Carta de Achamento do Brasil

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camilly 14/02/2023

??
Aí gntee gostei da carta e tudo, mais n é p mim,odeio quando as pessoas me obrigam ler as coisas....

Tori 01/02/2023

"A estender os olhos não podíamos ver senão terra e arvoredos - terra que os parecia muito extensa."
A carta narra a "descoberta" do Brasil através da visão de Pero Vaz de Caminha para o Rei Manoel. A descrição detalha desde a vasta natureza até a cultura indígena. Além disso, é retratado o desembarque dos portugueses, a primeira missa, etc.

É interessante ver esse primeiro contato com as terras brasileiras, contudo é uma leitura extremamente densa, afinal o objetivo era o detalhamento minucioso.

Recomendo para quem gosta de leituras históricas e para vestibulandos, principalmente de Unicamp e Fuvest.

akame7 04/11/2022

Uma certidão de nascimento e um atestado de óbito
Pero Vaz de Caminha possuía uma excelente habilidade descritiva, a ponto de fazernos visualizar o que foi visto por seus olhos.

É curioso e triste ao mesmo tempo ler sobre os indígenas na visão deles. Saber que a partir daí o que começa é a dizimação e escravização dos povos nativos me dói, principalmente quando ao ler, percebe-se a inocência e a relação de confiança que os indígenas estabeleceram com os portugueses.

A descrição do desconhecido, da terra, do povo que ali vivia, dos seus costumes e impressões que tiveram quanto à sua boa índole é vital para entendermos o processo primário colonizador.

Porém, nossa história é feia, manchada com o sangue de inocentes, não há beleza para os que tiveram sua liberdade e cultura silenciadas à força. Romantizar esse escrito é desconsiderar a dor que surge a partir dele. A dor da animalização, da escravidão, do estupro. A dor da exploração, da espoliação. A dor das marcas e das consequências de tudo isso presentes no Brasil de hoje. Essa carta representa, para mim, ao mesmo tempo, um importantíssimo documento/relato do nascimento do Brasil e o atestado de óbito dos nativos.

Lucas Lobo 29/10/2022

Vera Cruz
É lindo como Pero Vaz de Caminha fala do nosso povo indígena, como fala das nossas terras.

Grande parte dos brasileiros desconhecem a própria história, deveria ler mais livros assim sobre a história do nosso país.

Monique 23/10/2022

Leitura interessante e ao mesmo tempo triste. A maneira impessoal que foi usada pra falar dos nativos é péssima.

Rick 07/10/2022

A inocência dos índios.
Mal sabiam os índios que, os portugueses, ou melhor dizendo o povo de Deus, seriam aqueles que os fariam conhecer o inferno.

Gostaria de salientar que nenhuma violência contra os índios é narrada aqui, a minha fala sobre o que os aconteceria consiste nas informações que eu já tinha lido sobre a colonização portuguesa aqui no nosso país.

Leticia2256 22/09/2022

Foi muito interessante poder ver a real percepção de Pero Vaz sobre os povos indígenas, a biodiversidade, o choque de culturas e a natureza brasileira daquela época. Confesso que fiquei com um pé atrás dessa ?boa relação? entre nativos e europeus nesse primeiro momento? Enfim, uma leitura super leve e interessante!

cass.luce 11/08/2022

Se não fosse o Google?
Vamos começar com o fato de que não me atentei ao ?português arcaico? escrito na capa, então tive que ler uma versão online. A leitura não é tão ruim e é consideravelmente rápida.
Eu, particularmente, acho que Pero Vaz valorizou bem a visão dos português na história.

Juliana 06/08/2022

bom
Se trata das observacoes de Pedro Vaz De Caminha no Brasil em 1500 sobre nossa terras , os habitantes e seus costumes e essa carta foi redigida para mandar ao rei sobre suas opnioes sobre a nova terra encontrada.

Duda 04/07/2022

Pontos positivos:

- Edição muito boa com comentários explicativos
- Gostei de conhecer esse ?primeiro? contato do europeu com o indígena

Pontos negativos:

?-

Júlia 28/05/2022

Não é uma leitura prazerosa, mas é enriquecedor.
Um momento de pré genocídio é isso que o texto descreve, os portugueses são arrogantes e pretensiosos e isso é notável. Meu coração se apertou ao longo de toda a leitura por saber o que viria a seguir.
Entretanto, ele nos ensina sobre os esteriótipos dos indígenas, das mulheres e sobre as reais intenções portuguesas, não é um livro para lazer, entretanto indico para aqueles que se interessem pela história brasileira e sobre as questões atuais a cerca dos indígenas.
De fato é uma leitura amarga, te deixa com um gosto ruim na língua, mas necessária e que se mais pessoas a fizessem não teria tanta gente falando asneiras por aí.

maria 22/04/2022

É um documento histórico, então não tem muito o que dizer. Para quem gosta de história, vale muito a pena.
Mas, gente, que fascínio era essa do Pero Vaz de Caminha em falar das "vergonhas" dos indígenas? Totalmente ablublué das ideias.

anabypixies 09/02/2022

não gosto de portugueses
não gosto de portugueses. não gosto do jeito que pero vaz fala. não gosto do esquema super cristão que rolou por aqui. não gosto de absolutamente nada sobre essa situação que o livro descreve, na verdade, mas se você der sorte seu livro pode ter um cheiro bom.

librianaliteraria 07/02/2022

Li para o vestibular
Confesso que estou gostando bastante das leituras obrigatórias da Unicamp. Adorei esse, talvez porque eu goste muito de história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5