O Casamento

Resenhas - O casamento

Aryana 23/12/2020minha estante
Anotado.

Thales 23/12/2020minha estante
Recomendo demais. Só não depois das refeições rsss

Aryana 23/12/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Priscila Colombelli 11/08/2016

Nojento, mas cativante
Nunca havia lido e nem assistido nada do Nelson Rodrigues (não sou fã de autores nacionais), ganhei esse livro num Clube de Livros, e me vi obrigada e lê-lo, pois pela leitura da orelha, não escolheria esse livro para passar meu tempo.

Esse livro é nojento porque o autor (sem intenção, será?!) nos leva a imaginar cenas sórdidas. Interessante isso, ele abre várias cenas obscenas ao longo da estória - sempre com o Sabino ou a Glorinha envolvidos. Em várias dessas cenas, o leitor é levado a imaginar oque está acontecendo, pois Nelson não fica enrolado em detalhes...e aí vem a imaginação rolando a toda...a magia do livro para mim ficou aí.
Um livro absurdamente forte (deixa qualquer livro erótico estilo "50 tons de cinza" no chão).
Nil 11/08/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Deu vontade de ler o livro!

Priscila Colombelli 11/08/2016minha estante
Nil, é um livro com leitura rápida e linguagem fácil.
Recomendo, mas saliento que já li muitos livros melhores...

Nil 11/08/2016minha estante
Obrigada pela sua opinião, Priscila. Eu gosto muito de Nelson Rodrigues. Vou colocar esse na minha, já enorme, lista de livros que quero ler! :)

Tamara 12/09/2016

Primeira experiência com a TAG. Adorei, sensacional. É bom pensar que li um livro censurado na época da ditadura militar. O convite não é somente para a leitura do "O Casamento" e sim, para os tabus da nossa sociedade.

A leitura foi um soco no estômago.. Fiquei com náuseas em muitas cenas do livro. Conforme avançava a leitura, conhecia mais e mais os podres e as dores dos personagens. Choque!

Não conseguia parar de ler, quando percebi, estava na penúltima página. Fui levada várias vezes pelo enredo da história. Não é a primeira obra que leio do autor, já lido "O beijo no asfalto". As duas leituras são de tirar o fôlego!

"O Casamento" é um drama recheado de assuntos polêmicos, que joga na cara do leitor as sujeiras da humanidade.. Vale muito a pena se entregar ao romance de Nelson Rodrigues!
Edson.Bezerra 14/09/2016minha estante
Realmente, é paradoxal a náusea acompanhada do avanço involuntário na leitura. Tão humano, né? Tão Nelson Rodrigues.... Kkkk

Tamara 19/09/2016minha estante
Exato! Sem contar os sentimentos que me atravessaram a leitura.. Pensei em pelo menos dois finais bem exóticos e bizarros para "O Casamento". Me senti estranha por ter imaginado tamanha esquisitice.. Tão Nelson Rodrigues! ;)

Denise Ximenes 14/08/2020

Termino esta leitura sem entender por que Nelson Rodrigues é tão aclamado.

Explico: conheço o básico da obra dele. Aquilo que a tevê produziu... Por isso, me aventurei na leitura de O Casamento (e muito provavelmente ficarei nela).

Não sei se estou sendo leiga demais, mas eu sinceramente achei o enredo vazio...
Muita preocupação em chocar os leitores (da época, especialmente) com fatos que eram/são tabus - incesto, "pederastia", traições, machismo...

Fazendo uma comparação, entendo Nelson Rodrigues meio como Derci Gonçalves, que tinha uma preocupação maior em demonstrar irreverência por meio dos palavrões, muito mais do que pelo talento genuíno.

Vou ler críticas sobre ele, certamente, mas gostaria de saber que avaliação vocês têm sobre o enredo de Nelson Rodrigues.

Eu, falando sinceramente (e considerando o meu parco conhecimento nas técnicas dramatúrgicas), não gostei. Estou me referindo exclusivamente ao enredo.

Comparando com escritores de calibre, como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Rachel de Queiroz ... ..., no fundo não entendo o estardalhaço acerca desse dramaturgo.
Débora 19/12/2022minha estante
Denise acredito que Nelson é melhor dramaturgo do que romancista.

Denise Ximenes 19/12/2022minha estante
Verdade, Débora! ?

BeatrizViana0 29/01/2017

Desculpem
Que me perdoem os fãs de Nelson, mas que livro besta! Li de teimosa. :/
Edison.Eduarddo 29/01/2017minha estante
Kkkk, eu acredito ser esta reação mesmo que o Nelson queria provocar nas pessoas.... Com, certeza, ele iria curtir...

nathischneider 09/11/2016

O Casamento foi o meu primeiro livro de Nelson Rodrigues, mas já conhecia sua fama. Este que é o único romance escrito pelo autor, que tinha tudo para ser um best seller - muita polêmica -, mas foi censurado pela Ditadura Militar. Nelson acerta incrivelmente na forma, o texto flui incrivelmente entre os diálogos e o emaranhado de pensamentos dos personagens. Entretanto, quanto ao conteúdo, não posso dizer o mesmo. Machismo, adultério, homofobia e incesto são alguns dos temas do livro. A hipocrisia da classe média brasileira é escancarada pelas palavras de Nelson, mas alguns trechos podem soar excessivamente pesado para alguns. Pela forma a leitura flui, mas pelo conteúdo o texto se torna difícil de digerir.
Thiago 08/03/2017minha estante
Que nada, todos os romances dele são assim, mas eu adoro assim mesmo.

Aline 11/03/2019

Escatológico
É um livro que te deixa desconfortável ao ler, o enredo é bem perturbador. Quase abandonei porque não gostei do livro em si, mas a qualidade do autor não me permitiu largar. O autor foi muito capaz de provocar diversas sensações e uma forte imersão no livro. Gostaria de ler outras obras do autor, de preferência alguma mais positiva (embora creio eu que não há). Não recomendo esse livro.

Viviane 14/12/2016

Não gostei.
Acabei o livro e estou realmente boquiaberta com a trama. Me questiono o que Nelson Rodrigues queria .... talvez o velho ditado " falem mal mas falem de mim" o cara quis realmente ser polêmico, mas sinceramente uma polêmica que ao meu ver não chega a lugar nenhum a não ser na podridão das partes mais obscuras do ser humano...imagino essa leitura no ano de 1966 quando foi decretada a sensura do livro. Particularmente não gostei. ( não consegui identificar um personagem são nesta narrativa). Curiosa para saber de onde vem essa criatividade negra do autor.
Lí­lian 17/05/2020minha estante
Tô lendo e tbm me questionando, ele escreve sobre uma classe q vou te falar q uó e compreendo q existam pessoas assim, mas nem a escrita me agrada. Caraca.

Ka 30/08/2016

SE VOCÊ É CONSERVADOR(A) NÃO LEIA
Isso mesmo, se você é do tipo de pessoa conservadora e que acha alguns fatos da sociedade uma aberração, como por exemplo, a homossexualidade, não leia.
Edson.Bezerra 14/09/2016minha estante
Bom alerta! A miséria humana com as vísceras expostas! O monsenhor é o personagem que denuncia isso. Muito bom!

Lí­lian 18/05/2020

Nossa, eu acabei de ler esse. Foi meu primeiro livro do Nelson Rodrigues, e li pq alguém me disse q se gosto de Rubem Fonseca iria gostar do Nelson e posso dizer com TD força q eles são mto diferentes, mto de vdd, Nelson parece sensacionalista. Mas enfim, o livro é cheio de personagens q não aprecio, racistas, misóginos, assassinos, pedófilos, homofóbicos e por assim vai, as personagens mulheres se odeiam sempre e são violentas umas com as outras, narrador é racista, homofóbico e gordofóbico, infelizmente esses personagens existem e devemos ver o quão longe disse devemos ser. Qto a narrativa achei fraca, com diálogos pobres e monótonos, tem perfil de novela msm, então é uma boa dica pra quem curte esse tipo de literatura. Sempre vale a experiência da leitura, já sei q Nelson Rodrigues não entrou na minha lista de mais um, mas essa é minha lista. Se nunca leu leia e me diga o q achou. Vale a dica. #nelsonrodrigues #literaturanovela #novela #casamento #novafronteira #spicereaders
Bruna.Cruz 12/06/2020minha estante
Eu esperava uma narrativa melhor construída. Foi o meu primeiro livro do Nelson Rodrigues também.

Danielle 29/08/2016

Perturbador
Meu primeiro livro de Nelson Rodrigues, "o pornográfico". Leitura fácil e que prende bastante, do tipo que te deixa curiosa pra ler mais. Interessante o modo como ele retrata o pensamento dos personagens o tempo inteiro. Temas bem polêmicos e pesados até para os dias de hoje. Eu diria que um pouco "sujo" (sem julgamento moral aqui). Mas o mais interessante é o questionamento sobre o "homem de bem" e toda a hipocrisia que o circunda. Todos os personagens parecem meio perturbados o tempo inteiro e o sentimento é passado para o leitor.
Rafael.Manarelli 31/08/2016minha estante
SIm, o sentimento de perturbação dos personagens é passado ao leitor que compartilha os pensamentos hostis dos mesmos. Chega a ser pesado, exagerado. É interessante como Nelson Rodrigues escracha ao público os pensamentos e sentimentos íntimos dos personagens e como estes são hipócritas em não assumí-los. Uma das frases mais legais do livro é quando o padre fala "Se as pessoas conhecessem a intimidade dos outros, ninguém se cumprimentaria" ou "o ato sexual é uma mijada. Mas achei muito exagerada a história. Acaba por denotar uma intenção do autor em impactar, por ter só personagens insanos.

claudioschamis 05/02/2009

Um livro ácido, tragicômico, com passagens que só passariam pela cabeça de Nelson Rodrigues. Desejos, sexo, família, segredos, medos, pai, mãe, filha e suas relações. A mente de Nelson trabalha num plano além do senso comum.

cacautoledo 24/05/2024

Top
Livro bem envolvente e super top. As vésperas do casamento de uma de suas filhaa um homem cria um mal entendido que pode abalar a sua família

Arsenio Meira 25/08/2012

Uma obra prima da ficção nelsonrodrigueana. Romance trágico e picaresco. Escrito com o coloquialismo primitivo e genial de Nelson. O tema: ... leiam!