Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Gio 17/04/2021

Esperava mais
Confesso que, de todos os livros que eu já li da Jane Austen, este foi o que eu menos gostei hahahaha Algumas partes me deixaram num tédiooooo que meu deus do céu ? Porém, vindo dela, não tinha como não ser um livro proveitoso e divertido de alguma forma.

Maiah 21/02/2015

Maravilhoso!
Esse é o 1° livro da Jane Austen que eu tive o prazer de ler e gente que livro incrível. A autora nos presenteia com uma riqueza de personagens e de personalidades que me impressionou muito durante a leitura. É muito cativante ver o amor e o cuidado que as mulheres da família Dashwood nutrem uma pela outra, mesmo com a notável diferença de temperamentos.
De um lado nós temos Elinor, uma jovem sensata, racional, e que age sempre com muita educação e sempre pensando no bem estar maior de sua mãe e irmãs. Do outro lado temos Marianne, que é o completo oposto de sua irmã, uma vez que, é muito impetuosa, romântica, temperamental e sempre age por impulso. Apesar dessa notável diferença as duas compartilham um amor lindo uma pela a outra.

Essa obra tem um grande número de personagens durante toda a história, então recomendo que você leia com calma para que possa acompanhar toda a história sem se atrapalhar e aproveitar o melhor que o livro pode oferecer.

A Elinor, é sem dúvidas minha personagem favorita dessa história, nossa, torci muito para ela durante todo o livro. Ela tem qualidades que eu admiro muito. Ela é uma das personagens mais autruístas que eu tive a oportunidade de conhecer. Está sempre pensando no bem estar de sua família e apesar de estar vivendo um problema semelhante ao de Marianne, ela se mantêm calada, aguenta todo o sofrimento sozinha, e tenta resolver tudo a sua maneira, para não preocupar ainda mais a sua irmã.
A Marianne também é uma personagem muito interessante, uma vez que seu excesso de impetuosidade a faz falar aquilo que todo mundo está pensando, mas não tem coragem.
Confesso que a mãe das jovens me deixou um pouco chateada as vezes, pelo seu excesso de cuidados com Marianne e falta de atenção para os problemas de Elinor. Mas em determinado momento, ela mesma dá conta de seu erro.

Como toda boa história, esse livro não tem apenas personagens bonzinhos. Tem alguns personagens que dá vontade de esbofetear gente, sério. Dois exemplos que eu vou dar para vocês são, o John Dashwood, irmão das jovens, e sua esposa. Olha, não sei de qual dos dois gosto menos viu. Ela, é super egoísta e gananciosa. Só pensa no próprio bem estar e no de ninguém mais. Já John, é um completo parasita, completamente influenciado pela esposa. Ele as vezes até tem vontade de fazer algo de bom para ajudar as irmãs, mas a esposa logo o convence do contrário e ele acaba concordando com ela em tudo.

Se você gosta de livros cheios de ação e acontecimentos, onde tudo se desenrola rapidamente, esse não é um livro pra você! Mas se você, assim como eu, é um amante de Romances de época, tenho certeza de que irá gostar do livro e se deliciará com essa obra da incrível Jane Austen.
É um livro que fala sobre desilusões, paixões, sobre diferenças, mais principalmente sobre o amor incondicional entre uma família, e sobre amadurecimento. O fato das personagens terem amadurecido com os percalços pelos quais passaram, foi algo que me agradou demais na história.
Me perdoem por essa resenha gigante, mas não consegui me expressar de outra maneira por um livro que me arrancou tantos suspiros ao final da leitura, e que deixou meu coração tão cheio de bons sentimentos.

site: http://www.livrosesonhos.com/2015/02/resenha-livro-razao-e-sensibilidade.html
Camila A. Meireles 05/04/2015minha estante
Amei sua resenha! Iniciei o livro agora, e estou adorando!

Dominike @dominike_leituras 09/01/2023minha estante
Estou lendo também e estou amando. Eu vi a adaptação primeiro e fiquei encantada pela história, tanto que não desanimei de ler o livro. E que escrita da Jane Austen... ? Se vc gostou da leitura aconselho assistir a adaptação da Netflix. Foi bem fiel ao livro, acredito que vai gostar

Adriana 01/07/2020

Razão e Sensibilidade
??????

"As srtas. Dashwood eram jovens, bonitas e naturais. Isso é o bastante para garantir a sua boa opinião, já que ser natural era tudo que uma moça bonita podia querer para tornar sua alma tão cativante quanto sua pessoa".
Razão e sensibilidade nos apresenta a história das irmãs e Elinor e  Marianne.
Elas vem de uma família sem muitas riquezas financeiras e só piora com a morte do pai. E irão ter que aprender a viver com o pouco que conseguirem.
O título do livro nos remete tanto às irmãs, quanto ao comportamento de alguns personagens do livro.
 As personalidades opostas das irmãs é um atrativo,enquanto Elinor representa a razão, não deixando de lado a sensibilidade, mas seu lado reservada é o que predomina, sua irmã Marianne é mais impetuosa, agindo sempre pela emoção que pela razão, sendo às vezes até rude e grosseira.
As irmãs lidam de uma forma diferente com as injustiças, interesses e intrigas e  de uma sociedade cheia de regras que prioriza o financeiro e posição social.
Comparado ao outro livro da autora,Orgulho e Preconceito, eu gostei mais desse, apesar de eu achar a história um pouco repetitiva mudando apenas os personagens, mas as críticas sociais, as ironias da autora com certeza estão presentes no livro. Por ser um clássico é um livro bem descritivo, cheio de detalhes e o que pode não agradar algumas pessoas.

Tamiris Durigan 08/01/2023

Tudo dando certo...até para quem não merece (releitura)
Até o final, a oposição representativa das irmãs entre a razão e a sensibilidade se mostra bastante perceptiva e acho uma pena o fato do relacionamento da Marianne com seu par ter sido jogado para os últimos parágrafos, não aproveitando a emoção relativa ao casal. Uma pena pois o @ merecia bem mais. Já a relação entre Elinor se mostra construída desde o começo e torci para que Edward também se estabelecesse melhor na história.

Uma raiva desses finais onde quem foi ganancioso, malvado e uma má pessoa não é punido pela autora. Continuo não engolindo o fato de Lucy, venenosa e interesseira ter se dado bem enquanto Edward (e Elinor) comem o pão que o diabo amassou. Sra. Ferrars é uma megera.

Entre a razão (Elinor) e a sensibilidade (Marianne), fico novamente com a razão. Porém, fico feliz por desta vez apreciar melhor a sensibilidade.
Bella 08/01/2023minha estante
que linda resenha, tô doida pra ler esse livro

Vik 04/04/2020

Foi a minha primeira experiência com um livro da Jane e achei o estilo de escrita dela bem calmo e prazeroso

Priscilla 13/01/2021

leitura sem pressa, não é cansativo.
Terminei razão e sentimento! Que livro lindo e longo. Mas tive uma leitura sem pressa, não é cansativo.
Achei que razão e sentimento era tudo da Elinor. Mas depois achei tudo da Marianne. Que construção perfeita de personagens!!

alie ;D 11/01/2022

Como todos os livros de Austen que li até hoje, vale a pena continuar e esperar pelas reviravoltas, apesar do começo meio parado.
A Elinor como personagem principal é uma graça e a narrativa é completamente proveitosa em termos de entretenimento e conhecimento da sociedade londrina da época. Por esse motivo recomendo a leitura para todos que se interessam pela obra da autora.

Sabryna 14/07/2020

O ritmo é lento, mas uma vez que se chega em quase a metade do livro foi que finalmente me senti felizmente presa a história. No final somos surpreendidos por várias reviravoltas.

Bianca 15/05/2021

Primeiro livro da Jane Austen que eu li sem ter assistido alguma adaptação antes. Tinha visto algumas resenhas sobre o livro e muitas pessoas comentaram que não gostaram tanto do final. Na minha opinião, o final não é um dos melhores, comparado aos outros livros da autora, mas querendo ou não retrata a realidade da época! Foi uma leitura bem tranquila e rápida! Gostei bastante!!

Aline Zuim 30/01/2021

Surpresa
Confesso ter começado esse livro com um pezinho atrás. Já havia lido Orgulho e preconceito e não gostado, não sei, apesar de gostar da história, ela não fluía. Mas não quis desistir da Jane, achei que merecia uma segunda chance. E que bom que fiz isso! Creio que antes não era esse momento e agora foi diferente. Gostei da escrita, apesar de muitas vezes precisar parar pra reler um trecho mais difícil, gostei do desenvolvimento da história e confesso também que shipei errado e o final não foi nada do que imaginei. Gostei.

Mirela Ugioni 14/09/2021

Apesar de não ter sido meu livro preferido da autora foi uma boa leitura, e um ótimo ensinamento sobre o equilíbrio entre razão e emoção.

Maria7881 25/03/2023

Nem Jane Austen é isenta de errar, não é mesmo?Marianne Dashwood é completamente insuportável e merecia ter morrido de pneumonia.

Ailauany 05/12/2023

“Às vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir e julgar.”

Flá 25/10/2020

Agradável e imersivo
Gosto muito da aura dos livros da Jane Austen. Acho-os muito imersivos porque eu consigo de verdade me sentir dentro do livro, vivendo nessa época, pensando como alguém dessa época; consigo imaginar as roupas e julgar o que seria ou não adequado em termos da realidade apresentada. Definitivamente não é qualquer uma que tem esse poder.
É uma história simples sobre duas irmãs de renda e vida modestas sofrendo com relação a amores e expectativas e desventuras relacionadas a isso. Fofo e muito valoroso.

Tamiris 01/08/2020

Razão e sensibilidade
Por mais que passem por situações semelhantes, cada pessoa lida a sua maneira.