A incendiária

A incendiária Stephen King
Stephen King

Resenhas - A Incendiária

resenhasdajulia 20/06/2021

Quando Andy e Vicky se tornaram voluntários em um experimento científico, comandado por uma organização governamental conhecida como "Oficina", eles nem imaginavam as consequências que isso teria...

Depois de injetarem uma droga chamada "Lote Seis" em seus corpos, os dois desenvolveram poderes psíquicos, que se tornam mais perigosos ainda quando eles se apaixonam e têm uma filha.

Desde pequena, Charlie tem um poder muito grande de pirocinese, sendo capaz de criar fogo apenas com a mente. Por isso, o governo quer usá-la como uma arma militar, o que faz com que Andy e Charlie fujam, percorrendo o país.

Amei a Charlie! E não esperava que eu fosse gostar tanto desse livro!

De todos os livros do King que quero ler, esse era um dos que eu menos tinha vontade, por não gostar tanto de ficção científica, mas me surpreendi!

Adorei!
Diego630 21/06/2023minha estante
Existe 2 adaptações para o cinema desse livro. Uma da década de 80 com Drew Barrymore e outra do ano passado. Ambas com o nome Chamas da Vingança.

Reg 10/03/2024

Maravilhoso!! Não entendo porque as pessoas falam mal desse livro. A evolução da Charlie é muito gostosa de ver, o fato de ser muito descritivo, alôôô, estamos falando de King, se vc não gosta de detalhe, ele não é pra vc. Agora, esperava um pouco mais desse final.
Josie 10/03/2024minha estante
Concordo com vc!!

Maria Rosa 10/03/2024minha estante
Maravilhoso pra mim tbem, um dos meus preferidos do King, apesar de não considerar dos melhores, foi uma bom fim pra mim.

Daro 10/03/2024minha estante
Também gostei desse livro!!! Apesar de ter visto vários comentários negativos

Mireille 10/03/2024minha estante
Isso que digo opinião é realmente pessoal!

Clio0 18/02/2013

A Incendiária é um dos primeiros livros escrito por Stephen King, e traz na bagagem uma boa dose dos temas que depois iriam fazer parte de suas outras obras.

Um tema recorrente - a relação familiar - é o carro chefe desse livro aqui, mas não que se referindo a algum tipo de abuso ou trauma de assédio. Estamos falando aqui, da força que esses laços têm e como a educação pelos pais provoca bloqueios... e que isso não é necessariamente ruim.

A personagem principal, Charlie, tem o dom da pirocinésia e apenas o controle exercido pelo medo é que a impede de literalmente botar fogo no mundo.

Já ouviu falar sobre esfregar o focinho do cachorro no lugar que ele sujou o ensina a não repetir o ato? A ideia de King é que a educação gradativa é fundamental, mas apenas a traumática é que pode impedir uma criança (ou uma pessoa) de se tornar um desviado.

É uma abordagem extremamente polêmica e isso se ramifica até os personagens do livro, um grupo formado quase que especificamente por vilões - o tão infame Governo Estadunidense - que assume as rédeas do caso, tanto em sua criação e experimentação quanto no controle.

Enfim, a discussão é interessante e a leitura envolvente. Recomendo.

Aline MSS 16/02/2023

King com uma ficção científica de tirar o fôlego!
[LIVRO 6] Não sou fã do King, então minha impressão é SEM puxar o saco. ?

Estou lendo na ordem de publicação e sinto q a cada livro só melhora. A estrutura da escrita dele me agrada, a realidade q ele consegue colocar nas suas histórias é impressionante e nesse livro em específico ele caprichou demais.

O meu "problema" com o autor é o modo como ele escreve suas personagens femininas. Ele é ótimo e claramente percebe-se q os livros passam por alguma mulher(esposa dele, ñ sei!) antes da publicação. Mas sempre me parece algo superficial e "esquisito". Ainda preciso ler mais livros do autor pra ter uma crítica melhor, mas tem algo q me incomoda e eu não sei dizer especificamente oq. ??

Esse livro traz uma leitura rápida, q te fisga desde o princípio. Vc se sente dentro da historia e gela com os "perigos" q os personagens são obrigados a passar. Até me arrependo de ter demorado tanto pra ler, então não faça como eu...corra e pegue pra ler, pq esse vale à pena mesmooooo.

Oq tem no livro:

- Ficção científica sem termos técnicos "chatos" e com uma linha de raciocínio fácil de acompanhar;
- Me senti "lendo" uma mistura dos filmes de X-Men com The Boys.
- Vc sente o medo, os perigos e tudo q os personagens acabam passando ao longo da história. Acho q até quem tem dificuldade de visualizar ambientes e situações se sentirá "em casa" lendo essa história.
- Personagens mto bem construídos e um final super de acordo com oq se espera (ñ me senti surpreendida, apesar de ter ficado bem satisfeita).
- Existem 3 filmes sobre o livro (pelo q pesquisei). Eu assisti o de 2022, com o Zac Efron no elenco e DETESTEI. Tirando o filme "O Iluminado", até hj não consegui gostar de NENHUMA adaptação dos livros do King. Acho q ele foi "amaldiçoado" no quesito adaptações.
- Li pela edição capa dura da Biblioteca Suma e achei o livro lindissimo, apesar de não ter nenhuma ilustração pelas páginas. Eu lembro q paguei barato (ñ costumo pagar mais de 35,00 por livro capa dura). Hj se encontra por R$65,00 na Amazon e eu JAMAIS pagaria esse valor num livro de ficção. Recomendo investir em e-book ou esperar um milagre em forma promoção.?
Danilo.Queiroz 17/02/2023minha estante
Ótima resenha Aline! Eu li "Depois" e "Joylandy", adorei a escrita de King e pretendo ler mais obras dele.

Aline MSS 17/02/2023minha estante
Esses q vc leu são mto comentados msm, mas vai demorar pra chegar neles lendo pela data de publicação ??. Eu TB gosto bastante, Danilo, mas ainda não caio de amores pelo autor, preciso ler mais pra avaliar melhor.?

Keila.Oliveira 18/07/2022

Eu adoreiiiiiiiii essa leitura!
Li muito rápido porque a história realmente prende, a história gira em torno de Charlie , filha de Andy e Vicky!
Andy e Vicky se conheceram quando foram fazer um experimento na chamada ?Oficina?, uma organização que fazia diversos testes de laboratório. Nesse experimento foi injetado uma substância neles que desencadeou poderes psíquicos.

Charlie nasceu com um poder também, e depois de alguns incidentes em casa, eles começaram a ser observados e perseguidos pela Oficina. E começa toda a agonia do livro , eles começam a fugir desses agentes e acontecem diversas coisas pelo caminho!

Vale a pena demais ler esse livro, tem um quentinho no coração com a relação de Andy e Charlie, tem desespero, tem agonia, tem raiva, tem terror, tem muita carnificina. Enfim um pacote completo do King!
@rafadeodato_ 18/07/2022minha estante
Essa capa é tão ????

Vicente Tavares 21/09/2022

Cobaias e Supers
Quando eu li a sinopse do livro Incendiária automaticamente lembrei e relacionei com o meu primeiro trabalho publicado que foi justamente um conto e materia de RPG sobre uma empresa de inescrupulosa (a Biotech) que realizava diversos experimentos em cobaias humanas. E é por aí que começa a história de A Incendiária, uma agência do governo chamada de Oficina testa uma droga em estudantes universitários com alguns resultados desastrosos e outros "interessantes", mas a coisa complica quando dois desses estudantes se casam e tem uma filha que começa a manifestar o poder de pirocinésia. Gostei da narrativa, apesar de um ou dois pontos serem um pouco mais lentos a história em si é bem legal.

Flávia Menezes 22/10/2021

Quando Eleven e Hooper ficaram presos na Caverna do Dragão!
?A Incendiária? foi o oitavo livro publicado por King, lançado em setembro de 1980, sendo a primeira história escrita por ele sob o gênero da ficção científica, muito embora o autor diga que nem tudo o que foi escrito seja apenas ficção. Afinal, como muitos filmes e seriados mostram, como é o caso de Stranger Things por exemplo, essa temática de laboratórios financiados secretamente pelo governo, onde drogas são administradas em pessoas alheias, foi e ainda é uma realidade nos Estados Unidos.

Nem sempre a ciência anda de mãos dadas com o desenvolvimento e com a visão de se construir um mundo melhor. Algumas vezes, o que acontece por trás dessas paredes, só tem ligação com a busca pelo poder. Mesmo que isso custe vidas humanas.

King foi muito corajoso em trazer questões como essa à tona, e ?A Incendiária? é uma história tão bem escrita, tão bem construída e desenvolvida, que não há como não ter a nossa atenção capturada.

Sem contar que Charlie, a protagonista da história, é uma garotinha muito carismática, e não há como não se apaixonar por ela. Assim como não há como se apaixonar por esse pai, Andy, que passa a história toda se sacrificando pela filha. É uma bela relação de amor e de sobrevivência, o que torna uma garotinha tão nova como Charlie, uma verdadeira guerreira, cheia de bravura e muita coragem. Como são todos os personagens infantis de King.

Apesar de não ser um enredo tão dinâmico quanto outras histórias do autor, ?A Incendiária? é aquela história com tantos elementos, tantas pesquisas na área da Psicologia, da Biologia, da Genética, da Química e da Física, que você realmente se sente lendo sobre uma experiência científica real.

O mergulho na Psicologia Behavorista foi fascinante, e abordou com muita verdade os experimentos baseados em estímulo-resposta, os condicionamentos, entre outros mecanismos utilizados para modificações de comportamentos desenvolvidos por Skinner e seus sucessores.

Sem falar que nessa história, o brilhantismo da escrita de King é ainda mais fascinante. Além das pesquisas para a abordagem de questões mais científicas que deixaram a história tão rica, a forma como os capítulos são construídos, com divisões que os encurtam, promovendo uma mudança mais rápida nas cenas, é impressionante.

É incrível essa forma do King de apresentar uma cena de tensão e, no instante seguinte, modificá-la para outra completamente diferente, quebrando um pouco o clima de apreensão, e promovendo um pouco mais de suspense, porém sem se prolongar demais, porque sabemos bem que excesso de suspense acaba gerando desinteresse no leitor.

Aliás, o clima de suspense e apreensão acompanha a história do seu começo ao fim, especialmente porque não fazemos ideia alguma de para onde a história irá seguir. Tudo é uma grande incógnita, e você mal consegue fechar o livro, e esperar o dia seguinte chegar para saber o que acontece em seguida. E quanto ao final? Foi surpreendente, e muito emocionante!

Confesso que fui surpreendida por ?A Incendiária?. Não esperava que esse livro fosse me surpreender tão positivamente, e me prender da maneira como me prendeu. Nem mesmo que me apaixonaria pela protagonista com tamanha facilidade, já que eu não havia gostado tanto de Carrie.

Se você é um fã de King, não deixe passar um livro incrível como esse, porque além da escrita perfeita, a história é inteligente, e realmente muito envolvente.
Pedro 22/10/2021minha estante
"Não fazemos ideia alguma de para onde a história irá seguir."

Pois essa é justamente a forma que o King escreve. Já vi entrevistas em que ele dizia que nunca soube o final de um livro antes de chegar lá.
Ainda estou me decidindo se isso é genialidade ou loucura. ?????

Pedro 22/10/2021minha estante
Ah, parabéns pela resenha riquíssima de conteúdo.

Flávia Menezes 22/10/2021minha estante
Verdade, Pedro. Eu li mesmo isso, do King se deixar levar pela sua história, sem nem mesmo ele saber para onde vai. É algo que os professores de Escrita Criativa não aconselham, porque requer muuuito talento mesmo para se deixar conduzir assim. Mas King é o King!

Flávia Menezes 22/10/2021minha estante
Obrigada viu? Pelas palavras! ????

Pedro 22/10/2021minha estante
Sêneca dizia que não existe vento favorável para quem não sabe para onde vai. Mas isso não se aplica ao King. É como você bem disse, o talento do King consegue superar essa dificuldade.
Mas isso é algo que eu não faria, se eu fosse escritor.

Pedro 22/10/2021minha estante
E não precisa agradecer. ?

NayLyra 22/10/2021minha estante
Ótima resenha pra um ótimo livro. ??
Será que It vem agora ? ?

Flávia Menezes 22/10/2021minha estante
Obrigada, Nay! Lisonjeada com suas palavras, porque vem de uma grande conhecedora de King!
Com spoilers kkkkkkkkkkk Agora vem!!!! ??

NayLyra 22/10/2021minha estante
Ihuuuu, mais ansiosa que você. ?

Will 22/10/2021minha estante
Esse livro é muito bom, né Flávia? Sabia que iria gostar ? que venha o IT

Flávia Menezes 22/10/2021minha estante
Nay, nem me faleeeee. Ansiedade é meu sobrenome agora kkkkk ????

Flávia Menezes 22/10/2021minha estante
Will, você disse mesmo: é um livro incrível!!! E bora ir pra Derry!!!! ??????

DANILÃO1505 26/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Bruno Rodrigues 28/12/2022

Intenso
Andy e Vicky embarcam em uma experiência científica idêntica ao projeto MK ULTRA da CIA, mas diferente pelo fato de que se obteve resultado, poderes psíquicos. Os efeitos dessa pesquisa se tornam mais perigosos quando o casal tem uma filha, Charlie.
Charlie tem poderes imensuráveis, e sua família corre perigo, a organização governamental autora da pesquisa, é capaz de tudo para tomarem posse da menina.
Stephen King consegue transmitir sentimentos tão detalhistas e intensos, que é muito incrível, mas ao mesmo tempo, as vezes chega a ser perturbador, confesso que senti medo do personagem Rainbird, a clareza com que é descrito os pensamentos e sentimentos do personagem é assustador.

Eliane350 09/10/2022

sse livro conta a história de Andy McGee que participa de uma experiência em uma faculdade para poder ganhar uns trocados. Nessa experiência, os voluntários recebem um soro injetado em suas veias e ficam em observação. Durante o processo, Andy conhece Vicky, também uma voluntária, e juntos percebem algumas mudanças estranhas causadas pelo soro como, por exemplo, a habilidade de fazer coisas com a mente. Desse relacionamento nasce Charlie, uma linda menininha que possui poderes extraordinários e consequentemente muito perigosos. O que eles não imaginam é que a OFICINA, instituição do governo que dirigia a experiência, tem um interesse muito especial em Charlie e fará de tudo para poder por as mãos nela.

Gente, eu ameeeei esse livro. King sempre tem uma forma de narrar que me leva pra dentro da história. Em certos momentos parecia que eu estava vendo um filme, vendo a Charlie tacando fogo em tudo hehehe. King faz com que a gente sinta o que seus personagens sentem (medo, raiva, ansiedade, culpa) e no fim fica sempre aquele gostinho de quero mais. Muitos dizem que não é um dos melhores livros dele, mas eu me apaixonei pela história e me fez querer ler pelo menos mais umas 50 páginas pra ficar cuidando da pequena Charlie.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Kennedy 18/05/2010

A Incendiária
Primeiro livro do mestre Stephen King que li.
Estava em dúvida se lia ou não este livro, mas quando comecei a ler não me decepcionei.
Apesar de ser um livro relativamente grande (mais de 400 páginas), o autor não enche as páginas de coisas desnecessárias.
"A Incendiária" é uma história que te prende, que te emociona, que te faz ter medo e refletir sobre a nossa vida.
Ao narrar os sentimentos da menina Charlie, King nos faz refletir se nós tivéssemos o poder dela (criar fogo apenas com o olhar) e como controlá-lo. Faz com que nos emocionemos com a relação de pai e filha, entre Andy e Charlie.
É simplesmente um livro que vale a pena ser lido. Um livro desse só mesmo o Mestre do Terror, como Stephen King, é capaz de escrever.

Zenaide.Mota 23/05/2022

Stephen King, mais uma vez, detalhista, com história envolvente e que sabe nos prender.
O final da história............ eu fiquei na expectativa de mais respostas. Mas, ainda assim, ótimo livro! ??

Bastos 12/03/2024

Mais um clássico do mestre. Os personagens aqui são bem desenvolvidos e cativantes, eu amei a relação do Andy com a Charlie e fiquei muito na vontade ler mais sobre a Vicky.
O ritmo é bastante rápido no início, toda essa fuga que esta acontecendo é frenética e os poderes do Andy torna tudo melhor ainda, mas esse ritmo vai diminuindo à medida que a história se desenrola e só no final volta com tudo.

É aquele tipo de livro que você termina de ler triste por ter acabado. Eu preciso de um outro livro sobre a Charlie.