A Indigente

A Indigente Armando Fernandes de Oliveira

Resenhas - A Indigente

Carla.Parreira 30/10/2023

A indigente
Trechos sublinhados: ??Feliz daquele que aproveita o seu tempo escrevendo livros, que levem no seu conteúdo, não só os lances emocionantes de historias, com suas tramas envolventes, mas também elevadas filosofias de vida, no sentido de tornar as jornadas terrenas mais amenas e proveitosas, sobretudo em termos espirituais?
Quando as pessoas procuram fazer o melhor, sobretudo em termos espirituais, a Providencia Divina, através de mil e um mecanismos de Justiça, supre as legitimas necessidades. Aguardemos, portanto, com paciência, compreensão, fraternidade, criando ensejos para que as virtudes penetrem no nosso coração, florescendo e frutificando em atos de amor, desinteressados e incondicionais?
Quando existe respeito e espírito de fraternidade, tudo fica bem mais fácil, pois a participação é recíproca, ninguém faz corpo mole, pois a alegria de servir é uma constante?
Cada um de nós vive em ambiente criado por nós mesmos, como decorrência natural dos nossos sentimentos e pensamentos?
Se fizermos uma avaliação das conquistas adquiridas ao longo de dez ou vinte anos passados, ficaremos espantados em notar que pouco ou quase nada foi logrado por nós, isso em termos espirituais, bem entendido, porque materialmente muitos ficam ricos da noite para o dia?
A maior autoridade é aquela que tem como base o amor, a compreensão, o perdão. Fora disso, todas as atitudes humanas que causam sofrimento ao nosso semelhante, terão dolorosas conseqüências?
Sem os resgates dos crimes cometidos, sem a correção dos erros elaborados, sem o estudo e o trabalho dignos em prol do bem-estar comum, nada será concretizado a nosso favor. A luta é árdua, porém altamente gratificante?
As pessoas conscientizadas do verdadeiro sentido da vida procuram burilar os seus sentimentos, alijando do seu interior toda e qualquer imperfeição moral, buscando ao mesmo tempo conhecer a verdade espiritual?
Para Deus vale mais a qualidade que a quantidade. Preparem-se bem, não só no conhecimento da verdade que liberta, mas igualmente na pratica da lei do amor, beneficiando incontáveis criaturas necessitadas de todos os matizes. As lições de Jesus, nesse sentido, são claras e insofismáveis?
O perdão não é fraqueza nem tampouco covardia. É virtude!?
O conhecimento da verdade é fator decisivo incentivando-nos a conquistas enobrecidas no campo da fraternidade e do amor. Dessa diretriz de renovação interior, não devemos nos afastar, jamais!? Deus, ao criar os seres humanos, outorgou-lhes todos os recursos necessários à própria evolução. Partindo da ?estaca zero?, de simplicidade e ignorância, cada criatura fazendo uso de tais aptidões, tanto poderia se encaminhar pelas veredas do vem quanto pelos atalhos do mal. A iniciativa e a escolha sempre foram individuais. O Pai Celeste não forçou ninguém a tomar um dos caminhos, até porque o pensamento do Criador é tornar cada filho responsável pelas naturais conseqüências; quem optar pelo bem será favorecido pelos resultados gratificantes que o bem produz?
O importante é saber definir com acertos a direção a tomar, levando-se em conta que há tristezas, hoje, que serão alegrias, amanha. Ocorrendo o inverso, também, alegrias presentes que somente causam tristezas no porvir. Saibamos agir com inteligência. Nós somos os autores do nosso destino!?
Por imaturidade e ignorância, ao invés de partirmos para as realizações nobres e dignas, achamos mais fáceis e convidativos os atalhos da ilusão, da fantasia, deixando falar mais alto os nossos interesses imediatos, admitindo que a vida era tão-somente aquela oportunidade?
Não pense em coisas tristes, ?tristezas não pagam dividas?, lembre-se disso. A minha vida também não é um mar de rosas, porém nem por isso me deixo dominar por pensamentos deprimentes, doentios? Tanto os estados íntimos de amargura e decepção, quanto os de júbilos pelas ações dignas exercidas, atraem sempre espíritos afins, que aumentam a nossa desdita ou nos tornam mais ditosos?
As Leis Divinas estão fundamentadas em Sabedoria e Justiça infinitas?
Somente o amor, na sua legitima expressão, um dia resgatará a Humanidade dos compromissos sombrios do passado, projetando-a às vanguardas da luz!?