A Montanha dos Sete Patamares

A Montanha dos Sete Patamares Thomas Merton

Resenhas - A Montanha dos Sete Patamares

Daniel.Aimi 23/12/2022

A vida de um monge
Este livro conta a história da vida de uma monacal. Ou melhor dizendo é uma autobiogragia de um monge trapence. De uma família não muito cristã, viveu maior parte com o pai e o irmão, aos poucos acaba conhecendo o grande mistério da vida contemplativa e buscar encontrar a fé cristã. Se converte, é batizado e se prepara com ajuda de diretores espirituais neste caminho. Muito interessante a história, mas creio que se delonga muito é pequenos eventos ou detalhes desnecessários.

Bruno Perin 06/11/2022

Não cheguei ao fim
Livro confuso que vc não entende nada. Não consegui chegar nem perto da metade. Não vale a pena ler.

Locimar 07/08/2020

Meu ideal de conversão
Sim "roubei" do convento onde era noviço. Ninguém lia mesmo. Ainda tenho o exemplar antigo aqui comigo, publicado pela Vozes em 1968. Uma história que provocou meu encanto pelos trapistas. Há coisas neste estilo de vida que nem mesmo Merton aprovava mas amava a ordem e a igreja que escolheu como propósito de fé. Mesmo sendo monge, continuou sendo escritor, conferencista e pacifista, acima de tudo. Não podemos deixar de considerar sua força para dialogar com os que acreditavam diferente dele!

Giovani Aguiar 12/07/2017

Este livro encontra-se escasso nas prateleiras de livrarias e sebos do Brasil. Foi uma imensa alegria encontrar esse livro na Internet, e o adquiri por um ótimo preço. Thomas Merton narra a sua história, da infância até seus primeiros anos num monastério trapista nos EUA. Como protestante, fiquei um tanto incomodado por algumas "alfinetadas" de Merton, que analisa a fé protestante com certo desdém. Mas encontro na obra uma história belíssima de alguém que encontrou a Cristo em uma tradição diferente da minha. O livro não se propõe a ser um tomo doutrinário, mas a história de uma alma humana se encontrando com o Criador. Para a mente moderna, são um tanto estranhos os ideais monásticos, mas nesse livro vemos a importância da vida religiosa em nossos dias. Recomendo a todos os cristãos (embora, como já disse, um protestante se sentiria incomodado com certas passagens).