Carta de Achamento do Brasil

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Annie de Jesus 18/01/2022

Carta de Pero Vaz de Caminha
Eu achei a leitura um pouco monótona. O livro fala um pouco sobre a história do Brasil onde Caminha narra sua jornada ao Brasil.

Alessandra Pedrotti 16/10/2021

Li pra cumprir tabela
Obviamente o texto é um relato de sua época, repleto dos preconceitos e visões morais cristãs do século XV e XVI, então talvez não nos valha muito analisar esses aspectos, apesar de que, com certeza, nos causam estranheza. Cabe, entretanto, refletir o porquê deste texto ser considerado a primeira obra literária do Brasil, sendo que, de literário tem muito pouco.
caspaeletrica 24/04/2022minha estante
gente? é a primeira obra literária do brasil por que foi o primeiro escrito do brasil, afinal esse livro retrata a origem do Brasil????

Alessandra Pedrotti 27/04/2022minha estante
O meu questionamento é no sentido de porquê chamar de literatura, já que é um registro, não uma obra literária. Não se questiona a verdade de que foi o primeiro material escrito no Brasil, mas não é literatura, entende?

De qualquer forma, é só um pedacinho do trabalho que eu escrevi depois de ler a carta, pra uma disciplina da faculdade. Talvez esse meu questionamento tivesse ficado mais claro se eu colocasse todo o texto aqui, mas coloquei só um pedaço só pra contar nas leituras mesmo hahahah.

caspaeletrica 27/04/2022minha estante
Literatura é qualquer coisa escrita com palavras, logo se enquadra no perfil de literatura histórica. Se até imagem pode ser considerada literatura, que dirá um registro?

KiraLunna 12/10/2021

Não que a leitura seja ruim, mas é bem difícil e não tem muito o que avaliar uma vez que trata-se de um documento histórico!

Ana 09/10/2021

Parece ruim, mas é incrível demais. Sério, é muito legal ver a realidade da época do descobrimento do Brasil.

thatssx_ 12/09/2021

Acho esse livro essencial para entender um pouco mais sobre a história do Brasil sob a perspectiva de quem chegou aqui. Por ser uma carta, me vi totalmente imersa nas descrições do autor e nas sensações que ele passou ao longo da escrita.

É um livro curtinho e muito melhor do que eu esperava, apesar de repetitivo em alguns aspectos.

Eduarda.Silva 11/08/2021

Interessante...
Pero Vaz de Caminha era o escrivão do governo português, sua função no momento era relatar toda a viagem para o Rei de Portugal, Dom Manuel I.

Essa carta era tão importante que virou um segredo de estado, sendo guardada na Torre do Tombo, a carta não poderia cair nas mãos da Espanha, por conta das disputas entre os dois países.

Apenas em 1773 a carta foi redescoberta por um funcionário da Torre do Tombo, José Seabra da Silva. No Brasil, a publicação da carta só ocorreu em 1817.

A carta de Pero Vaz de Caminha é o 1° documento escrito em solo brasileiro, por isso tem uma grande importância histórica, política e literária.

Inaugurou o quinhestismo no Brasil (era toda a produção escrita e feita ao longo dos anos 1500, século XVI).

Apesar do seu gênero ser carta, ela também pode ser caracterizada como literatura de informação, já que não segue os ideais de nenhuma escola literária, sendo um documento informativo.

A linguagem é formal, dada a importância de seu destinatário, era também objetiva, direta e descritiva, já que a carta se enquadrava em uma espécie de relatório oficial.

Principais temas:

? O deslumbramento dos portugueses diante ao litoral recém-encontrado;

? As condições da navegação ao longo da viagem (perigos enfrentados);

? Os cuidados tomados durante o procedimento de desembarque;

? Os contatos com os nativos (comunicação, choque cultural etc.);

? Descrição física e psicológica (comportamento dos nativos);

? Realização da 1° missa organizada nas terras recém-encontradas;

? Intenção de tornar o cristianismo a religião oficial entre os nativos;

? A relação entre degredados* e nativos. (dando destaque para Afonso Ribeiro)

* Degredados são os indesejados e alguns criminosos, qualquer atividade considerada perigosa, eram eles que faziam, isso acarretou uma convivência enorme com os indígenas.

Aldrison 05/08/2021

Ares puros de caminha
O livro que traz a carta de Caminha, tanto em galego português, quanto traduzido ao português atual do Brasil, é bem explicativo de fato, o autor traz a maior parte de coisas a serem entendidas, outras simplesmente vagam. Mas o livro é bom e de qualidade, porém se o seu desejo pela história não arde ou não é tão pulsante, não recomendaria em um primeiro momento, pois a leitura tende a ser cansativa e alguns termos bem difíceis são aplicados. No entanto, o conhecimento foi extremamente válido!

Mariane 16/07/2021

Sensacional! É muito legal ver como os portugueses enxergaram o Brasil e como foi seu primeiro contato com o indígenas. Quero ler mais literatura do gênero!
Leonardo.Broinizi 16/07/2021minha estante
Legal! Compreender o "choque de culturas" que foi.

Fernanda DCM 20/07/2021minha estante
Deve ser interessante. É o texto integral ou adaptado? Tem notas, explicações? Pq imagino q deva ser difícil de entender

Mariane 28/07/2021minha estante
É integral e tem vários textos de apoio! Não é difícil não! Na verdade no português original é bem difícil de entender sim, mas eles colocaram uma versão traduzida para o português brasileiro moderno tb!

Fernanda DCM 01/08/2021minha estante
Entendi, então tem a versão original e outra adaptada pros dias atuais?

Mariane 04/08/2021minha estante
Isso

@blogmht 07/07/2021

Informativo
Ótimo livro, eu pude compreender mais da carta de Caminha e saber algumas características desse tipo de texto que se tornou principal para a história do Brasil.

Quando eu estava no ensino medio eu tentei ler a carta mas foi tão difícil que acabei desistindo, mas o livro trás a forma original e na forma da linguagem atual o que ajudou muito.

A leitura é bem cansativa mas vale a pena tirar um tempo pra ler.

heydudamelo 05/07/2021

Das coisas que o vestibular me obriga a fazer essa não é nem de longe a pior delas. Vale a leitura.

Pedro 20/06/2021

Primeira obra escrita retratando o Brasil
Não consegui entender tanto a obra, por ser em português arcaico, tentarei uma releitura mais para frente. Obra muito descritiva, o que é muito compreensível quando se tem contato com uma cultura totalmente diferente.

bren 13/06/2021

Legal
Essa foi a minha penúltima leitura da lista e achei bem interessante. Algumas palavras difíceis pra variar, mas dá para entender tudo tranquilamente

Fla :) 26/05/2021

Carta de Pero Vaz de caminha
Outra leitura obrigatória do vestibular, no entanto, eu gostei dessa.

A escrita é antiga (coisa que eu já esperava) e tem várias coisas em português de Portugal (o que não me incomodou).

Fluiu muito tranquilo na maioria, teve partes que eu tive que reler algumas vezes mas acontece.

A carta em si é muito importante, e por ser algo histórico, eu realmente achei que seria algo chato e cansativo, porém, foi super gostoso de ler e entender a primeira interação entre os portugueses e os nativos brasileiros.

KathiMello 25/02/2021

Possui uma narrativa bastante subjetiva, mas é consideravelmente importante para entender um pouco da história do Brasil. Além disso, é uma leitura um tanto cansativa devido a diferença do português da época para o que estamos habitados.

diversao. 09/11/2020

A carta de caminha
Odiei. O livro tem uma linguagem muito formal e totalmente complicada, o que dificultou muito no entendimento das palavras. Entretanto, é um bom livro pras pessoas que gostam desse tipo de linguagem e formato

1 | 2 | 3 | 4 | 5