Coração de Vidro

Coração de Vidro José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Coração de Vidro

1 | 2 | 3 | 4

Daniel Nunes 15/12/2020

Coração de Vidro é uma obra do autor José Mauro de Vasconcelos. No livro nós podemos conhecer quatro histórias que estão interligadas. Cada uma delas conta o auge e a destruição de uma fazenda com muito lirismo e muita poesia.

Duda | @univers0_literario 02/01/2022

Coração de vidro

Você gosta de livros com pautas sobre as ações e os impactos do ser humano na natureza? SE a resposta for ?sim?, com certeza ?Coração de Vidro? vai chamar muito a sua atenção.
A obra é um conjunto de quatro contos em que os protagonistas são animais ou plantas, que por algum fator ?humano? acabam não tendo o seu final feliz. Nesse livro, José Mauro de Vasconcelos trata de uma forma sensível e dolorosa as vidas monótonas de animais que estavam presos, não só em gaiolas ou cercados, mas também nas próprias almas.
O intuito desse livro é conscientizar, de uma forma muito impactante, os leitores sobre o real sofrimento dos animais que vivem aprisionados ou são maltratados, sendo narrado da visão das próprias vítimas, com o objetivo de tocar o coração daqueles que leem e tentar trazer alguma espécie de mudança positiva no mundo.
A intenção do livro é muito nobre, o autor consegue impactar de forma extraordinária todos aqueles que decidem ler o livro. Os contos são muito objetivos e diretos, com uma linguagem de fácil entendimento e uma escrita bem fluída, deixando bem claro a tão famosa ?moral da história?. Apesar de todos esses pontos positivos, o livro não é divertido de ler, ele serve mais para informar sobre acontecimentos de uma forma mais criativa, porém não prende muito a atenção e não traz aquela sensação de impressionar, não deixa de queixo caído e não é daquelas leituras que você não quer parar.
Por esses motivos, este livro é indicado para ser lido por pessoas que querem realmente aprender sobre a temática, ou que buscam contos para trazer algum ensinamento. De modo geral, é um bom livro, mas nada mais que isso.

Karoline67 08/12/2021

A pureza da natureza
José Mauro nos brinda de forma pura e meiga com 5 histórias sobre a natureza e a maléfica ação do homem sobre ela. As crianças deveriam ler para entender melhor sobre o respeito ao meio ambiente! ??

Ana 20/02/2021

Contos muito bonitos que li há muito tempo, quando ainda era criança, creio que no ano de 1997. São histórias lindas, embora muito tristes, que mostram o quanto a maldade e ignorância do ser humano fazem a natureza sofrer. Lembro que cheguei a chorar e a ficar melancólica com um dos contos, não me lembro qual.

Abdalizando 18/04/2019

Coração de Vidro
Que livrinho sensacional, pequeno apenas no tamanho, pois no quesito história ta de parabéns. Me pergunto o motivo pelo qual nao notei ou até mesmo abri ele antes. Mas fico feliz por ter feito.

Edilaine 03/09/2023

Uma boa leitura
São contos rápidos de ler. Mas com uma essência triste. Mas gostei de modo geral do livro, a escrita do autor é muito boa.

Drica 21/02/2017

Livro com gostinho de infância
Esse livro, realmente tem um gostinho de infância, e de infância boa, passada na fazenda, brincando em árvores, correndo solto por aí. Coisa que hoje em dia, a maioria das crianças nem imagina!
Pois é, Coração de Vidro é desses livros que faz ventilar sua alma e é escrito com uma doçura imensa.
Composto de 4 contos, ele fala de uma propriedade rural aonde habitam muitos animais, e alguns desses animais contam sob suas perspectivas como é viver naquele lugar e do medo que eles tem do homem, que sempre estraga tudo com os seus sonhos de grandeza e de ganância!
Amei reler o livro e em algumas partes até chorei de emoção ao lembrar de minha infância e por causa das histórias, que são lindas!
Super recomendo!

site: http://testelivroseideias.blogspot.com.br/2017/02/5-coracao-de-vidro-resenha.html

Pedro 18/10/2016

Leitura rápida, porém triste.
Li esse livro em poucas horas, mas achei ele muito muito triste, as quatro histórias tem um final triste. Mas acho que era isso mesmo que o autor queria.

regifreitas 09/10/2016

Não julgue pela capa!
O livro é constituído de quatro pequenos contos que falam sobre o apogeu e o declínio de uma fazenda através da vida de quatro personagens: um azulão, um peixinho dourado, um cavalo de corrida e uma mangueira-moça, que acabam emulando sentimentos humanos como saudade e nostalgia, vaidade e ambição, desilusão.

Não se enganem com a capa horrorosa! É um livro lindo, um texto repleto de lirismo e poesia, contudo, ao mesmo tempo em que é comovente, também é extremamente melancólico!

As únicas ressalvas - não que isso prejudique demais a obra - é que os três primeiros contos são muito parecidos em sua estrutura e desenvolvimento, e os contos poderiam ter uma conexão maior entre si, já que se passam no mesmo universo. Muitas pessoas também podem considerar essa uma obra excessivamente triste para o público infantil, mas acho que ele traz lições muito sensíveis sobre o comportamento humano, e apresenta isso de uma forma muito tocante para os pequenos.

Mel 16/05/2014

Lindo, adorei!
Só tinha lido "O Meu Pé de Laranja Lima" do José Mauro de Vasconcelos, e "Coração de Vidro" traz esse mesmo estilo: começa com uma vida simples.
Várias vidas felizes acontecendo num mesmo ambiente, a fazenda. Temos o passarinho, o peixe, o cavalo, a árvore e o menino. O livro se desenrola contando como cada vida se separou e como cada um deles se afastou da fazenda, do convívio e da felicidade que ela proporcionava.
É um livro triste, e traz a beleza das coisas tristes. Recomendo!

Rubens 14/02/2014

Toda criança devia ler
Deveria ser livro obrigatório nas escolas. Se todas as crianças o lessem, sem dúvida,quando se tornassem adultos não tratariam os animais com tanta crueldade e teriam maior respeito por toda a natureza.Li quando era criança e me emocionei bastante.

Guy 10/05/2012

Apogeu e declínio de uma proporiedade rural
Este livro narra o apogeu e o declínio de uma grande propriedade rural. São quatro histórias que se entrelaçam, contando a vida de um sabiá, de um peixinho dourado, de um cavalo e de uma árvore.

Por Garoto 20/03/2024

Indo de americanas
Eu gosto de livros curtos, que me remetem a infância. Não que este seja, na verdade de infantil eu não achei nada aqui.
É bastante triste.

Tati 20/04/2020

Minhas impressões
Estou com uma meta de ler um livro por dia e esse com certeza é um livro riquíssimo para se fazer isso, leitura rápida, um livro com quatro contos, mas não é porque é um livro breve que não seja profundo. Os contos abordam muitos temas em um único universo. A maldade com o meio ambiente, a ambição do homem ("os homens fazem tudo o que querem"). Não há remorso algum, não há significância ( "O Príncipe olhou de olhos parados o tronco, como se nada significasse"). O homem patrão da empregada preta. O homem que descarta, explora, mata e desmata. Tudo isso pelo ponto de vista de seres da própria natureza. Um pássaro, um peixe, um cavalo e uma árvore.

Ótimo para crianças, mas também para nós adultos para que possamos refletir.

Claudia 22/06/2012

Pode ser um sucesso da literatura brasileira.
Pode ser reconhecido por meio mundo como um livro maravilhoso. Simplesmente detesto este livro.
Todas as estorias são tristes e deprimentes.
Não há criança de 10, 11 anos que consiga gostar de ler tendo que engolir algo que seja amargo a cada palavra.
Foi literatura obrigatória na minha escola aos meus 10 anos.
Uma tortura.
Talvez se houvesse lido o mesmo um pouco mais tarde aos 13,14 anos eu pudesse acha-lo sensível, como não foi assim, para mim ele é apenas horroroso.

1 | 2 | 3 | 4