Eclipse Total

Eclipse Total Stephen King

Resenhas - Eclipse Total

ATHOS 05/04/2024

Dolores Claiborne: Uma Jornada Através da Dor e da Redenção
**Eclipse Total**, de Stephen King, é um mergulho profundo na psique humana, explorando temas como culpa, abuso, redenção e a força do amor materno. A protagonista, Dolores Claiborne, é uma mulher complexa e resiliente que carrega um passado marcado por traumas e sofrimentos.

A narrativa se desenrola em forma de um longo depoimento, onde Dolores narra sua vida e os eventos que culminaram na morte de sua patroa, Vera Donovan. Através de suas palavras, sentimos sua dor, raiva, frustração e, acima de tudo, o amor incondicional por sua filha Selena.

King constrói seus personagens com maestria, dando vida a Dolores com seus dialetos regionais, expressões idiomáticas e humor peculiar. A relação entre Dolores e Vera é complexa e marcada por ambivalência, onde a subserviência se mistura com ressentimento e compaixão.

**Aspectos Marcantes da Obra:**

* **Personagens complexos e multidimensionais:** Dolores Claiborne é uma protagonista memorável, que desperta a empatia do leitor. Sua força interior e capacidade de resiliência diante das adversidades são inspiradoras.
* **Prosa envolvente e ritmo acelerado:** A narrativa em primeira pessoa prende a atenção do leitor desde o início, criando uma atmosfera de suspense e mistério.
* **Temas relevantes e atemporais:** A obra explora temas como culpa, abuso de poder, alcoolismo, violência doméstica e a complexa relação entre mães e filhas.
* **Final impactante e ambíguo:** O desfecho da história é inesperado e deixa o leitor questionando as motivações dos personagens e a natureza da verdade.

Ithyara 03/04/2024

Decisões
O livro retrata a vida de duas mulheres que por razões diferentes resolveram fazer uma mesma coisa. O resultado dessa ação trouxe perdas familiares para ambas, no entanto, elas continuaram juntas até o fim. Excelente leitura, perfeita para um final de semana.

Nilda 02/04/2024

É uma história sobre como viver com o peso na consciência depois de tomar decisões definidas. Uma das opções é se tornar uma filha da p...t. Outras vezes, é buscar na loucura refúgio. Dolores Claiborne tem uma temática pesada. É uma história triste.

Gramatura Alta 31/03/2024

Https://gramaturaalta.com.br/2024/03/31/dolores-claiborne-uma-historia-comovente-e-impiedosa/
Faz décadas que Dolores Claiborne trabalha para Vera Donovan, milionária dona de uma mansão na ilha Little Tall, no Maine. Determinada, com três filhos para criar, Dolores enfrentou desde o início a personalidade tempestuosa da patroa e, diferente de incontáveis antecessoras, conquistou a confiança da mulher e a estabilidade no emprego.

Quando Vera morre em um acidente, porém, todas as suspeitas caem sobre a funcionária. Questionada pelas autoridades, Dolores faz uma confissão e revela, durante seu testemunho, algo inesperado pela polícia: uma história sobre um relacionamento abusivo e a misteriosa morte de seu marido, que ocorreu trinta anos antes, em Little Tall.

No Brasil, DOLORES CLAIBORNE foi lançado pela primeira vez em 1995, recebendo o título de ECLIPSE TOTAL. Esse título, apesar de não destacar diretamente o nome da protagonista, Dolores, tem uma conexão profunda com a trama do livro. O motivo por trás dessa escolha é o papel crucial que um eclipse solar desempenha na história. Durante um momento chave da narrativa, um eclipse serve como pano de fundo para eventos dramáticos e revelações importantes.

A escolha do título ECLIPSE TOTAL não é apenas uma referência ao fenômeno astronômico, mas também carrega um significado simbólico. O eclipse representa temas de escuridão, ocultamento e a subsequente revelação de segredos, além de simbolizar as mudanças profundas na vida dos personagens. Esses elementos de transformação e revelação são essenciais para entender as camadas complexas da história e as motivações de Dolores Claiborne e de Vera.

O livro é contado pela própria Dolores, que narra sua vida durante um interrogatório policial depois da morte de Vera Donovan. Ao ser questionada pelos detetives, Dolores opta por revelar sua história pessoal, marcada por uma série de dificuldades, incluindo abuso e violência dentro de casa. Ela relata como era viver com Joe St. George, seu marido, que se mostrava violento e tinha problemas com álcool. Dolores aguentou essa situação por muito tempo, mas ao se deparar com aspectos ainda mais sombrios do comportamento de Joe, ela decide que precisa pôr um fim nesse ciclo de sofrimento de forma decisiva.

Porém, as decisões que Dolores toma para acabar com o abuso de Joe têm um preço alto: o distanciamento de sua filha mais velha, Selena. A relação entre mãe e filha se deteriora, pois Selena, ainda muito jovem, não consegue entender completamente as razões por trás das atitudes de sua mãe. Ela tem dificuldade em perceber a verdadeira natureza de Joe, não reconhecendo inteiramente o quanto ele era abusivo. Selena também luta para aceitar e processar o que ela mesma sofreu nas mãos do pai.

Enquanto conta sua história, Dolores tece também o relato de sua relação com Vera Donovan, uma ligação complexa e cheia de nuances, entrelaçada com momentos de tensão e uma conexão profunda. Iniciando como empregada doméstica na casa de Vera, Dolores, com o passar dos anos, constrói um relacionamento com ela que transcende o convencional vínculo entre empregador e empregado.

As interações entre Dolores e Vera evoluem para uma troca em que dependem fortemente uma da outra, embora de maneiras diferentes. Vera, com sua personalidade forte e por vezes dominadora, exerce uma influência significativa sobre Dolores, que, por sua vez, se torna uma das poucas pessoas em quem Vera confia e depende.

Vera é uma mulher rica, mas conhecida por ser complicada, por vezes abusiva e muito exigente. Em contraste, Dolores se mostra uma pessoa forte, resiliente e decidida. Apesar do comportamento severo de Vera, Dolores consegue enxergar aspectos da personalidade dela que muitos ignoram, como sua solidão e vulnerabilidade. Com o passar do tempo, as duas desenvolvem uma compreensão implícita, formando um tipo de respeito mútuo que raramente é verbalizado.

Vera, reconhecendo algo especial em Dolores, passa a confiar nela mais do que em qualquer outra pessoa. Ela compartilha segredos e detalhes pessoais que mantém ocultos dos demais, e até orienta Dolores em questões íntimas, como no enfrentamento do abuso de seu marido. Apesar das muitas contradições e desafios em sua relação, marcada por episódios de tensão e conflito, existe um reconhecimento recíproco de suas forças e capacidade de superação. Essa percepção compartilhada fortalece a ligação entre Dolores e Vera, construindo um vínculo profundo e persistente até os últimos dias de vida de Vera.

O reconhecimento e o respeito mútuo entre as duas mulheres se manifestam de maneira sutil, através de olhares significativos, frases de duplo sentido e pequenos atos cotidianos, mais do que por conversas diretas. Essa abordagem do autor é particularmente eficaz, pois a comunicação implícita entre elas consegue transmitir respeito mútuo, cumplicidade e intimidade. Essa capacidade de se entenderem profundamente, captando as nuances do comportamento e dos sentimentos uma da outra sem palavras explícitas, destaca a profundidade da conexão entre elas. Essa conexão é tão intensa que gestos e olhares são suficientes para expressar uma gama complexa de emoções e pensamentos, demonstrando um nível de entendimento que só é possível em uma relação de profunda conexão e entendimento mútuo.

DOLORES CLAIBORNE confirma a versatilidade de Stephen King como escritor, mostrando que ele vai além da criatividade. A forma como a história é contada, de maneira direta, sem divisão em capítulos, pausas ou diálogos tradicionais entre personagens, reflete de maneira astuta e perspicaz a personalidade marcante e dominadora de Dolores. Na narrativa, os leitores não têm acesso às perguntas feitas pelos detetives, conhecendo-as apenas quando Dolores as repete para esclarecer sua compreensão, deixando-nos inferir muitas delas pelas respostas que ela dá. Esse método não só constrói um suspense intrigante, mas também amplifica a força da personagem, tornando Dolores ainda mais impactante e complexa, evidenciando seu papel central e seu controle sobre a própria história que está sendo desvendada.

Além da estrutura narrativa, a habilidade do autor se destaca na criação de um antagonista para Dolores: um detetive que a segue obstinadamente desde a morte de Joe, convencido de que ela foi a responsável, apesar das aparências de um acidente. Esse detetive, anos mais tarde, tenta usar a morte de Vera como uma oportunidade para acusar Dolores de dois assassinatos, demonstrando uma obsessão pela verdade. No entanto, como a história é contada unicamente do ponto de vista de Dolores, percebemos o detetive apenas através das descrições que ela faz, incluindo suas perguntas e comportamentos durante o interrogatório. Esse aspecto da narrativa realça a percepção de Dolores e como ela enfrenta as acusações de maneira poderosa e controlada, evidenciando o talento do autor em construir a tensão e complexidade de um personagem através dos olhos de outro.

DOLORES CLAIBORNE revela rapidamente, nas suas primeiras páginas, os fatos essenciais sobre as mortes de Joe e Vera. Isso pode dar a impressão de que a única coisa que resta é entender como tudo aconteceu. No entanto, isso é um engano. A narrativa não apenas desenrola os eventos que levaram a esses desfechos, mas também reserva surpresas impactantes na parte final. Essas revelações não são aleatórias; elas se apoiam em pistas cuidadosamente distribuídas ao longo do relato de Dolores. Esses segredos revelados tocam fundo no coração do leitor e adicionam camadas de complexidade a Dolores e Vera, transformando-as em personagens fascinantes e memoráveis. A maneira como esses elementos são entrelaçados enriquece a história, deixando uma impressão duradoura e um brilho na narrativa que cativa e emociona.

DOLORES CLAIBORNE é uma exploração intensa da moralidade, do abuso, da sobrevivência e das complexidades das relações humanas. Stephen King cria uma narrativa poderosa e emocional, onde o verdadeiro horror reside nos atos cruéis que as pessoas cometem umas contra as outras, e não no sobrenatural. Uma das minhas melhores leituras da vida.

site: https://gramaturaalta.com.br/2024/03/31/dolores-claiborne-uma-historia-comovente-e-impiedosa/

Milla Cinemaniac 30/03/2024

QUE LIVRO, MINHA GENTE! ?
? 7º livro do Desafio Literário 2024 terminado! No finalzinho do mês, pelo menos um livro lido em março ?

Dolores Clairborne é, até agora, o livro mais eletrizante e intenso que li até agora. Publicado nos anos 1990 como Eclipse total e há décadas esgotado no país, um dos livros mais aclamados de Stephen King. Acho que vai ser difícil bater esse livro, vamos ver.... King, né amores ?

Vamos acompanhar Dolores Clairborne discorrer sobre seu passado e contar como a vida obriga as pessoas a tomarem decisões difíceis e como é difícil conviver com as consequências dessas decisões.

Casada com Joe, um marido durão e cruel que se envolve com bebidas, e trabalhando dia após dia para uma viúva rancorosa chamada Vera, Dolores tem três filhos pelos quais seria capaz de fazer qualquer coisa, e também por si mesma, se assim fosse necessário, para sobreviver.

Livro forte, chocante, intenso e emocionante, de doer o coração. ? Tão realista que somos capazes de entrar na história e sofrer junto com Dolores e as histórias que ela conta!

Sinopse bem rasa, pois o livro é de uma complexidade e profundidade que não consegui expressar aqui! ?

King faz muito isso...

?????

Maddy G. 30/03/2024

Esqueci de fazer a resenha ?
é um livro bom, eu pelo menos fiquei super sentida com várias partes, principalmente por ter cenas bem pesadas referente a abusos. Dolores foi forte demais, simplesmente absurdamente esperta e por mais que aquela velha que fazia um inferno me deixasse com raiva, no fim eu entendi que ela sofreu muito e isso a transformou naquele ser frio, e no fim ela tinha tanto medo quanto a Dolores

Lilian.Ladeira 29/03/2024

A narrativa do livro é diferente. Narrado em primeira pessoa, sem divisão por capítulos, Dolores conta sua história, desde o casamento aos 19 anos, até os 65 anos.
Li resenhas super positivas sobre este título, mas ler King é sempre uma experiência extremamente pessoal, alguns amam e nem sabem o porquê, outros detestam por razões óbvias.
Anteriormente como o título Eclipse Total, ao contrário da grande maioria dos livros de King, este não é uma fantasia, nem mesmo terror. É um relato da vida nua e crua de muitas mulheres: um marido alcoólatra, violência doméstica, pouco dinheiro e muitos problemas.

O fato de não ter capítulos incomoda no início, mas depois que a leitura engrena já não faz diferença.

Uma história razoável e curta.

vita 29/03/2024

Eclipse total
O livro é inteiramente narrado por Dolores, uma personagem muito interessante, forte, trabalhadora e, acima de tudo, mãe.

A narrativa é excelente, inteligente, detalhada e conta com uma reviravolta que eu não esperava ao final. Me prendeu bastante, recomendo demais.

?No fim, são as filhas da 🤬 #$%!& do mundo que permanecem? e, quanto às bolinhas de poeira: vão se foder!?

Patricia 25/03/2024

Dolores Claiborne é uma mulher forte, resiliente e que não esconde os crimes que cometeu. Um personagem que se desnuda atravéz de uma narrativa em primeira pessoa. Sem capítulos e com uma narração única, esse é um dos livros que mais divide opiniões sobre a escrita do SK. Não há meio termo, ou você ama ou odeia o livro.

Ju Souza 23/03/2024

Tenso
Quando iniciei a história, achei que seria a única obra de King que eu não gostaria de ler. Porém, o autor surpreende mesmo, pois li e gostei muito da história de Dolores Clairborne.

Cada página tensa com pontos de realidade. Vale a leitura!

Clara 19/03/2024

Interessante
Foi um livro totalmente diferente dos outros 4 que li do King, mas não foi ruim!
Achei muito interessante o formato do livro. Sem capítulos; narrativa seguida e bem completa (chocante a capacidade de memória da Dolores).
Sobre a história: muito legal.
Vale a leitura.

lorenasimili 18/03/2024

King continua me surpreendendo
Lançado em 1990 com o título " Eclipse Total" e esgotado por muitos anos no Brasil, agora temos "Dolores Claiborne" entre nós pela coleção "Biblioteca Stephen King", com uma nova tradução e com conteúdo extra.

Após a leitura desse livro eu não consigo entender o motivo pelo qual ele demorou TANTO para ser retraduzido e reimpresso, se esse livro não é uma obra de arte escrita pelas mãos de Stephen King, eu não sei mais o que é.

Sendo uma pessoa que já leu mais de 20 livros do autor, dificilmente pego livros dele em que eu não saiba a linha de raciocínio ou que me surpreenda com a narrativa, mas "Dolores" Jogou por terra tudo isso. ESSE LIVRO FOI DEVORADO EM MENOS DE 2 DIAS.

Stephen King conta essa história sobre a perspectiva de Dolores, o livro inteiro é um texto corrido (sem divisão de capítulos ou quebras) em que Dolores dá o seu depoimento aos policiais após a morte de Vera Donovan, sua patroa de looooonga data.

Uma coisa interessante sobre esse livro foi o poder que Stephen King teve de dar voz a Dolores, para todos que já leram alguns livros dele é possível reconhecer a voz do autor em várias obras, mas em "Dolores Claiborne" Stephen King me fez acreditar que quem estava me contando a história era Dolores e não ele.

Com uma narrativa ácida, e em alguns momentos engraçada Dolores conta sobre sua história, onde tudo começou e como todas as decisões feitas em sua vida à levaram aquele momento.

Dolores é uma personagem INCRÍVEL, é impossível não sentir uma simpatia enorme por ela, impossível não se comover com sua história e é simplesmente mais impossível ainda você largar o livro antes de saber de todos os detalhes.

A parte mais curiosa é saber que esse livro não tem o "ELEMENTO SURPRESA" na página 2 você já sabe todos os acontecimentos do livro, mas COMO esses acontecimentos se desembolaram? É ai que está a beleza, a impressão que me deu é que estamos escutando uma grande fofoca e que precisamos saber como tudo aconteceu para entender o motivo do final que visualizamos no início.

EASTER EGG PARA AMANTES DE KING: Em "Dolores Claiborne" temos uma conexão com o livro "Jogo perigoso". Previamente Stephen King escreveu as duas histórias para serem uma só, elas seriam publicadas em 2 volumes intitulado “In the Path of the Eclipse” (No Caminho do Eclipse em tradução literal), porém, mais para frente, Stephen King decidiu por dividir as histórias em dois livros, mas com o eclipse de 1963 em comum, além de abordar temas semelhantes.
lorenasimili 18/03/2024minha estante
Correção: *Lançado nos ANOS de 1990*...

Bárbara 18/03/2024minha estante
Ameiiii!!! Quero muito ler

Maurício 18/03/2024minha estante
Já tinha visto seus vídeos sobre o livro, agora só fiquei ainda mais ansioso para lê-lo

Helen Sippel 19/03/2024minha estante
não acreditooo que é o mesmo eclipse de jogo perigoso, é um dos meus livros preferidos dele

Mariatereza15 19/03/2024minha estante
Amei !!!!quero ler?

clairee 03/03/2024

Tudo o que fiz, foi por amor.
Um clássico de King, inicialmente lançado como Eclipse Total, Dolores Claiborne se passa em uma ilha, com poucos e muitíssimo faladores moradores locais.
Dolores é a governanta, ou melhor era, de Vera Donovan a mais de 30 anos. Quando Vera, já esclerosada morre, as suspeitas de sua morte recaem sobre Dolores, as relações entre as duas sempre foi no mínimo difícil, mas também muito forte. Ambas as mulheres eram dotadas de gênio forte e segredos intrincados.
Neste livro King aborda as redes e conexões humanas, acima de tudo ele gosta de brincar e experimentar com os limites da mente humana, aquele poço escuro, fétido e cada vez mais fundo.
É uma leitura que vale muitíssimo a pena!

Lilian.Cava 06/11/2023

Muito bom!
Livro 6 - 2023: Eclipse Total, Stephen King (Eua, 1992) ??

Passando a marca dos 30 lidos livros do mestre, temos Eclipse total, um dos livros que até pouco tempo não tinha publicação recente no Brasil. Aqui encontramos a história de Dolores, que após ser presa como suspeita de matar sua patroa, ela assume que é culpada sim, mas não por essa morte em específico e sim de seu marido muitos anos atrás.

Esse livro foi uma experiência completamente diferente do que eu esperava. Em primeiro lugar porque foi a primeira obra do King que me aventurei em ler em inglês (bem ousado, uma vez que a história é contada somente do ponto de vista da Dolores que possui um sotaque/dialeto que é transpassado para a narrativa). Segundo porque traz a história de uma mulher forte e dona do seu destino, mesmo quando a vida tirou todas as escolhas possíveis da sua mão. E mesmo tendo ações bem condenáveis, é possível pelo menos entender todas elas.

Eu fiquei simplesmente apaixonada e envolvida pela narrativa, mesmo em momentos extremamente dolorosos e até sinistros. Aqui o King consegue condensar o brilho de sua escrita em uma história curta e envolvente.

Nota: 5 ?

Viviane 16/09/2023

Dolores vai contar sua estória, depois que ela se vê culpada por uma tragédia, ela precisa provar que nao foi sua culpa.