muito bom !
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6