Congo

Congo Michael Crichton

Resenhas - Congo

Leandro423 19/10/2022

Já tinha lido tanto o Jurassic park quanto o mundo perdido do mesmo autor e achava que ele tinha uma boa escrita.
Assim, não que esse livronfoi mau escrito, mas era tanta informação paralela que tornaram o livro cansativo.
A história é sobre uma expedição que vai ao coração da África atrás de uma cidade perdida. Até aí normal... masse deparam com um sociedade de gorilas, que quase "falam" entre si e foram treinados a milênios passados para matar qualquer invasor. E esse conhecimento foi passado de macaco para macaco por gerações e continuar até os dias de hoje (puts serio).
Agora vem um coisa que achei absurdo. Eles encontraram uma cidade perdida a milênios de anos perdida. Uma cidade cheia de câmaras e anticamaras protegidas. E toda noite sofriam ataques do gorilas treinados por hominídeos em acampamento a céu aberto. Cacete, por que o autor na colocou eles dentro da cidade ou pelo menos explicasse pq no fizeram.
Depois perdeu umas 4 páginas explicando sobre armas de destruída em massa para explicar.o.pq de querer tanto o diamantes.
Para concluir, começa a história falando da doutora Ross que acaba se mostrando uma estúpida mesquinha. Um mercenário chamado a Munro, que depois fica bonzinho e um criador de macaco de descobre uma técnica de como traduzir o línguajar dos macaco na década de 70.
E pra finalizar um dos maiores cliches... o vulcão que engole a cidade perdida e frusta todos os planos maus dos capitalistas.
Não recomendo, funjam... assistam ao filme e percam só 2 horas de vida...

C.F. 02/02/2022

Já tinha lido Parque Jurássico e tinha achado muito bom, Crichton põe muita informação técnica nos seus livros e o que as vezes deixa eles parecidos com um artigo cientifico com resultados de pesquisa e diversos dados interessantes.
Não curti tanto quanto o outro livro, talvez pelo fato do outro eu estar sempre comparando com os filmes, mas adorei a parte técnica, cheia de curiosidades, algumas muito interessantes.
Ainda assim o autor me ganhou pelo seu jeito de escrever e vou catar mais alguma coisa dele pra ler.

Miguel.Andrade 08/01/2022

Amy e a melhor!
Congo de fato e um livro excelente, tem uma trama interessante, os gorilas cinzentos tem um bom desfecho e são bem explorados, assim como a cidade de zinj, e a principal estrela do livro, Amy, que provavelmente e o melhor personagem do livro, com uma personalidade ativa e em muitos momentos esperta, tendo ótimas cenas e interações com os demais personagens, aos quais não tem muito desenvolvimento, principalmente Karen Ross, porém adorei o capitão Munro e seu jeito esperto e relaxado, assim como Peter Elliot e inteligente e inocente, eles tem um companheirismo inteligente.

No entanto, o livro passa longe de ser "espetacular" apesar de uma ótima narrativa e cenas empolgantes, cricthon peca com a simplicidade das descrições de certas cenas, e o praticamente resumo de outras que poderiam ter sido melhor exploradas. Além de se prolongar demais em detalhes técnicos que não movem a trama.
Ainda assim, consegue criar um senso de urgência e medo crescente, principalmente por causa dos brutais gorilas cinzentos, que criaram uma atmosfera de perigo e suspense.

No geral, o livro foi bom, pouco acima da média, apesar da lentidão em alguns capítulos. achei uma leitura divertida, intensa e científica como é um bom livro de Michael cricthon.

Thiago 19/12/2021

Um mestre...
Michael Crichton é um mestre narrativo, mantendo um ritmo sempre muito constante e fluído, mesmo num texto muito técnico e cheio de minúcias, ele tem a capacidade não deixar a prosa monótona, o que é algo difícil tendo em vista esse tipo de escrita. A personagem da gorila Amy é surpreendentemente carismática, e o cientista Elliott que a educou em cativeiro, junto com Munro, uma espécie de anti-herói, possuem jornadas muito legais de se acompanhar.

Eclipsenamadrugada 03/12/2021

Um bom livro, porém é um daqueles livros que não leria se não tivesse nada pra fazer, e nenhum outro livro pra ler, mas é mais um livro lido na minha estante...

Julia.Dani 24/07/2021

Congo
Já li os outros livros mais populares do Michael Crichton e posso dizer que esse não deixa a desejar, segue a mesma linha de Jurassic Park e afins utilizando muita ação (muita coisa acontece em duas páginas) e embasamento científico para apresentar várias ideias! Recomendo a leitura para quem quer uma imersão em uma mistura de tecnologia, explorações em cidades perdidas e comportamento animal!

Babi159 29/06/2021

Genial!
Devo ter assistido umas 300 vezes a adaptação fílmica do livro em questão na infância. Centenas de anos depois, descobri que o filme era fruto de um livro do lendário Michael Crichton, “apenas” o escritor que originou o fenômeno “Parque dos Dinossauros”, embora o Spielberg tenha levado todo o crédito, mas isso é outra história.

Congo é fantástico. As descrições do continente africano são meio prolixas, mas adquiri muito conhecimento lendo o livro. Obviamente estava contaminada com o filme, principalmente com as características físicas dos personagens centrais. Foi difícil encarar o fato que o personagem caricato do Ernie Hudson era, na obra original, um indiano (e o Hudson está longe de parecer um indiano, só para constar), e que a Dra. Karen Hoss estava anos-luz da Laura Linney.

Costumo ouvir falar que o Crichton exagera nas descrições sobre tecnologia, medicina e outras áreas que não entendo quase nada. Em Congo, ele faz exatamente isso, mas curiosamente não me senti tão perdida no assunto, ainda que o leitor tenha que estar aberto para acreditar em eventos inacreditáveis, principalmente na parte final do livro. Excelente aventura! Gostaria de ler outro livro neste molde futuramente.

Janssen 15/12/2020

Primeiro livro lido do autor e espetacular, ganhou um fã
laloarauxo 12/02/2021minha estante
Comprei hoje no Sebo.

Andre.Victor 26/10/2020

Amy faz tudo
No geral o livro não é ruim, é fácil de ler e prende nossa atenção. Crichton usa muito dado científicos e outros fatos para contextualizar os acontecimentos do livro, o que eu acho muito bacana. Eu achei que a trama envolvendo os misteriosos ?seres? da floresta seria o principal plot, mas não foi, acabou que ficou muito pro final a revelação e nem teve muita diferença eles na história, a não ser para atacar o acampamento. A gorila Amy é um amor tornando-se a melhor personagem desse livro, cativante, sincera, fiel... os outros personagens não senti muita ligação e nem empatia, eram todos mais ou menos pra mim. Houve pequenas partes que ficaram entediantes mas logo depois já melhorou. Eu recomendo esse livro para aqueles que querem conhecer mais do escritor Michael.

Bruno G. Guimarães 14/09/2020

Ler Crichton é diferente de ler qualquer outro autor. Claro, cada autor é único, mas é algo a mais. A grande maioria dos autores têm uma ideia e pensam em como transpô-la de maneira realista. Quero escrever sobre um químico, por exemplo, eu pesquisarei tudo que puder sobre química para que minha história fique realista.
Imagino Michael Crichton fazendo exatamente o oposto. Ele visualiza um fenômeno real e pensa em como transpô-lo para a fantasia.
Ele entende mesmo do que está falando e seus livros representam bem isso.
Congo não é diferente. A presença constante de detalhes técnicos é o toque pessoal que me atrai nas leituras dele.
A história é uma releitura dos eventos de uma expedição real. Uma empresa de tecnologia pretende explorar um tipo raro de diamantes que podem ser encontrados em uma cidade mitológica perdida no coração das selvas subsaarianas do Congo.
A expedição também conta com a presença inusitada de uma gorila, Amy, que, com seu treinador Elliot, dão um rumo espetacular à história.
Muitos não gostam da leitura de Crichton por conta dos detalhes técnicos. Mas, assim como outros bons livros dele como Jurassic Park, O Mundo Perdido, Devoradores de Mortos, Dentes de Dragão, O Enigma de Andrômeda, entre outros, recomendo muito a leitura!

Fernando Britto 06/09/2020

Muito bom!
A pesquisa feita por Michael Crichton antes de seus livros torna a história complexa e muito bem desenvolvida. Por vezes fui aí Google pesquisar se algo realmente acontecera.
Muito melhor do que o filme!!

kmile_repossi 19/06/2020

Viciante
Quando um grupo é enviado para achar diamantes no Congo e é aniquilada por um ser desconhecido, um novo grupo é mandado para completar a missão.
É um bom livro de aventura, tem de tudo: vulcões, animais selvagens, canibais e até a descoberta de uma antiga civilização. Li bem rapidinho, sempre curiosa para saber como eles resolveriam o problema.
O final me decepcionou um pouco, sem falar que foi meio corrido. Mas é uma boa opção de leitura.

Alexandre 17/06/2020

O bom nos livros do Crichton é que a pesquisa é gigante e a gente aprende muita coisa. Infelizmente esse livro está bem ultrapassado nas informações tecnológicas e geopolíticas sobre o Congo. Talvez até sobre os gorilas. Mas a história é boa, no geral. A gorila Amy é muito simpática.

Siqueira 07/02/2020

Esperava mais
História arrastada, difícil, ms quando engrena fica bom