Coração de Vidro

Coração de Vidro José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Coração de Vidro

1 | 2 | 3 | 4

VanessadeOliveira 15/10/2016

Estala o coração de vidro...
Vasconselos me faz chorar desde meu pé de laranja lima. A prosa dele é tão simples e tão sincera. Tão real e nítida que parte o coração todinho. A mim parece que ele nunca se perdoou por ter deixado a infância. e pra nos magoar escreve estas histórias...
Danielle C 07/07/2017minha estante
Menina, o que é essa resenha??? Poética. E talvez seja verdade, sobre deixar a infância e nos magoar...
Quer me ver chorar muito, fale os nomes de Manoel Valadares e Zezé.
Essa ternura que comove demais, até hoje.

juju <3 16/02/2021

resenha: coração de vidro
#desafioskoob

sinceramente, esperava mais.

é bem curtinho, composto por 4 fábulas.
não me conquistou nem um pouco, pelo simples fato de ser MUITO amargo.

o livro reflete muito no mau que os humanos proporcionam ao mundo, e mesmo uma ponta disso sendo verdade, eu achei cruel.
todas as fábulas acabam em mortes de personagens, ou em tragédias.

é um livro pessimista e triste, do tipo que muitos chamariam de realista. fica a reflexão pra quem quiser.

o tipo que não é 100% ruim, mas não me agradou, entende?
o livro não é ruim a ponto de eu abandonar a leitura, mas eu li torcendo pra acabar logo.
manuzfred 22/02/2021minha estante
????

Rebeca_Moledo 09/06/2020

Eu coloquei como meu objetivo ler todos os livros do José Mauro, por causa de O meu pé de laranja lima, que marcou muito minha infância, e continua me conquistando ainda hoje.
Coração de vidro é um livro de contos, bem curtinho e de leitura rápida, mas sensacional. O autor, em cada uma das histórias, mostra a crueldade do ser humano para com os animais, e que os animais, assim como as crianças, só querem ser livres, tendo o poder de amar e aprender o significado de ternura.
Ana Taffy 20/08/2020minha estante
Oii! Tudo bem? Acabei de ler esse livro, ele estava aqui em casa porque minha irmã precisou ler para a escola quando tinha uns 10 anos, lá nos anos 80. Achei que o livro é muito triste e de linguagem difícil para uma criança dessa idade. Eu leio hoje com 30 anos e achei bonita a história, mas pensei que se eu tivesse lido aos 10 anos talvez não tivesse me incentivado tanto a gostar de ler. Legal ver seu comentário e saber que O Meu Pé de Laranja Lima te incentivou!

San... 23/08/2010

Li na minha infância. Um livro muito lindo, dramático, acredito que auxiliou-me a aparar muitas arestas de minha personalidade, tornando-me uma pessoa melhor.

Zuca 18/04/2009

Nos anos 1970 fazíamos fichas de leitura dos livros de José Mauro de Vasconcelos, bem na época em que a TV apresentava a novela "Meu Pé de Laranja Lima". Seus livros são maravilhosos.

Betomg 12/03/2010minha estante
Lembro me que foi o primeiro livro que li na vida. Tinha uns 8 pra 9 anos. Era pra fazer prova na escola. Aos poucos, deixou de ser uma obrigação e passou a ser um maravilhoso passatempo. Agradeço muito à professora Lúcia (D. Lúcia), como carinhosamente a chamávamos, por ter tido a sensibilidade de marcar um livro tão toquente para aquela turma de garotos e garotas levados, que eram tidos como o terror da escola. Voltando ao livro, as quatro histórias de animais se complementam e na verdade são histórias que retratam a nós mesmos, seres humanos, cheios de manias, ambições, medos, dúvidas. De todas as histórias, me identifico muito com a do peixinho Clóvis. Na verdade, já tive situações muito parecidas com as da curta vida dele. Muito bom livro. Recomendo a todos,principalmente nesses tempos tão difíceis e corridos.

Jen. 30/06/2010

Livro de Infância
Esse foi o primeiro livro que eu me lembro da minha mãe ter lido para mim. E foi o primeiro livro que eu chorei de soluçar.

gui 28/02/2011

Livro perfeito para quem quer começar a ler, histórias simples e com um conteúdo lindo!

Do coração de vidro:
"... passarinho precisa primeiro tomar uma indigestão de beleza, para então exprimir o efeito dessa beleza, nas mínimas notas do cantar".

Quatro histórias lindas, soando até como lições de vida!

Recomendo a leitura!

Guy 10/05/2012

Apogeu e declínio de uma proporiedade rural
Este livro narra o apogeu e o declínio de uma grande propriedade rural. São quatro histórias que se entrelaçam, contando a vida de um sabiá, de um peixinho dourado, de um cavalo e de uma árvore.

Claudia 22/06/2012

Pode ser um sucesso da literatura brasileira.
Pode ser reconhecido por meio mundo como um livro maravilhoso. Simplesmente detesto este livro.
Todas as estorias são tristes e deprimentes.
Não há criança de 10, 11 anos que consiga gostar de ler tendo que engolir algo que seja amargo a cada palavra.
Foi literatura obrigatória na minha escola aos meus 10 anos.
Uma tortura.
Talvez se houvesse lido o mesmo um pouco mais tarde aos 13,14 anos eu pudesse acha-lo sensível, como não foi assim, para mim ele é apenas horroroso.

Bruna 27/02/2013

Indicado para crianças
Eis aqui um de meus livros favoritos. Li ainda na infância e, volta e meia, me pego procurando por ele na minha estante. Dedico 40 min de leitura e me sinto preenchida, novamente. Recomendo para todas as pessoas, principalmente para crianças, pois ele me ajudou a traçar um pouco da minha personalidade. São quatro histórias incríveis de personagens inusitados de uma fazenda. Quatro belas histórias.

Lina Angelica 14/03/2013

Lições
Quatro histórias que se entrelaçam contando o apogeu e o declínio de uma enorme fazenda. Quatro personagens destruídas pela vaidade, insensatez e orgulho humanos: o pássaro azulão, o peixinho vermelho, o cavalinho de ouro e a mangueira-moça. "Coração de Vidro" é uma alerta de respeito à natureza. O homem, o maior predador do planeta, violenta sem remorsos o meio ambiente, intervindo na liberdade dos animais. Um livro comovente, uma lição de vida encantadora para crianças e adultos.

Rubens 14/02/2014

Toda criança devia ler
Deveria ser livro obrigatório nas escolas. Se todas as crianças o lessem, sem dúvida,quando se tornassem adultos não tratariam os animais com tanta crueldade e teriam maior respeito por toda a natureza.Li quando era criança e me emocionei bastante.

Por Garoto 20/03/2024

Indo de americanas
Eu gosto de livros curtos, que me remetem a infância. Não que este seja, na verdade de infantil eu não achei nada aqui.
É bastante triste.

De_Su 28/05/2016

Gostei mas...
Fiquei curiosa para ler este livro após ver um vídeo no youtube intitulado: A história de Sofia, onde o narrador faz uma menção a ter lido esse livro quando criança.

"Lembrei de um livro que li quando criança: Coração de vidro de José Mauro de Vasconcelos. Nele os bichos sofriam com a indiferença ou a maldade dos donos.
Eu recordo do imenso sofrimento que senti e também de algo que me intrigou: o coração de vidro do título era a respeito dos bichos e representava como seu coração era frágil quebrável ou era a respeito de nós humanos e como podemos ficar impermeáveis a certas emoções..."

O livro é direcionado ao público infantil, e talvez por isso tenha me parecido um pouco raso. Já que o li no "tempo errado". Confesso que se o tivesse lido na infância esse provavelmente seria um dos meus livros favoritos, daqueles que grudam no fundo da memória e não saem.
Eu recomendaria este livro a minha sobrinha de oito anos, com a ressalva de ter em mãos um dicionário. Ele tem um vocabulário que acredito ser um pouco rebuscado para um publico infante. Talvez uma criança com 10 anos o compreenda melhor.

Definitivamente não gosto da ilustração da capa da edição que li, mas o conteúdo é muito bom e proveitoso ao público a que se destina. À aqueles que desejam incrustar o amor aos animais e a natureza às crianças a sua volta este livro será muito útil.

site: https://www.youtube.com/watch?v=7vQwoywtjTk

regifreitas 09/10/2016

Não julgue pela capa!
O livro é constituído de quatro pequenos contos que falam sobre o apogeu e o declínio de uma fazenda através da vida de quatro personagens: um azulão, um peixinho dourado, um cavalo de corrida e uma mangueira-moça, que acabam emulando sentimentos humanos como saudade e nostalgia, vaidade e ambição, desilusão.

Não se enganem com a capa horrorosa! É um livro lindo, um texto repleto de lirismo e poesia, contudo, ao mesmo tempo em que é comovente, também é extremamente melancólico!

As únicas ressalvas - não que isso prejudique demais a obra - é que os três primeiros contos são muito parecidos em sua estrutura e desenvolvimento, e os contos poderiam ter uma conexão maior entre si, já que se passam no mesmo universo. Muitas pessoas também podem considerar essa uma obra excessivamente triste para o público infantil, mas acho que ele traz lições muito sensíveis sobre o comportamento humano, e apresenta isso de uma forma muito tocante para os pequenos.

1 | 2 | 3 | 4